domingo, 28 de maio de 2017

Viroses

Virose é um termo pouco específico, que significa doença viral ou infecção provocada por um vírus
.

 Se formos interpretar a expressão virose ao pé da letra, estaremos diante de um gigantesco grupo de doenças que engloba centenas de infecções virais diferentes, desde as mais simples, como resfriados e verrugas de pele, até as mais graves, como AIDS, raiva, hepatite e ebola.

Apesar do termo virose abranger todas as infecções de origem viral, na prática, os médicos costumam reservar esse diagnóstico para as infecções virais leves, de origem respiratória ou gastrointestinal, que habitualmente são autolimitas e curam-se espontaneamente após alguns dias. Nenhum médico diz para o paciente que está com sarampo, ebola ou AIDS que ele tem “apenas uma virose”.


O ser humano convive com os vírus desde que nasce, mas  algumas  situações,  profissões,  circunstâncias  sociais  e  certos  hábitos  pessoais  aumentam  a  probabilidade  de  o  indivíduo 
entrar em contato com determinados tipos de vírus. 

A higiene precária e a convivência em locais com aglomerações de pessoas podem se apresentar como fontes constantes de infecções virais, especialmente devido aos organismos disseminados pelas vias respiratória e fecal-oral. Viagens e certas  ocupações  que  promovem  o  contato  da  pessoa  com  um vetor, como mosquitos, estão associadas a um risco particular de infecção por arbovírus e outras zoonoses.

Sintomas de virose

Tecnicamente, qualquer infecção provocada por um vírus pode ser chamado de virose, logo, existe uma vasta gama de sinais e sintomas possíveis. 

Podemos dividir em três grandes grupos os principais quadros clínicos provocados por viroses:



  • viroses respiratórias, viroses gastrointestinais e viroses exantematosas.

1- Sintomas das viroses respiratórias

As viroses respiratórias são provocados pelo vírus da gripe, chamado vírus Influenza, ou pelos vários vírus que provocam o resfriado comum, entre eles: 
  • Rinovírus, Adenovirus, Vírus sincicial respiratório, Coronavirus, Parainfluenza.

Entre os sintomas mais comuns das viroses respiratórias podemos citar:


    Febre.
    Espirros.
    Coriza.
    Sinusite.
    Tosse.
    Conjuntivite.
    Dor de cabeça.
    Dor de garganta.
    Dor no corpo.
    Cansaço.
    Mal-estar generalizado.

Cabe salientar que o paciente não precisa apresentar todos os sintomas listados acima para ter uma virose. Um paciente que apresente apenas coriza, espirros, dor de cabeça e cansaço já apresenta um quadro bastante rico para o diagnostico de virose respiratória.

Quando o médico se depara com uma virose respiratória, é importante que ele procure descartar infecções bacterianas que possam ter sintomas semelhantes, mas que precisam ser tratados com antibióticos, tais como a faringite bacteriana, a pneumonia e a sinusite bacteriana.

Quadros alérgicos, como a rinite alérgica, também podem cursar com alguns dos sintomas das viroses e o tratamento deve ser feito com medicamentos antialérgicos.

As viroses respiratórias duram de 2 a 7 dias e curam-se espontaneamente. Raramente há complicações.


2- Sintomas das viroses gastrointestinais

A maioria dos quadros de diarreia aguda costuma ser causada pelas viroses gastrointestinais, que incluem:
  •  infecções pelos vírus rotavírus, Norovírus, Astrovírus e Adenovírus entérico.

As viroses gastrointestinais se caracterizam por um quadro de diarreia aguda que dura, em média, de 3 a 7 dias, e está frequentemente acompanhada por cólicas abdominais e vômitos, principalmente nos primeiros dias. Febre baixa, abaixo de 38,5ºC, também é um sintoma bastante comum.

Quando um médico se depara com um paciente com quadro sugestivo de virose gastrointestinal, ele precisa estar atento para alguns sinais e sintomas que possam indicar outra causa que não uma infecção viral simples. Entre os sinais de alerta estão:
 

  •     Febre alta.
  •     Intensa e persistente dor abdominal.
  •     Diarreia sanguinolenta.
  •     Sinais de desidratação grave.
  •     Sintomas prolongados, geralmente por mais de 10 dias.
  •     Perda de peso importante.

A maioria das viroses gastrointestinais resolve-se espontaneamente, sem necessidade de tratamento ou dietas muito rigorosas. A complicação mais comum é a desidratação, que pode ser evitada, caso o paciente consiga manter uma boa hidratação.


