sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sinais do corpo que revelam o estresse

O estresse
Ele é tóxico para o organismo e se manifesta no organismo de diversas formas.
O estresse é considerado um veneno para o corpo e pode manifestar-se de diversas maneiras. Segundo os especialistas, todos os órgãos são afetados e os sinais podem ser múltiplos.


Queda de cabelo, ganho de peso e até corrimento, no caso das mulheres, podem ser indicativos da presença nociva de estresse. O cortisol em excesso no organismo é causa de estresse tanto físico como emocional. Esse hormônio em excesso libera radias livres que traz prejuízo para o corpo.

Estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, constatou que o surgimento de muitas doenças é causado pelo estresse. O estresse psicológico crônico pode causar depressão, diabetes, doenças autoimunes, infecções respiratórias e até dificultar a cicatrização de feridas.

Um das causas que relaciona o surgimento de doenças com o estresse está o fato dele diminuir a sensibilidade das células de defesa do corpo aos hormônios que agem para contar a inflamação. Quanto mais essa diminuição se dá, menor é a sensibilidade do sistema de defesa do organismo.

Esse processo aumenta a produção de citocinas, substâncias que promovem a inflamação. A inflamação desempenha um papel importante no surgimento das doenças. Quando uma situação de estresse se apresenta, o organismo libera a produção do hormônio cortisol que aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue. Em longo prazo, numa produção constante, ele pode causar danos ao organismo.

Veja alguns dos males do estresse no organismo
  1. Queda de cabelo: o estresse libera hormônios que alteram as células, deixando os cabelos mais finos e facilitando a queda capila
  2. Alteração na menstruação: excesso ou ausência de fluxo menstrual podem indicar estresse. A menstruação irregular indica desarmonia hormonal
  3. Ganho de peso: a ciência há comprovou que o estresse engorda. Isso porque ele altera a sensação de saciedade e faz com que se coma mais
  4. Insônia: 3 em cada 10 estressados não conseguem dormir bem. O hormônio ligado ao estresse mantém o corpo alerta e impede o descanso.
  5. Ansiedade: os sintomas da ansiedade – medo, nervosismo, impaciência – são muito semelhantes aos do estresse e acionam o mesmo mecanismo do cérebro
  6. Corrimento: a fragilidade do sistema imune promovida pelo estresse pode favorecer o corrimento vaginal.
  7. Manchas na pele: hematomas sem causa aparente podem indicar que o corpo está intoxicado pelo estresse. São indicativos manchinhas de cor roxa ou vermelha
  8. Dores no corpo: os estressados costumam contrair mais a musculatura, o que provoca dores generalizadas.
  9. Cansaço: após um período longo de exposição a situações estressantes – mais de 3 semanas – há um esgotamento das energias vitais para o funcionamento do corpo
  10. Gripes e infecções recorrentes: um dos alvos do estresse é o sistema de defesa do organismo. O corpo acaba mais vulnerável aos vírus e bactérias.
  11. Herpes: essa doença está intimamente ligada à baixa imunidade. O herpes se manifesta na pele como um sinal de que é preciso pegar mais leve.
  12. Rouquidão: as cordas vocais também são prejudicadas pelo estresse. Ele agrava problemas como o refluxo e a má digestão
  13. Memória: o estresse prejudica o armazenamento de informações no cérebro, resultando em mais falhas na memória.
  14. Unhas quebradiças: o sistema imunológico deficiente atrelado à alimentação inadequada pode favorecer a fraqueza das unhas, em especial se faltar ferro no organismo

A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem.

É pela ação desses mediadores que, num momento de pavor, os pelos ficam eriçados (diante do cão ameaçador, o gato fica com os pelos em pé para dar impressão de que é maior), o batimento cardíaco e a pressão arterial aumentam, o sangue é desviado do aparelho digestivo e da pele, por exemplo, para os músculos que precisam estar fortalecidos para o combate ou para a fuga. Vencido o desafio, vem a fase do pós-estresse. Quem já passou por um susto grande sabe que depois as pernas ficam trêmulas e, às vezes, andar é impraticável.


No entanto, o estresse do mundo moderno é muito diferente do que existia no passado. Resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. A promissória a vencer no banco e o compromisso com hora marcada prejudicado pelo congestionamento inexplicável não liberam mediadores na quantidade necessária para enfrentar um animal ameaçador, mas provocam um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências nefastas para o organismo.

Alexandrina Meleiro – O primeiro passo é identificar a causa do estresse e verificar se é possível afastá-la. Se não for, é preciso criar estratégias para resolvê-la. Às vezes, a solução encontrada não é a ideal, mas é a que se pode pôr em prática naquele momento.

Além disso, horas de sono e de lazer para reduzir os níveis constantes de adrenalina também são boa medida profilática.

A atividade física, mas sem cobrança de desempenho perfeito, é fundamental nesse processo e curtir alguns hobbies ajuda muito desde que não estejam relacionados com o trabalho do dia a dia. Se sou médica, vou me distrair fazendo crochê, tricô ou pintura para meu cérebro descansar nesse período.

Acima de tudo, a pessoa não deve automedicar-se. Incluo nisso o álcool que anestesia, os tranquilizantes e os analgésicos. Se a pessoa não conseguir controlar os níveis de estresse sozinha, deve procurar ajuda profissional.

É bom lembrar que não existem problemas sem solução. Basta que nos empenhemos em encontrá-la. Nem sempre aparece a solução ideal, a que gostaríamos de alcançar, mas temos de aceitá-la, seja ela temporária ou definitiva.

Alexandrina Meleiro é médica psiquiatra e trabalha no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.



9 comentários:

  1. Muito boa a matéria......adorei.

    ResponderExcluir
  2. Uma filha de uma amiga minha,tomou sempre muita coca cola,de dois anos para cá,tinha um corrimento super forte de molhar a calcinha enquanto dormia,chegando a ter mal cheiro,ela parou de beber tem duas semanas,o sintoma descrito acima desapareceu quase todo,coca cola influencia?

    ResponderExcluir
  3. Olá provavelmente sim, a Coca cola acidifica o organismo podendo causar várias alterações ao organismo, além da quantidade exacerbada de açúcar e sódio. Não recomendo para ninguém o consumo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. olá, quando a pessoa apresenta todos os sintomas descritos acima ela deve procurar qual especialista ? psicologo, endocrinologista ,psiquiatra ...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu recomendaria um psiquiátrica, pois ele indicará medicamento para controlar o estresse caso necessário, mas vc pode passar por psicólogo também para uma terapia. Obrigada.

      Excluir
  5. Faço academia e to com uma mancha roxa no braço, sempre fui de ter, mas não lembro de ter batido em algum lugar... o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. oi Debora, pode ser pela intensidade dos exercícios, talvez vc esteja forçando mto os exercícios causando um atrito na pele. No caso de doenças as manchas roxeadas pelo corpo estão sempre associadas com outros sinais e sintomas.Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa noite
    Nesse mês de outubro ,já tive duas vezes os mesmos sintomas
    Vermelhidão no corpo,depois deram bolhas que estouraram e ficaram roxas
    Não sei se tem a ver e no mesmo momento,muita ardência nos labios e corrimento e ardencia vaginal tb
    O que pode ser?

    ResponderExcluir