Reumatismo é um termo médico antigo, que há muitas décadas deixou de fazer parte dos dicionários médicos, mas que ainda é muito utilizado pela população leiga. Reumatismo costuma ser empregado nos casos de doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática, o que, na prática, acaba por englobar centenas doenças de origens distintas.
Atualmente, a palavra reumatismo foi substituída pelo termo “doenças reumatológicas”. Não se diz mais que o paciente tem reumatismo, mas sim que ele tem uma doença reumatológica. Mas, mais importante do que dizer que o paciente tem uma doença reumatológica é identificar qual delas é a causa, uma vez que a origem, os sintomas e os tratamentos de cada uma costumam ser completamente diferentes.
A área da medicina que estuda as doenças reumatológicas é a Reumatologia, e o médico especialista é o reumatologista.
O que é reumatismo – O que é uma doença reumatológica
Podemos dizer que o reumatismo é um grupo de doenças que se caracteriza por alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Em outras palavras, são as doenças que acometem principalmente articulações, ossos ou músculos.
Com o desenvolvimento da medicina moderna, passamos a compreender melhor os tecidos do nosso corpo e a fisiopatologia de muitas doenças. Com o passar dos anos, a área da medicina chamada reumatologia deixou de tratar apenas o que se chamava de reumatismos e passou a ser uma área de estudo do tecido conjuntivo, que é um grupo de tecidos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos do corpo.
Como exemplos de órgãos compostos por tecido conjuntivo, ou por células do tecido conjuntivo, podemos citar: os vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, tendões, articulações, gordura, músculo e até algumas células do sistema imunológico.
Atualmente, portanto, a reumatologia expandiu sua área de atuação para muito além dos reumatismos, sendo responsável também pelo tratamento de doenças autoimunes e vasculites. Entre as doenças que pertencem ao ramo da medicina chamado reumatologia, podemos citar alguns exemplos:
Artrite reumatoide
Osteoartrite / Artrose
Lúpus eritematoso sistêmico
Gota
Espondilite anquilosante.
Atrite juvenil.
Síndrome de Sjögren
Esclerodermia
Polimialgia reumática.
Fibromialgia
Sarcoidose.
Polimiosite e dermatomiosite.
Granulomatose de Wegener
Púrpura de Henoch-Schönlein.
Doença de Behçet.
A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologist.
Sintomas do reumatismo / doenças reumatológicas
Apesar das origens distintas, alguns sintomas são comuns à maioria das doenças reumatológicas, motivo pelo qual antigamente eles eram chamadas de reumatismo.
Os sintomas típicos do reumatismo são:
- a dor na articulação, que pode ou não vir acompanhada de inchaço e incapacidade funcional.
- A presença de inflamação em uma articulação é chamada de artrite.
Diferenças entre reumatismo e artrite
O que as pessoas chamam de reumatismo é, muitas vezes, um quadro de artrite, que é a inflamação da articulação. Quando o paciente queixa-se apenas de dor articular, sem haver nenhum sinal de inflamação na articulação dolorida, dizemos que ele tem uma artralgia.
Por outro lado, se a dor articular vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e calor local, isso aponta para uma articulação inflamada, e o nome correto é artrite.
Várias das doenças listadas no tópico anterior pode apresentar artrite, sendo a artrite reumatoide, a osteoartrite e a gota as doenças mais típicas. Abaixo resumidamente os sintomas dessas doenças, que são as causas mais comuns de “reumatismo”.
1- Sintomas da artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune e o seu principal sintoma é uma poliartrite simétrica, ou seja, múltiplas artrites que surgem de forma bilateral, como em ambas as mãos, pés, joelhos, ombros, etc. Além da artrite, também é muito comum a rigidez articular nas primeiras horas da manhã.
Se não houver tratamento adequado, a artrite reumatoide pode causar graves deformidades das articulações, principalmente nas mãos.
2- Osteoartrite
A osteoartrite, também chamada de osteoatrose ou, simplesmente, artrose, é uma doença que surge pelo desgaste da cartilagem que protege a articulação. É muito comum em idosos.
O principal sintoma da artrose é a dor, que normalmente piora com esforço físico e alivia com repouso. Alguns pacientes apresentam piora da dor com mudanças no clima. Conforme a osteoartrite avança, a dor pode surgir com atividades cada vez menos intensas, podendo, por fim, ocorrer mesmo em repouso e durante a noite. A artrose em fases avançadas é uma doença incapacitante.
3- Gota
A gota é um quadro de artrite provocado pela deposição de ácido úrico na articulação. A gota é habitualmente uma monoartrite, ou seja, uma artrite isolada em uma única articulação do corpo.
O principal sintoma da gota é uma artrite extremamente dolorosa, que pode surgir em várias articulações do corpo, mas é mais frequente na primeira articulação metatarsofalangiana (hálux ou dedão do pé).
Tratamento do reumatismo
Como espero ter ficado claro ao longo do texto, o reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes. Portanto, é impossível falarmos de forma extensa sobre o tratamento para o reumatismo, uma vez que cada uma das doenças reumatológicos possui um tratamento distinto.