3- Sintomas das viroses exantemáticas

As viroses exantemáticas são um grupo de doenças de origem viral que cursam com o aparecimento de exantemas, que nada mais são do que erupções avermelhadas na pele. 

Entre as viroses exantemáticas mais conhecidas podemos citar:


  •  a catapora (varicela), a rubéola e o sarampo. 
  • A dengue, a febre Chicungunha e a febre Zika também são exemplos de viroses que podem cursar com exantemas, apesar das lesões de pele não serem os sinais mais importantes destas infecções.

Nem sempre, porém, as viroses que produzem exantemas apresentam um quadro clínico típico que nos permite enquadrá-las em um diagnóstico específico. Muitas vezes, o paciente recebe mesmo é o inespecífico diagnóstico de virose. 

Algumas das viroses respiratórias e gastrointestinais citadas nos tópicos anteriores podem também causar manchas avermelhadas na pele, que não possuem características de nenhuma doença em especial. Não é incomum encontrarmos um paciente com um quadro de curta duração que consista em manchas avermelhadas na pele, febre, dores no corpo e alguns sintomas respiratórios.

Também não é incomum que os pacientes tenham formas brandas e atípicas de algumas viroses exantemáticas clássicas. Algumas pessoas só descobrem que tiveram catapora, dengue ou rubéola quando fazem exames de sangue, pois, na época da infecção, vários anos atrás, os sintomas foram tão inespecíficos, que muitas vezes nem atendimento médico o paciente procurou.

Portanto, se as lesões de pele não tiverem algumas características próprias, nem sempre é possível fazer o diagnóstico preciso de uma virose exantemática, principalmente se ela for de curta duração e com sintomas leves.

Diagnóstico das viroses

Umas das maiores frustrações do paciente que recebe o diagnóstico de virose é o fato do médico solicitar poucos ou nenhum exame e não estabelecer um diagnóstico mais preciso. Isso do ponto de vista médico, entretanto, não é um problema. 



A solicitação de exames complementares pode ser indicada quando o médico não se sente seguro com o diagnóstico de virose. Análises de sangue, radiografia de tórax ou uma amostra de secreções da orofaringe podem ser solicitadas, caso o médico queira ter mais certeza que a infecção não tem origem bacteriana.

Outra situação em que o diagnóstico mais preciso pode ser interessante é nos períodos de epidemia de gripe. Do ponto de vista de saúde pública, saber se há ou não uma nova cepa do vírus Influenza pode ajudar no estabelecimento de estratégias de tratamento, prevenção e na formulação de vacinas para os anos seguintes.

O diagnóstico correto de uma doença é fundamental para o tratamento eficaz, uma vez que algumas medidas são boas para determinadas patologias e, para outras, não. Sendo assim, ao suspeitar de uma virose, é importante ficar bastante atento aos mínimos sintomas e descrevê-los para o médico, pois isso pode ajudar na identificação da doença. Além disso, nunca aceite um diagnóstico sem a realização de exames, sejam eles clínicos ou laboratoriais.

Veja a seguir algumas das principais doenças causadas por vírus:
  • AIDS – Transmitida pelo vírus HIV.
  • Catapora – Transmitida pelo vírus Varicela-Zoster.
  • Caxumba – Transmitida pelo vírus Paramyxovirus.
  • Dengue – Transmitida pelos vírus DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
  • Febre amarela – Transmitida pelo vírus amarílico.
  • Gripe – Transmitida pelo vírus Influenza.
  • Herpes simples- Transmitida pelo vírus herpes humano.
  • Paralisia Infantil- Transmitida pelo vírus Poliovírus.
  • Raiva – Transmitida pelo vírus Lyssavirus.
  • Rubéola- Transmitida pelo vírus Rubella vírus.

Tratamento das viroses

A maioria dos quadros que chamamos de virose são autolimitados, ou seja, curam-se espontaneamente após alguns dias. Sendo assim, não há necessidade de nenhum tipo de tratamento específico. 

Isso não significa, porém, que o médico não possa prescrever alguns remédios visando o alívio dos sintomas do paciente, principalmente nos casos de febre e dor. Nos pacientes com vômitos e diarreia, o tratamento deve visar a adequada hidratação do paciente.



Uma medida importante para evitar a transmissão das viroses para outras pessoas e a lavagem frequente das mãos. A principal forma de transmissão dos vírus não é através do ar, mas sim através de mãos contaminadas.

Virose Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário