quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Álcool Gel,o queridinho da vez

Álcool em gel: hábito simples que pode evitar problemas de saúde


Infecções como diarreia, viroses respiratórias, gripe convencional e H1N1, entre outras enfermidades, podem ser evitadas quando a mão é limpa corretamente. Moedas, maçanetas, transporte público e telefones são apenas alguns exemplos de itens compartilhados por muitos e que facilitam a transmissão de doenças. Para não ficar propenso a esse risco, recomenda-se uma boa higienização das mãos sempre.


Lavar as mãos é uma das medidas mais eficazes para evitar qualquer tipo de transmissão de doenças. A grande maioria de pessoas reconhece a importância desse hábito, porém não sabem praticá-lo corretamente. O tempo ideal de lavagem é de 10 a 15 segundos, em água corrente e sabonete líquido para limpeza de áreas escondidas, como entre os dedos e sob as unhas.  Os punhos, antebraços e parte de cima das mãos também devem ser esfregados.

Vale lembrar que o uso do álcool em gel (com concentração de álcool a 70%) é uma boa indicação para a limpeza das mãos. Desde a epidemia da gripe H1N1, sua aplicação para a higienização das mãos tem se tornado mais frequente. Essa é uma medida positiva, que reduz as possibilidades de infecção por contato com vírus e bactérias. Agora em 2020, com a proliferação do Coronavírus, houve  um alerta para o uso do álcool em gel na higienização das mãos como medida preventiva contra o vírus.


Para garantir a eficiência, a concentração de álcool precisa ser de 70%. Vale salientar que, apesar da recomendação de utilizar-se álcool na redução de micro-organismos, nem todo tipo de álcool é eficiente. Para reduzir bactérias e vírus, a concentração do álcool deve ser de 70%. O álcool com concentração inferior a 70% não apresenta eficiência, e quando está com concentração acima de 90%, pode desencadear irritações.


É comum que as pessoas se lembrem de lavar as mãos após usar o banheiro e antes de fazer as refeições, mas, no resto do dia, o álcool em gel é a prevenção correta, pois ele ocupa pouco espaço e cabe em qualquer.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a limpeza apropriada das mãos é considerada a mais eficaz ação isolada para reduzir infecções.


 A prevenção de doenças está em suas mãos

​​Manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. Veja nesta página como e em que momentos higienizar as mãos para se prevenir de doenças no hospital e fora dele. Saiba por que isso é tão importante, os erros mais comuns e o que fazer para que a limpeza seja de fato eficiente.


Lavar ou higienizar: qual a diferença entre os dois?

O termo “lavagem das mãos” é melhor substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento.

O termo engloba tanto o uso de água e sabonete quanto a aplicação de preparações alcoólicas (gel ou solução).

Por que higienizar as mãos é importante?

Usamos as mãos praticamente para tudo que fazemos e a pele é um reservatório de diversos micro-organismos. Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias.

Água com sabonete ou preparações alcoólicas: o que usar?

A higienização das mãos com preparações alcoólicas e com água e sabão são igualmente eficazes. Quando as mãos estiverem visivelmente sujas, água e sabão deverão ser utilizados.

Quando higienizar as mãos?

Em casa:

Há várias situações em que a higienização de mãos é obrigatória:
  •  antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento; 
  • antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca do bebê; 
  • antes e depois de pegar numa pessoa doente; 
  • após coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; após ir ao banheiro; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a ​se limpar; depois de tocar, alimentar ou limpar um animal; depois de manipular a comida ou objetos de seu gato ou cachorro e depois de tocar no lixo.


Atenção ao uso de álcool em gel



O álcool em gel é um importante aliado na luta contra micro-organismos causadores de doenças, entretanto o consumidor deve ficar atento ao comprar esse produto. Como qualquer outro produto, é fundamental estar atento à data de validade, analisar a integridade da embalagem e verificar se o rótulo está legível, com todas as informações necessárias sobre o produto, tais como registro, modo de usar e precauções.

A importância de limpar sempre as mãos

A higienização das mãos é uma das principais formas de prevenir-se doenças. Isso se deve ao fato de que nossa mão está constantemente em contato com vírus e bactérias, os quais podem estar nas superfícies que tocamos e até mesmo em outras pessoas.

Quando tocamos, por exemplo, nossa boca, olhos e nariz com as mãos contaminadas, podemos adquirir doenças. Dentre as doenças que podemos contrair devido à falta de higienização adequada das mãos, podemos citar a diarreia e a gripe, inclusive o H1N1 e coronavírus.

A higienização das mãos deve ser feita sempre:

  •     antes de comer;
  •     após utilizar o banheiro;
  •     quando for preparar o alimento e após seu preparo;
  •     antes de realizar curativos;
  •     sempre que tiver contato com pessoas doentes
 Vídeo sobre o assunto:

Fontes:
Hospital viValle
https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/agua-com-sabao-ou-alcool-gel-qual-mais-eficaz.htm
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/Paginas/prevencao-doencas-esta-suas-maos.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário