domingo, 1 de março de 2020

Vinagre na limpeza de casa é barato e sustentável

Ecológico, barato, versátil, eficiente. Ecológico porque não tem aditivos químicos. Barato porque seus preços são acessíveis a todos os bolsos. Versátil porque tem múltiplas aplicações. Eficiente porque contém ácido acético e funciona como desengordurante, desinfetante e eliminador de odores. Já faz algum tempo que o ácido acético é um poderoso aliado na limpeza doméstica, sendo utilizado nas mais diferentes tarefas do dia a dia.



Além de possuir uma versatilidade incrível, é reconhecido pelas suas propriedades bactericidas, o que permite uma limpeza equilibrada sem causar danos ao meio ambiente nem às pessoas, podendo ser utilizado inclusive em ambientes com animais.

A limpeza da casa é uma tarefa incontornável na vida da maioria das pessoas e, a não ser que você seja uma daquelas que não têm que lidar com isso, vai sempre gostar de saber de dicas e truques que facilitem a limpeza, de preferência de forma simples, rápida e barata. Felizmente, existem incontáveis receitas caseiras para realizar essa tarefa em todos os ambientes da casa, da sala de estar e do quarto à cozinha e ao banheiro.


Um produto muito eficaz é o vinagre, que não serve apenas para temperar a salada. Na verdade, ele é polivalente e seu uso na limpeza é muito fácil, prático e rápido. Com ele, é possível limpar muito bem o mobiliário e os utensílios, inclusive os da cozinha. E resolver entupimentos nos ralos e no chuveiro, amaciar roupas, eliminar cheiro de cigarro ou afastar formigas. Essas são algumas amostras do que o vinagre pode fazer pela sua casa.

O vinagre é um produto com todas essas qualidades e pode ser usado com louvor na limpeza da casa. Todos os tipos podem ser utilizados na limpeza, mas os tipos mais recomendados para o ambiente doméstico são o vinagre branco e o de álcool, que não têm corantes nem aromas. 

Mas lembre-se: como o vinagre tem cheiro forte, ele deve ser geralmente diluído em água. Por outro lado, o cheiro forte dele se dissipa rapidamente das aplicações, incluindo aquelas feitas em roupas, o que permite usá-lo como amaciante, entre outros usos. 

47 maneiras de usar vinagre na limpeza da sua casa:

1. Dicas gerais 


1. Armários – Para eliminar a umidade nos armários, limpe-os regularmente com uma mistura de uma parte de água e uma parte de vinagre branco.

2. Aparelhos eletrônicos – Para acabar com a aparência amarelada que esses aparelhos adquirem com o tempo e deixá-los com cara de novos, passe neles um pano umedecido em vinagre.

3.  Tecidos – Sofás, almofadas, cortinas e cobertores podem ter a limpeza facilitada se borrifados com uma solução com 1 litro de água, meio copo de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante.

4. Tapetes e carpetes – se o tapete está com cara de velho, escove-o com uma vassoura embebida em uma solução de 1 xícara de vinagre branco e 3,5 litros de água. Se o problema é o mau cheiro, misture três colheres de sopa a cada litro de água e aplique no tapete ou carpete o líquido com uma esponja ou pano, esfregando delicadamente. Já a limpeza pode ser feita com uma mistura de 1 parte de vinagre branco, 1 parte de detergente líquido e 2 ou 3 partes de água morna. Manchas podem ser retiradas com essa mistura, aplicando-a no carpete ou tapete com um pano, secando o local da mancha e repetindo o procedimento até ela desaparecer.

5. Paredes – Marcas de lápis saem com uma solução feita com partes iguais de vinagre branco e água morna, enquanto as de caneta esferográficas precisam ser molhadas com vinagre e esfregadas em seguida com uma esponja ou pano. outra maneira de tirar essas marcas é misturar vinagre branco e água morna em partes iguais e esfregar essa mistura nas marcas com um pano.

6. Vidros, espelhos e janelas – Para limpar essas superfícies, misture partes iguais de vinagre branco e água morna e seque com um pano macio. Outra solução usa 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente e, se a superfície estiver muito suja, deve ser lavada antes com água e sabão. Uma terceira possibilidade é misturar meio copo de vinagre à meio balde de água e passar na superfície com um pano, retirando depois o excesso de umidade com jornal.


7. Pisos – Pisos de cerâmica e qualquer outro que não leva cera podem ser limpos com uma solução feita com 1 xícara de vinagre e 5 litros de água. Já o piso de madeira ganha mais brilho com uma mistura de 1 copo de água, 1 copo de vinagre e 1 copo de álcool. Basta borrifar a mistura no piso e passar pano com um rodo no piso e, depois de seco, passar uma flanela. 

8. Madeira – Para revitalizar a madeira, misture 1 litro de água morna, 4 colheres de sopa de vinagre branco e 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo, aplicando a mistura na superfície com um pano limpo e deixando-a penetrar na madeira por 10 minutos para então secar a área com um pano seco.  Se o problema são arranhões na madeira, misture partes iguais de vinagre branco e iodo em um frasco pequeno e passe a mistura sobre cada arranhão, lembrando que, se a madeira é clara, vai mais vinagre e, se é escura, vai mais iodo.  Trabalhos em madeira, assim com paredes pintadas e persianas, podem ser limpos com uma mistura de meia xícara de vinagre branco destilado, 1 xícara de amônia e 1 xícara de bicarbonato de sódio com 1 litro de água morna.  

9. Metais – Para polir prata, cobre ou bronze, aplique no metal uma mistura de 1 xícara de vinagre, 1 colher de chá de sal e 1 quarto de xícara de farinha de trigo (deve ficar uma pasta), deixe descansar por no mínimo 15 minutos, enxágue e esfregue com um pano macio. 

10. Ralos – Para eliminar mau cheiro, misture um quarto de xícara de chá de bicarbonato de sódio e meia xícara de chá de vinagre branco, cubra o ralo, deixe agir por alguns minutos e enxágue com bastante água quente. Já para limpar e desentupir o ralo, jogue bicarbonato de sódio nele e logo em seguida vinagre para causar uma reação química poderosa. 

11. Manchas – Para manchas em geral mais difíceis e resistentes,  pode-se misturar 1 colher de chá de vinagre, 1 colher de chá de detergente e 1 xícara de água morna. Já manchas de cola de adesivo podem sair com um pouco de vinagre puro por cima, deixando agir por 10 minutos e depois limpando. 

12. Bichos – Para tirar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, aplique no local uma mistura composta de um terço de vinagre branco e dois terços de água morna, logicamente depois de limpar e secar a área. Se o cheiro continuar, coloque vinagre puro no local e deixe secar naturalmente. Os acessórios dos bichinhos, como potes de água e ração e a cama, podem ser limpos com essa mistura natural. E se o cachorro estiver coçando  a orelha, a coceira dele pode ser aliviada limpando a área com um pano umedecido em vinagre com água.

2. Sala de estar, sala de jantar e quarto 



13. Piano – Se você tem um piano, pode limpar as teclas dele com um pano macio umedecido em uma mistura de meia xícara de vinagre branco e duas xícaras de água morna e depois secá-las com um pano seco, lembrando que o teclado precisa ficar descoberto durante 24 horas depois da limpeza.

14. Sofá – Caso o seu sofá seja de couro, uma maneira de retirar qualquer mofo dele é passar na mancha um pano embebido em uma mistura de 1 colher de vinagre em 1 copo de água. Já para tirar o mau cheiro de qualquer tipo de sofá, coloque em um borrifador uma mistura feita na seguinte ordem: 1 litro de água, um quarto de copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de amaciante.

15. Cheiro de cigarro – Para evitar impregnar ou acabar de fato com o cheiro de cigarro, espalhe pela casa potinhos de boca larga cheios de vinagre antes de os fumantes chegarem.

16. Cera de vela – Para remover cera de vela, aqueça os resquícios com um secador de cabelo, depois seque a área com uma toalha de papel e, em seguida, retire o que sobrar esfregando um pano umedecido em uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água morna.

17. Armários – Para retirar o cheiro de mofo dos armários do quarto, esvazie o móvel, deixe uma bacia com vinagre branco por uma noite e, no dia seguinte, passe pano úmido no seu interior, esperando secar para recolocar as coisas nele. Já as roupas guardadas no armário que ficam amareladas com o tempo podem ser recuperadas com uma mistura de quantidades iguais de água e vinagre borrifada nas peças antes de serem postas para lavar.

18. Colchões – Para limpar o colchão, misture uma parte de água e outra de vinagre e esfregue a superfície dele com um esponja embebida na solução. já para remover manchas mo colchão, seque bem a área manchada, aplique uma mistura de 1 parte de água e 1 parte de vinagre, deixe agir por dois minutos e seque com uma toalha, repetindo o processo até a mancha desaparecer.

19. Peças de couro – Para tirar mofo de peças de couro, como jaqueta, bolsa ou bota, basta passar um algodão embebido em vinagre. 

3. Cozinha 

20. Fogão – O fogão pode ser desengordurado facilmente com vinagre. Retire o excesso de gordura com papel absorvente. deixe um pouco de vinagre na área por 15 minutos e depois esfregue o local com sabão neutro e esponja não abrasiva.

21. Forno – O forno pode ser limpo sem problemas se uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio, sal e água quente for passada nele com uma esponja, secando depois a área com um pano seco.

22. Micro-ondas – Para limpar o micro-ondas e tirar o mau cheiro, faça em uma vasilha uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre e 1 xícara de água, aqueça-a por quatro minutos e deixe-a fechada por mais cinco.

23. Lavadora de pratos – Para tirar o mau cheiro e tirar a gordura impregnada na lavadora de pratos, coloque no recipiente interno 1 xícara de chá de vinagre branco, iniciando em seguida um ciclo de pré-lavagem.

24. Eletrodomésticos – Para limpar e remover a gordura, passe um pano com vinagre puro nos eletrodomésticos como geladeira, fogão, micro-ondas, coifa e qualquer outro metálico.

25. Panelas – Para limpar panelas, polvilhe sal na superfície, borrife vinagre e esfregue com o lado áspero da esponja. Alimentos grudados ou resíduos queimados podem ser eliminados colocando água e 4 colheres de sopa de vinagre dentro da panela ou frigideira e levando-a ao fogo até ferver e esfriar para lavar normalmente.


26. Louças – Para facilitar a limpeza de louças, esfregue-as com uma esponja macia embebida em partes iguais de vinagre e água. Mas se estiver muito seca a sujeira, cubra por uma hora a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre e depois limpe com uma esponja úmida.

27. Copos de vidro – os copos de vidro podem ficar brilhantes depois de colocá-los de molho em uma bacia com água e gotas de vinagre branco, lavá-los com detergente e deixá-los secar naturalmente. 

28. Potes de plástico – Para acabar com o mau cheiro dos potes de plástico, coloque-os de molho em água morna e vinagre por 15 minutos. Ou então coloque um pouco de vinagre dentro dos potes, tampe-os, deixe agir por 30 minutos e por fim enxágue.

29. Tábuas de corte – A tábua de corte de madeira pode ser higienizada com vinagre puro ou então com vinagre e água.

30. Pia de cozinha – Para acabar com o mau cheiro do ralo, jogue nele 1 xícara de vinagre.

31. Mãos – O cheiro da cebola e do alho e as marcas de limão podem ser eliminados limpando as mãos com vinagre. 

32. Cheiro de queimado – O cheiro de comida queimada pode ser disfarçado fervendo água com vinagre. 

33. Formigas – Para espantar formigas, borrife com vinagre puro os batentes de portas e janelas e a pia, que não seja de mármore ou granito.

4. Banheiro

34. Azulejos – Para deixar como novos os azulejos do banheiro e de qualquer outra parte da casa, passe neles uma mistura de meia xícara de vinagre e meio litro de água morna e depois seque com um pano.

35. Rejuntes – Para limpar e clarear os rejuntes, passe neles uma mistura de vinagre e água morna e deixe agir por 2 horas. Mas há quem recomende um método mais rápido: borrife vinagre puro nos rejuntes, deixe de molho por 20 minutos e depois esfregue a área com uma esponja. Já para remover o mofo dos rejuntes, aplique vinagre branco puro com uma escova de dentes velha, deixe-o agir por 2 horas e lave a superfície com água e sabão. 

36. Vaso sanitário – Para limpar o vaso sanitário, despeje 4 xícaras de vinagre puro dentro dele, deixe agir por 30 minutos e depois esfregue as manchas com uma escova apropriada e finalmente dê a descarga.

37. Box – Para remover as manchas dos vidros do box, borrife-os com vinagre, deixe secar, borrife-os novamente e limpe com uma esponja. Já para prevenir o mofo, esfregue vinagre nas paredes do box.

38. Limo – Para retirar o limo das partes úmidas do banheiro, utilize uma mistura de uma parte de vinagre e outra de água.

39. Chuveiro – Para desentupir os furos do chuveiro, remova o bocal e deixe-o 15 minutos em uma mistura de meia xícara de vinagre e um quarto de água. Peças de plástico devem ser deixadas de molho por 1 hora em uma mistura de meio litro de vinagre e meio litro de água quente. Outra forma de desentupir os furos do chuveiro é encher um saco plástico com vinagre, envolver o chuveiro com ele e deixar agir a noite toda. No dia seguinte, abra o chuveiro e deixe a água correr.

5. Lavanderia

40. Máquina de lavar – Para limpar a máquina de lavar e tirar os resíduos de sabão dela, programe um ciclo completo no nível alto de água e acrescente 1 copo de vinagre.

41. Toalhas ásperas – As toalhas velhas costumam ficar mais ásperas por causa dos resíduos de sabão. Para que elas voltem a ficar macias, coloque 1 copo de vinagre a cada três lavagens na máquina.

42. Roupas que soltam tinta – Para evitar que as roupas soltem tinta, coloque a peça de molho na água com um pouco de vinagre antes de lavá-la. Depois a coloque de molho somente na água para conferir se a tinta deixou de soltar.

43. Roupas mais brancas – Para clarear totalmente as roupas brancas, deixe-as de molho por uma hora em um balde com cinco litros e 1 copo de vinagre e, em seguida, lave-as normalmente. Outra receita é adicionar meia xícara de vinagre ao amaciante na hora de enxaguar.

44. Colarinhos de camisa e outras manchas de suor – Para clarear colarinho de camisa e retirar outras manchas de suor como nas axilas, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio, aplique a mistura na peça, esfregue-a levemente e deixe agir por uma hora antes de colocá-la na máquina de lavar.

45. Manchas secas de café – Para retirar manchas secas de café, esfregue a área com vinagre branco, deixe agir por 10 minutos e finalmente lave a peça.

46. Manchas difíceis – Para remover manchas de vinho, chocolate, ketchup, geleia, cola e outras manchas difíceis, umedeça a área com vinagre morno, esfregue-a cuidadosamente e então lave a peça, repetindo a operação até a mancha desaparecer totalmente. Outra maneira de retirar manchas das roupas é borrifar uma mistura de 1 parte de vinagre e outra de água vinagre sobre elas, deixar agir por 15 minutos e depois lave as peças na máquina normalmente. 

47. Amaciante caseiro – O vinagre, especialmente o de vinho branco, pode substituir perfeitamente o amaciante – sem deixar cheiro. Basta usar meio copo de vinagre para cada 5 kg de roupas, seja na lavagem à mão ou na máquina..

ONDE NÃO UTILIZAR VINAGRE PARA LIMPEZA
  • Não use Vinagre para Limpeza na bancada de mármore, granito, pedras em geral, pois pode causar desgaste ou manchas
  • .Não use Vinagre para Limpeza em superfícies enceradas, a não ser que a intenção seja realmente retirar a cera.
  • Não use Vinagre para Limpeza  em panelas de ferro, porque reagem com o vinagre e podem oxidar. 
  • Não use Vinagre para Limpeza para limpar telas de smartphones, tablets e notebooks. Alguns desses aparelhos  vêm  com  um  tratamento  especial  para  evitar  manchas  de  dedos.  O  vinagre  pode  retirar  esse revestimento.
  • Não  misture  Vinagre  para  Limpeza com água  sanitária  ou  qualquer  produto  que  contenha cloro, pois irá formar um gás tóxico, nocivo para pessoas e animais.
  • Procure não misturar o Vinagre para Limpeza com água oxigenada. Quando a água oxigenada (peróxido de hidrogênio)  e  o  vinagre  (ácido  acético)  são  misturados,  eles  produzem um  composto  chamado ácido peracético,que  vai  irritar  sua  pele,  olhos e  sistema  respiratório,  além  de  ser  potencialmente  tóxico  e altamente corrosivo. 
  • Caso queira, use o Vinagre para Limpeza e água oxigenada alternadamente na limpeza. 
  • Você pode por exemplo borrifar um desses produtos em uma superfície, limpar, borrifar o outro e limpar em seguida –mas NUNCA misturar os dois em um recipiente ou sobre uma superfície. Esse método alternado, inclusive, é excelente para desinfetar superfícies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário