quarta-feira, 1 de maio de 2013

Alimentação Infantill dicas simples

 Primeira coisa que devemos ter em mente é que a criança segue os exemplos dos pais, então não adianta só mandar que ela coma verduras e legumes, é preciso comer também. É importante que pelo menos uma refeição seja feita junto com as crianças, pois elas precisam ver os pais comendo alimentos saudáveis..

Leve a criança para cozinha e faça ela colocar a mão na massa, faça algo com ela sem medo dela se  sujar. Isso faz com que ela conheça os alimentos e se sinta importante participando da preparação da comida da mamãe e do papai.

A criança não pode ter muitas escolhas, ela tem que comer o que tem. Sempre respeitando o que ela não gosta mas não deixando de apresentar novamente em uma outra preparação. Lembre-se de que o paladar da criança muda muito e é normal fazer cara feia para algo novo.
  •  Explique para ela que os alimentos são importantes para que ela fique forte, crianças gostam disso.
  • Se a criança não quiser comer na hora do almoço não ofereça biscoitos ou outra coisa. Se ela pedir, ofereça a comida que ela não comeu. Se toda vez que ela não comer dermos biscoito ela nunca vai querer a comida.
  •   Evite ter biscoitos e refrigerantes em casa, deixando esses alimentos apenas para uma data especial ou fim de semana. Durante a semana tenha frutas e ofereça as frutas, coma em frente das crianças, elas sempre querem aquilo que os pais estão consumindo. 
  • Apresente as verduras e legumes de maneira atraente, crie carinhas no prato e faça a hora de comer um momento divertido.
  • A hora da refeição, é hora de comer e nada de televisão ligada ou joguinhos para distrair. É importante que a criança entenda que aquele momento é hora de se alimentar.
  • A criança não pode ter muitas escolhas, ela tem que comer o que tem. Sempre respeitando o que ela não gosta mas não deixando de apresentar novamente em uma outra preparação. Lembre-se de que o paladar da criança muda muito e é normal fazer cara feia para algo novo.
  •  É importante também que, na transação do leite materno para papinha, os pais sejam bem orientados. Nada de bater tudo no liquidificador, só amassar é o suficiente.
  • Ainda na transição do aleitamento materno para a papainha, ofereça um alimento novo toda semana e tenha paciência para que essa transação seja o mais tranquila
  •   
Não faça chantagens com as crianças, "se você comer isso, te darei aquilo" isso gera maus hábitos. Procure estipular horários para ficar na frente do computador e televisão. Na hora da refeição esteja a família reunida à mesa, que seja pelo menos  no jantar que é o horário mais fácil da família estar reunida.


Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário