segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entenda o que é Ácido Úrico elevado que pode transformar em "GOTA"

O ácido úrico é o produto final do metabolismo das proteínas. Quando presente no sangue em altas doses, o ácido úrico, em forma de cristais, pode depositar-se nas articulações. A região fica inchada, vermelha e muito dolorida.
O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos, por ação
de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

 Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir por três motivos:
  • porque sua produção aumentou muito e o organismo não consegue eliminar totalmente;
  •  porque a pessoa está eliminando pouco pela urina;
  • ou por interferência do uso de certos medicamentos.

 O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas e quando sua concentração plasmática fica maior do que 7mg/dl nos homens e 6mg/dl nas mulheres, ocorre supersaturação e precipitação em forma de cristais nas articulações e outros órgãos. Os cristais, por sua vez, são fagocitados pelos polimorfonucleares, desencadeando todo processo inflamatório local.




Gota é uma artrite inflamatória induzida pela deposição de cristais de urato monossódico no líquido articular e outros tecidos. É a doença articular inflamatória mais prevalente, afetando cerca de 1-2% dos adultos.  
*Acomete mais homens do que mulheres numa proporção de 4 homens para 1 mulher. Em homens a doença surge principalmente após os 40 anos de idade e nas mulheres após os 60 anos. 


A doença associa-se frequentemente com:

  • Síndrome Metabólica (hipertensão arterial elevada, obesidade IMC elevado, insulinoresistência DM, doença coronariana, dislipidemia) e pode evoluir com insuficiência renal crônica, com grande impacto na qualidade de vida. 

 A Gota pode ser classificada como:

  • PRIMÁRIA: decorrente de um erro inato do metabolismo das purinas (superprodução e/ou insuficiência na excreção renal de ácido úrico); 
  • SECUNDÁRIA: relacionada com outras condições ou enfermidades que elevam os níveis de ácido úrico (alcoolismo, doenças mieloproliferativas, anemias hemolíticas, policitemia, psoríase, quimioterápicos, warfarin, vit. B12, aspirina em baixas doses, tiazídicos, etambutol, pirazinamida, fenilbutazona, doença renal, hipertensão, etc.)
Diagnóstico

O diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado.

 Alimentos permitidos:
  • Frutas em geral,
  • Hortaliças (a maioria pode ser usada, com exceção da acelga).
  •  tomate, vagem, batata, beterraba, almeirão, chicória e alface.
  • Leite, iogurte, ovos e cereais, como arroz, pães, massas e biscoitos.
  • Tomar bastante água para eliminaçõe do ácido úrico
 Frutas cítricas(limão, laranja, etc): apesar de serem ácidos no sabor, seu efeito no sangue é alcalinizante, favorecendo a eliminação do ácido úrico. O tomate não tem relação com as crises de gota.

Alimentos que devem ser evitados durante o período de crise:

  • Queijos, especialmente os amarelos (mussarela e queijo prato) por possuírem alto teor de gordura,  
  • vísceras (rins, fígado, coração, miolo e moela),  
  • carnes em geral, principalmente as vermelhas 
  • peixes gordos (arenque, cavalinha, atum e sardinha),
  • bebidas estimulantes (café, coca-cola, chá mate e guaraná em pó),
  • bebidas alcoólicas especialmente a cerveja e vinho que é rica em purinas,  
  • feijão, ervilha,  
  • temperos prontos como caldo de carne e de galinha, sazon.
 Dicas saudáveis:
  • Abandone o uso de bebidas alcoólicas (substitua por sucos naturais);
  • Evite fontes de gordura saturada: frituras, carnes gordas, queijos gordos, manteiga e margarina, presunto, toucinho, bacon, gordura vegetal e banha;
  • Mastigue muito bem os alimentos para evitar a ingestão excessiva;
  • Controle seu peso;
  • Nunca jejuar tendo gota, pois seu corpo pode utilizar a proteína como fonte de energia e levar ao aumento do ácido úrico;
  • Beba muita água, sucos frescos, chás;
  • Não fazer dietas restritivas
Além da alimentação pouco calórica, quando necessário, podem ser indicados medicamentos para inibir a produção de ácido úrico ou para aumentar sua excreção. Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substâncias. 

 Uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares ajudam a prevenir as crises de GOTA. 

PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE GOTA

O que é ácido úrico ?

Quando as células do corpo são destruídas para que novas células se instalem no organismo, os núcleos de cada uma eliminam substâncias que devem ser excretadas pelo corpo. O ácido úrico é uma delas e deve ser jogado fora pela urina.

O que é gota?

A gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue. Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quando pela eliminação deficiente da substância. Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação. Se não tratada a tempo, a gota pode debilitar órgãos como os rins.

 Os cristais de ácido úrico se depositam nos rins produzindo alterações funcionais desse órgão. Pode haver formação de cálculos, produzindo cólicas renais. Também podem ocorrer depósitos de cristais debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos e orelhas. São os chamados tofos.
 



 Acima de que nível de concentração no sangue podemos dizer que o ácido úrico está elevado, em indivíduos do sexo masculino e feminino ?

O aumento da concentração de ácido úrico no sangue (HIPERURICEMIA), é definido como um nível de ácido 
  • Homens maior que 7,0 mg/dl
  • Mulheres maior que  6,0 mg/dl

Qual a incidência da Gota ? É mais comum nos homens ou nas mulheres ?

Dois por cento da população mundial sofre de gota. Entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens. A gota é a causa mais comum de inflamação da articulação em homens acima de 40 anos de idade. Na mulher é uma doença rara. Sua incidência aumenta após a menopausa.

1mulher :8 homens

Como é a crise aguda de gota ?

É típico que as primeiras crises acometam somente uma articulação (85% dos casos). Iniciam-se abruptamente, geralmente durante a noite ou de madrugada.
A articulação envolvida torna-se dolorosa, quente, avermelhada e inchada. Pode ocorrer febre baixa. As primeiras crises normalmente se resolvem espontaneamente em 3 a 4 dias.
Se a gota não for tratada com atenção desde sua primeira manifestação, é possível que a doença atinja outras articulações e se torne crônica, com crises permanentes. A chamada gota crônica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. Neste caso, podem surgir por exemplo deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações.

Quais são as articulações mais afetadas na gota?

A articulação do pé, por ser naturalmente desprotegida, é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica vermelha e muito inchada. Os sintomas da primeira manifestação da doença duram entre três e quatro dias. Se não for feito um tratamento devido desde a primeira manifestação da gota, as crises continuarão e poderão atingir outras articulações como as do joelho.
As articulações do dorso do pé, tornozelos, dedos, punho, cotovelo, mãos e ombros também poderão ser atingidas.

Quais os fatores que podem desencadear uma crise de gota ?

  • Ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja
  •  Dieta rica em alimentos que aumentam o ácido úrico
  •  Trauma físico
  •  Uso de diuréticos 
  • Obesidade

Como se trata a crise aguda de gota ?

A crise aguda de gota é tratada com colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos. Mas, tais produtos só podem ser administrados sob prescrição e orientação médica.
A automedicação nunca deve existir. Somente o médico está credenciado a tratar da gota em qualquer de suas fases. As instruções médicas devem ser rigorosamente seguidas.

Quais os cuidados que devem ser tomados pelo paciente ?

Os portadores de gota devem ter cuidado com agentes que podem desencadear a crise, tais como traumas articulares e excesso de determinados alimentos. O único modo de evitar o aparecimento dos tofos é o tratamento regular sob orientação do médico reumatologista. Uma vez estabelecida a gota crônica (tofos), devem ser evitadas infecções locais, para isso é importante evitar traumas (por exemplo, usar calçados que não machuquem os pés) e , caso saia alguma secreção esbranquiçada do tofo, deve-se lavar a lesão com soro fisiológico 0,9% e fazer um curativo; além disso, o médico deve ser procurado para avaliar a necessidade de antibióticos para evitar um processo de osteomielite (infecção do osso).



Recomendações ao paciente pós-alta:

- Reduzir peso/ estimular atividade física; parar fumar, álcool; restringir frutos do mar e
carne vermelha.
- Controlar pressão arterial, diabetes, dislipidemia.
- Aumentar a ingesta de líquidos.
- Monitorar função renal e níveis de ácido úrico a critério do médico.
- Acompanhamento periódico com médico assistente.

Procure um médico especializado para o tratamento da doença. Estas orientações não substitui a necessidade de acompanhamento médico.

  

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

107 comentários:

  1. Interessante artigo, além da predisposição, pessoas que ingerem muito alimentos embutidos desenvolvem também.
    A Quiropraxia ajuda aliviar estas dores.
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta -
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.

    ResponderExcluir
  2. Sim doutor os alimentos "não indicados" ajudam em mto nas crises de gota. E com essas dietas da moda restritiva em carboidratos piora ainda mais a situação de quem tem gota. Por favor, quem tem gota não deve fazer dietas restritivas. E procure um profissional capacitado para atendê-lo. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Darla, e tenho ácido úrico elevado, Gostaria de entender uma divergencia no texto:"Alimentos permitidos:... •Faça uso constante de tomate..."

    "Os portadores de gota devem ter cuidado com agentes que podem desencadear a crise, tais como traumas articulares e excesso de determinados alimentos (espinafre, tomate, álcool...)."

    Ao mesmo tempo em que indica o consmo do tomate, informa que esse consumo pode gerar uma crise?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Darla td bem, O tomate não é causador da elevação do ácido úrico na circulação, é um problema metabólico que o organismo não consegue eliminar esse excesso. Recomenda-se que pacientes com gota tenham dieta baixa em alimentos que contêm purinas: é necessário reduzir o consumo de sardinha, anchova, frutos do mar, aves domésticas, carnes, miúdos (como rim e fígado), feijão, soja, ervilha... Os alimentos protéicos que devem ser evitados.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Pq a acelga nao pode ser ingerida? ela é rica em calcio tem pouco carboidrato e tem pouca proteina.

    ResponderExcluir
  6. OI, MEU NOME É RICARDO, EU POSSUO ÁCIDO ÚRICOELEVADO EM 8,04.GOSTARIA DE SABER SE BEBIDAS ENERGÉTICAS TAMBÉM DEVEM SER EVITADAS, GRATO.

    ResponderExcluir
  7. A acelga deve ser consumida com moderação, porque contém uma substância denominada oxalato (nozes, espinafre, chocolate e chá verde) também contém essa substância. Que se acumula nas articulações aumentando os sintomas na crise de gota. Portanto, deve ser evitado na crise (mesmo sendo saudável). Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá Ricardo, não encontrei em nenhum estudo onde relatasse dos energéticos na crise de gota. Porém, procure evitar porque os eletrólitos dessa bebida, se não for eliminado poderá ficar na circulação e prejudicar os sintomas da doença. Na crise procure consumir os alimentos permitidos. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Giselle,
    Meu filho de 16 anos está com ácido úrico elevado, em 8,6. Eu não entendi muito ainda a relação com o tomate fresco. Preocupo-me porque ele gosta bastante de tomates com azeite e vinagre... Deve parar? Obrigada, Andrea Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode continuar consumindo, evitar fontes proteicas como os alimentos abaixo:
      Sardinhas, anchovas e frutos do mar
      Aves e carnes
      Miúdos (rim, fígado)
      Legumes (feijão, soja, ervilha, grão de bico)

      Excluir
  10. Estou com ácido úrico em 6,50 e meu colesterol está em 245. Nunca foi tão alto. Gostaria de saber se o uso de Whey Protein pode ser a causa dessa elevação. Pratico musculação todos os dias.

    José Wellington, Brasília/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José não sei como é sua alimentação, porém excesso de ptna não é recomendado, o whey é fonte de muita proteína, procure um profissional nutricionista para melhor avaliar seu caso.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Obrigado doutora!

      Excluir
  11. Olá meu nome é Max, e descobri agora com o simples exame de sangue que estava com um pouquinho do ácido úrico elevado tipo 7,4 já q homem é até 7,0. Bom o médico já me receitou alopurinol, a pergunta é uma vez com esse ácido elevado e fazendo o tratamento corretamente, nunca mais terei esse problema ou sempre viverei com essa deficiência de expelir o ácido?

    Desde já Grato Doutora!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Max, sempre terá essa predisposição, porém com o uso do medicamento e alimentação equilibrada vc não terá maiores problemas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Dra. Obrigado pela disposição em responder as peguentas.

    Já tive crises de gota. Após utilizar a Conchi durante a crise tento manter a dieta e exercícios, além de ingerir 3-4 lts de água diariamente.

    Minha dúvida é quanto a eliminação dos cristais. A última crise atingiu o dedão do pé. Hoje não sinto mais dor (já passaram 3 semanas) porém percebo o inchaço ainda persistir.

    Há como dissolver os cristais?

    Att
    Stenio Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stenio. Os cristais são dissolvidos com os medicamentos prescrito por seu médico. A alimentação nesse caso não terá esse efeito, ela é mais preventiva. Obrigada

      Excluir
  14. Bom dia Dra. Já vi alguns post recomendando o consumo de café e chás para quem tem acido úrico elevado. Devo desconsiderá-los tendo em vista a contra indicação do mate e do próprio café aqui feita? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, é bom evitar quando estiver em crise. Não precisa excluir da dieta. Obrigada

      Excluir
  15. Boa tarde, Dra. Meu ácido úrico é elevado. Acredito seja até uma predisposição genética. Agora, após os 60 anos, ficou um pouco pior o controle. -- Assim, posso continuar usando sementes de Chia , pois em alguns textos leio que não devo consumir sementes em geral ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não vejo problema em consumir a semente de chia pode continuar o consumo. Procure auxílio de um médico. Obrigada.

      Excluir
  16. Têm vários artigos na internet que diz que o limão ajuda a eliminar o acido úrico, isso é verdade? Eu sofro de gota, (nesse exato momento estou, já até acostumei com a dor...todo ano é a mesma coisa) teve um tempo, que usei vários limões para curar a gripe e me estourou a gota, por isso te pergunto: quais os efeitos do limão para a gota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente o limão é eficaz na eliminação de cálculos ou cristais de urato que se formam no organismo, portanto ele não é o motivo da gota . A ingestão de limões aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico, porém no seu caso tem que investigar a causa da gota, pode ser um fator genético ou metabólico o organismo não consegue eliminar esses cristais que se depositam nas articulações. Procure evitar os alimentos citados na matéria, principalmente bebica alcoolica e carnes. Obrigada.

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta.Têm algo que me intrigou, o médico quando me deu uma lista de alimentos que não podia comer, citou o tomate e eu vi lá em cima que vc disse a uma pessoa que têm problemas com acido úrico p continuar a consumir tomate e mais, a pessoa disse que usa vinagre! Veja está lista Alimentos proibidos:

      Miúdos (coração, rins e fígado)
      Vitela, bacon e embutidos
      Frutos do mar em geral, sardinha, arenque, anchovas, bacalhau, camarão, ovas de peixe
      Caldo de carne em tabletes
      Peru
      Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja
      Tomate e molho de tomate
      Aspargos, COGUMELOS, ervilhas, couve-flor e espinafre

      http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/alimentos-que-combatem-e-causam-acido-úrico/187/

      E não encontrei nada comprovado cientificamente, que o limão é benéfico para o acido úrico. Eu acho que as pessoas têm que seguir o que o seus médicos dizem, na net acho perigoso procurar informações...

      Excluir
  17. Veja o que disse uma "colega de trabalho" sobre o limão:
    Ed Lincon

    Boa noite, gostaria de saber ; o limão diminui o acido úrico, desde já o meu muito obrigado.
    Resposta:

    Olá Ed, não existe comprovação científica que fundamente essa ação.

    Eneida Ramos, nutricionista clínica do Einstein


    http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1014


    Eu estou querendo usar qualquer coisa para diminuir a minha gota por isso, estou procurando alguma comprovação cientifica do uso do limão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, então continuo com a conduta que limão e tomate não é causa do ácido úrico elevado, pelo contrário, o limão até ajuda na não formação desses cristais. Se o médico receitou remédio faça uso, é importante. Realmente tem poucos estudos em relação ao limão e gota.
      Obrigada.

      Excluir
  18. Boa noite Dra., tive uma forte crise de ácido úrico, foi a primeira vez, no exame acusou 7,4 mg não sabia nem o que era isso, foi no tornozelo esquerdo, inchou muito, muita dor, mal conseguia colocar o pé no chão, também foi constatado tendinite, estou tomando alopunirol, colchicina e bi-profenid há 12 dias, e ainda fica um pouco dolorido no final do dia. Estes sintomas demoram a passar ? Esta crise foi somente do ácido úrico ou considero como gota ? Aguardo retorno. Obrigado. Mauro

    ResponderExcluir
  19. Olá Mauro, depende de cada caso alguns passam mais rápido outros demoram mais depende do grau que se encontra a doença. O ácido úrico que não é eliminado do organismo é o que causa a gota, portanto considero que esteja com Gota. Siga as orientações médicas e tome os medicamentos para diminuir os sintomas, em crise de gota evitar alguns alimentos e bebibas alcoolicas, como citado acima. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Meu marido está tendo crises constantes de gota( é a 2ª vez e dessa vez está crítica), está em dieta severa tem uns 20 dias, bebendo muito líquido,usando a colcichina+anti-inflamatório, além do AAS 100mg, um antiarrítimico,hidroclorotiazida 25mg,sisvastatina, enfim as medicações de uso diário pois é hipertenso.... Só que além de dieta só de peixes(linguado, congro rosa) e filé de frango, onde reveso dia sim/dia não, Ele nem tem saído para trabalhar, pois é aposentado e tem outra profissão para complementar a renda(taxista). Que outras carnes posso oferecer, por exemplo filé de pato ou marreco, bacalhau, carne sem gordura como filé mignon?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taisa, deve-se evitar principalmente as vísceras (fígado, coração, bucho intestinos,
      rins, miolos, mocotós e língua...); embutidos (mortadela, presunto, salame, linguiça, salsicha. bacon etc); frutos do mar (mexilhão, marisco, camarão, caranguejo, lula, lagosta, ostra, polvo, siri etc). Quanto mais natural a alimentação melhor (frutas, verduras, legumes, saladas). Evite os industrializados rico em sódio e conservantes que pode piorar o quadro. A carne pode consumir em pequena quantidade, o bacalhau tem bastante sal ele é hipertenso, evite o excesso. Obrigada.

      Excluir
  21. Tenho 41 anos venho tendo problemas já alguns anos de ácido úrico, meu ultimo exame feito agora em fevereiro deu 10,5 mg está muito alto, estou evitando muitos alimentos não recomendado e bebendo bastante água eu nunca tive uma crise de gota mais estou percebendo que os meus joelhos e ombros estão começando a doer, um dia desses tive uma dor muito forte no joelho coloquei gelo e tomei cataflan e passou mais estou percebendo que vou ter problemas muito sério. Também tem um outro problema eu adoro cerveja, estou diminuindo bem mais as vezes é difícil estou querendo passar a tomar vinho mais moderadamente o que você me aconselha. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, realmente esta bem acima do normal. O que te recomendo é procurar um profissional reumatologista. Deve evitar todo tipo de bebida alcoolica e não substituir por outra. Se estiver acima do peso deve perder peso. E evitar os alimentos não recomendados rico em purinas. Obrigada.

      Excluir
    2. Oi Giselle, muito obrigado pela sua atenção.

      Excluir
  22. boa tarde.
    Gostaria de saber sobre a terapia do limão.
    Li sobre ela, dizendo que é ótima pra combater o acido úrico, mas por outro lado , li que alimentos acido podem piorar o acido úrico.
    em uma crise de gota, o que deve comer?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, os alimentos cítricos ou ácidos não prejudicam a gota mas sim os ricos em PURINAS. Por exemplo, as frutas cítricas se trasformam no organismo em alcalinas. O limão não permanece nesta forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos. Há uma confusão por conta do nome da doença ácido úrico em relação as frutas ácidas. Porém não tem relação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Olá Giselle, gostaria de saber se o feijão faz realmente muito mal para o ácido úrico, principalmente os do tipo mulatinho, macaça, preto, etc... que costumo comer muito, em conjunto com sucos cítricos pra melhor absorção do ferro. Evito feijoada, que é um veneno para ácido úrico, pelo que já li.

    Outra coisa... não convivo com a ideia de passar o resto da vida sem beber devido a um probleminha genético, tenho apenas 22 anos e já aboli cerveja e vinho tinto da minha dieta, minha dúvida é quanto aos destilados, gosto de vodka com suco de limão... whiskey seria mais indicado? Ou quem sabe até cachaça mesmo, com limão e mel?

    Obrigado!

    -Herbert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herbert, o feijão deve ser evitado qdo estiver em crise de gota do contrário poderá consumir com moderação. Já a feijoda contém as vísceras e embutidos que não é indicado. Os cítricos pode consumir como expliquei acima. E a bebida alcoolica infelizmente é o grande vilão da crise de gota aliado a outros fatores, como exemplo a obesidade. O consumo de álcool deve ser limitado, pois, aumenta a produção de purinas e a hipertrigliceridemia. A cerveja confere risco maior que as bebidas destiladas. Fazer uso de bebidas alcoólicas durante ou logo após um episódio agudo pode prolongá-lo ou reduzir o intervalo de recidiva (volta). Após o controle adequado de uma crise aguda, a ingestão de uma quantidade moderada (por exemplo, uma taça de vinho ao dia) pode ser permitida. O uso de cerveja, principalmente em grandes quantidades, deve ser evitado. Destilados também devem ingeridos com parcimônia. Obrigada.


      Excluir
    2. Nossa, que rapidez na resposta, está de parabéns!
      E eu que agradeço pela informação... muito obrigado.

      -Herbert

      Excluir
  25. Boa Noite ! Ja tive varias crises com açido urico elevado, hoje é meu 3 dia de crise , ontem para dormi tive de ir ao pronto socorro tomar medicamentos injeteveis dipirona-diclofenaco -voltarem , so assim consegui dormi por volta das 3 da madrugada...
    quais frutas ajudam a diminuir o açido urico. Walter Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Walter, pode consumir todas as futas, evite principalmente bebidas alcoolicas e alimentos ricos em Purina (carne vermelha, frutos do mar, peixes como sardinha e salmão, prefira os de água doce, miúdos como ( fígado, coração, bucho, rins etc) embutidos (salame, presunto, linguiça, mortadela, etc. Evite os industrializados. Em crise de gota tenha uma alimentação mais saudável rica em frutas, vegetais, legumes. Procure sempre auxílio médico nunca se automedique. Obrigada.

      Excluir
  26. Oii meu filho tem 22 anos e fez um exame em novembro de urina tipo 1 e deu +++aproximadamente 300mg/dl de ácido úrico e muco++, o q pode ser, o médico disse q era apenas pra beber muita água e cortar carne e cerveja, hoje ele foi fazer exame de urina com fita no laboratório de um m'dico para visto e o médico relatou q tinha dado ácido úrico na fita, e pediu um exame de urina tipo i pra hoje dois dias após a consulta e orientou ele a beber bastante água e fazer uma dieta pra repetir o exame.....pode ser grave.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente com exame de sangue específico para ácido úrico para saber se realmente esta com excesso no organismo. Geralmente acomete pessoas mais velhas, porém tem fatores fisiológicos, onde o organismo não consegue eliminar o excesso e fica no organismo podendo acumular-se nas articulações e nos rins. Portanto, o diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado. Obrigada

      Excluir
  27. OLÁ GISELE, MEU FILHO TEM 14 ANOS E ESTÁ COM ÁCIDO ÚRICO, ELE QUER COMER LANCHE MAS NÃO SEI O QUE OFERECER, LI QUE PODE COMER QUEIJO AMARELO MAGRO, JÁ QUE O BRANCO ELE NÃO GOSTA, VC PODERIA ME INDICAR UMA QUEIJO AMARELO QUE ELE PODE CONSUMIR COM MODERAÇÃO. DESDE JÁ OBRIGADA. VALÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, os queijos mais amarelos tem maior teor de gordura comparados com os brancos. Pode consumir o que for melhor para o paladar dele, a mussarela, o prato, provolone, etc. Obrigada.

      Excluir
  28. Boa noiet, tenho 37 anos, e tive muitas dores nos pés, e fui ao medico e descobri que estava com o acido urico elevado, 13,2, e não conseguia nem colocar o pé no chão, mas estou tomando a medicação passada pelo medico. Esta muito difissil, devido as restrissoes alimentares, e ainda todo dia, tenho dores nos meus. Mesmo tomando a medicação, o que pode ser feito. Segue abaixo medicamento, é o correto.ALLOPUTINOL 200MG,BENZOBROMARONA 50MG,MELOXICAM 7,5MG,PREDIZONA 2,5MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edgard, continuar com a medicação conforme o médico prescreveu e não parar a medicação por conta própria. Evitar alguns alimentos ajuda a controlar as crises.

      -Evitar principalmente bebidas alcoolicas (nenhum tipo em crise de gota),
      - Alimentos ricos em Purina:
      -carne vermelha, prefira carne de aves
      -frutos do mar (marisco, lagosta, camarão...),
      -peixes como sardinha e salmão, prefira os de água doce,
      -miúdos como ( fígado, coração, bucho, rins etc)
      -embutidos (salame, presunto, linguiça, mortadela, etc.)
      Evite os industrializados (alimentos prontos, fast food, temperos prontos...)
      Prefira os alimentos naturais verduras, legumes, frutas.

      Obrigada.

      Excluir
  29. Ola Giselle, Sou Gabriel. Senti uma forte dor no rin esquerdo do nada, bem subtamente, coisa que nunca tive, fui para o hospital, tomando soro com buscopam, senti um ardume na uretra e era uma pedrinha, depois sumiu como magica a dor, depois comecei a tomar chás medicinais para o rins, deu de piorar e melhoro até agora, comecei a toma bastante agua e chá esta bem melhor sem dores, antes dos chás fiz o exame de acido urico e deu 8,8. Qual é a dica e tratamento ? Só com liquidos e chás diuréticos ''CAVALINHA'' fico pra baixo dos 7,0? ou medico vai passar Alopurinol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, líquido é essencial para quem tem ácido úrico elevado ou cálculos renais pelo menos 2 litros/dia, chás claros (cavalinha, hortelã, quebra pedra, carqueja entre outros) são bem indicados. Se vc já teve uma crise renal nada impede de ter uma crise de gota. Procure um médico reumatologista, em relação a medicamentos somente ele saberá se deve tomar ou não. Mas de qualquer forma vc poderá seguir as dicas de alimentação, têm alimentos com alto teor de purinas que deve ser evitado em crise de gota. Acima já postei bastante dicas. Evite principalmente bebidas alcóolicas, embutidos, vísceras, alimentos industrializados...consuma alimentos mais saudáveis.
      Obrigada.

      Excluir
  30. Porque o índice de ácido úrico nos homens são maior que nas mulheres. Grata Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, pesquisei em alguns artigos mas não encontrei nada falando. Se alguém souber por favor nos escreva. Obrigada

      Excluir
  31. Oi sou o Rui de Portugal e gostaria de saber se tendo o ácido úrico elevado podemos praticar desporto como o futebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui, pode sim desde que tome os devidos cuidados com a alimentação e que as articulações dos pé não estejam afetadas. Obrigada.

      Excluir
  32. Muito bom o artigo e os comentários, a senhora está de parabéns.
    Gostaria de saber se a quinoa pode ser utilizada na dieta, já que possui muita proteína.
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hermes, pode sim a proteína vegetal é diferente da animal. Sempre ferventa a quinoa antes de consumí-la nunca crua. Obrigada.

      Excluir
    2. Dra. Giselle, em flocos junto com frutas também?
      Muito obrigado!

      Excluir
    3. Não precisa neste caso, somente o grão precisa ser ferventado.

      Excluir
  33. Boa tarde, Dra. Gisele

    Tenho 25 anos, 1,80 de altura e 83kg.
    Tenho ácido urico a 1 ano, faço controle com medicação, dieta e não ingiro bebidas alcoólicas.
    Meu ultimo exame deu resultado de 9.5, o Reumatologista me indicou zyloric 100mg por 3 meses.
    Hoje faz 59 dias que estou tomando remedio, e amanheci com dor no peito do pé, proximo aos dedos, não estou com o pé inchado e nem vermelho, ontem fiz aula de natação e notei que forcei bastante, dando impulsos para chegar ao outro lado da piscina. Não consigo pisar com o pé no chão.
    Gostaria de uma informação, quantos dias na semana a senhora me orienta a comer peixe ( tainha/pacu), frango ( filé de frango, coxa e sobrecoxa assada) e feijão ?

    Muitissimo obrigado

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, qdo está em crise de gota deve-se evitar principalmente sardinha, cavala, mexilhões (frutos do mar), ganso, caviar, extratos de levedura (bebidas alcóolicas-cerveja), carne vermelha, porco e carneiro diminuir a ingestão. O peixe e o frango pode ser consumido de 2 a 3 vezes na semana, feijão 1 vez ao dia pouca quantidade.

      Não existem restrições na ingestão de alimentos pobres em purina, estando incluídos neste grupo: os produtos lácteos, nozes, ovos, massas, pão de grão ou cereais, chocolate, gorduras saudáveis (manteiga, margarina, óleo culinário), produtos de soja como o Tofu e Soja.

      Obrigada.

      Excluir
  34. Inicialmente gostaria de parabenizar a Dra. Giselle por responder todas as dúvidas dos que aqui postam. Realmente é bem raro isso em blogs da área médica e as respostas são na sua maioria bem esclarecedoras. Parabéns.

    Aproveitando que a Sra. responde, vou postar também as minhas dúvidas. :)

    Tenho 37 anos, 1,77m e 80kg. Sou hipertenso (tomo remédio há 3 anos / meus pais também são) e estou com o ácido úrico alto (8,9) e ferritina também (680). Meus tios homens, da família do meu pai , todos tem esses mesmos problemas com o ácido úrico e ferritina, alguns com fortes crises de gota.

    Particularmente nunca tive crise mas estou preocupado visto que as taxas estão alteradas. Voltei a praticar exercícios físicos (em média 5 dias na semana) e estou evitando algumas comidas e bebidas o problema é que a dieta do ácido úrico não é muito compatível com a da ferritina e no final das contas só como frutas no lanche, arroz com frango no almoço (tirei as folhas, beterrabas, tomates, pimentões), não uso mais as farinhas de aveia, linhaça, maracujá, quinoa, etc.

    Sinceramente eu to meio perdido em o que posso e o que não posso para não baixar uma taxa e aumentar a outra. Uma coisa é certa: frutos do mar, carnes vermelhas, visceras, peixes gordos e bebidas alcóolicas devem ser bem reduzidos, o problema é o restante.

    Gostaria, se possível de sua orientaçao para saber se posso continuar comendo principalmente as "farinhas", verduras, castanha do pará, ovos, etc.

    Muito obrigado!!

    Kleber Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber obrigada. Seu caso é mais complicado mesmo, no caso da ferritina tirar o ferro da alimentação carnes vermelhas principal fonte e produtos ricos em frutose artificial também aumentam o ferro. Tem casos que doar sangue ajuda a diminuir esse excesso de ferritina, procure repetir os exames com médicos especializado em hematologia .
      Eu encontrei um artigo que pode ajudar no seu caso. http://www.leandrominozzo.com.br/blog/?p=558
      Obrigada.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas orientações.
      Estava na dúvida qual o profissional mais indicado para eu ir. Nutricionista, Endocrinologista, Hematologista, etc.

      Atce, Kleber Cruz

      Excluir
  35. Obrigado Doutora !! pelas Orientações , tenho 67 anos 8 messes tomo insulina ,mais metformina de 850 mg hidroclorotiazida e enalapril a cinco dias passando em consulta com a médica com fortes dores no joelho e nos pés e através de exames constatou-se , acido úrico muito alto e que eu estava com gota e ai foi receitado alopurinol de 100 mg encaminhamento para Endocrinologista e que eu retornasse após seis messes , mas graças a Deus encontrei este site para que , eu me oriente o que posso e o que não posso comer , porem fiquei perdida em saber que peixes , feijão e até algumas verduras !! são prejudiciais !! realmente preciso de orientações meu nome : Laurinda Atenciosamente desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laurinda, vc deve sempe procurar ajuda médica nunca se auto medicar e tomar a medicação conforme o médico prescreveu, provavalmente vc esteja muito acima do peso pelo que me passou. A perda de peso é muito importante no seu caso, pois irá controlar as taxas de glicemia, diminuir as dores nas juntas e a hipertensão. Eu indico que a Senhora procure um nutricionista na sua cidade por conta de todas as patologias e do excesso de peso.

      No caso da gota a orientação é para que não consuma carnes vermelhas, de porco e carneiro em excesso principalmente evitar as vísceras (fígado, coração,intestino,etc.)
      Evitar frutos do mar (mexilhões, lula, camarão, )e bebidas alcoolicas

      O peixe e o frango pode ser consumido de 2 a 3 vezes na semana, feijão 1 vez ao dia pouca quantidade.

      Pode consumir: os produtos lácteos (leite e derivados), nozes, ovos, massas, pães ou cereais, chocolate, gorduras saudáveis (manteiga, margarina, óleo culinário), produtos de soja como o tofu e soja.
      Verduras, legumes e frutas deve consumir.

      Obrigada espero ter ajudado.

      Excluir
  36. olá dra Giselle,preciso saber se controlando taxa de ácido úrico ,abandonando maus hábitos e sguindo a dieta fica livre das crises de gota,pois estou saindo de uma e foi a primeira vez que tive e quanto tempo dura o intervalo entre uma crise e outra? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Israel, diminuirá sim a chance, porém vc terá sempre a predisposição para a formação desses cristais de ácido úrico que se acumulam nas articulações. Não dá pra dizer qto tempo pois cada organismo reage de uma maneira diferente.

      Bons hábitos alimentares e a prática de atividade física diminuem qualquer situação de risco que o organismo se encontra. Por exemplo, quem tem colesterol alto e passa a cuidar da alimentação com certeza diminuirá as taxas metabólicas o mesmo com fumantes que param de fumar as chances diminuem com o passar dos anos.
      Obrigada espero ter ajudado.

      Excluir
  37. Ola Dra Giselle Barrinuevo, fiz exame sangue a 15 dias deu 9.9 no hospital municipal da cidade, a medica me passou remédio alopurinol 100mg 1 por dia não surgiu muito efeito, passei por um ortopedista que mudou para tomar de 8 em 8 hr mais colchicina isto ja faz 4 dias hj 02/09/14 mas ainda esta bem dolorido e outro fato curioso, quando de repouso pé esta uma maravilha , ficou em pé e andou um pouco fica um pouco inchado e meio roxo, sera que esta com alguma outra lesão ou é assim mesmo, acontece trabalho por conta não posso ficar parado, oque vc poderia me aconselhar, no aguardo muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio o processo de crise de gota é esse mesmo fica bem inflamado e doloroso no local o remédio ajuda nos sintomas da dor e inflamação. Procura não colocar sapatos fechados pode piorar a dor. Indico os mesmos requisitos que falo para todos diminuir fontes de purinas que são metabólicos do ácido úrico.

      Evitar bebidas alcoólicas- principalmente cerveja
      Reduzir o consumo de carnes vermelhas,
      Evitar carnes defumadas (bacon, chouriço, presunto, etc), carne de porco, vitela, cabrito, carneiro, borrego, peru, ganso e miúdos de animais ( língua, coração, rim, moela, fígado).
      No que refere a peixes e mariscos, são ricos em purinas: a sardinha, salmão, truta, bacalhau, ostra, camarão, caranguejo e caviar.
      Bebidas alcoólicas, especialmente as bebidas brancas (cachaça, aguardente, wisky, vodka, etc)
      Dê preferencia a alimentos naturais como, frutas, verduras, legumes bastante líquidos

      Obrigada.

      Excluir
  38. Pedro Dagavea
    Dizem que grão de bico, inclusive a pasta árabe é um veneno para gota. Procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, as leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha) pertencem ao mesmo grupo e realmente elas contém ,as purinas, em sua composição porém não em quantidades grande como na carne ,vísceras e frutos do mar. Deve-se diminuir ou evitar seu consumo em crises de gota.
      Os alimentos permitidos são os produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite, queijo e iogurte. Pães e massas integrais. Arroz, frutas, legumes e verduras.
      Tomar muito líquido, de preferência água para eliminar os solutos do organismo.

      Obrigada.

      Excluir
  39. bom dia grande amiga eu sou praticante de musculação e consumo whey protein isolado que é consistido de 53GR de proteína do soro do leite e soja por 0 de carboidratos por dosagem de 60GR e ultimamente tava com dores nos cotovelos eu ate ache que seria o exceso de peso pois chego a pegar 110 quilos malhando peito deitado e ate 50 quilos para braço em pé eu tenho 120 quilos e 1,83 de altura meu teor de gordura é pouca para meu peso pois o teor maior é no abdomem com ok so que foi a um ortopedista e ele examinou e não deu nada e fiz as taxas e a única alterada foi o ácido úrico com 12,9 onde o total tolerável é de 7,0 vc poderia me dar umas dicas sobre alimentação pois tava vendo em seu artigo algumas coisa que consumo como acelga,também consumo queijo coalho bastante carne de porco sem toucinho na grelha consumo azeite feijão bem quase 3 vezes por dias e a senhorita poderia tambem me passar uma relação de alimentos ricos em purina para eu corta atenciosamente aguardo uma resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willans td bem,
      Segue abaixo uma lista de alimentos com alto, médio e baixo teor de purinas. Vc pode consumir os alimentos com baixo teor de purinas a vontade, médio diminuir em crise de gotas e os ricos evitar em crise de gota

      ALIMENTOS E BEBIDAS COM BAIXO TEOR DE PURINAS:

      Coma ou beba os alimentos seguintes com a frequência que desejar seguindo simultaneamente um plano alimentar que lhe permita manter um bom peso corporal.

      Pães e cereais: cereais refinados, com baixo teor de fibras, farinha branca
      Café e chá
      Sopas tipo creme feitas de leite com baixo teor de gordura
      Ovos (limite-se a comer três ou quatro por semana)
      Frutas
      Gelatina
      Gorduras e óleos em pequenas quantidades
      Queijos com baixo teor de gordura e queijos magros
      Leite: desnatado ou com 1% de gordura (limite-se a beber 680 gr. por dia)
      Nozes e manteiga de amendoim: limite se estiver a tentar perder peso
      Massas e macarrão
      Sopas feitas com extracto de carne ou caldos
      Açúcar, xarope e outros adoçantes em pequenas quantidades

      ALIMENTOS COM MÉDIO TEOR DE PURINAS:

      Coma apenas uma dose por dia destes alimentos sempre que estiver a controlar a gota. Evite comer estes alimentos se a sua doença piorar.

      Aspargos
      Bife, porco e outras carnes vermelhas que não estejam incluídas na lista de alimentos ricos em purina
      Caldos ou sopas feitas com caldo de carne ou de galinha
      Couve-flor
      Feijões secos, ervilhas, lentilhas
      Peixe e marisco que não estejam incluídos na lista de alimentos ricos em purina abaixo
      Feijões e ervilhas frescos
      Sopas, molhos e caldos de carne
      Cogumelos
      Aveia e farinha de aveia
      Aves não incluídas na lista de alimentos ricos em purina abaixo
      Espinafres
      Semente e farelo de trigo
      Cereais integrais
      Fermentos: todos os tipos
      Bebidas alcoólicas principalmente cerveja

      Obrigada

      ALIMENTOS RICOS EM PURINAS:

      Evite sempre comer estes alimentos em crise de gota:

      Anchovas
      Caldos e consomés
      Caviar ou ovas de peixe
      Carnes de caça como pato, ganso ou perdiz
      Molhos
      Alguns peixes como arenque e cavalinha e sardinha
      Extratos de carne
      Carne vermelha
      Carnes de órgãos: miolos, coração, rins, fígado, moelas
      Ostras e mexilhões


      Excluir
  40. bom dia Dra,,tenho 39 anos e andei fazendo um check-up para ver como anda a saúde,,e agora sentindo muita dor nas articulações resolvi pesquisar,,,e vi a questão do acido urico que causa essas mesmas dores que estou sentindo,,peguei o exame de sangue que fiz e realmente esta 9,4,,,o que devo fazer? desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  41. Olá indico as mesmas dicas do colega acima deve-se evitar alguns alimentos ricos em purinas que se transformam em ácido úrico, procurar um especialista (reumatologista) caso necessite usar algum medicamento para dor e inflamação. Procure ter uma alimentação e hábitos de vida mais saudável.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Dra Giselle, tenho problemas com acido urico elevado, as vezes 9, e ja tive crises de gota. Tomo regularmente 2 lts de agua /dia e pratico corrida quase que diariamente. Corro 8, 9 km/dia. Agora estou treinando para corer uma maratona de 42,14 km. Estou examinando a hipotese de tomar Whey para reforçar as Pernas. Gostaria de saber se isto impactaria de forma negativa a questão do Gota/produção de acido urico? desde já muito obrigado pela atenção. Meu nome é Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, vc pode até consumir Whey porém não ultrapasse a quantidade diária de proteína que é de 0.8 a 1g ptn/dia multiplicado pelo seu peso. Em linhas gerais, o que se recomenda é uma alimentação equilibrada, com restrição de bebidas alcoólicas e sem proteínas em excesso principalmente dos alimentos ricos em purinas.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Cara Dra. Muitissimo grato pela sua atenção em responder. Parabens pelo site e sua inciativa em atender á todos.
      Saude sempre e Sucesso!
      Att
      Bruno

      Excluir
    3. Obrigada querido, quando fiz o blog foi com esse intuito mesmo de ajudar.

      Excluir
  43. Boa tarde doutora Giselle! tenho ácido úrico elevado 6.4 sinto dores mas o medico falou pra não comer carne.Por favor pode me ajudar? Tenho 48 anos peso 52.400 desde já agradeço. zulmira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zulmira se vc está com ácido úrico elevado deve sim diminuir a quantidade de carnes principalmente vermelha e vísceras, mas não só a carne faz aumentar as taxas
      vou te passar alguns alimentos q também deve consumir com moderação

      Evite sempre comer estes alimentos em crise de gota:

      Anchovas
      Caldos e consomés
      Caviar ou ovas de peixe
      Carnes de caça como pato, ganso ou perdiz
      Molhos
      Alguns peixes como arenque e cavalinha e sardinha
      Extratos de carne
      Carne vermelha
      Carnes de órgãos: miolos, coração, rins, fígado, moelas
      Ostras e mexilhões
      Bebida alcoólica

      Obrigada

      Excluir
  44. Possuo 7,5 de ácido úrico. Gosto muito de feijão. Será que devo evitar? Devo procurar nutricionista, endocrinologista ou reumatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, consuma 1 vez por dia em quantidade pequena. Se estiver com dores ou incômodo nas articulações procura um reumatologista se quer melhorar a alimentação em geral procura um profissional nutricionista. Alimentos ricos em purinas como carnes vermelhas e bebidas alcoólicas devem ser evitados. Obrigada.

      Excluir
  45. ola tudo bem? Semana passada fiz um exame sangue no qual meu acido urico deu 7,4, de fato eu bebo somente nos finais de semana só que não são todos. Gostaria de saber se mesmo eu bebendo raramente eu precisaria parar? Só para ressaltar minha medica me receitou o remédio para acido úrico nas esqueci o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Junior, infelizmente bebidas alcoólicas estão entre os alimentos ricos em Purinas que são metabolizados em ácido úrico e não sendo eliminado corretamente do organismo se acumulam nas articulações causando a Gota. Portanto, deve ser evitada em crise de gota assim como os alimentos ricos em purinas. A cerveja, especialmente.
      Obrigada.

      Excluir
  46. Boa Tarde Doutora. Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela qualidade de suas respostas e sua boa vontade em esclarecer seus leitores, que, a partir de agora, tenho certeza que já são seus admiradores. Tenho ácido úrico de 8.1, mas não tenho sintomas. Parei de comer carne vermelha, embutidos em geral, doces, reduzi pães e massas, e nem mesmo aquela cervejinha de final de semana eu tomo. Consumo frango (grelhado), feijão, arroz, verduras, frutas e legumes. Pergunto se minha alimentação está adequada e se posso consumir frutas secas, como banana passa, figo turco, bem como se faz bem consumir Castanha-do-Pará. Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mto obrigada pelo elogio o Blog eu fiz com intuito de ajudar as pessoas no que for possível.
      Então está bem alto seu ácido úrico, o Senhor deve mudar hábitos alimentares e se estiver acima do peso é importante q diminua para reduzir os riscos de uma futura crise de gota. Aqui no blog dou apenas dicas e orientações para uma avaliação mais completa recomendo um nutricionista.
      Feijão pode ser 1 vez por dia em pouca quantidade, as frutas secas pode consumir tome cuidado com a quantidade por serem calóricas, oleaginosas pode consumir até 40g por dia misturadas ou 2-3 castanhas/dia. Bebida alcoólica não deve consumir.
      Fazer uma atividade física é mto importante, mas antes passe por um cardiologista para ver a resistência cardíaca. Se sentir dores nas articulações (dedões dos pés, joelhos, juntas etc)procure um profissional Reumatologista. Obrigada.

      Excluir
  47. A Sra. poderia me informar se o consumo do abacaxi é proibido para quem tem ácido úrico elevado? Obrigado. João Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Antonio. Não é proibido porque as frutas se alcalinizam ao entrar no estômago até o limão que é mais ácido se torna alcalino no organismo. O que se deve evitar são os alimentos ricos em Purinas como os já citados anteriormente. Obrigada.

      Excluir
  48. bom dia dr giselle gostaria de saber se quem tem acido urico pode comer feijão de soja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A soja é um grão com teor moderado de purina, portanto, pode consumir com moderação. Se consumir soja não consuma outra leguminosa como feijão ou outro derivado de soja no dia. Obrigada.

      Excluir
  49. Boa noite! No exame de urina de meu filho de 3 anos deu Cristais acido urico : abundantes. Fiquei mto preocupada. A orientaçao que tive foi, diminuir proteinas e dar bastante agua. Gostaria de saber se so corrigindo a alimentaçao é possivel eliminar tais cristais?? Poderia me da maiores informaçoes? Meu filho esta otimo, sem queixa alguma...Desde ja agradeço! CAROL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, pode ser uma alteração genética do metabolismo dele, uma certa quantidade não é prejudicial a gota afeta adultos, em crianças é raro. Procure fazer acompanhamento pediátrico e realizar exame de urina constantemente. Nosso organismo elimina junto com a urina os cristais de ácido úrico. O que pode estar acontecendo é uma eliminação em excesso desses cristais por alteração metabólica.

      Procure não dar alimentos ricos em purinas:
      carnes vermelhas em excesso
      -vísceras (p.ex. fígado, coração, moela,)
      -crustáceos (camarão, mexilhão, lula..)

      Exemplos de alimentos pobres em purinas: queijo, leite, ovos.
      Beber muito líquido (água, sucos, chás, agua de coco)

      Obrigada espero ter ajudado.

      Procure todo ano repetir os exames.

      Excluir
    2. Mto obrigada, me tranquilizou bastante! So mais uma duvida, carnes brancas como frango e peixe pode comer ou moderadamente tb? Posso colocar todo tipo de verduras? Massas em geral pode comer? É pq como ele é mto pequeno fica dificil preparar um cardapio sem prejudica-lo...
      Mais uma vez obrigada.
      Carol

      Excluir
    3. Pode sim frango e peixe evitando a cavalinha. sardinha, arenque, frutos do mar que são ricos em purinas. Verduras, frutas, legumes pode consumir evitar o espinafre. Massas, leite e derivados, ovos, pode consumir. Para a criança é mais difícil a restrição alimentar, mas no caso do ácido úrico são alimentos q as crianças já rejeitam mesmo, por exemplo, as vísceras, frutas do mar. Fica mais fácil de retirar. Obrigada.

      Excluir
    4. Ta certo! Mto obrigada por ajudar!

      Excluir
  50. meu pai bebe muito e depois de umas horas a pele dele fica toda vermelha isso e uma doença ou uma reaçao alergica ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a bebida alcoólica passa pelo estômago vai para circulação sanguínea depois para ser metabolizada e eliminada passa pelo fígado e é excretada na urina, suor, hálito, fezes etc.
      Os orientais possuem menos enzimas para metabolizarem o álcool o que faz com que fiquem vermelhos se a pessoa tem pressão alta também pode fica mais vermelha por conta da circulação sanguínea. Doença como a cirrose, ocorre se o consumo do álcool for constante e em altas doses e longo tempo. Obrigada.

      Excluir
  51. Boa Tarde! Tenho ácido úrico elevado, 8.1 e gosto muito de tomar suco de uva integral. Pergunto se faz mal para quem sofre de ácido úrico. Obrigado. Paulo Fernando.

    ResponderExcluir
  52. Desculpe lhe incomodar mais uma vez, mas quem tem ácido úrico elevado pode comer sushi? Paulo Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Fernando, pode tomar todos os tipos de sucos naturais quanto mais liquido melhor para a Gota. O sushi é feito a base de salmão peixe rico em purinas não é indicado.
      Obrigada.

      Excluir
  53. Boa Tarde, Gisele meu acido estar em 9.60 mg/dl. Neste momento meu pe esq. estar inchado com muita dor. Supendi o que ja sabia feijao/carne/cerveja/coca etc...comecei a dieta do limao. Nao sabia. Quando a dor aperta tomo SEDILAX alivia a dor. Posso estar injerindo tal medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca se automedicar procure um atendimento médico especialista em reumatologia ou clínico geral ele indicará o medicamento adequado para a dor e inflamação. Toma bastante liquido o suco de limão e outras frutas cítricas é bem indicado. Não faça dietas restritivas como a do limão sem fundamento científico e pode piorar a doença.
      Evite os alimentos ricos em purinas, principalmente bebidas alcoólicas, carnes de vísceras (figado, rins coração, bucho etc.). Procure fazer alimentação mais natural sem alimentos industrializados (congelados, calda de carnes, temperos prontos etc)
      Obrigada.

      Excluir
  54. Giselle, Boa tarde Anonimo do dia 29/11 l3:07 hrs. Tenho como amenizar o local dolorido e inchado como: massagem/compressa. ? O que fazer p/acelerar tal situacao? Tenho dois dias na dieta. Ingerindo liquido ( agua/suco) comendo macarrao/rango/salada. Nao ta mais doendo como antes mais continua inchado tenho q trabalhar e so estou no reposo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, indico que procure um profissional reumatologista ou mesmo um clínico geral ele passará os medicamentos para dor e inflamação adequados para a doença. Massagens e compressas pode ser feito, mas o medicamento é mais eficaz neste processo inflamatório.
      Para a dieta evite os alimentos ricos em purinas, principalmente bebidas alcoólicas, carnes de vísceras (figado, rins coração, bucho etc.). Procure fazer alimentação mais natural sem alimentos industrializados (congelados, calda de carnes, temperos prontos etc). Tomar bastante líquido água, sucos naturais, chás claros, agua de coco,
      Obrigada.

      Excluir
  55. meu marido está com o acido urico o dele tá 11e ele tá com muitas dores no lado esquerdo ,ele tá cm cristais no rins pode comer carne de franco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim frango e peixe evitando a cavalinha, sardinha, arenque, frutos do mar que são ricos em purinas. Tomar bastante líquido ate 2 litros por dia. Procure um médico especialista. Obrigada.

      Excluir
  56. Bom dia Giselle, meu nome e Paulo herdei o acido urico do meu pai e gostaria de saber qual o remedio que eu posso tomar para manter ele sempre no nivel certo, isto é. alem da dieta. Att. Obrigado.

    ResponderExcluir
  57. Olá Paulo, na área da saúde somente os médicos podem receitar remédios. Você deve passar por consulta com um reumatologista para que ele te indica o medicamento correto. O excesso de peso pode desencadear a crise de gota, manter o peso adequado e alimentação é mto importante. Obrigada.

    ResponderExcluir