domingo, 26 de junho de 2016

Erros cometidos para perda de peso

Na tentativa de emagrecer rápido, é comum as pessoas cometerem erros que não só atrapalham o emagrecimento como também podem prejudicar a saúde. Confira alguns erros que você não pode cometer se pretende perder peso de forma saudável.



1) Pular refeições

Pular uma refeição principal, como café da manhã, almoço ou jantar, pensando que assim vai comer menos e emagrecer é um erro muito comum, mas o efeito é exatamente o oposto.

Ficar muitas horas sem comer deixa o corpo com falta de energia e sem nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Como consequência, o organismo usa as proteínas dos músculos para obter energia e ao invés de você perder gordura, perde massa muscular.

Além disso, da próxima vez que você comer, o seu corpo vai tentar armazenar o máximo de energia e nutrientes possível, ganhando gordura.

Para não cometer esse erro, faça 3 refeições principais e 2 lanches intermediários por dia, mas podemos adequar  conforme a rotina do  paciente (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e não fique mais de 3 horas sem comer.

2) Fazer dietas muito restritivas
 

Dietas com pouquíssimas calorias ou que retiram algum tipo de alimento importante da alimentação são prejudiciais para a saúde e não contribuem para um emagrecimento saudável.

Para funcionar adequadamente e até para emagrecer o corpo precisa de todos os nutrientes. Por isso, dietas que cortam os carboidratos (pão, arroz, massa, batata) ou dietas específicas como a da proteína, da sopa, do suco, entre tantas outras, devem ser evitadas a todo custo.

Além de privar o corpo de nutrientes essenciais e prejudicar a saúde, esse tipo de regime alimentar é difícil de ser mantido e não funciona a longo prazo.

As dietas para perder peso devem ser balanceadas, completas e ter como objetivo um emagrecimento gradual, através de uma reeducação alimentar para evitar engordar no futuro.

3) Cortar totalmente os carboidratos

Os carboidratos (pães, massa, arroz, batata, mandioca) devem estar presentes em pelo menos duas das três principais refeições do dia e, de preferência, nos lanches e ceia também.

Os carboidratos fornecem a única fonte de energia usada pelo cérebro e pelos músculos, que é a glicose (açúcar), por isso são essenciais na alimentação.

É verdade que o seu consumo em excesso engorda, mas nem por isso ele deixa de ser essencial para o funcionamento do corpo. Por isso, o segredo está em comer menos carboidratos, diminuindo as doses em cada refeição.

4) Dormir com fome

Mesmo que você já tenha jantado, faça uma ceia leve antes de dormir. Dormir com fome pode prejudicar o seu sono e fazer você acordar com muita fome, o que aumenta as chances de exagerar no café da manhã ou outras refeições. Se jantar muito tarde prefira preparações mais leves como sopas, omelete, suplês, lanche mais saudável. Chegando a noite nosso organismo diminui o ritmo, inclusive o metabolismo para podermos relaxar e descansar, portanto devemos se alimentar mais cedo e não comer refeições pesadas próximo de deitar.

Além disso, não se esqueça que você irá ficar cerca de 6 a 8 horas em jejum enquanto dorme e, mesmo dormindo, o seu corpo ainda necessita de energia para funcionar adequadamente.

5) Exagerar nos fins de semana

Se você quer mesmo emagrecer, é importante cuidar da alimentação até mesmo nos fins de semana. Deixe para comer doces e comidas mais calóricas em dias específicos em que tenha uma festa ou um jantar com amigos, por exemplo.

Caso você tenha cometido algum excesso, compense no dia seguinte com uma alimentação balanceada e mais leve, mas não faça disso uma rotina.

6) Não fazer exercícios físicos

A atividade física é muito importante para quem quer emagrecer, pois a combinação entre dieta e atividade física acelera consideravelmente a perda de peso.

Além das calorias gastas durante o exercício, dependendo do tipo de treino o metabolismo continua acelerado mesmo depois do exercício, aumentando o gasto energético do corpo mesmo em repouso.

7) Não consultar um profissional

Se você quer emagrecer mas não procura ajuda de um profissional, corre o risco de fazer dietas que não funcionam ou prejudicam a sua saúde e de sofrer lesões causadas pela prática inadequada de atividade física.

Os profissionais indicados para orientar as pessoas quanto às dietas e exercícios físicos são os médicos, nutricionistas e educadores físicos.
Tomar vinagre para emagrecer faz mal?

Tomar vinagre para emagrecer pode fazer mal à saúde, pois o vinagre é muito ácido e, em excesso, pode irritar a garganta, o estômago e até ferir as mucosas, causando azia e dor de estômago. Em quem tem doenças gástricas pode piorar o quadro.

Além disso, não existem evidências científicas de que o consumo de vinagre antes das refeições ajuda a emagrecer, como sugere a dieta do vinagre.

*O vinagre de maçã tem sido muito usado em dietas de perda de peso, pois há indícios de que o ácido acético, principal componente do vinagre, tem ação termogênica e por isso acelera o metabolismo. Outros supostos benefícios atribuídos ao vinagre é a diminuição da absorção de carboidratos e o prolongamento da sensação de saciedade, o que também poderia contribuir para o emagrecimento.

Contudo, mesmo que o vinagre tenha propriedades que interfiram no metabolismo e ajude a emagrecer, a perda de peso só será possível através de uma alimentação balanceada, com baixas calorias, de preferência associada a exercícios físicos.


Não existe nenhum alimento capaz de fazer emagrecer por si só. Mesmo os alimentos termogênicos, que de fato aceleram o metabolismo, como a canela e o chá verde, óleo de cártamo e coco, não são capazes de produzir uma perda de peso perceptível na balança.

Se pretende emagrecer de forma saudável, consulte um profissional nutricionista para seguir um plano alimentar personalizado, adequado às suas necessidades calóricas e nutricionais.

                                                                                     

Para perder peso é preciso disciplina e muita força de vontade, não é tarefa fácil mudar hábitos alimentares, é preciso aliar alimentação adequada e atividade física regular. Com supervisão de profissionais capacitados






Nenhum comentário:

Postar um comentário