Em geral, as artrites são tratadas com anti-inflamatórios comuns e, em alguns casos, corticoides. Nas doenças reumatológicas de origem autoimune, o tratamento é feito com medicamentos imunossupressores.
Apenas didaticamente, poderemos classificar as doenças reumáticas, de acordo com os mecanismos de lesão ou localização preferencial da doença em:
1. Doenças difusas do tecido conjuntivo
Doenças que cursam com inflamação do tecido conjuntivo e que estão relacionadas aos distúrbios do sistema imunológico, que passam a reagir contra uma célula, tecido ou outro antígeno do próprio organismo:
a) Lúpus Eritematoso Sistêmico;
b) Artrite Reumatóide;
c) Esclerose Sistêmica;
d) Doença Muscular Inflamatória (Polimiosite e Dermatomiosite);
e) Síndrome de Sjögren;
f) Policondrite Recidivante;
g) Doença Mista do Tecido Conjuntivo (Doença de Sharp);
h) Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide;
2. Vasculites Sistêmicas
a) Arterite De Takayasu;
b) Granulomatose de Wegener;
c) Arterite Temporal;
d) Doença de Behçet;
3. Espondiloartropatias
Doença inflamatória da coluna vertebral podendo ou não causar artrite em
articulações periféricas e inflamação em outros órgãos como o olho.
a) Espondilite Anquilosante;
b) Síndrome de Reiter;
c) Espondiloartropatia da Psoríase;
d) Espondiloartropatia das Doenças Inflamatórias Intestinais;
e) Espondiloartropatias Reativas;
4. Doenças osteometabólicas
Doença que afetam principalmente os ossos.
a) Osteoporose;
b) Osteomalácea;
c) Doença de Paget;
d) Hiperparatiroidismo;
b) Osteomalácea;
c) Doença de Paget;
d) Hiperparatiroidismo;
5. Doenças Articulares Degenerativas
Doenças degenerativas que afetam as articulações.
a) Osteoartrose Primária;
b) Osteoartrose Secundária (secundária a acromegalia, fraturas, má formação da
articulação e ossos, etc.);
a) Osteoartrose Primária;
b) Osteoartrose Secundária (secundária a acromegalia, fraturas, má formação da
articulação e ossos, etc.);
6. Artropatias Microcristalinas
Doenças articulares causadas por microcristais.
a) Gota;
b) Condrocalcinose;
c) Artrite por hidroxiapatita;
d) Artrite por outros microcristais;
a) Gota;
b) Condrocalcinose;
c) Artrite por hidroxiapatita;
d) Artrite por outros microcristais;
7. Artropatias Reativas
Doenças reumáticas associadas a processos infecciosos.
a) Artrites Infecciosas (infecção dentro da articulação);
b) Osteomielite (infecção no osso);
c) Artrite Reativa (artrite secundária a processo infeccioso localizado em outros
locais Ex: Chlamídia, Viroses, Amidalite e etc);
d) Febre Reumática;
e) Doença de Lyme;
a) Artrites Infecciosas (infecção dentro da articulação);
b) Osteomielite (infecção no osso);
c) Artrite Reativa (artrite secundária a processo infeccioso localizado em outros
locais Ex: Chlamídia, Viroses, Amidalite e etc);
d) Febre Reumática;
e) Doença de Lyme;
8. Reumatismos Extra-articulares
Doenças que acometem estruturas próximas às articulações, mas não afetam a articulação propriamente dita.
a) Fibromialgia;
b) Dor Miofascial ;
c) Tendinites (de ombro, de extensores e flexores dos dedos, etc);
d) Bursites (do ombro, do trocanter, etc);
e) Esporões do calcâneo;
f) Fasciíte Plantar;
g) Epicondilite;
9. Artrites intermitentes
a) Febre Familiar do Mediterrâneo;
b) Reumatismo Palindrômico;
c) Hidrartrose Intermitente;
10. Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas
Queixas osteo-articulares que podem ocorrer na evolução de outras doenças.
a) Diabetes mellitus;
b) Hipotiroidismo;
c) Hiperteiroidismo;
d) Tumores (ósseos, articulares, tecidos peri-articulares)
Muitas dessas doenças são de evolução crônica e necessitam tratamento prolongado, mas a evolução e o prognóstico são muito variáveis, de doença para doença e de paciente para paciente, assim ao contrário do que se diz popularmente não é uma "doença de velho", mas sim pode também acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças recém-nascidas. Como o tratamento dependerá do tipo de doença e do paciente em si, o diagnóstico correto e o tratamento adequado é fundamental, para um prognóstico mais favorável.
O diagnóstico precoce ("o quanto antes") é de suma importância para um a boa evolução da doença, evitando complicações que podem incapacitar o paciente de forma definitiva. Por isso, a busca do especialista é essencial.
Desta forma, a Sociedade Brasileira de Reumatologia se propõe a criar um site com noções de suas principais doenças. Esperamos com isso preencher as necessidades do público em geral, não só no
conhecimento de sinais e sintomas dessas doenças, mas sobretudo na importância
de procurar o especialista correto para elas, qual seja o REUMATOLOGISTA
Fonte: MS Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário