segunda-feira, 17 de junho de 2019

Veja as Dúvidas mais comuns sobre AFTAS

                                                  Dúvidas mais comuns sobre aftas


1. Tenho aftas recorrentes, isso significa que tenho alguma doença?

Não. Até 20% da população sofre com aftas recorrentes sem que isso indique a presença de outra doença.

2. Todo mundo que costuma ter aftas apresenta problemas no estômago?

Não. Na verdade, apenas um pequena parte destas pessoas possui algum problema gástrico.


3. Estou com uma grande afta na boca e notei um gânglio aumentado no meu pescoço. Uma coisa está relacionada com a outra?

Pode estar. A presença de lesões na cavidade oral podem ser a causa de linfonodos aumentados no pescoço. O mesmo raciocínio vale para lesões na face e no couro cabeludo.

4. Toda vez que eu acidentalmente mordo meus lábios ou língua surge uma afta. Isto é normal?

Sim. Trauma na cavidade oral é uma das principais causas de aftas.

5. Ouvi falar que colocar bicarbonato na afta ajuda a cicatrizar a lesão. Isto procede?

Sim e não. Deve-se evitar colocar o bicarbonato em pó diretamente sobre a afta, pois isto pode causar irritação e aumentar a inflamação. Porém, bochechar com uma colher de chá de bicarbonato diluído em um copo de água é um dos tratamentos caseiros sugeridos.

6. Quais são os alimentos que devem ser evitados quando há um afta ativa?

Comidas ácidas, como sucos cítricos e refrigerantes, comidas com muito sal, condimento ou apimentadas. Procure também evitar alimentos muito duros que possam ferir e irritar ainda mais a afta enquanto se mastiga.

7. Passar pó Royal na afta ajuda a cicatrizá-la?

Não. Pelo contrário.

8. Passar pasta de dente na afta ajuda a cicatrizá-la?

Não. Na verdade, alguns tipos de pasta de dente podem até piorar as lesões.

9. Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização

Não e pode piorar a situação.

10. Sempre que eu como abacaxi, tenho aftas. Isto faz sentido?

Pode ser que sim. Algumas pessoas têm uma espécie de alergia a certos alimentos, fazendo com que desenvolvam aftas. Os mais citados são noz, avelã, canela, abacaxi e outras frutas cítricas.

11. Afta pode causar febre?

Pode, mas nesses casos é sempre indicada uma avaliação médica para descartar outras causas, uma vez que a imensa maioria das aftas não causa febre.

12. Sempre que eu durmo de barriga cheia apareço com uma afta nos dias seguintes. Isto faz sentido?

Sim. Pessoas que têm refluxo gastroesofágico apresentam piora do quadro se deitarem logo após a alimentação. Isto pode aumentar a acidez da boca e provocar aftas.

13. A bactéria H.pylori pode causar aftas?

Sim.

14. A afta é transmitida pelo beijo?

Não. Afta não é uma doença transmissível. Porém, algumas doenças infecciosas, como a sífilis, podem provocar úlceras orais contagiosas.

15. Estresse pode causar aftas?

Sim. É uma causa comum.

16. Quantos dias costuma durar uma afta?

Em média, 7 dias.

17. A presença de afta na boca aumenta o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis durante o sexo oral?

Teoricamente sim, porém, não há trabalhos que demonstrem efetivamente qual é o verdadeiro risco.

18. Uma afta pode ser confundida com herpes labial?

Não por médicos. As lesões costumam ser bem diferentes. Se você tem dúvidas em relação às diferenças da afta e do herpes labial, sugerimos a leitura do texto: Diferenças entre afta e herpes labial.

19. Fumar causa afta?

Sim, o cigarro favorece o aparecimento das aftas na boca e na língua. Algumas pessoas também têm aftas logo após parar de fumar, devido ao estresse que passam nos primeiros dias sem o cigarro.

20. Afta pode virar câncer?

Não. Porém, alguns cânceres de boca podem se manifestar como úlceras orais, semelhantes a aftas, que não cicatrizam.



                                                                                                                                                      

É afta ou herpes?

Herpes labial e as aftas são lesões bem diferentes, com causas distintas, mas que, em alguns casos, podem ser confundidas.

A correta distinção entre as duas lesões é importante porque o herpes labial é uma doença infectocontagiosa, cujo risco de transmissão é mais elevado quando há feridas visíveis na boca. Por outro lado, a afta não tem origem infecciosa, não é transmissível e não requer tratamento, pois costuma resolver-se espontaneamente após poucos dias.


Semelhanças entre afta e herpes labial


Apesar de serem diferentes, tanto do ponto de vista da aparência como das causas, realmente existem algumas semelhanças que tornam compreensível a confusão entre as duas lesões pelo publico leigo.

Aftas e herpes labial são lesões que se assemelham nos seguintes pontos:

  •     Surgem na boca.
  •     Provocam dor.
  •     São avermelhadas.
  •     Surgem de forma aparentemente espontânea, duram alguns dias e depois desaparecem.
  •     Costumam ser recorrentes.
  •     Podem causar aumento dos linfonodos do pescoço.

Diferenças entre afta e herpes labial

Apesar de haver algumas semelhantes, as diferenças são marcantes e nos ajudam a distinguir as duas lesões.

↠A primeira grande diferença está no fato do herpes labial ser uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo vírus Herpes simplex.
↠A afta, por sua vez, pode ter várias origens, sendo traumas, refluxo gastroesofágico, contato com determinadas substâncias químicas, estresse e carências de vitaminas apenas algumas delas. Contudo, apesar de não conhecermos bem quais são todas as causas das aftas, sabemos que ela não é uma lesão infecciosa nem contagiosa.

Porém, conhecer a origem das aftas e do herpes labial não nos ajuda a distinguir as suas lesões. Para isso, precisamos conhecer melhor como é a aparência de cada uma delas.

                                                             Como é uma afta?

A afta é uma lesão arredondada, com bordas bem definidas, com um centro ulcerado de cor amarelada ou esbranquiçada, dolorosa e que surge sempre dentro da cavidade oral. Essa última é uma dica importante, pois a afta só surge dentro da boca, sendo a região interna dos lábios o ponto mais exterior que ela pode surgir.

Portanto, a afta é uma lesão que só consegue ser vista se o paciente abrir a boca ou usar os dedos para abaixar os lábios. Se o paciente mantiver a boca fechada, não será possível ver a lesão. Você até pode notar um certo inchaço labial, mas a lesão em si não poderá ser examinada enquanto a boca permanecer fechada.

A afta pode surgir no parte interna dos lábios, na gengiva, na língua, no palato mole (região mais posterior do céu da boca) e na região interna das bochechas.

A maioria das aftas dura de 5 a 7 dias e desaparece espontaneamente sem deixar cicatriz. A dor costuma melhorar 2 a 3 dias antes da lesão desaparecer completamente.


                                                     Como é a lesão do herpes labial?



  • De forma oposta, a lesão do herpes ocorre quase sempre na parte exterior dos lábios, muitas vezes atingindo a pele ao redor da boca. 
  • Enquanto a afta fica escondida, o herpes pode ser visto por todo mundo, mesmo com a boca fechada.

  • Enquanto a afta não muda muito de aparência, sendo desde o inicio uma úlcera de bordas bem delimitas que apenas cresce de tamanho, 
  • o herpes labial inicia-se como pequenas bolhas agrupadas, sem uma forma muito definida, que após alguns dias estouram, drenam líquido e formam crostas, que podem ser avermelhadas ou amareladas. No herpes labial, o centro da lesão é mais alto que as bordas, enquanto na afta, as bordas são mais altas que o centro.

  • Raramente, podem surgir lesões do herpes dentro da boca, sendo o palato duro (parte mais anterior do céu da boca) o local mais comum. Nestes casos, apesar de ser mais fácil haver confusão com a afta, a lesão do herpes mantém suas características, tendo formato irregular e sendo composta por múltiplas pequenas bolhas que eventualmente se rompem.

No caso do herpes labial, 6 a 48 horas antes de surgirem as lesões, o paciente começa a sentir um incômodo ou um formigamento na região afetada. Como é uma doença que vai e volta, a maioria dos pacientes com herpes sabe identificar antecipadamente quando uma lesão irá surgir. Já no caso das aftas, se não for causada por um trauma, ela surge sem aviso.

O herpes pode vir acompanhado de febre, principalmente na sua primeira aparição após o paciente ter sido contaminado. A presença de linfonodos no pescoço é mais comum no herpes, mas pode surgir também nas aftas, principalmente as de maior tamanho.

Fonte: MD Saúde, site médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário