quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nova pesquisa sobre Café

Beber entre três e cinco xícaras de café por dia reduz o risco de morte prematura por doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson. Tanto a versão comum da bebida quanto a descafeinada são benéficas. É o que diz um estudo publicado segunda-feira, na revista científica Circulation.

Consumidores de café têm menos probabilidade de morrer de diabetes e de doenças cardíacas, diz estudo Pesquisa comparou quem consumia pouco e muito café
 

“Componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática. Isso poderia explicar alguns dos nossos resultados”, disse Ming Ding, principal autora do estudo e doutoranda do departamento de Nutrição de Harvard.

O trabalho, conduzido por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, baseou-se em relatos sobre condições médicas e hábitos de 208.501 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde, ao longo de 30 anos. A partir dessas informações eles compararam os resultados de pessoas que não bebiam café, ou que ingeriam menos de duas xícaras por dia, com aquelas que consumiam até cinco xícaras diárias.

Pessoas que relatam beber entre três e cinco xícaras de café ao dia têm menor propensão a morrer prematuramente de doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson , é o que revelou a pesquisa norte-americana. 
Tanto o café comum quanto o descafeinado aparecem como benéficos, disseram os pesquisadores da Chan School de Saúde Pública da Universidade de Harvard em estudo publicado na revista especializada Circulation.

Pesquisa desvenda segredo surpreendente do café contra o sono

A pesquisa comparou as pessoas que não consomem a bebida, ou beberam menos de duas xícaras por dia, com aquelas que relataram valores moderados de café, ou até cinco xícaras diárias.

O estudo não prova relação de causa e efeito entre o café e a probabilidade reduzida de certas doenças, mas descobriu uma aparente ligação que se alinha com a pesquisa anterior, e que os cientistas disseram que ainda investigarão mais.

Cinco xícaras de café por dia podem prevenir Parkinson e câncer de fígado
 Componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática. Isso poderia explicar alguns dos nossos resultados. No entanto, mais estudos são necessários para investigar os mecanismos biológicos que produzem esses efeitos, disse a principal autora do estudo, Ming Ding, doutoranda do departamento de Nutrição.

Nenhum efeito protetor contra o câncer foi encontrado na investigação. Algumas pesquisas anteriores já apontavam para uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de certos tipos de câncer. Novos estudos mostram que café pode ajudar a combater o câncer de mama

A pesquisa foi baseada em dados recolhidos a partir de três grandes questionários incluindo cerca de 300 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde que concordaram em responder sobre suas próprias condições médicas e hábitos em intervalos regulares ao longo de 30 anos.

"Em toda a população investigada, o consumo moderado de café foi associado à redução do risco de morte por doença cardiovascular, diabetes, doenças neurológicas como a doença de Parkinson, e o suicídio". Beber café diariamente pode evitar volta do câncer de cólon, diz estudo


Os pesquisadores também apontaram como potenciais fatores de confusão o tabagismo, índice de massa corporal, atividade física, consumo de álcool e dieta. Mas o fato de que a pesquisa baseou-se em pesquisas que usam comportamento auto-relatado pode levantar questões sobre sua confiabilidade.

*E os especialistas dizem, ainda, que o café  adorado por muitos  pode ser bom para todo mundo.  Consumo regular de café pode ser incluído como parte de uma dieta saudável e balanceada. Algumas populações como grávidas e crianças devem tomar cuidado com o consumo elevado de cafeína proveniente do café e outras bebidas  afirmou Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard.

                                                                                                                             
Outro Estudo 

Tomar um copo de café à noite pode te deixar acordado por mais motivos do que você pensava, apontam cientistas. Um outro estudo publicado na revista Science Translation Medicine diz que a cafeína é mais do que um estimulante, atuando na verdade de modo a desacelerar o relógio interno do corpo.

Um expresso duplo três horas antes de dormir atrasou a produção de melatonina, o hormônio do sono, em cerca de 40 minutos, dificultando o processo de adormecimento.

Como parte do estudo, células cultivadas em laboratório foram expostas à cafeína para verificar como alteravam seu ritmo.

Comprovou-se na ocasião que a droga foi capaz de alterar os relógios químicos que atuam em toda célula do corpo humano.

Um dos pesquisadores, John O'Neill, do Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, na Inglaterra, afirmou à BBC: "Se você estiver cansado e tomar um café à noite para ficar acordado, é uma má ideia, você terá dificuldades para adormecer e dormir o tempo suficiente."






2 comentários:

  1. Gostei, mas poderia colocar a fonte dos estudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei de revistas eletronicas brasileiras:

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/09/pesquisa-desvenda-segredo-surpreendente-do-cafe-contra-o-sono-4853906.html

      http://new.d24am.com/noticias/saude/estudo-da-universidade-de-harvard-diz-que-cafe-reduz-em-11-risco-de-insuficiencia-cardiaca/64386

      http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cafe-ajuda-a-viver-mais/

      Excluir