quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vitamina D

VITAMINA

A ingestão adequada de vitamina D é importante, mas o uso excessivo pode ser tóxico, uma vez eu altas doses induzem hipercalcemia e aumentam o risco de calcificação de tecido mole, especialmente dos rins (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2002). 
A falta de Vit D é mais prejudicial em idosos
A exposição ao sol para a biossíntese cutânea de vitamina D pode ser uma fonte útil para pessoas que comumente obtém pouca vitamina D através da ingestão alimentar. Entretanto, a pele de indivíduos idosos é menos eficiente na produção de vitamina D após a exposição à luz ultravioleta (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2002). Segundo pesquisas, idosos com ausência dessa substância apresentam maior propensão a infecções. Dados epidemiológicos sugerem uma marcante associação entre a deficiência de vitamina D e o aumento da incidência de doenças, como até mesmo alguns tipos de câncer, inclusive o de pele. 
Normalmente, os suplementos de cálcio e vitamina D são administrados em conjunto para pessoas idosas, a fim de reduzir a concentração circulante de hormônio da paratireóide PTH.  A suplementação de indivíduos idosos com cálcio e vitamina D resulta em significativa melhora na densidade mineral óssea e  redução dos índices de fraturas (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2002). 

Medidas gerais de saúde, como ingestão adequada de cálcio e vitamina D, atividades físicas regulares (especialmente exercícios com ação da gravidade), bem como o fato de evitar o uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem diminuir a perda óssea (WAITZBERG, 2000).

Fontes Alimentares de Vitamina D


  • Óleo de fígado de peixe (lambari / bacalhau / arenque / atum / cação),
  •  Manteiga e queijos gordurosos, 
  • Nata, 
  • Gema de ovo, 
  • Fígado, 
  • Leite.
OBS: A quantidade de vitamina D é aumentada na gema, devida a adição de calecalciferal na ração

A vitamina D está intrinsicamente envolvida no metabolismo do cálcio. Drogas como calestiramina, corticosteróides, fenobarbital entre outras, e óleos minerais interferem com a absorção e da vit D.

Como a Vitamina D é absorvida até chegar nos ossos

A vitamina D é ingerida e absorvida no intestino juntamente com os lipídeos, com a ajuda da bile. É absorvida principalmente no jejuno. Se a pessoa tiver problema com a parede intestinal não haverá boa absorção de nutrientes, por exemplo, em cirurgia bariátrica, doenças intestinais. Procure ajuda de um profissional especializado que possa ajudá-lo.

  •  Dehidrocolesterol, derivada do colesterol, está presente na epiderme, a camada externa da pele. Durante a exposição solar, os raios ultravioleta B são absorvidos e transformam a substância na molécula
  • uma alteração química nessa molécula, que se converte em vitamina D3. A partir daí, ela cai na corrente sanguínea e chega ao fígado, onde se transforma em 25-hidroxicalciferol. 
  • Do fígado para os rins, tornando-se finalmente a vitamina D ativa D2. As formas metabolicamente ativa, calcitriol e ercalcitriol, são produzidas pelos rins e funcionam como hormônios, tendo o intestino e os ossos como órgãos-alvo.
O pico de massa óssea é maior em homens que em mulheres e os níveis de conteúdo mineral ósseo e densidade mineral óssea são normalmente menores em mulheres.

A partir dos 40 anos a densidade mineral óssea começa a diminuir gradualmente em ambos os sexos, mas a perda óssea aumenta muito em mulheres após os 50 anos, ou à época da menopausa.

A perda de massa óssea é o resultado de alterações no mecanismo, dirigido por hormônios, que rege a remodelagem óssea.

A deficiência de vitamina D, cuja principal fonte é o sol, também pode ser decorrência de ingestão inadequada de alimentos com essa substância ou até mesmo por desordens hereditárias. Por isso, uma das maneiras mais simples e eficazes para suprir a carência dessa vitamina é investir nos alimentos como peixes (principalmente sardinha e salmão), leite, ovos e iogurtes, além de alimentos fortificados ou suplementos encapsulados, como óleo de fígado de bacalhau e vitaminas sintéticas. 

O uso de protetor solar diminue a absorção de Vit D pela pele. o indicado é não usar protetor nos horários adequados que é pela manhã até às 10h00 e à tarde após ás 16h00.


O estilo de vida moderno faz com que as pessoas não se exponham ao sol, mas a falta de vitamina D pode contribuir para o desenvolvimento de câncer e doenças cardiovasculares, como aumento da pressão arterial, aterosclerose, diabetes e hipertrofia cardíaca. A exposição ao sol ativa a produção da pré-vitamina D: a pele tem um precursor, uma molécula que, em contato com o sol, se transforma em pré-vitamina D, que fornecerá vitamina D ativa em quantidades adequadas. Além do sol, a suplementação de 800 unidades internacionais (UI) para idosos e 600 UI para adultos também é indicada e está dentro do limite máximo de duas mil UI recomendadas pelo Ministério da Saúde.



 Video sobre a Vit D com a Dra Gisela Saviole


Nenhum comentário:

Postar um comentário