segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entenda o que é Ácido Úrico elevado que pode transformar em "GOTA"

O ácido úrico é o produto final do metabolismo das proteínas. Quando presente no sangue em altas doses, o ácido úrico, em forma de cristais, pode depositar-se nas articulações.
                                       A região fica inchada, vermelha e muito dolorida.
O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos, por ação
de uma enzima chamada xantina oxidase.

Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

 Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir por três motivos:
  • porque sua produção aumentou muito e o organismo não consegue eliminar totalmente;
  •  porque a pessoa está eliminando pouco pela urina;
  • ou por interferência do uso de certos medicamentos.

 O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas e quando sua concentração plasmática fica maior do que 7mg/dl nos homens e 6mg/dl nas mulheres, ocorre supersaturação e precipitação em forma de cristais nas articulações e outros órgãos. Os cristais, por sua vez, são fagocitados pelos polimorfonucleares, desencadeando todo processo inflamatório local.




Gota é uma artrite inflamatória induzida pela deposição de cristais de urato monossódico no líquido articular e outros tecidos. É a doença articular inflamatória mais prevalente, afetando cerca de 1-2% dos adultos.  
*Acomete mais homens do que mulheres numa proporção de 4 homens para 1 mulher. Em homens a doença surge principalmente após os 40 anos de idade e nas mulheres após os 60 anos. 


A doença associa-se frequentemente com:

  • Síndrome Metabólica (hipertensão arterial elevada, obesidade IMC elevado, insulinoresistência DM, doença coronariana, dislipidemia) e pode evoluir com insuficiência renal crônica, com grande impacto na qualidade de vida. 

 A Gota pode ser classificada como:

  • PRIMÁRIA: decorrente de um erro inato do metabolismo das purinas (superprodução e/ou insuficiência na excreção renal de ácido úrico); 
  • SECUNDÁRIA: relacionada com outras condições ou enfermidades que elevam os níveis de ácido úrico (alcoolismo, doenças mieloproliferativas, anemias hemolíticas, policitemia, psoríase, quimioterápicos, warfarin, vit. B12, aspirina em baixas doses, tiazídicos, etambutol, pirazinamida, fenilbutazona, doença renal, hipertensão, etc.)
Diagnóstico

O diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado.

 Alimentos permitidos:
  • Frutas em geral,
  • Hortaliças (a maioria pode ser usada, com exceção da acelga).
  •  tomate, vagem, batata, beterraba, almeirão, chicória e alface.
  • Leite, iogurte, ovos e cereais, como arroz, pães, massas e biscoitos.
  • Tomar bastante água para eliminaçõe do ácido úrico
 Frutas cítricas(limão, laranja, etc): apesar de serem ácidos no sabor, seu efeito no sangue é alcalinizante, favorecendo a eliminação do ácido úrico. O tomate não tem relação com as crises de gota.

Alimentos que devem ser evitados durante o período de crise:

  • Queijos, especialmente os amarelos (mussarela e queijo prato) por possuírem alto teor de gordura,  
  • vísceras (rins, fígado, coração, miolo e moela),  
  • carnes em geral, principalmente as vermelhas 
  • peixes gordos (arenque, cavalinha, atum e sardinha),
  • bebidas estimulantes (café, coca-cola, chá mate e guaraná em pó),
  • bebidas alcoólicas especialmente a cerveja e vinho que é rica em purinas,  
  • feijão, ervilha,  
  • temperos prontos como caldo de carne e de galinha, sazon.
 Dicas saudáveis:
  • Abandone o uso de bebidas alcoólicas (substitua por sucos naturais);
  • Evite fontes de gordura saturada: frituras, carnes gordas, queijos gordos, manteiga e margarina, presunto, toucinho, bacon, gordura vegetal e banha;
  • Mastigue muito bem os alimentos para evitar a ingestão excessiva;
  • Controle seu peso;
  • Nunca jejuar tendo gota, pois seu corpo pode utilizar a proteína como fonte de energia e levar ao aumento do ácido úrico;
  • Beba muita água, sucos frescos, chás;
  • Não fazer dietas restritivas
Além da alimentação pouco calórica, quando necessário, podem ser indicados medicamentos para inibir a produção de ácido úrico ou para aumentar sua excreção. Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substâncias. Procure um profissional especialista em reumatologia para indicar o melhoer tratamento para seu caso.

 Uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares ajudam a prevenir as crises de GOTA. 

PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE GOTA

O que é ácido úrico ?

Quando as células do corpo são destruídas para que novas células se instalem no organismo, os núcleos de cada uma eliminam substâncias que devem ser excretadas pelo corpo. O ácido úrico é uma delas e deve ser jogado fora pela urina.

O que é gota?

A gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue. Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quando pela eliminação deficiente da substância. Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação. Se não tratada a tempo, a gota pode debilitar órgãos como os rins.

 Os cristais de ácido úrico se depositam nos rins produzindo alterações funcionais desse órgão. Pode haver formação de cálculos, produzindo cólicas renais. Também podem ocorrer depósitos de cristais debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos e orelhas. São os chamados tofos.
 



 Acima de que nível de concentração no sangue podemos dizer que o ácido úrico está elevado, em indivíduos do sexo masculino e feminino ?

O aumento da concentração de ácido úrico no sangue (HIPERURICEMIA), é definido como um nível de ácido 
  • Homens maior que 7,0 mg/dl
  • Mulheres maior que  6,0 mg/dl

Qual a incidência da Gota ? É mais comum nos homens ou nas mulheres ?

Dois por cento da população mundial sofre de gota. Entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens. A gota é a causa mais comum de inflamação da articulação em homens acima de 40 anos de idade. Na mulher é uma doença rara. Sua incidência aumenta após a menopausa.

1mulher :8 homens

Como é a crise aguda de gota ?

É típico que as primeiras crises acometam somente uma articulação (85% dos casos). Iniciam-se abruptamente, geralmente durante a noite ou de madrugada.

A articulação envolvida torna-se dolorosa, quente, avermelhada e inchada. Pode ocorrer febre baixa.
  • As primeiras crises normalmente se resolvem espontaneamente em 3 a 4 dias.
  • Se a gota não for tratada com atenção desde sua primeira manifestação, é possível que a doença atinja outras articulações e se torne crônica, com crises permanentes. A chamada gota crônica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. 
  • Neste caso, podem surgir por exemplo deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações.

Quais são as articulações mais afetadas na gota?

A articulação do pé, por ser naturalmente desprotegida, é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica vermelha e muito inchada. Os sintomas da primeira manifestação da doença duram entre três e quatro dias. Se não for feito um tratamento devido desde a primeira manifestação da gota, as crises continuarão e poderão atingir outras articulações como as do joelho.

As articulações do dorso do pé, tornozelos, dedos, punho, cotovelo, mãos e ombros também poderão ser atingidas.

Quais os fatores que podem desencadear uma crise de gota ?

  • Ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja
  •  Dieta rica em alimentos que aumentam o ácido úrico
  •  Trauma físico
  •  Uso de diuréticos 
  • Obesidade

Como se trata a crise aguda de gota ?

A crise aguda de gota é tratada com colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos. Mas, tais produtos só podem ser administrados sob prescrição e orientação médica.
A automedicação nunca deve existir. Somente o médico está credenciado a tratar da gota em qualquer de suas fases. As instruções médicas devem ser rigorosamente seguidas.

Quais os cuidados que devem ser tomados pelo paciente ?

Os portadores de gota devem ter cuidado com agentes que podem desencadear a crise, tais como: traumas articulares e excesso de determinados alimentos. O único modo de evitar o aparecimento dos tofos é o tratamento regular sob orientação do médico reumatologista.

Uma vez estabelecida a gota crônica (tofos), devem ser evitadas infecções locais, para isso é importante evitar traumas (por exemplo, usar calçados que não machuquem os pés) e , caso saia alguma secreção esbranquiçada do tofo, deve-se lavar a lesão com soro fisiológico 0,9% e fazer um curativo; além disso, o médico deve ser procurado para avaliar a necessidade de antibióticos para evitar um processo de osteomielite (infecção do osso).



Recomendações ao paciente pós-alta:

- Reduzir peso/ estimular atividade física; parar fumar, álcool; restringir frutos do mar e
carne vermelha.
- Controlar pressão arterial, diabetes, dislipidemia.
- Aumentar a ingesta de líquidos.
- Monitorar função renal e níveis de ácido úrico a critério do médico.
- Acompanhamento periódico com médico assistente.

Procure um médico especializado para o tratamento da doença. Estas orientações não substitui a necessidade de acompanhamento médico.

Em resumo...

O ácido úrico mantém-se dissolvido no sangue até níveis próximos de 7,0 mg/dl. A partir deste valor, quanto mais elevada for sua concentração, maior é a chance de cristalização e deposição nos tecidos, principalmente nas articulações, que são as regiões de menor temperatura do corpo. Caso a concentração sanguínea de ácido úrico continue se elevando, a cristalização pode passar a ocorrer mesmo em tecidos mais quentes, como a pele.

É importante destacar, porém, que são necessários alguns anos de ácido úrico elevado para se desenvolver a doença gota. Porém, nem todo mundo que tem ácido úrico alto, desenvolve gota. Algumas pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que 7 mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém sabe.
O excesso de ácido úrico também pode levar à formação de cálculos renais de ácido úrico. Existe também o risco de deposição de urato e formação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica

A elevação do ácido úrico sanguíneo, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com ácido úrico elevado nem sequer desconfiam do fato. As duas causas mais comuns são as crises gota e as pedras de ácido úrico nos rins.

*Algumas pessoas com histórico de gota referem descamação das mãos e pés quando os níveis de ácido úrico estão elevados. Na verdade, não existe nenhuma comprovação de tal relação. Descamação das mãos e pés é geralmente causada por ressecamento da pele e não por ácido úrico elevado.

A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e 45 anos. Nas mulheres costuma ocorrer somente após a menopausa.
Como a maioria dos pacientes com ácido úrico elevado não desenvolve crises de gota ou cálculo renal, o consenso atual indica não usar alopurinol nestes casos. Só se começa tratamento com remédios se houver um primeiro episódio de crise de gota, cálculo renal, ou se os níveis de ácido úrico estiverem acima de 13 mg/dl no homem e 10 mg/dl na mulher.

Nunca se auto medique procure um profissional para fazer o tratamento adequado. A auto medicação pode piorar o quadro. Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

276 comentários:

  1. Interessante artigo, além da predisposição, pessoas que ingerem muito alimentos embutidos desenvolvem também.
    A Quiropraxia ajuda aliviar estas dores.
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta -
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.

    ResponderExcluir
  2. Sim doutor os alimentos "não indicados" ajudam em mto nas crises de gota. E com essas dietas da moda restritiva em carboidratos piora ainda mais a situação de quem tem gota. Por favor, quem tem gota não deve fazer dietas restritivas. E procure um profissional capacitado para atendê-lo. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Darla, e tenho ácido úrico elevado, Gostaria de entender uma divergencia no texto:"Alimentos permitidos:... •Faça uso constante de tomate..."

    "Os portadores de gota devem ter cuidado com agentes que podem desencadear a crise, tais como traumas articulares e excesso de determinados alimentos (espinafre, tomate, álcool...)."

    Ao mesmo tempo em que indica o consmo do tomate, informa que esse consumo pode gerar uma crise?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Darla td bem, O tomate não é causador da elevação do ácido úrico na circulação, é um problema metabólico que o organismo não consegue eliminar esse excesso. Recomenda-se que pacientes com gota tenham dieta baixa em alimentos que contêm purinas: é necessário reduzir o consumo de sardinha, anchova, frutos do mar, aves domésticas, carnes, miúdos (como rim e fígado), feijão, soja, ervilha... Os alimentos protéicos que devem ser evitados.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Pq a acelga nao pode ser ingerida? ela é rica em calcio tem pouco carboidrato e tem pouca proteina.

    ResponderExcluir
  6. OI, MEU NOME É RICARDO, EU POSSUO ÁCIDO ÚRICOELEVADO EM 8,04.GOSTARIA DE SABER SE BEBIDAS ENERGÉTICAS TAMBÉM DEVEM SER EVITADAS, GRATO.

    ResponderExcluir
  7. A acelga deve ser consumida com moderação, porque contém uma substância denominada oxalato (nozes, espinafre, chocolate e chá verde) também contém essa substância. Que se acumula nas articulações aumentando os sintomas na crise de gota. Portanto, deve ser evitado na crise (mesmo sendo saudável). Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá Ricardo, não encontrei em nenhum estudo onde relatasse dos energéticos na crise de gota. Porém, procure evitar porque os eletrólitos dessa bebida, se não for eliminado poderá ficar na circulação e prejudicar os sintomas da doença. Na crise procure consumir os alimentos permitidos. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Giselle,
    Meu filho de 16 anos está com ácido úrico elevado, em 8,6. Eu não entendi muito ainda a relação com o tomate fresco. Preocupo-me porque ele gosta bastante de tomates com azeite e vinagre... Deve parar? Obrigada, Andrea Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode continuar consumindo, evitar fontes proteicas como os alimentos abaixo:
      Sardinhas, anchovas e frutos do mar
      Aves e carnes
      Miúdos (rim, fígado)
      Legumes (feijão, soja, ervilha, grão de bico)

      Excluir
  10. Estou com ácido úrico em 6,50 e meu colesterol está em 245. Nunca foi tão alto. Gostaria de saber se o uso de Whey Protein pode ser a causa dessa elevação. Pratico musculação todos os dias.

    José Wellington, Brasília/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José não sei como é sua alimentação, porém excesso de ptna não é recomendado, o whey é fonte de muita proteína, procure um profissional nutricionista para melhor avaliar seu caso.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  11. Olá meu nome é Max, e descobri agora com o simples exame de sangue que estava com um pouquinho do ácido úrico elevado tipo 7,4 já q homem é até 7,0. Bom o médico já me receitou alopurinol, a pergunta é uma vez com esse ácido elevado e fazendo o tratamento corretamente, nunca mais terei esse problema ou sempre viverei com essa deficiência de expelir o ácido?

    Desde já Grato Doutora!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Max, sempre terá essa predisposição, porém com o uso do medicamento e alimentação equilibrada vc não terá maiores problemas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Dra. Obrigado pela disposição em responder as peguentas.

    Já tive crises de gota. Após utilizar a Conchi durante a crise tento manter a dieta e exercícios, além de ingerir 3-4 lts de água diariamente.

    Minha dúvida é quanto a eliminação dos cristais. A última crise atingiu o dedão do pé. Hoje não sinto mais dor (já passaram 3 semanas) porém percebo o inchaço ainda persistir.

    Há como dissolver os cristais?

    Att
    Stenio Diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stenio. Os cristais são dissolvidos com os medicamentos prescrito por seu médico. A alimentação nesse caso não terá esse efeito, ela é mais preventiva. Obrigada

      Excluir
  14. Bom dia Dra. Já vi alguns post recomendando o consumo de café e chás para quem tem acido úrico elevado. Devo desconsiderá-los tendo em vista a contra indicação do mate e do próprio café aqui feita? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, é bom evitar quando estiver em crise. Não precisa excluir da dieta. Obrigada

      Excluir
  15. Boa tarde, Dra. Meu ácido úrico é elevado. Acredito seja até uma predisposição genética. Agora, após os 60 anos, ficou um pouco pior o controle. -- Assim, posso continuar usando sementes de Chia , pois em alguns textos leio que não devo consumir sementes em geral ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não vejo problema em consumir a semente de chia pode continuar o consumo. Procure auxílio de um médico. Obrigada.

      Excluir
  16. Têm vários artigos na internet que diz que o limão ajuda a eliminar o acido úrico, isso é verdade? Eu sofro de gota, (nesse exato momento estou, já até acostumei com a dor...todo ano é a mesma coisa) teve um tempo, que usei vários limões para curar a gripe e me estourou a gota, por isso te pergunto: quais os efeitos do limão para a gota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente o limão é eficaz na eliminação de cálculos ou cristais de urato que se formam no organismo, portanto ele não é o motivo da gota . A ingestão de limões aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico, porém no seu caso tem que investigar a causa da gota, pode ser um fator genético ou metabólico o organismo não consegue eliminar esses cristais que se depositam nas articulações. Procure evitar os alimentos citados na matéria, principalmente bebica alcoolica e carnes. Obrigada.

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta.Têm algo que me intrigou, o médico quando me deu uma lista de alimentos que não podia comer, citou o tomate e eu vi lá em cima que vc disse a uma pessoa que têm problemas com acido úrico p continuar a consumir tomate e mais, a pessoa disse que usa vinagre! Veja está lista Alimentos proibidos:

      Miúdos (coração, rins e fígado)
      Vitela, bacon e embutidos
      Frutos do mar em geral, sardinha, arenque, anchovas, bacalhau, camarão, ovas de peixe
      Caldo de carne em tabletes
      Peru
      Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja
      Tomate e molho de tomate
      Aspargos, COGUMELOS, ervilhas, couve-flor e espinafre

      http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/alimentos-que-combatem-e-causam-acido-úrico/187/

      E não encontrei nada comprovado cientificamente, que o limão é benéfico para o acido úrico. Eu acho que as pessoas têm que seguir o que o seus médicos dizem, na net acho perigoso procurar informações...

      Excluir
  17. Veja o que disse uma "colega de trabalho" sobre o limão:
    Ed Lincon

    Boa noite, gostaria de saber ; o limão diminui o acido úrico, desde já o meu muito obrigado.
    Resposta:

    Olá Ed, não existe comprovação científica que fundamente essa ação.

    Eneida Ramos, nutricionista clínica do Einstein


    http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1014


    Eu estou querendo usar qualquer coisa para diminuir a minha gota por isso, estou procurando alguma comprovação cientifica do uso do limão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, então continuo com a conduta que limão e tomate não é causa do ácido úrico elevado, pelo contrário, o limão até ajuda na não formação desses cristais. Se o médico receitou remédio faça uso, é importante. Realmente tem poucos estudos em relação ao limão e gota.
      Obrigada.

      Excluir
  18. Boa noite Dra., tive uma forte crise de ácido úrico, foi a primeira vez, no exame acusou 7,4 mg não sabia nem o que era isso, foi no tornozelo esquerdo, inchou muito, muita dor, mal conseguia colocar o pé no chão, também foi constatado tendinite, estou tomando alopunirol, colchicina e bi-profenid há 12 dias, e ainda fica um pouco dolorido no final do dia. Estes sintomas demoram a passar ? Esta crise foi somente do ácido úrico ou considero como gota ? Aguardo retorno. Obrigado. Mauro

    ResponderExcluir
  19. Olá Mauro, depende de cada caso alguns passam mais rápido outros demoram mais depende do grau que se encontra a doença. O ácido úrico que não é eliminado do organismo é o que causa a gota, portanto considero que esteja com Gota. Siga as orientações médicas e tome os medicamentos para diminuir os sintomas, em crise de gota evitar alguns alimentos e bebibas alcoolicas, como citado acima. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Meu marido está tendo crises constantes de gota( é a 2ª vez e dessa vez está crítica), está em dieta severa tem uns 20 dias, bebendo muito líquido,usando a colcichina+anti-inflamatório, além do AAS 100mg, um antiarrítimico,hidroclorotiazida 25mg,sisvastatina, enfim as medicações de uso diário pois é hipertenso.... Só que além de dieta só de peixes(linguado, congro rosa) e filé de frango, onde reveso dia sim/dia não, Ele nem tem saído para trabalhar, pois é aposentado e tem outra profissão para complementar a renda(taxista). Que outras carnes posso oferecer, por exemplo filé de pato ou marreco, bacalhau, carne sem gordura como filé mignon?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taisa, deve-se evitar principalmente as vísceras (fígado, coração, bucho intestinos,
      rins, miolos, mocotós e língua...); embutidos (mortadela, presunto, salame, linguiça, salsicha. bacon etc); frutos do mar (mexilhão, marisco, camarão, caranguejo, lula, lagosta, ostra, polvo, siri etc). Quanto mais natural a alimentação melhor (frutas, verduras, legumes, saladas). Evite os industrializados rico em sódio e conservantes que pode piorar o quadro. A carne pode consumir em pequena quantidade, o bacalhau tem bastante sal ele é hipertenso, evite o excesso. Obrigada.

      Excluir
  21. Tenho 41 anos venho tendo problemas já alguns anos de ácido úrico, meu ultimo exame feito agora em fevereiro deu 10,5 mg está muito alto, estou evitando muitos alimentos não recomendado e bebendo bastante água eu nunca tive uma crise de gota mais estou percebendo que os meus joelhos e ombros estão começando a doer, um dia desses tive uma dor muito forte no joelho coloquei gelo e tomei cataflan e passou mais estou percebendo que vou ter problemas muito sério. Também tem um outro problema eu adoro cerveja, estou diminuindo bem mais as vezes é difícil estou querendo passar a tomar vinho mais moderadamente o que você me aconselha. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, realmente esta bem acima do normal. O que te recomendo é procurar um profissional reumatologista. Deve evitar todo tipo de bebida alcoolica e não substituir por outra. Se estiver acima do peso deve perder peso. E evitar os alimentos não recomendados rico em purinas. Obrigada.

      Excluir
    2. Oi Giselle, muito obrigado pela sua atenção.

      Excluir
  22. boa tarde.
    Gostaria de saber sobre a terapia do limão.
    Li sobre ela, dizendo que é ótima pra combater o acido úrico, mas por outro lado , li que alimentos acido podem piorar o acido úrico.
    em uma crise de gota, o que deve comer?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, os alimentos cítricos ou ácidos não prejudicam a gota mas sim os ricos em PURINAS. Por exemplo, as frutas cítricas se trasformam no organismo em alcalinas. O limão não permanece nesta forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos. Há uma confusão por conta do nome da doença ácido úrico em relação as frutas ácidas. Porém não tem relação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Olá Giselle, gostaria de saber se o feijão faz realmente muito mal para o ácido úrico, principalmente os do tipo mulatinho, macaça, preto, etc... que costumo comer muito, em conjunto com sucos cítricos pra melhor absorção do ferro. Evito feijoada, que é um veneno para ácido úrico, pelo que já li.

    Outra coisa... não convivo com a ideia de passar o resto da vida sem beber devido a um probleminha genético, tenho apenas 22 anos e já aboli cerveja e vinho tinto da minha dieta, minha dúvida é quanto aos destilados, gosto de vodka com suco de limão... whiskey seria mais indicado? Ou quem sabe até cachaça mesmo, com limão e mel?

    Obrigado!

    -Herbert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herbert, o feijão deve ser evitado qdo estiver em crise de gota do contrário poderá consumir com moderação. Já a feijoda contém as vísceras e embutidos que não é indicado. Os cítricos pode consumir como expliquei acima. E a bebida alcoolica infelizmente é o grande vilão da crise de gota aliado a outros fatores, como exemplo a obesidade. O consumo de álcool deve ser limitado, pois, aumenta a produção de purinas e a hipertrigliceridemia. A cerveja confere risco maior que as bebidas destiladas. Fazer uso de bebidas alcoólicas durante ou logo após um episódio agudo pode prolongá-lo ou reduzir o intervalo de recidiva (volta). Após o controle adequado de uma crise aguda, a ingestão de uma quantidade moderada (por exemplo, uma taça de vinho ao dia) pode ser permitida. O uso de cerveja, principalmente em grandes quantidades, deve ser evitado. Destilados também devem ingeridos com parcimônia. Obrigada.


      Excluir
    2. Nossa, que rapidez na resposta, está de parabéns!
      E eu que agradeço pela informação... muito obrigado.

      -Herbert

      Excluir
  25. Boa Noite ! Ja tive varias crises com açido urico elevado, hoje é meu 3 dia de crise , ontem para dormi tive de ir ao pronto socorro tomar medicamentos injeteveis dipirona-diclofenaco -voltarem , so assim consegui dormi por volta das 3 da madrugada...
    quais frutas ajudam a diminuir o açido urico. Walter Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Walter, pode consumir todas as futas, evite principalmente bebidas alcoolicas e alimentos ricos em Purina (carne vermelha, frutos do mar, peixes como sardinha e salmão, prefira os de água doce, miúdos como ( fígado, coração, bucho, rins etc) embutidos (salame, presunto, linguiça, mortadela, etc. Evite os industrializados. Em crise de gota tenha uma alimentação mais saudável rica em frutas, vegetais, legumes. Procure sempre auxílio médico nunca se automedique. Obrigada.

      Excluir
  26. Oii meu filho tem 22 anos e fez um exame em novembro de urina tipo 1 e deu +++aproximadamente 300mg/dl de ácido úrico e muco++, o q pode ser, o médico disse q era apenas pra beber muita água e cortar carne e cerveja, hoje ele foi fazer exame de urina com fita no laboratório de um m'dico para visto e o médico relatou q tinha dado ácido úrico na fita, e pediu um exame de urina tipo i pra hoje dois dias após a consulta e orientou ele a beber bastante água e fazer uma dieta pra repetir o exame.....pode ser grave.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente com exame de sangue específico para ácido úrico para saber se realmente esta com excesso no organismo. Geralmente acomete pessoas mais velhas, porém tem fatores fisiológicos, onde o organismo não consegue eliminar o excesso e fica no organismo podendo acumular-se nas articulações e nos rins. Portanto, o diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado. Obrigada

      Excluir
  27. OLÁ GISELE, MEU FILHO TEM 14 ANOS E ESTÁ COM ÁCIDO ÚRICO, ELE QUER COMER LANCHE MAS NÃO SEI O QUE OFERECER, LI QUE PODE COMER QUEIJO AMARELO MAGRO, JÁ QUE O BRANCO ELE NÃO GOSTA, VC PODERIA ME INDICAR UMA QUEIJO AMARELO QUE ELE PODE CONSUMIR COM MODERAÇÃO. DESDE JÁ OBRIGADA. VALÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, os queijos mais amarelos tem maior teor de gordura comparados com os brancos. Pode consumir o que for melhor para o paladar dele, a mussarela, o prato, provolone, etc. Obrigada.

      Excluir
  28. Boa noiet, tenho 37 anos, e tive muitas dores nos pés, e fui ao medico e descobri que estava com o acido urico elevado, 13,2, e não conseguia nem colocar o pé no chão, mas estou tomando a medicação passada pelo medico. Esta muito difissil, devido as restrissoes alimentares, e ainda todo dia, tenho dores nos meus. Mesmo tomando a medicação, o que pode ser feito. Segue abaixo medicamento, é o correto.ALLOPUTINOL 200MG,BENZOBROMARONA 50MG,MELOXICAM 7,5MG,PREDIZONA 2,5MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edgard, continuar com a medicação conforme o médico prescreveu e não parar a medicação por conta própria. Evitar alguns alimentos ajuda a controlar as crises.

      -Evitar principalmente bebidas alcoolicas (nenhum tipo em crise de gota),
      - Alimentos ricos em Purina:
      -carne vermelha, prefira carne de aves
      -frutos do mar (marisco, lagosta, camarão...),
      -peixes como sardinha e salmão, prefira os de água doce,
      -miúdos como ( fígado, coração, bucho, rins etc)
      -embutidos (salame, presunto, linguiça, mortadela, etc.)
      Evite os industrializados (alimentos prontos, fast food, temperos prontos...)
      Prefira os alimentos naturais verduras, legumes, frutas.

      Obrigada.

      Excluir
  29. Ola Giselle, Sou Gabriel. Senti uma forte dor no rin esquerdo do nada, bem subtamente, coisa que nunca tive, fui para o hospital, tomando soro com buscopam, senti um ardume na uretra e era uma pedrinha, depois sumiu como magica a dor, depois comecei a tomar chás medicinais para o rins, deu de piorar e melhoro até agora, comecei a toma bastante agua e chá esta bem melhor sem dores, antes dos chás fiz o exame de acido urico e deu 8,8. Qual é a dica e tratamento ? Só com liquidos e chás diuréticos ''CAVALINHA'' fico pra baixo dos 7,0? ou medico vai passar Alopurinol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, líquido é essencial para quem tem ácido úrico elevado ou cálculos renais pelo menos 2 litros/dia, chás claros (cavalinha, hortelã, quebra pedra, carqueja entre outros) são bem indicados. Se vc já teve uma crise renal nada impede de ter uma crise de gota. Procure um médico reumatologista, em relação a medicamentos somente ele saberá se deve tomar ou não. Mas de qualquer forma vc poderá seguir as dicas de alimentação, têm alimentos com alto teor de purinas que deve ser evitado em crise de gota. Acima já postei bastante dicas. Evite principalmente bebidas alcóolicas, embutidos, vísceras, alimentos industrializados...consuma alimentos mais saudáveis.
      Obrigada.

      Excluir
  30. Porque o índice de ácido úrico nos homens são maior que nas mulheres. Grata Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, pesquisei em alguns artigos mas não encontrei nada falando. Se alguém souber por favor nos escreva. Obrigada

      Excluir
  31. Oi sou o Rui de Portugal e gostaria de saber se tendo o ácido úrico elevado podemos praticar desporto como o futebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui, pode sim desde que tome os devidos cuidados com a alimentação e que as articulações dos pé não estejam afetadas. Obrigada.

      Excluir
  32. Muito bom o artigo e os comentários, a senhora está de parabéns.
    Gostaria de saber se a quinoa pode ser utilizada na dieta, já que possui muita proteína.
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hermes, pode sim a proteína vegetal é diferente da animal. Sempre ferventa a quinoa antes de consumí-la nunca crua. Obrigada.

      Excluir
    2. Dra. Giselle, em flocos junto com frutas também?
      Muito obrigado!

      Excluir
    3. Não precisa neste caso, somente o grão precisa ser ferventado.

      Excluir
  33. Boa tarde, Dra. Gisele

    Tenho 25 anos, 1,80 de altura e 83kg.
    Tenho ácido urico a 1 ano, faço controle com medicação, dieta e não ingiro bebidas alcoólicas.
    Meu ultimo exame deu resultado de 9.5, o Reumatologista me indicou zyloric 100mg por 3 meses.
    Hoje faz 59 dias que estou tomando remedio, e amanheci com dor no peito do pé, proximo aos dedos, não estou com o pé inchado e nem vermelho, ontem fiz aula de natação e notei que forcei bastante, dando impulsos para chegar ao outro lado da piscina. Não consigo pisar com o pé no chão.
    Gostaria de uma informação, quantos dias na semana a senhora me orienta a comer peixe ( tainha/pacu), frango ( filé de frango, coxa e sobrecoxa assada) e feijão ?

    Muitissimo obrigado

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, qdo está em crise de gota deve-se evitar principalmente sardinha, cavala, mexilhões (frutos do mar), ganso, caviar, extratos de levedura (bebidas alcóolicas-cerveja), carne vermelha, porco e carneiro diminuir a ingestão. O peixe e o frango pode ser consumido de 2 a 3 vezes na semana, feijão 1 vez ao dia pouca quantidade.

      Não existem restrições na ingestão de alimentos pobres em purina, estando incluídos neste grupo: os produtos lácteos, nozes, ovos, massas, pão de grão ou cereais, chocolate, gorduras saudáveis (manteiga, margarina, óleo culinário), produtos de soja como o Tofu e Soja.

      Obrigada.

      Excluir
  34. Inicialmente gostaria de parabenizar a Dra. Giselle por responder todas as dúvidas dos que aqui postam. Realmente é bem raro isso em blogs da área médica e as respostas são na sua maioria bem esclarecedoras. Parabéns.

    Aproveitando que a Sra. responde, vou postar também as minhas dúvidas. :)

    Tenho 37 anos, 1,77m e 80kg. Sou hipertenso (tomo remédio há 3 anos / meus pais também são) e estou com o ácido úrico alto (8,9) e ferritina também (680). Meus tios homens, da família do meu pai , todos tem esses mesmos problemas com o ácido úrico e ferritina, alguns com fortes crises de gota.

    Particularmente nunca tive crise mas estou preocupado visto que as taxas estão alteradas. Voltei a praticar exercícios físicos (em média 5 dias na semana) e estou evitando algumas comidas e bebidas o problema é que a dieta do ácido úrico não é muito compatível com a da ferritina e no final das contas só como frutas no lanche, arroz com frango no almoço (tirei as folhas, beterrabas, tomates, pimentões), não uso mais as farinhas de aveia, linhaça, maracujá, quinoa, etc.

    Sinceramente eu to meio perdido em o que posso e o que não posso para não baixar uma taxa e aumentar a outra. Uma coisa é certa: frutos do mar, carnes vermelhas, visceras, peixes gordos e bebidas alcóolicas devem ser bem reduzidos, o problema é o restante.

    Gostaria, se possível de sua orientaçao para saber se posso continuar comendo principalmente as "farinhas", verduras, castanha do pará, ovos, etc.

    Muito obrigado!!

    Kleber Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber obrigada. Seu caso é mais complicado mesmo, no caso da ferritina tirar o ferro da alimentação carnes vermelhas principal fonte e produtos ricos em frutose artificial também aumentam o ferro. Tem casos que doar sangue ajuda a diminuir esse excesso de ferritina, procure repetir os exames com médicos especializado em hematologia .
      Eu encontrei um artigo que pode ajudar no seu caso. http://www.leandrominozzo.com.br/blog/?p=558
      Obrigada.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas orientações.
      Estava na dúvida qual o profissional mais indicado para eu ir. Nutricionista, Endocrinologista, Hematologista, etc.

      Atce, Kleber Cruz

      Excluir
  35. Obrigado Doutora !! pelas Orientações , tenho 67 anos 8 messes tomo insulina ,mais metformina de 850 mg hidroclorotiazida e enalapril a cinco dias passando em consulta com a médica com fortes dores no joelho e nos pés e através de exames constatou-se , acido úrico muito alto e que eu estava com gota e ai foi receitado alopurinol de 100 mg encaminhamento para Endocrinologista e que eu retornasse após seis messes , mas graças a Deus encontrei este site para que , eu me oriente o que posso e o que não posso comer , porem fiquei perdida em saber que peixes , feijão e até algumas verduras !! são prejudiciais !! realmente preciso de orientações meu nome : Laurinda Atenciosamente desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laurinda, vc deve sempe procurar ajuda médica nunca se auto medicar e tomar a medicação conforme o médico prescreveu, provavalmente vc esteja muito acima do peso pelo que me passou. A perda de peso é muito importante no seu caso, pois irá controlar as taxas de glicemia, diminuir as dores nas juntas e a hipertensão. Eu indico que a Senhora procure um nutricionista na sua cidade por conta de todas as patologias e do excesso de peso.

      No caso da gota a orientação é para que não consuma carnes vermelhas, de porco e carneiro em excesso principalmente evitar as vísceras (fígado, coração,intestino,etc.)
      Evitar frutos do mar (mexilhões, lula, camarão, )e bebidas alcoolicas

      O peixe e o frango pode ser consumido de 2 a 3 vezes na semana, feijão 1 vez ao dia pouca quantidade.

      Pode consumir: os produtos lácteos (leite e derivados), nozes, ovos, massas, pães ou cereais, chocolate, gorduras saudáveis (manteiga, margarina, óleo culinário), produtos de soja como o tofu e soja.
      Verduras, legumes e frutas deve consumir.

      Obrigada espero ter ajudado.

      Excluir
  36. olá dra Giselle,preciso saber se controlando taxa de ácido úrico ,abandonando maus hábitos e sguindo a dieta fica livre das crises de gota,pois estou saindo de uma e foi a primeira vez que tive e quanto tempo dura o intervalo entre uma crise e outra? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Israel, diminuirá sim a chance, porém vc terá sempre a predisposição para a formação desses cristais de ácido úrico que se acumulam nas articulações. Não dá pra dizer qto tempo pois cada organismo reage de uma maneira diferente.

      Bons hábitos alimentares e a prática de atividade física diminuem qualquer situação de risco que o organismo se encontra. Por exemplo, quem tem colesterol alto e passa a cuidar da alimentação com certeza diminuirá as taxas metabólicas o mesmo com fumantes que param de fumar as chances diminuem com o passar dos anos.
      Obrigada espero ter ajudado.

      Excluir
  37. Ola Dra Giselle Barrinuevo, fiz exame sangue a 15 dias deu 9.9 no hospital municipal da cidade, a medica me passou remédio alopurinol 100mg 1 por dia não surgiu muito efeito, passei por um ortopedista que mudou para tomar de 8 em 8 hr mais colchicina isto ja faz 4 dias hj 02/09/14 mas ainda esta bem dolorido e outro fato curioso, quando de repouso pé esta uma maravilha , ficou em pé e andou um pouco fica um pouco inchado e meio roxo, sera que esta com alguma outra lesão ou é assim mesmo, acontece trabalho por conta não posso ficar parado, oque vc poderia me aconselhar, no aguardo muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio o processo de crise de gota é esse mesmo fica bem inflamado e doloroso no local o remédio ajuda nos sintomas da dor e inflamação. Procura não colocar sapatos fechados pode piorar a dor. Indico os mesmos requisitos que falo para todos diminuir fontes de purinas que são metabólicos do ácido úrico.

      Evitar bebidas alcoólicas- principalmente cerveja
      Reduzir o consumo de carnes vermelhas,
      Evitar carnes defumadas (bacon, chouriço, presunto, etc), carne de porco, vitela, cabrito, carneiro, borrego, peru, ganso e miúdos de animais ( língua, coração, rim, moela, fígado).
      No que refere a peixes e mariscos, são ricos em purinas: a sardinha, salmão, truta, bacalhau, ostra, camarão, caranguejo e caviar.
      Bebidas alcoólicas, especialmente as bebidas brancas (cachaça, aguardente, wisky, vodka, etc)
      Dê preferencia a alimentos naturais como, frutas, verduras, legumes bastante líquidos

      Obrigada.

      Excluir
  38. Pedro Dagavea
    Dizem que grão de bico, inclusive a pasta árabe é um veneno para gota. Procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, as leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha) pertencem ao mesmo grupo e realmente elas contém ,as purinas, em sua composição porém não em quantidades grande como na carne ,vísceras e frutos do mar. Deve-se diminuir ou evitar seu consumo em crises de gota.
      Os alimentos permitidos são os produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite, queijo e iogurte. Pães e massas integrais. Arroz, frutas, legumes e verduras.
      Tomar muito líquido, de preferência água para eliminar os solutos do organismo.

      Obrigada.

      Excluir
  39. bom dia grande amiga eu sou praticante de musculação e consumo whey protein isolado que é consistido de 53GR de proteína do soro do leite e soja por 0 de carboidratos por dosagem de 60GR e ultimamente tava com dores nos cotovelos eu ate ache que seria o exceso de peso pois chego a pegar 110 quilos malhando peito deitado e ate 50 quilos para braço em pé eu tenho 120 quilos e 1,83 de altura meu teor de gordura é pouca para meu peso pois o teor maior é no abdomem com ok so que foi a um ortopedista e ele examinou e não deu nada e fiz as taxas e a única alterada foi o ácido úrico com 12,9 onde o total tolerável é de 7,0 vc poderia me dar umas dicas sobre alimentação pois tava vendo em seu artigo algumas coisa que consumo como acelga,também consumo queijo coalho bastante carne de porco sem toucinho na grelha consumo azeite feijão bem quase 3 vezes por dias e a senhorita poderia tambem me passar uma relação de alimentos ricos em purina para eu corta atenciosamente aguardo uma resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willans td bem,
      Segue abaixo uma lista de alimentos com alto, médio e baixo teor de purinas. Vc pode consumir os alimentos com baixo teor de purinas a vontade, médio diminuir em crise de gotas e os ricos evitar em crise de gota

      ALIMENTOS E BEBIDAS COM BAIXO TEOR DE PURINAS:

      Coma ou beba os alimentos seguintes com a frequência que desejar seguindo simultaneamente um plano alimentar que lhe permita manter um bom peso corporal.

      Pães e cereais: cereais refinados, com baixo teor de fibras, farinha branca
      Café e chá
      Sopas tipo creme feitas de leite com baixo teor de gordura
      Ovos (limite-se a comer três ou quatro por semana)
      Frutas
      Gelatina
      Gorduras e óleos em pequenas quantidades
      Queijos com baixo teor de gordura e queijos magros
      Leite: desnatado ou com 1% de gordura (limite-se a beber 680 gr. por dia)
      Nozes e manteiga de amendoim: limite se estiver a tentar perder peso
      Massas e macarrão
      Sopas feitas com extracto de carne ou caldos
      Açúcar, xarope e outros adoçantes em pequenas quantidades

      ALIMENTOS COM MÉDIO TEOR DE PURINAS:

      Coma apenas uma dose por dia destes alimentos sempre que estiver a controlar a gota. Evite comer estes alimentos se a sua doença piorar.

      Aspargos
      Bife, porco e outras carnes vermelhas que não estejam incluídas na lista de alimentos ricos em purina
      Caldos ou sopas feitas com caldo de carne ou de galinha
      Couve-flor
      Feijões secos, ervilhas, lentilhas
      Peixe e marisco que não estejam incluídos na lista de alimentos ricos em purina abaixo
      Feijões e ervilhas frescos
      Sopas, molhos e caldos de carne
      Cogumelos
      Aveia e farinha de aveia
      Aves não incluídas na lista de alimentos ricos em purina abaixo
      Espinafres
      Semente e farelo de trigo
      Cereais integrais
      Fermentos: todos os tipos
      Bebidas alcoólicas principalmente cerveja

      Obrigada

      ALIMENTOS RICOS EM PURINAS:

      Evite sempre comer estes alimentos em crise de gota:

      Anchovas
      Caldos e consomés
      Caviar ou ovas de peixe
      Carnes de caça como pato, ganso ou perdiz
      Molhos
      Alguns peixes como arenque e cavalinha e sardinha
      Extratos de carne
      Carne vermelha
      Carnes de órgãos: miolos, coração, rins, fígado, moelas
      Ostras e mexilhões


      Excluir
  40. bom dia Dra,,tenho 39 anos e andei fazendo um check-up para ver como anda a saúde,,e agora sentindo muita dor nas articulações resolvi pesquisar,,,e vi a questão do acido urico que causa essas mesmas dores que estou sentindo,,peguei o exame de sangue que fiz e realmente esta 9,4,,,o que devo fazer? desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  41. Olá indico as mesmas dicas do colega acima deve-se evitar alguns alimentos ricos em purinas que se transformam em ácido úrico, procurar um especialista (reumatologista) caso necessite usar algum medicamento para dor e inflamação. Procure ter uma alimentação e hábitos de vida mais saudável.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Dra Giselle, tenho problemas com acido urico elevado, as vezes 9, e ja tive crises de gota. Tomo regularmente 2 lts de agua /dia e pratico corrida quase que diariamente. Corro 8, 9 km/dia. Agora estou treinando para corer uma maratona de 42,14 km. Estou examinando a hipotese de tomar Whey para reforçar as Pernas. Gostaria de saber se isto impactaria de forma negativa a questão do Gota/produção de acido urico? desde já muito obrigado pela atenção. Meu nome é Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, vc pode até consumir Whey porém não ultrapasse a quantidade diária de proteína que é de 0.8 a 1g ptn/dia multiplicado pelo seu peso. Em linhas gerais, o que se recomenda é uma alimentação equilibrada, com restrição de bebidas alcoólicas e sem proteínas em excesso principalmente dos alimentos ricos em purinas.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Cara Dra. Muitissimo grato pela sua atenção em responder. Parabens pelo site e sua inciativa em atender á todos.
      Saude sempre e Sucesso!
      Att
      Bruno

      Excluir
    3. Obrigada querido, quando fiz o blog foi com esse intuito mesmo de ajudar.

      Excluir
  43. Boa tarde doutora Giselle! tenho ácido úrico elevado 6.4 sinto dores mas o medico falou pra não comer carne.Por favor pode me ajudar? Tenho 48 anos peso 52.400 desde já agradeço. zulmira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zulmira se vc está com ácido úrico elevado deve sim diminuir a quantidade de carnes principalmente vermelha e vísceras, mas não só a carne faz aumentar as taxas
      vou te passar alguns alimentos q também deve consumir com moderação

      Evite sempre comer estes alimentos em crise de gota:

      Anchovas
      Caldos e consomés
      Caviar ou ovas de peixe
      Carnes de caça como pato, ganso ou perdiz
      Molhos
      Alguns peixes como arenque e cavalinha e sardinha
      Extratos de carne
      Carne vermelha
      Carnes de órgãos: miolos, coração, rins, fígado, moelas
      Ostras e mexilhões
      Bebida alcoólica

      Obrigada

      Excluir
  44. Possuo 7,5 de ácido úrico. Gosto muito de feijão. Será que devo evitar? Devo procurar nutricionista, endocrinologista ou reumatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, consuma 1 vez por dia em quantidade pequena. Se estiver com dores ou incômodo nas articulações procura um reumatologista se quer melhorar a alimentação em geral procura um profissional nutricionista. Alimentos ricos em purinas como carnes vermelhas e bebidas alcoólicas devem ser evitados. Obrigada.

      Excluir
  45. ola tudo bem? Semana passada fiz um exame sangue no qual meu acido urico deu 7,4, de fato eu bebo somente nos finais de semana só que não são todos. Gostaria de saber se mesmo eu bebendo raramente eu precisaria parar? Só para ressaltar minha medica me receitou o remédio para acido úrico nas esqueci o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Junior, infelizmente bebidas alcoólicas estão entre os alimentos ricos em Purinas que são metabolizados em ácido úrico e não sendo eliminado corretamente do organismo se acumulam nas articulações causando a Gota. Portanto, deve ser evitada em crise de gota assim como os alimentos ricos em purinas. A cerveja, especialmente.
      Obrigada.

      Excluir
  46. Boa Tarde Doutora. Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela qualidade de suas respostas e sua boa vontade em esclarecer seus leitores, que, a partir de agora, tenho certeza que já são seus admiradores. Tenho ácido úrico de 8.1, mas não tenho sintomas. Parei de comer carne vermelha, embutidos em geral, doces, reduzi pães e massas, e nem mesmo aquela cervejinha de final de semana eu tomo. Consumo frango (grelhado), feijão, arroz, verduras, frutas e legumes. Pergunto se minha alimentação está adequada e se posso consumir frutas secas, como banana passa, figo turco, bem como se faz bem consumir Castanha-do-Pará. Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mto obrigada pelo elogio o Blog eu fiz com intuito de ajudar as pessoas no que for possível.
      Então está bem alto seu ácido úrico, o Senhor deve mudar hábitos alimentares e se estiver acima do peso é importante q diminua para reduzir os riscos de uma futura crise de gota. Aqui no blog dou apenas dicas e orientações para uma avaliação mais completa recomendo um nutricionista.
      Feijão pode ser 1 vez por dia em pouca quantidade, as frutas secas pode consumir tome cuidado com a quantidade por serem calóricas, oleaginosas pode consumir até 40g por dia misturadas ou 2-3 castanhas/dia. Bebida alcoólica não deve consumir.
      Fazer uma atividade física é mto importante, mas antes passe por um cardiologista para ver a resistência cardíaca. Se sentir dores nas articulações (dedões dos pés, joelhos, juntas etc)procure um profissional Reumatologista. Obrigada.

      Excluir
  47. A Sra. poderia me informar se o consumo do abacaxi é proibido para quem tem ácido úrico elevado? Obrigado. João Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Antonio. Não é proibido porque as frutas se alcalinizam ao entrar no estômago até o limão que é mais ácido se torna alcalino no organismo. O que se deve evitar são os alimentos ricos em Purinas como os já citados anteriormente. Obrigada.

      Excluir
  48. bom dia dr giselle gostaria de saber se quem tem acido urico pode comer feijão de soja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A soja é um grão com teor moderado de purina, portanto, pode consumir com moderação. Se consumir soja não consuma outra leguminosa como feijão ou outro derivado de soja no dia. Obrigada.

      Excluir
  49. Boa noite! No exame de urina de meu filho de 3 anos deu Cristais acido urico : abundantes. Fiquei mto preocupada. A orientaçao que tive foi, diminuir proteinas e dar bastante agua. Gostaria de saber se so corrigindo a alimentaçao é possivel eliminar tais cristais?? Poderia me da maiores informaçoes? Meu filho esta otimo, sem queixa alguma...Desde ja agradeço! CAROL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, pode ser uma alteração genética do metabolismo dele, uma certa quantidade não é prejudicial a gota afeta adultos, em crianças é raro. Procure fazer acompanhamento pediátrico e realizar exame de urina constantemente. Nosso organismo elimina junto com a urina os cristais de ácido úrico. O que pode estar acontecendo é uma eliminação em excesso desses cristais por alteração metabólica.

      Procure não dar alimentos ricos em purinas:
      carnes vermelhas em excesso
      -vísceras (p.ex. fígado, coração, moela,)
      -crustáceos (camarão, mexilhão, lula..)

      Exemplos de alimentos pobres em purinas: queijo, leite, ovos.
      Beber muito líquido (água, sucos, chás, agua de coco)

      Obrigada espero ter ajudado.

      Procure todo ano repetir os exames.

      Excluir
    2. Mto obrigada, me tranquilizou bastante! So mais uma duvida, carnes brancas como frango e peixe pode comer ou moderadamente tb? Posso colocar todo tipo de verduras? Massas em geral pode comer? É pq como ele é mto pequeno fica dificil preparar um cardapio sem prejudica-lo...
      Mais uma vez obrigada.
      Carol

      Excluir
    3. Pode sim frango e peixe evitando a cavalinha. sardinha, arenque, frutos do mar que são ricos em purinas. Verduras, frutas, legumes pode consumir evitar o espinafre. Massas, leite e derivados, ovos, pode consumir. Para a criança é mais difícil a restrição alimentar, mas no caso do ácido úrico são alimentos q as crianças já rejeitam mesmo, por exemplo, as vísceras, frutas do mar. Fica mais fácil de retirar. Obrigada.

      Excluir
    4. Ta certo! Mto obrigada por ajudar!

      Excluir
    5. Boa tarde! Voltei aqui para dizer q a correçao da dieta do meu filho deu certo, repeti o exame de urina e fiz de sangue tb...TDO NORMAL GRAÇAS A DEUS! Nao deu mais nada de cristais de ac urico na urina e sangue normal tb! Uma pergunta Dra. existe alguma relaçao entre Vitamina C e Calculos renais ou problemas renais??? Tem algum problema da Rodoxon gotas todos os dias para crianças de 3 anos, pois acredito que melhora o sistema imunologico dele principalmente contra gripes e resfriados.... Mas ja ouvi algumas pessoas dizerem q faz mal pois pode causar problemas renais .... Pode me tirar essa duvida, isso é verdade ou mito?

      Excluir
  50. meu pai bebe muito e depois de umas horas a pele dele fica toda vermelha isso e uma doença ou uma reaçao alergica ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a bebida alcoólica passa pelo estômago vai para circulação sanguínea depois para ser metabolizada e eliminada passa pelo fígado e é excretada na urina, suor, hálito, fezes etc.
      Os orientais possuem menos enzimas para metabolizarem o álcool o que faz com que fiquem vermelhos se a pessoa tem pressão alta também pode fica mais vermelha por conta da circulação sanguínea. Doença como a cirrose, ocorre se o consumo do álcool for constante e em altas doses e longo tempo. Obrigada.

      Excluir
  51. Boa Tarde! Tenho ácido úrico elevado, 8.1 e gosto muito de tomar suco de uva integral. Pergunto se faz mal para quem sofre de ácido úrico. Obrigado. Paulo Fernando.

    ResponderExcluir
  52. Desculpe lhe incomodar mais uma vez, mas quem tem ácido úrico elevado pode comer sushi? Paulo Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Fernando, pode tomar todos os tipos de sucos naturais quanto mais liquido melhor para a Gota. O sushi é feito a base de salmão peixe rico em purinas não é indicado.
      Obrigada.

      Excluir
  53. Boa Tarde, Gisele meu acido estar em 9.60 mg/dl. Neste momento meu pe esq. estar inchado com muita dor. Supendi o que ja sabia feijao/carne/cerveja/coca etc...comecei a dieta do limao. Nao sabia. Quando a dor aperta tomo SEDILAX alivia a dor. Posso estar injerindo tal medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca se automedicar procure um atendimento médico especialista em reumatologia ou clínico geral ele indicará o medicamento adequado para a dor e inflamação. Toma bastante liquido o suco de limão e outras frutas cítricas é bem indicado. Não faça dietas restritivas como a do limão sem fundamento científico e pode piorar a doença.
      Evite os alimentos ricos em purinas, principalmente bebidas alcoólicas, carnes de vísceras (figado, rins coração, bucho etc.). Procure fazer alimentação mais natural sem alimentos industrializados (congelados, calda de carnes, temperos prontos etc)
      Obrigada.

      Excluir
  54. Giselle, Boa tarde Anonimo do dia 29/11 l3:07 hrs. Tenho como amenizar o local dolorido e inchado como: massagem/compressa. ? O que fazer p/acelerar tal situacao? Tenho dois dias na dieta. Ingerindo liquido ( agua/suco) comendo macarrao/rango/salada. Nao ta mais doendo como antes mais continua inchado tenho q trabalhar e so estou no reposo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, indico que procure um profissional reumatologista ou mesmo um clínico geral ele passará os medicamentos para dor e inflamação adequados para a doença. Massagens e compressas pode ser feito, mas o medicamento é mais eficaz neste processo inflamatório.
      Para a dieta evite os alimentos ricos em purinas, principalmente bebidas alcoólicas, carnes de vísceras (figado, rins coração, bucho etc.). Procure fazer alimentação mais natural sem alimentos industrializados (congelados, calda de carnes, temperos prontos etc). Tomar bastante líquido água, sucos naturais, chás claros, agua de coco,
      Obrigada.

      Excluir
  55. meu marido está com o acido urico o dele tá 11e ele tá com muitas dores no lado esquerdo ,ele tá cm cristais no rins pode comer carne de franco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim frango e peixe evitando a cavalinha, sardinha, arenque, frutos do mar que são ricos em purinas. Tomar bastante líquido ate 2 litros por dia. Procure um médico especialista. Obrigada.

      Excluir
  56. Bom dia Giselle, meu nome e Paulo herdei o acido urico do meu pai e gostaria de saber qual o remedio que eu posso tomar para manter ele sempre no nivel certo, isto é. alem da dieta. Att. Obrigado.

    ResponderExcluir
  57. Olá Paulo, na área da saúde somente os médicos podem receitar remédios. Você deve passar por consulta com um reumatologista para que ele te indica o medicamento correto. O excesso de peso pode desencadear a crise de gota, manter o peso adequado e alimentação é mto importante. Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde! Voltei aqui para dizer q a correçao da dieta do meu filho deu certo, repeti o exame de urina e fiz de sangue tb...TDO NORMAL GRAÇAS A DEUS! Nao deu mais nada de cristais de ac urico na urina e sangue normal tb! Uma pergunta Dra. existe alguma relaçao entre Vitamina C e Calculos renais ou problemas renais??? Tem algum problema da Rodoxon gotas todos os dias para crianças de 3 anos, pois acredito que melhora o sistema imunologico dele principalmente contra gripes e resfriados.... Mas ja ouvi algumas pessoas dizerem q faz mal pois pode causar problemas renais .... Pode me tirar essa duvida, isso é verdade ou mito?
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol que bom, Todo excesso de vitamina C do organismo é eliminado na urina não há reserva no organismo, portanto, se consumir em excesso pode sim ajudar na formação de cristais para quem tem predisposição. O recomendado é de 400 mg dia para crianças. Em relação a remédios não é interessante a automedicação sempre procure um auxilio médico. Qto mais saudável a alimentação da criança menores os riscos de doenças virais. Obrigada.

      Excluir
  59. Tenho acido úrico elevado tem algum tipo de feijão que posso comer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá todos os feijões tem teor moderado de purinas tem que consumir com moderação, 1 vez ao dia em pequena quantidade Tomar cuidado com os alimentos do mesmo grupo do feijão como ervilhas, lentilha, grão de bico. Obrigada.

      Excluir
  60. Parabéns pelo blog, muito profissional e útil. Gostaria de saber em relação ao ovo, aveia e peito de peru. Entendi quando você falou dos alimentos causadores, e não indicados, que não querem dizer que causam, mas sim devem ser evitados principalmente nas crises agudas. Mas esses 3 alimentos me causam duvidas, o peito de peru nem tanto, pois sei que é embutido e rico em proteína. Mas a aveia já li que é rica em purina (farelo de aveia), e fato isso? E sempre o ovo, a cada ano que passa, sua maleficidade vai caindo, mas em relação ao acido úrico, ele é permitido?
    Desde já.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo obrigada. O peito deve ser evitado, a aveia tem teor moderado de purinas deve ser consumo com moderação, já o ovo pode consumir.

      Excluir
  61. Doutora, tenho ácido úrico elevado. Aqui na região que eu moro tem um fruto que apreciamos muito:O pequí. Desconfio que a ingestão desse alimento provocou uma crise de gota em mim.Gostaria de saber se existe alguma relação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá não tem relação, eu indico que procure um medico especialista se ainda não procurou um médico para tratamento. Obrigada

      Excluir
  62. doutora o limao ajuda mesmo a diminuir o acido urico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ajuda na dissolubilidade do cálculo ele atua como preventivo, deve ser consumido diariamente. Obrigada.

      Excluir
  63. Doutor (a) Tou tendo crise constante de dor no joelho no dedão do pé no tornozelo cotovelos muito forte venho tomando comprimidos de Nizoflan e Tandrilax quando melhora o joelho a dor já passa pra outro lugar do corpo não sei se é acído do Urico ou gota qual a medicação que devo tomar para aliviar essas dores Meu nome André Carlos tenho 59 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, o ácido úrico elevado no organismo faz com que se acumule nas articulações doença essa chamada Gota, portanto é a mesma coisa. Eu recomendo que vc procure um profissional da área reumatologia ou até mesmo um clínico geral para que possa prescrever o melhor tratamento para seu caso. Nunca se auto medique, pode até piorar o quadro. A retirada de alguns alimentos em crise de gota melhora o sintomas. Veja acima as dicas. Obrigada.

      Excluir
  64. doutora a doação de sangue feita a cada dois meses com a reposição do sangue pelo organismo pode ajudar a equilibrar o nivel de acido urico no organismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nunca ouvi falar nada a respeito, todos nós produzimos o ácido úrico como parte da metabolização das proteínas (purinas-ácido úrico). O que ocorre é que as pessoas com alto nível de ácido úrico na circulação não conseguem eliminar de forma adequada esse ácido úrico que se deposita nas articulações. Muitos casos pelo excesso de peso e alimentação incorreta, mas tem situações que o próprio organismo não consegue eliminar de forma adequada esse ácido úrico (hereditário). Se seu caso por hereditário creio que a doação de sangue não diminuirá as chances. Obrigada.

      Excluir
  65. ola doutora desde ja agradeço,então a um dia atras eu fiz exame de urina e deu no resultado acido urico e deu tambem corpos cetonicos mais não fala a quantidade que eu tenho,e outra coisa doutora eu tomei na segunda feira,e na terça feira um medicaento termogenico que me ajuda na perca de peso e comecei uma dieta onde eu so tava comendo proteina,este medicamento tem 100 mg de café puro e uma outra combinação de dimethylamylamine agora gostaria de saber se associção das coisas e se foi por causa do medicamento que apareceu ele desaparecer desde já agradeço doutora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana se deu alteração no exame provavelmente seja por conta da dieta da proteína. Esse tipo de dieta sobrecarrega os rins, quem tem propensão para formação de cálculos não deve fazer esse tipo de dieta restritiva em proteína. Eu recomendo que procure um profissional nutricionista para te auxiliar de maneira correta e balanceada o que deve consumir de forma saudável para perda de peso sem que prejudique seu organismo. Obrigada.

      Excluir
  66. Olá, estou assustada pois meu exame de sangue acusou ácido úrico em 13,6. Faço tratamento para tuberculose pleural. Os medicamentos para TB podem influenciar esse resultado. Minha próxima consulta será daqui a uma semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, não sei te informar se esse medicamento altera, eu creio que possa alterar sim. Pergunte para seu médico qdo voltar na consulta. Alimentação incorreta e genética são fatores que altera.
      Segundo o médico Drauzio Varella, os níveis de ácido úrico no sangue podem subir:
      1) porque sua produção aumentou muito (pode ser fator genético) ;
      2) porque a pessoa está eliminando pouco pela urina (pode ser fator genético);
      3) por interferência do uso de certos medicamentos.

      Obrigada.

      Excluir
    2. Ok, muito obrigada. Vou perguntar ao meu médico.

      Excluir
  67. Bom Dia! Meu filho tem 18 anos e está naquela fase de fazer academia para modelar o corpo (sem exageros, porque fazemos um controle sobre sua saúde). Ocorre que ele vem tomando Whey Protein, em doses recomendadas, e sempre após os exercícios. Pergunto se tomar de forma contínua (terceiro pote) mesmo que em doses recomendadas e SOMENTE após os exercícios pode causar algum problema de saúde, como fígado, rins etc. Muito Obrigado. Fernando.

    ResponderExcluir
  68. Olá Fernando, o excesso de proteína não é recomendável para ninguém, esportistas que deve ingerir uma quantidade um pouco maior por conta do desgaste muscular mas dentro do limite.
    Para pessoas normais a quantidade de proteína diária deve ser na faixa de 0,8 a 1.0g Kg/peso
    Ex: multiplica seu peso x 0.8 até o limite de 1g por dia
    50Kg x 0.8=40g Ptna/dia
    O excesso de proteína sobrecarrega o organismo, ele deve levar em conta tb o que consome durante o dia todo nas refeições para que não ultrapasse o limite desejável. Eu recomendo que pare por 1-2 meses e depois volte a tomar para desintoxicar o organismo. Alimentação saudável também ajuda no ganho de massa magra. Obrigada.

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde. Fiz alguns exames de rotina e entre eles ácido úrico. O valor deu acima dos valores de referência para mulheres. Meu resultado foi de 7,0. Seria aconselhável eu procurar ajuda médica urgênte ou me acalmar e tentar fazer uma dieta alimentar e depois repetir o exame? Não tenho sintoma algum, não sou obesa, faço exercícios 2x por semana, não consumo cerveja, apenas vinho de 1 a 2x por semana)...penso que deveria aumentar a ingestão de verduras e frutas na minha dieta. Isso ajudaria? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Telma, primeiro tenta melhorar a alimentação diminua ingestão de carne vermelha aumente ingestão de frutas, legumes e verduras e ingira mais líquidos, depois repete o exame para verificar se houve alteração. Evite alimentos industrializados. Obrigada

      Excluir
  70. Ola Dra. o omega 3 pode elevar o acido urico no sangue??

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde, vc indicaria algum escalda pés, para pés inchados, devido ao ácido úrico?

    ResponderExcluir
  72. boa noite,meu nome e Fernando... fiz exame a 6 dias, meu ácido úrico deu 7.6, consumo muita cerveja,... com o controle da alimentação e eliminação dos alimentos citados, consigo diminuir a taxa pra menos de 7.0, se sim, em quanto tempo? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernando, recomendo que faça a restrição alimentar e de bebidas alcoólicas e após 1 mês mais ou menos repetir os exames. Tem casos que necessitam de medicamentos somente a alimentação não adianta. Obrigada

      Excluir
    2. ja tem 12 dias que não bebo, e estou comendo bem poucos alimentos com purinas, bebendo bastante agua, tenho 33 anos e não tenho sintomas nenhum, nem histórico familiar de gota ou ácido úrico, fiz o exame por causa de um concurso, e descobri isso... pode ter relação com cervejas que bebi 2 dias antes do exame e ant-inflamatórios tbm 4 dias antes, será que tem a ver? grato

      Excluir
    3. Não necessariamente, se vc tem uma alimentação muito irregular ou está acima do peso e faz uso de bebidas alcoólicas e anti-inflamatório frequentemente isso pode ser o fator de estar alto o ácido úrico.

      Tratamento e prevenção

      Portadores desse distúrbio metabólico devem evitar o estresse físico, o uso de diuréticos e de anti-inflamatórios, assim como devem evitar a ingestão excessiva de alimentos e bebidas ricos em purina (carne vermelha, frutos do mar, peixes, como sardinha e salmão, e miúdos).

      Além da alimentação pouco calórica, quando necessário, podem ser indicados medicamentos para inibir a produção de ácido úrico ou para aumentar sua excreção. Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substância.

      Recomendações

      * Beba bastante água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;
      * Prefira os alimentos não industrializados; adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados;
      * Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em purina;

      * Não se automedique. Consulte um médico para orientar o tratamento e peça ajuda ao nutricionista para eleger uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico e a manter o peso em níveis adequados. Excesso de peso pode alterar a excreção de ácido úrico,

      Excluir
  73. Boa tarde dr.Gisele,fiz o exame acido urico e deu um valor de 7.9 é. Normal ou nao,sinto meus pes bem inchado,mais nao sinto sintomas nenhum,a nao ser os pes e pernas inchada,sou obesa twnho um metro e sessenta e oito e peso 114kilos,to me tratando com uma nutricionista indicada pelo o clinico geral,ma s ele ainda nao viu os resultados do me exames...
    Desde ja agradeco Renata 25 anos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata está acima do recomendado para mulheres, a obesidade é um dos fatores de risco para crises de Gota e outras patologias. Recomendo que siga a recomendação nutricional diminuindo os alimentos ricos em purinas e ingerir bastante liquido. Tem caso que somente remédios diminuirá essa taxa que está alterada. Procure procure um especialista (reumatologista clinico geral, hematologista) para indicar melhor medicamento. Obrigada.

      Excluir
  74. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Willian não tem problema desde que seja em quantidades adequadas e numa dieta balanceada em proteínas. No seu caso q está alto o ácido úrico ficar atento. Obrigada

      Excluir
  75. Boa tarde, Drª, meu nome é Thiago, recentemente passei com uma médica, no posto na minha cidade, e ela disse que eu índice de ácido úrico está alto, nunca senti dores nas articulações, inchaço nos pés como as pessoas relatam...meu exame foi feito em dezembro, tive o resultado hoje, conversando com a médica, e ela e passou a medicação...e causou um pouco de estranheza o resultado, é meso possível estar com ácido úrico alto, sem sentir nada? não tem problema tomar a medicação,meso o exame tendo sido realizado a quase 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thiago pode sim estar elevado e não sentir sintomas, se estiver elevado e ela te passou é necessário que se medique. A alimentação e peso é de fundamental importância para diminuir as taxas de ácido úrico.

      Siga essas recomendações:

      Pacientes com gota ou com níveis elevados de ácido úrico devem ter uma dieta especial, evitando alimentos ricos em purinas.

      Os alimentos ricos em purina (ácido úrico) são:

      Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
      Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.
      Aves: peru e ganso.
      Bebidas alcoólicas.

      Alimentos com moderada quantidade de purinas (ácido úrico):

      Carnes: vaca, novilho e coelho.
      Aves: frango e pato.
      Frutos do mar: lagosta e caranguejo.
      Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.

      Alimentos com baixo ou nenhum teor de purina (ácido úrico):

      Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, batata, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), frutos secos, doces e frutas (mesmo as ácidas)

      Excluir
  76. Ola, Dra, meu nome e Afonso. faço academia to com acido urico elevado tomo 2 colheres de quinoa antes da academia e 2 depois. tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema tem que tomar cuidado com os alimentos rico em purina.

      Excluir
  77. Drª, bom dia!

    Meu nome é Simone, tenho 46 anos e a dez dias estou com o calcanhar esquerdo inchado, vermelho, quente e não posso colocar o pé no chão, o ultimo médico que passei disse que trata-se de artrite gotosa e me medicou, ocorre que nos exames de sangue que fiz não apresentou aumento na taxa de ácido úrico, embora o Dr. informou que as vezes não aponte mesmo. Faço academia, pratico zumba, spning e musculação, tomava os suplementos óleo de coco, de cartamo, omega 3, colágeno e Whey Protein - Proteina Isolada, será que o meu problema foi proveniente destes medicamentos?
    Fico no aguardo de vossa orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, os suplementos de óleo de coco, cártamo e ômega-3 não alteram o quadro, o Whey e o colágeno é fonte proteica, portanto é melhor diminuir o uso em crise.Esses suplementos isolados não são causadores de artrose ou artrite, provavelmente outras causas. Obrigada.

      Excluir
    2. Obrigada Drª tenha uma excelente noite!

      Excluir
  78. Boa Tarde Doutora, parabens pela atenciosidade
    fiz varios exames, entre eles o de acido urico na urina de 24hrs e o de sangue
    o de urina deu normal e o de sangue deu 10,5
    exames anteriores nunca haviam dado nada*ha mais de um ano*
    coincidentemente tomei um antiflamatorio *torsilax* 10 horas antes do exame, é possivel q o medicamento tenha alterado o acido urico? ou ele nao causa alteraçao no resultado?

    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo Obrigada, não é possível até porque a Gota é uma doença cumulativa não é de uma hora pra outra q altera os níveis sanguíneos. Vc tem que averiguar o histórico familiar para ver se tem propensão ou se tem uma alimentação mto rica em alimentos fonte de purinas que pode alterar os níveis.
      Bebidas alcoolicas e carne vermelha devem ser evitadas , acima tem algumas sugestões para ajudá-lo.
      É interressante repetir os exames após algum tempo para verificar se diminuiu ou aumentou o ácido úrico.

      Excluir
  79. Oi meu nome e Luana, meu filho tem uma síndrome q o ácido úrico e alto,eu gostaria de saber o porque da urina sair como se tivesse sangue ...

    ResponderExcluir
  80. Nome da síndrome - Lesch Nyhan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, deve ser por conta dos cristais cor de laranja que se formam e a alta concentração de purinas, quero deixar claro que eu não tenho mto conhecimento sobre a essa síndrome, mas pelo q li ela é bem agressiva é um erro inato do organismo pela falta de uma enzima do metabolismo da purina. Ele faz tratamento com especialista? Quantos anos ele tem?

      Abaixo deixo um explicativo sobre a Síndrome
      -é uma desordem congênita do metabolismo do ácido úrico causada por uma ausência quase que completa da enzima HPRT e está associada à sobreprodução de ácido úrico (SAU), problemas neurológicos e comportamentais.
      -a enzima HRPT metaboliza a hipoxantina e a guanina em ácido úrico e sua ausência cria um vácuo nesta cadeia metabólica
      -forma-se grande quantidade de nucleotídeos da purina que causa exagerada produção de ácido úrico
      -este excesso é responsável por alguns dos sinais e sintomas desta condição: gota, disfunção renal, hiperuricemia, uricosúria e cálculos urinários

      Excluir
  81. Boa noite Dra. Gostaria de saber se existe algum tipo de feijão que faça menos mal para quem é hiperuricemico e que possa ser consumido mais frequentemente. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as leguminosas tem um pouco de purinas (feijões, soja, ervilha, grão de bico) são do mesmo grupo. Pode consumir em pouco quantidade e uma vez ao dia. Diversifica os tipos de feijões. Os alimentos que devem ser evitados são bebidas alcoólicas, vísceras, frutos do mar.

      Excluir
  82. Bom dia Dra Giselle meu no é Ricardo tenho 47 anos e há 7 anos sofro com crises de gota, no começo, as crises eram prolongadas, agora elas estão frequentes e doloridas, já comprometeram pês, tornozelos, e joelhos. Só que fiquei encucado com uma coisa, se as crises são proveniente de taxas alteradas! porque já tive crises que todas as minhas taxas estavam normais, inclusive a de Ácido Úrico que estava em 2,5 mg. isso é possível? Sem mais para o momento muito obrigado e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo pelo que leio sim, porque suas articulações como me relatou já foram comprometidas por tofos e se estiver mto acima do peso sobrecarrega as articulações causando dores e inflamação.Pode que vc fez os exames tomando algum medicamento.

      Listei algumas condições que podem desencadear um episódio de gota

      •traumatismos articulares (quando bate ou machuca as articulações comprometidas)
      •ingestão excessiva de álcool
      •cirurgias
      •uso de determinados diuréticos
      -doenças graves e súbitas
      •dietas rica em purinas
      •quimioterapia
      •pouca ingestão de água
      Obesidade é fator de risco para a doença de Gota.
      Tome seu remédio exatamente como seu médico instruir. Obrigada.

      Excluir
    2. Obrigado Dra Giselle Barrinuevo mais de todas essa citadas acima só o consumo de álcool ( não em excesso) se enquadra no meu caso. Já que uma vez por semana para relaxar dessa profissão tão desgastante mas que amo. afinal sou professor kkk gosto de tomar vodca com suco, ou com refrigerante de laranja, ou caipirosca. com todas minhas taxas normais prejudica? e qual e bebida menos prejudicial se é que tem! fica com DEUS atenciosamente Ricardo

      Excluir
    3. Ricardo qualquer tipo de bebida alcoólica não é indicado, mas se você tem hábito de tomar nos finais de semana para relaxar rs procure evitar qdo sentir incômodo e repita os exames sempre para verificar as taxas, às vezes pode ser que você realizou o exame tomando algum medicamento que abaixou o ácido úrico.

      Excluir
  83. Boa Tarde Dra. Recentemente fiz o exame de acido úrico no qual acusou o valor de 8,4, porém não tenho nenhum sintoma de dores e normal? Sera o caso de fazer uma reeducação alimentar ou entrar com alguma medicação? Caso seja medicação seria para vida toda? Att, Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato mudando alguns hábitos é bem provável que diminua as taxas pois está pouca coisa acima. Medicamento somente se seu médico receitou mas não acho q seja o teu caso. Procure tomar mais líquidos e se estiver acima do peso diminuir o peso. Evitar os alimentos fonte de purinas ( miúdos, bebidas alcoólicas, frutos do mar, etc). Obrigada.

      Excluir
  84. Olá, doutora. Obrigada pelo site, ou melhor, por tanta generosidade com nossa busca por ajuda. Deus a recompense. Meu filho de 20 anos tem leve grau de autismo e isso o tornou recluso social, com vida restrita à internet, sem vontade de se exercitar nem controlar a fome (seu único prazer, infelizmente). Embora nossa alimentação seja razoavelmente saudável, ele tem "predileção" por alguns alimentos muito concentrados como shoyo, molhos de tomate industrializados e outros sabores fortes, como os de pós cheios de glutamato monossódico. Das verduras, a que mais gosta e come bastante semanalmente é brócolis no vapor. E também descobriu as "sementes", como as de abóbora, de girassol, chia, gergelim, óleo de linhaça etc, que crê muito saudáveis para complementar sua alimentação. Há poucos dias, fazendo exames para investigação do risco de hipertensão, apareceu taxa de 11 no ácido úrico, pela primeira vez em sua vida. As demais taxas do hemograma, glicose e série de lipedemia estão na casa dos índices "desejáveis". Pelo que li aqui, provavelmente é por estar obeso (1.69m e 107 kgs), já que nunca gostou muito de carne vermelha e detesta peixes. Já o levei a uma nutricionista mas ele está resistindo à qlqr restrição e preciso mostrar-lhe outra opinião (pessoa com síndrome de asperger exige muito detalhamento para ser convencido). Pra resumir, a reeducação alimentar severa pode sozinha reverter esse quadro de alto ácido úrico ou devo levá-lo também a um endocrinologista e/ou reumatologista? Ele é alérgico e o leite sempre foi usado com restrição por desencadear rinite. Ele nunca relatou dores fortes nas articulações, mas sempre me pede pra fazer-lhe massagens nas panturrilhas e atrás dos joelhos ao acordar pois sente um "incômodo". Obrigada por qualquer informação e desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Observação: ele não bebe qualquer bebida alcoólica nem toma remédios para doenças crônicas, desde que as vacinas controlaram a alergia. Talvez venha a tomar anti-hipertensivo se o cardiologista verificar hipertensão nos exames que acabamos de fazer e ainda aguardam sua avaliação. Só preciso convencê-lo a seguir tamanhas restrições já que desde pequeno é muito exigente com o que chama de 'paladar especial' para alimentos com 'umami', como sushis, yakissobas e demais temperos orientais. Obrigada pela paciência rs. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilith Obrigada, tem casos que é necessário o uso de medicamentos sim para diminuir os níveis séricos de ácido úrico principalmente qdo é fator hereditário, porém diminuindo o peso e melhorando a alimentação certamente melhora mto a qualidade de vida como um todo e esse nível pode sim baixar. O que eu recomendaria era que ele fizesse alguma atividade física qualquer q seja para sair do sedentarismo e tomar bastante liquido ao dia (sucos, chás, água, água de coco) consumir alimentos mais naturais como frutas, verduras, legumes, oleaginosas, fibras, frutas, etc. E evitar os industrializados como: alimentos prontos, salgadinhos, bolachas recheadas, embutidos, doces concentrados. Os alimentos orientais como relatou contém mto sódio e conservantes e pode alterar a pressão arterial, já q está bastante acima do peso que é um fator de risco para hipertensão e diabetes. O que recomendo é que procure um profissional para auxiliar mais precisamente na perda de peso que é bastante urgente e que procure um médico reumatologista para verificar se precisa tomar medicamento para diminuir os níveis de ácido úrico. Ele está com IMC de 37.5Kg/m considerada como Obesidade II. Obrigad.

      Excluir
  86. Ola, Giselle, Gostei muito deste blog. Sei que alcool deve ser evitado nas pessoas com gota. eu apresentei crise de gota e apos 3 dias de tratamento apresentava ac urico ainda de 9.0. Já melhorei da crise e tenho feito algumas restrições da dieta, mas gosto de acompanhar as refeições sempre com vinho. Foi me recomendado o vinho tinto e o branco e para evitar o vinho verde, cerveja e outras bebidas alcoolicas. Gostaria de saber a sua opinião.
    Outra duvida que não vi ser esclarecida aqui: consumo de cogumelos, carne de coelho, cebola
    Obrigada desde ja.
    Nélio Mendonça

    ResponderExcluir
  87. Boa noite Drª Giselle Barrinuevo. Antes de mais nada gostaria de te parabenizar pela página que é de tamanha ajuda para nossas dores. Meu nome é Sandra e já tenho Artrite a alguns anos. Mas a mais ou menos uns dois meses recebi de presente o Acido Úrico alto ajudando a destruir mais ainda minhas articulações. Provavelmente por culpa da minha alimentação desregrada.
    Minha pergunta é, quais os ou o profissional mais indicado para este problema?
    Eu marquei Clinico, Endocrinologista e Nutricionista. Esta ultima só me atenderá dia 20 deste. Sendo assim eu gostaria de saber de ti bem diretamente qual o peixe posso comer. Pois este dado não encontrei na internet. Os outros alimentos até dá para pegar uma coisinha aqui e outra ali.
    Ah! Eu vi também na internet que pode tomar sorvete comer pipoca e chocolate. É verdade?

    Desde já agradeço.

    Sandra Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra, o mais indicado seria o reumatologista ele indicará o melhor tratamento e medicamentos se necessário o nutricionista te ajudará a melhorar seus hábitos alimentares, na perda de peso se for o caso, e melhorar a qualidade de vida como um todo (eu como nutricionista super indico não precisa desmarcar). Pode ser q seja fator hereditário seu caso e não somente pela alimentação desregrada.
      Os peixes que devem evitar são: sardinha, truta, cavala, bacalhau, arenque, anchova; e frutos do mar. Os outros pode consumir principalmente os de rio. Sorvete comer pipoca e chocolate pode sim tomar cuidado com os excessos, pois são alimentos calóricos. A mesma dica dou pra você consumir o Cloreto de magnésio todos os dias para neutralizar o sangue.

      Excluir
    2. Boa tarde Drª. Super feliz com tua resposta. Mas eu jurava que o Salmão entraria não fila do não pode. Até porque eu adoro e principalmente comida japonesa. Muito feliz por agora poder procurar os peixes que posso comer. Quanto ao cloreto de magnésio eu até comprei. Comprei um sache e comprei um pote com 50g. O problema é que todos pedem para dissolver em um litro de água e beber um copinho por dia. E chega um certo momento que dá a sensação de que a água está velha. Eu vou então tentar fazer só a metade.
      Obrigada de coração pelas dicas.
      Que Deus continue te abençoando e permitindo esclarecer nossas dúvidas.
      Boa tarde.

      Excluir
    3. Oi querida, o salmão tb entra na lista dos ricos em purinas (esqueci de colocar acima) portanto, deve consumir com restrição principalmente em crise. =)

      Excluir
  88. Nélio Obrigada. Enquanto você está com crise de gota seria bom evitar o álcool. O ideal seria consumi-lo mais nos finais de semana o suco de uva natural é bom substituto =), não encontrei em estudos a diferenciação do tipo do vinho, todas as bebidas alcoólicas devem ser evitadas em crise de gota. Qto cebola pode consumir, o coelho e cogumelo têm teor moderado em purinas pode consumir às vezes..Prefira dieta rica em frutas frescas da época, vegetais crus e cereais integrais. Inclua sempre nas refeições alimentos diuréticos, alcalinizantes e depurativos do sangue. Uma boa dica que recomendo é o Cloreto de Magnésio é mto bom para neutralizar o Ph do organismo em casos de doenças do sangue e articulações.

    ResponderExcluir
  89. Oi boa tarde Drª Giselle, Meu nome é Cicero Hugo tenho 34 anos, bebia muito e comia muito carne gordurosa, a 4 meses meu dedão do pé direito inchou durante a madrugada, pensei logo que seria gota...todos os sintomas bateu com gota, doeu, inchou, ficou vermelho... eu me cuidando na alimentação, controlando o nível de acido úrico eu não corro o risco de essa dor aguda voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cícero, vc precisa fazer o exame pra verificar se realmente está com ácido úrico elevado, se você melhorar a alimentação, praticar atividade física regular e diminuir o álcool com certeza vai melhorar mto a qualidade de vida e sentirá em todo o organismo.
      O diagnóstico de certeza é dado por um exame de sangue que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado.

      Recomendações para Gota

      * Beba bastante água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;
      * Prefira os alimentos não industrializados; adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados;
      * Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em purina;
      * Não se automedique. Consulte um médico para orientar o tratamento e peça ajuda ao nutricionista para eleger uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico e a manter o peso em níveis adequados.

      Excluir
  90. meu nome jeferson tem acido urico eu posso comer file de peixe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de peixe, os que são contraindicados são: salmão, sardinha, truta, cavala, bacalhau, arenque, anchova; e frutos do mar. Os de peixe de rio pode consumir obrigada.

      Excluir
  91. Bom dia, gostaria de sabe se pessoas com esse problema do ácido urico, podem fazer doação de sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não encontrei em nenhum lugar que não pode.
      Deixo um link do Inca sobre os critérios recomendados. Confirma no Hemocentro da sua cidade.
      http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=119

      Excluir
  92. ola Drª bom dia
    Meu Pai sofre de ácido úrico constantemente tendo inclusive uns talos enormes nas mãos (pelo que percebi artrite infecciosa) que não querem desaparecer.
    estou cansado de procurar médicos para lhe resolverem a situação mas até hoje ainda nada.
    ele tem uma alimentação +/- controlada... será que me pode ajudar neste caso??
    Já não sei quem procurar e/ou o que fazer... hoje em dia já quase não tem força nas mãos(nem uma garrafa de água consegue abrir), tem as mãos em bastante mau estado...
    agradeço a sua atenção
    Bruno Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, neste caso ele deve procurar ajuda médica porque já formaram topos nas articulações e somente os medicamentos adequados diminuem a dor e inflamação local. O que recomendo é que procure um profissional Reumatologista que é específico para esse caso, a fisioterapia ajudará nos movimentos das mãos. Na parte nutricional, se ele estiver mto acima do peso tem que perder peso e EVITAR os alimentos fontes de purinas: bebidas alcoólicas, miúdos (fígado, coração, moela, tripas, rim, língua).
      Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão. Prefira os peixe de rio.
      Aves: peru e ganso
      O quanto mais natural a alimentação melhor, como: frutas, verduras, legumes, vegetais. Pouco consumo de carne vermelha (2x na semana), intercalado com a branca peixe e frango.
      Espero ter ajudado, não auto medicar pode piorar a situação. Obrigada

      Excluir
    2. muito obrigado pelo explicação, irei procurar a ajuda que sugeriu quanto antes.

      Excluir
  93. Oi boa tarde, meu come é Cicero Hugo tenho 34 anos, vivia um vida muito desregrada com muita carne, churrasco e cerveja, fui dormir e acordei no meio da noite com dedão do pé doendo e assim ficou por uns 8 dias, acho que era gota, pesava 76 kg e hoje 5 meses depois comecei uma dieta peso 66 kg, fiz exames dinovo e meu ácido úrico está 4.7. Pegunto se eu me controlar na dieta e mantes o ácido úrico sempre abaixo de 7.0, ela dor Insuportavél volta assim mesmo, ou se tem cura no começo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cícero, provavelmente não volte com a mudança de hábitos, porém existe o fator hereditário o organismo não consegue eliminar esses cristais que o corpo produz e se acumulam nas articulações causando a Gota mesmo com bons hábitos. Se caso voltar, procure ajuda médica para se medicar corretamente. Obrigada

      Excluir
    2. Oi boa tarde e muito obrigado pela resposta, só mais uma pergunta o que seria esse fator Hereditário? na minha família não conheço ninguém com essa doença. Tenho certeza que adquiri por beber muito e comer muito carne vermelha.

      Excluir
  94. Tenho 54 anos, o meu acido único sempre foi acima 7.0 chegando até próximo de 9.0 nos últimos trinta anos e durante todo esse tempo nunca senti nenhuma crise de gota, más agora infelizmente estou com os ataques da primeira crise a cerca de 2 meses, já estou em acompanhando médico e tomando os devidos medicamentos, minha dúvida é a seguinte eu estou tomando omega 3 a mais de 2 anos isso é óleo peixe do mar, devo parar de tomar então?

    ResponderExcluir
  95. Olá Geraldo, no óleo de peixe é extraído somente o óleo (ácido graxo) não tem problema, alias faz mto bem à saúde das artérias e do sistema neurológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meus parabéns pela iniciativa, Deus abençôa você com esse trabalho de ajudar a quem precisa muito, porque nas crises o sofrimento é muito, estou tomando 40 gotas de lisador e ainda nem perguntei pro meu médico se posso, porque as vezes preciso tomar todas noites.

      Excluir
    2. É melhor o Senhor procurar um médico reumatologista para receitar o medicamento adequado. Existem alguns defeitos genéticos que podem prejudicar a ação de uma enzima necessária para a excreção do ácido úrico, por isso, os níveis desse ácido aumentam esse é um fator hereditário, porém não é mto comum como em outros casos.

      Mas não apenas isso, alguns outros fatores podem também contribuir para esse aumento:

      algumas doenças renais;
      leucemia;
      anemia hemolítica;
      consumo de álcool, principalmente a cerveja;
      dietas rígidas demais ou jejuns prolongados;
      ingestão excessiva de alimentos ácidos;
      uso de diuréticos e anti-inflamatórios;
      dietas ricas em alimentos ricos em purinas (substâncias que fazem parte das proteínas).

      Excluir
  96. O suco de uva também aumenta o ácido úrico assim como o vinho ? Em outros artigos está descrito que o suco de uva diminui oque é realmente verdade ou mito ?

    ResponderExcluir
  97. Bom dia dra. Obrigado por tudo. To diagnosticado com gota e crisea 16 dias. Já andei feito um réptil do quarto pró banheiro. E possível uma crise demorar 16 dias mesmo tomando os medicamentos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim demorar depende da situação que se encontra as articulações e a inflamação.

      Excluir
  98. Boa noite Dra. Giselle!
    Tenho pesquisado bastante sobre Gota, pois minha mãe está sofrendo com muitas dores nas mãos, punhos, joelhos e dedão do pé, tem tido febre e está com os movimentos das mãos comprometidos. Isso já vem acontecendo há uns 5 meses. Ela vai toda semana ao AMA onde apenas aplicam injeções de anti inflamatórios, receitam uso oral, mas em momento algum o médico cogitou a hipótese de ser ácido úrico elevado... Dizem que "pode ser reumatismo" ou "pode ser artrite" ou "pode ser tendinite" chegaram a dizer que "pode ser infecção nos ossos"... Comecei a pesquisar há dois dias, pois em conversa com um conhecido soube que ele sofria dos mesmos sintomas e foi diagnosticado com Gota, faz o tratamento e não sente mais dores, então fui pesquisar na internet. Fiquei muito revoltada, pois mesmo com esses "pode ser isto ou aquilo" minha mãe não foi orientada sobre a possibilidade de ser este problema e não foi solicitado nenhum exame para nenhum dos casos suspeitos mesmo informando os sintomas que tem (que por sinal são clássicos) e tem fatores de risco como hipertensão e diabetes, ela está há meses esperando uma consulta com um reumatologista, mas na minha pesquisa descobri que o clínico geral está apto à identificar e iniciar o tratamento na crise de Gota, ou seja, poderia ter solicitado os exames de urina e sangue para diagnosticar ou descartar a hipótese, mas não o fez.
    Tenho visto minha mãe sofrer diariamente com dores aos 77 anos, perdeu muito peso por não conseguir se alimentar direito... outro dia mencionou que teve vontade de se matar por não aguentar mais tanta dor... Ontem comecei a serví-la com suco de pepino, cenoura e água de coco; chá de cavalinha; informei tudo o que pode e não pode comer nas crises de gota, ressaltei a importância do aumento da ingestão de líquidos com ênfase na água.... Li também que massagem com óleo de lavanda ajuda na dissolução dos cristais e também já estamos providenciando chá de quebra pedras para prevenir cálculo nos rins.
    Doutora, estou revoltada com a conduta médica que minha mãe recebeu, infelizmente quem depende de hospital público sofre e muito, está aí a causa da auto medicação, tenho sofrido junto com minha mãe, sem saber o que fazer para dar alívio recorro à internet, busco a informação e quando chegamos diante do médico já vamos direto ao ponto... Não deveria ser o contrário doutora? O médico que deveria explorar todas as possibilidades! Minha mãe nunca conseguiu uma consulta com um geriatra e reumatologista, espera há meses por alguns exames importantes.
    Ao ler sobre o assunto percebi que só pelos fatores de risco já deveria ter sido trabalhada a prevenção, pois há cerca de 1 ano e meio um exame detectou muita gordura no fígado dela, a orientação foi cortar frituras, reduzir o consumo de gorduras, mas o ideal seria já acompanhar as taxas de ácido úrico no sangue comparando com a urina já que faz uso de medicamentos para pressão. Essas informações são como vacinas, devem ser trabalhadas como prevenção.
    Desculpe-me pelo desabafo doutora, mas é a realidade do nosso país, a rede pública está mais doente do que os brasileiros e graças a Deus existem profissionais como a senhora que informa e dá atenção às dúvidas com tanta paciência mesmo com perguntas repetidas.
    Agradeço pela prestação de serviço, grande abraço,
    Joelma.

    ResponderExcluir
  99. Oi Joelma é revoltante mesmo o descaso com a Saúde pública. Somente os exames laboratoriais são capazes de diagnosticar com certeza a patologia com ajuda da anamnese (avaliação) médica, no caso de sua mãe ela necessita passar por consulta com especialista para detectar hipóteses como, artrose, gota, reumatismo, entre outras e realizar o tratamento adequado. A automedicação pode até piorar o quadro. Na parte da alimentação evitar industrializados que são ricos em gorduras, sódio, acúcar e consumir alimentos naturais como: frutas, verduras, legumes, pouca carne, sucos, chás, sopas, etc. Desejo que ela consiga a consulta o mais rápido e que realize o tratamento adequado. Obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
  100. Boa noite Dra. Fiz o exame de sangue e a taxa de acido urico deu 12,93. Gostaria de saber se o suco de uva vermelha ajuda a baixar a taxa. Obrigada Solange.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange, o que ajuda abaixar são mudanças de hábitos em geral como, diminuir os alimentos fonte de purinas, diminuir o peso se estiver acima, beber bastante água e chás claros. Se necessário o uso de medicamento prescrito por médico. Obrigada

      Excluir
  101. Olá,recentemente fiz um hemograma e constatou 6,7 o acido urico,gostaria de saber se esse valor é bastante elevado e se acido urico pode causar algum tipo de urticaria ou alergia,pq de uns tempos pra ca começou aparecer manchas no meu corpo que vem e vão e coçam demais.Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  102. Boa noite Dr. Giselle, li quase todos os depoimentos e voce esta de parabens. Tenho gota e nao acho o fim do mundo, por um lado voce se forca a ter uma alimentacao mais saudavel. So que as veses exagero e meu dedao ta inchada o nesse momento kkk minha duvida e quanto a purina..gostaria de fazer uns hamburgueres com proteina de soja, um pouco de carne bovina, aveia, linhaca, ovo, cebola e salsinha. A proteina de soja tem purina igual a proteina animal...pode se comer no caso de pre disposicao a gota que e o meu caso. Obrigado

    ResponderExcluir
  103. Boa noite Dr. Giselle Barrinuevo Hà 6 meses fiz um exame de sangue o qual constatou-se um leve aumento nos níveis de ácido úrico, mas a médica disse que não iria receitar medicação, pois pela quantidade não nessecitaria. Um mês após tal exame tive a minha primeira crise de gota daí então não voltei na médica, mas comecei uma dieta com os alimentos acima citados e bebo em torno de 3L d'água/dia, também eliminei o açucar do café( tomo puro, sem nada). Comecei também a malhar e gostaria de saber se posso, mesmo tomando essa qtd d'água por dia, ingerir whey protein?

    ResponderExcluir