sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fazer Exercício Físico em segurança para diabéticos

O exercício físico faz parte dos hábitos de vida saudável de todas as pessoas mas no caso de pessoas com diabetes, faz também parte do tratamento, não só porque melhora o controlo metabólico, como também porque ajuda a perder massa gorda e a aumentar a sensibilidade à insulina. 


 O exercício físico deve fazer parte dos hábitos de vida saudável de todas as pessoas melhorando o seu bem-estar físico e psicológico e ajudando a manter a capacidade funcional.

Nas pessoas com diabetes, para além de ajudar a melhorar o controlo das glicemias, a reduzir as gorduras no sangue e a baixar a pressão arterial, ajuda também a prevenir a osteoporose. Por outro lado, feito com regularidade, ajuda a perder peso e massa gorda acumulada no perímetro de cintura, tendo por isso um papel muito importante na melhoria da sensibilidade à acção da insulina e no controlo da diabetes.

Para poder usufruir a 100% da prática de exercício físico, há alguns aspectos muito gerais a ter em consideração:


- Traga sempre consigo um cartão de identificação que refira que tem diabetes
- Faça uma pesquisa de glicemia antes do exercício.
 - No caso de ter diabetes tipo 1, dependendo do esquema de insulina que está a fazer e do tipo de exercício, existem diversos ajustes a fazer, que devem ser individualizados em conjunto com a sua equipa de saúde.
  •     glicemia inferior a 70 mg/dl - não deve iniciar a atividade sem antes corrigir a hipoglicemia
  •     glicemia inferior a 100 mg/dl – deve ingerir com hidratos de carbono de absorção rápida como por exemplo fruta ou 1 barrinha energética.


Outras indicações:

- beber líquidos antes, durante e depois do treino, para prevenir a desidratação

-  numa atividade prolongada - fazer suplementos de carboidratos e monitorizar a glicemia  sempre que necessário durante o exercício

- usar calçado adequado e confortável e meias de algodão sem elásticos apertados

- inspecionar cuidadosamente os pés antes e depois do exercício

- evitar fazer exercício físico em condições climatéricas inadequadas: muito frio, calor ou umidade

- ter sempre um período de aquecimento dos músculos antes do exercício (5 a 10 minutos) e um período de arrefecimento (com alongamento dos músculos exercitados)

Não faça exercício ou pare de o fazer, quando:


- estiver com falta de ar

- se sentir tontura

- sentir qualquer tipo de dor

- sentir picadas nas pernas ou nos pés

- estiver doente

- estiver desidratado

Como começar a fazer exercício físico?
 Então o ideal é combinar um aumento dos gastos energéticos e uma diminuição das calorias ingeridas, sendo fundamental combinar com o seu Nutricionista qual o programa alimentar a seguir. Tendo em conta que pode ser necessário fazer um ajuste na terapêutica quando se começa a fazer exercício, será boa ideia falar com toda a equipa de saúde.

Comece pelas tarefas do dia a dia: 
  • subir mais vezes as escadas, 
  • deixar o carro mais longe do destino ou sair uma paragem mais cedo,
  •  conversar com pessoas amigas durante uma caminhada leve, são coisas simples que o ajudam a mexer-se mais.

Quando estas atividades começarem a ser rotineiras e feitas sem qualquer custo, comece a programar fazer exercício físico, em conjunto com a sua equipa de saúde e depois de fazer exames médicos para avaliar a sua forma física. Só deste modo poderá saber quais são os tipos de exercício mais adequados para si.
O que interessa é que cada pessoa tenha consciência da sua preparação física e que comece com seu próprio ritmo.

Comece por um exercício que goste de fazer e que dure pouco tempo e vá aumentando. Para quem não faz nada, já vale bastante a pena se começar por 5 ou 10 minutos...Lembre-se que mais vale começar devagar e “ir ao longe” do que estipular logo no início objetivos demasiado ambiciosos.

Não se esqueça de começar com um pequeno aquecimento, para evitar lesões e de terminar com exercícios que permitam fazer um alongamento dos músculos exercitados.



O exercício pode ser contínuo ou então fracionado ao longo do dia (em 10 a 15 minutos de cada vez), conforme a disponibilidade. Um exercício mais curto, de 15 minutos tem efeitos benéficos na redução da glicemia, já que a fonte de energia que o organismo utiliza numa fase inicial do exercício, é o açúcar. Pode pesquisar a glicemia antes e depois, para perceber qual a redução na glicemia.

Com maior preparação física, fazendo um exercício que dure mais do que 35 a 40 minutos tem efeitos benéficos também na redução da massa gorda, já que a fonte de energia utilizada ao fim desse tempo, começa a ser a gordura corporal.

Fazendo exercício com regularidade, se os resultados não forem tão visíveis no peso como gostaria, verifique se está a começar a perder perímetro de cintura. Assim que começar a reduzir a gordura abdominal, significa certamente que está no bom caminho. E não desista, se não tiver resultados rápidos,  perder peso bem, exige tempo e perseverança.

Fonte: APDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário