sábado, 13 de maio de 2017

Manchas senis- Melanose solar

As manchas senis são um distúrbio dermatológico (da pele) muito comum, que ocorre principalmente em indivíduos brancos com mais de 40 anos. O distúrbio envolve o aparecimento de manchas marrom claro a marrom escuro na pele, também chamadas de lentigo, melanose solar ou manchas da idade.



 As manchas senis são áreas planas na pele, em geral de forma oval, que apresentam aumento da pigmentação. Em outras palavras, são mais escuras do que a pele ao redor. Podem ser marrons, pretas ou cinzas.

São mais comuns nas partes do corpo que são expostas ao sol com regularidade. Incluem:
  •  rosto, mãos, braços, parte de cima dos pés, ombros e parte superior das costas.


Embora às vezes possam ter aparência de tumores cancerosos, as manchas senis são inofensivas. No entanto, tratamentos como clareamento da pele ou remoção podem ser utilizados para fins estéticos. 

*A melhor prevenção para o desenvolvimento de manchas senis é evitar o sol e usar protetor solar.

Causas
  
A luz ultravioleta (UV) do sol é a principal causa de manchas senis.

 O pigmento que dá cor à pele é chamado melanina. A luz UV acelera a produção de melanina, o que resulta na pele mais escura do bronzeado. Depois de anos de exposição à luz UV, a melanina acumula-se em determinadas áreas e é produzida em altas concentrações, dando origem às manchas senis.

A pessoa pode ser exposta à luz UV também em aparelhos de bronzeamento artificial. As fontes artificiais de luz UV são iguais à luz natural do sol. O processo de envelhecimento, independentemente da exposição à radiação UV, também aumenta a produção de melanina e conduz a manchas senis.

Algumas pessoas podem ser mais suscetíveis à formação de manchas senis por causa de sua composição genética. Por exemplo, os indivíduos com pele clara e cabelo loiro são mais propensos a desenvolver melanose solar.

Doenças semelhantes

A melanose solar é inofensiva. Algumas doenças de pele que se assemelham a ela podem ser mais graves. Elas incluem:
  •  nevos (pintas), melanoma (câncer de pele maligno), queratose (crescimento benigno da pele) e lentigo maligno (um tipo de câncer de pele).

A pessoa deve consultar o médico se observar as seguintes características nas manchas da pele:
  •     pigmentação muito escura
  •     aumento em tamanho em curto período
  •     bordas irregulares
  •     coceira, sensibilidade, sangramento ou vermelhidão
  •     cores diferentes na mesma mancha

Diagnóstico

O dermatologista começa com a inspeção visual para diagnosticar melanose solar e descartar qualquer outro distúrbio de pele. Em geral, eles podem identificar as manchas senis somente por meio da observação.

Se o paciente ou o médico tiverem alguma dúvida ou acreditarem que há uma possibilidade de que a mancha senil seja outra coisa, pode ser preciso fazer uma biópsia da pele. 



Isso significa que o médico coletará uma pequena amostra de pele da área em questão. A pessoa receberá anestesia local, e o médico cortará um pequeno pedaço de pele. A amostra será enviada a um laboratório para exame. Ao examinar as células da pele, o técnico de laboratório pode determinar se existe um outro problema além das manchas senis.

Tratamento

Como manchas senis são inofensivas, não há necessidade de tratamento. No entanto, muitas pessoas optam por tratar manchas da idade por razões estéticas. Os medicamentos tópicos (locais) em geral são menos eficazes do que os procedimentos físicos, mas estes últimos podem produzir efeitos colaterais indesejados.



Medicamentos

O dermatologista pode prescrever cremes clareadores para branquear as manchas da idade. Eles são utilizados muitas vezes com cremes esteroides e retinoides. Juntos, esses medicamentos podem clarear a pele ao longo do tempo.

Crioterapia

A crioterapia envolve o uso de nitrogênio líquido para congelar a pele da mancha senil. Esse tratamento destrói a melanina que produz a cor escura, mas acarreta um pequeno risco de cicatrizes.

 
Dermoabrasão

A dermoabrasão envolve o uso de uma escova rotativa para esfregar a pele e remover suas camadas superficiais. Pode ocorrer vermelhidão e formação de crostas com esse procedimento.

Tratamentos a laser

O tratamento a laser sobre as manchas senis pode destruir as células que produzem melanina. Esse tratamento requer várias sessões e faz com que as manchas senis percam a cor ao longo de semanas ou meses. Não há efeitos colaterais quando a terapia a laser é feita corretamente. Essa é a técnica de remoção de manchas mais cara.

Descamação química da pele (peeling químico)

O ácido é aplicado sobre a pele para dissolver as camadas exteriores. Forma-se pele nova onde as camadas foram destruídas. O tratamento deve ser feito várias vezes para que os resultados sejam visíveis. A irritação vai de leve a grave. A principal recomendação é proteger a pele do sol quando o tratamento terminar.


Prevenção


A melhor maneira de prevenir a formação de manchas da idade é evitar a exposição ao sol e o bronzeamento artificial. Usar protetor solar, que fornece proteção contra os dois tipos de luz ultravioleta: UVA e UVB. Usar chapéu, óculos de sol e roupas para se proteger do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário