segunda-feira, 8 de abril de 2019

Aditivos Alimentares não digeríveis

Aditivos alimentares são adicionados intencionalmente aos alimentos, para melhorar as propriedades intrínsecas.O emprego crescente e, muitas vezes, não controlado de aditivos tem preocupado a população e gerado alguma polêmica nos meios de comunicação



Os aditivos são substâncias adicionadas aos alimentos com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar as propriedades do alimento sem prejudicar seu valor nutritivo. Seu uso está relacionado com dois aspectos:

⇒ser tecnologicamente necessário
⇒ser de uso comprovadamente seguro à saúde do consumidor.



Legislação 

O emprego de aditivos em alimentos no Brasil é regulamentado pelo Decreto no 55.871 de 26/03/1965.Esse decreto, atualmente, sofre modificações através de portarias baixadas pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.O Brasil é membro do Codex Alimentarius.

Lei federal nº 986 de 21/10/69

Aditivo intencional: toda substância ou mistura,dotada ou não de valor nutritivo, adicionada com a finalidade de impedir alterações, manter,conferir ou intensificar seu aroma,cor e sabor,e modificar ou manter seu estado físico geral, ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento.      

Aditivo não intencional: toda substância residual o migrada,presente no alimento em decorrência dos tratamentos prévios que a matéria‐prima tenha sido submetida, além do contato do alimento com os artigos e utensílios empregados nas diversas fases de fabricação, manipulação, embalagem, estocagem, transporte e venda.

Este último conceito engloba o que é hoje considerado“contaminante de alimentos” pela FAO/WHO e abrange os resíduos de pesticidas,as toxinas e os contaminantes metálicos.A regulamentação do uso de aditivos é feita por listas positivas, isto é, relações em que aparecem os aditivos; sua função; os alimentos em que podem ser usados e os limites máximos deste uso.

Avaliação Toxicológica 

É a investigação dos mecanismos de ação e respectivos efeitos negativos de substâncias de uso corrente em alimentos. Esses estudos são realizados em animais de laboratório e os objetivos dessas pesquisas estão relacionados a determinação dos efeitos agudos e crônicos da ingestão desses produtos, dos mecanismos fisiopatológicos, da dose letal  (DL50)e da margem de segurança para cada substância.

Através desta avaliação, os aditivos poderão ser classificados em listas:
  • A1 e A2‐já foram analisados e foi fixado uma IDA(ingestão diária recomendada)
  • B‐não foram avaliados completamente
  • C1 e C2 ‐ perigosos à saúde e tem restrições toxicológicas estabelecidas.

Função dos aditivos nos alimentares 
  • Preservação da qualidade nutricional dos alimentos;
  • Manutenção da segurança do alimentos, pela inibição do desenvolvimento de microrganismo.;
  • Aperfeiçoamento das propriedades funcionais dos alimentos 
  • Melhoria das propriedades sensoriais dos alimentos com intuito de torná-los mais atrativos 
  • Diversificação no preparo dos alimentos.

Classificação

Os aditivos são classificados de acordo com a ação que exercem no alimento.
  • ‐Acidulante‐
  • Antioxidante  
  • ‐Antiumectante
  • ‐Aromatizante
  • ‐ Conservador
  • ‐Corantes
  • ‐Edulcorante
  • ‐Espessante
  • ‐Estabilizante
  • ‐Umectante
  • Um mesmo aditivo pode ter mais de uma classificação de acordo com sua ação.


Aditivos em alguns alimentos

Bala 7 Belo

Ingredientes: Açúcar cristal, xarope de glucose e gordura vegetal. Aditivos: acidulante ácido lático, aroma natural de menta, estabilizante leticina de soja, monoesteorato de glicerina. Água tônica diet‐

Antarctica 

Ingredientes: Água gaseificada, extrato vegetal aromático e quinino. Aditivos:Aroma natural, conservador benzoato de sódio, acidulante ácido cítrico e ácido tartárico, edulcorante artificial, sacarina sódica e ciclamato de sódio.

Bubaloo‐Adams.

Ingredientes: Açúcar, xarope de glicose, base para goma de mascar.Aditivos:Acidulante ácido cítrico, aroma natural de lima‐limão, corantes artificiais.

Big Bol ‐Ping‐Pong.

Ingredientes:Açúcar, xarope de glicose, base para goma de mascar.Aditivos: Aroma artificial de tuti‐fruti, anti umectante de glicerol, estabilizante lecitina de soja, acidulante, ácido cítrico e corante artificial eritrozina.
Ovomaltine tipo capuccino‐Sandoz Nutrition S.A 

Ingredientes: Açúcar cristal, soro de leite em pó, glucose, extrato de malte, cacau em pó.Aditivos: Lecitina de soja, ET.I (fosfolipídeos), corante catamelo, C.V (não existe), espessante carragena E.P.X (carragena), e aroma imitação de baunilha.

Salsicha tipo Viena‐Swift.

Ingredientes: Carne bovina, proteína vegetal, sal e amido.Aditivos: Flavorizante F‐I (natural), antioxidante A‐I (ácido ascórbico), estabilizante ET‐IV (polifosfatos) e conservador P‐VIII (nitrito).

Yakult.

Ingredientes: Mel de abelha, extratos vegetais aromáticos, açúcar, vinho e monoglutamato de sódio.Aditivos:Acidulante ácido cítrico e ácido málico, edulcorante natural sorbitol, estabilizante citrato de sódio. 

Toddynho‐Quaquer.

Ingredientes: Açúcar, leite em pó desnatado, soro de leite, gordura vegetal, cacau em pó, extrato de malte e sal.Aditivos:Aroma imitação de baunilha, espessante carragena, estabilizante lecitina de soja e monodiglisserídeos

Vídeo sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário