terça-feira, 12 de maio de 2015

Ganho de Peso ideal na gravidez

 Quando a mulher engravida, o seu corpo sofre diversas alterações, sendo o ganho de peso e o aumento da silhueta os mais óbvios. Se fôssemos contar somente o peso do bebê, seria esperado que a mãe apresentasse um aumento de peso mínimo, ao redor de 3,5 quilos. Todavia, o peso do feto corresponde apenas a uma fração do total de ganho de peso da gestante.



Entenda porque a mulher ganha peso além do peso do bebê. Quando a mulher engravida, os seguintes fatores colaboram para o aumento do peso:


  •     Peso médio do feto: 3,2 a 3,6 kg.
  •     Aumento das reservas de gordura do corpo: 2,7 a 3,6 kg.
  •     Aumento do volume de sangue circulante no organismo: 1,4 a 1,8 kg.
  •     Retenção de líquidos: 0,9 a 1,4 kg.
  •     Peso do líquido amniótico: 0,9 kg.
  •     Aumento de peso das mamas: 0,45 a 1,4 kg.
  •     Aumento de peso do útero: 0,9 kg.
  •     Peso da placenta: 0,7 kg.
Isso significa que uma grávida que apresentava um peso corporal normal antes da gravidez deve ganhar, em média, algo em torno de 11 a 14,5 kg até o final da gestação.


 Aos longo das últimas décadas, o ganho de peso considerado ideal na gravidez mudou bastante. Na década de 1930, quando a medicina ainda era praticada muito mais da base da opinião pessoal e da lógica teórica, os obstetras indicavam um ganho máximo de 7 kg durante a gravidez. A restrição alimentar foi uma prática obstétrica comum durante anos, e era baseada na crença de que o ganho de peso gestacional excessivo levava ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia e outros problemas obstétricos. 

Na década de 1960, as indicações obstétricas começaram a ser orientadas por estudos científicos. Nesta época, os trabalhos começaram a mostrar que tamanha restrição do ganho de peso na gestação aumentava o risco de recém-nascidos com baixo peso ou com problemas neurológicos. A partir de então, as recomendações de ganho de peso tornaram-se mais liberais. Ainda assim, até a década de 1980, a maioria dos obstetras ainda recomendava um ganho máximo de 11 kg durante a gravidez. Em 1990, as orientações mudaram novamente, e o ganho de peso gestacional adequado foi estipulado entre 11 e 16kg para peso normal..
Nos últimos 20 anos, porém, uma quantidade cada vez maior de estudos científicos de qualidade começou a nos mostrar que o ganho de peso gestacional não podia ser tratado como uma receita de bolo que servia de forma igual para todas as mulheres.  
Em 2009, portanto, novas diretrizes mundiais foram estabelecidas, determinando que o ganho de peso gestacional ideal deveria variar de acordo com o índice de massa corporal (IMC) das mulheres antes da gravidez. 
Desta forma, mulheres muito magras poderiam engordar mais quilos na gravidez do que mulheres já previamente com sobrepeso. 




Conheça abaixo os valores indicados pelo IMC pré gestacional. As diretrizes de 2009 ainda valem até o momento e estabelecem que:

1- Ganho de peso indicado para gravidez de feto único:


    IMC menor que 18.5 kg/m2 (baixo peso) → ganho de peso gestacional desejado entre 12.5 e 18.0 kg.
    IMC entre 18.5 e 24.9 kg/m2 (peso normal) → ganho de peso gestacional desejado entre 11.5 e 16.0 kg.
    IMC entre 25.0 e 29.9 kg/m2 (sobrepeso) → ganho de peso gestacional desejado entre 7.0 e 11.5 kg.
    IMC maior que 30.0 kg/m2 (obesidade) → ganho de peso gestacional desejado entre 5.0 e 9.0 kg.

Resumindo a lógica, se a mulher entra na gestação acima do peso ela deve ganhar menos peso durante a gestação comparado a que entrou com peso adequado.


2- Ganho de peso indicado para gravidez de gêmeos:


    IMC menor que 18.5 kg/m2 (baixo peso) → os estudos ainda não conseguiram produzir dados suficientes para que um valor possa ser indicado.
    IMC entre 18.5 e 24.9 kg/m2 (peso normal) → ganho de peso gestacional desejado entre 16.8 e 24.5 kg.
    IMC entre 25.0 e 29.9 kg/m2 (sobrepeso) → ganho de peso gestacional desejado entre 14.1 e 22.7 kg.
    IMC maior que 30.0 kg/m2 (obesidade) → ganho de peso gestacional desejado entre 11.4 e 19.1 kg.

A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e no 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 a 2,0 kg. Não só não há nenhuma necessidade de engordar nesta fase, como é difícil fazê-lo, já que é nas primeiras semanas de gravidez a gestante costuma ter enjoos e vômitos frequentemente. A partir do segundo trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5 kg por semana.


O QUE A GRÁVIDA PODE COMER?


O termo “comer por dois” durante a gravidez é um mito que não deve ser perseguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana. A gestante deve comer pequenas porções, várias vezes por dia. Não é indicado um jejum maior que 4 horas durante o período que a gestante esteja acordada.

*Mulheres previamente obesas não devem tentar fazer dietas muito restritivas durante a gravidez. Se você não emagreceu antes, não será agora, grávida, que deverá fazê-lo. O aconselhável é ter uma dieta saudável, evitando apenas os exageros nas calorias, açúcares e frituras. O objetivo da gestante com sobrepeso não é emagrecer, mas sim manter o seu ganho de peso gestacional dentro da faixa indicada.

Consequências do ganho de peso gestacional excessivo ou insuficiente

A diretrizes sobre o ganho de peso gestacional de 2009 foram estabelecidas após a avaliação de 150 estudos científicos publicados entre os anos de 1990 e 2007. Entre as evidências encontradas nessa revisão podemos destacar os seguintes fatos:

  1. – Quanto maior é o ganho de peso gestacional, maior é o risco da gestante precisar se submeter a um parto cesária
  2. – Mulheres com peso gestacional inferior ao desejado apresentam maior risco de terem bebês pequenos, com baixo peso ao nascimento e um maior risco de terem partos prematuros. 
  3. Por outro lado, mulheres com aumento de peso gestacional acima do desejado apresentam maior risco de terem bebês grandes e com elevado peso ao nascimento, fenômeno chamado de macrossomia (bebês que nascem com mais de 4 kg).
  4. – Em média, para cada quilo de ganho de peso gestacional, o peso do bebê aumenta seu peso entre 16,7 e 22,6 gramas.
  5. – Mulheres que ganham peso excessivamente durante a gravidez têm maior risco de não conseguirem voltar para o seu peso original após o parto. Mulheres já previamente com sobrepeso e que ganham peso excessivamente na gravidez têm um maior risco de tornarem-se obesas ou agravarem a sua obesidade já existente. 40% das mulheres com elevado ganho de peso gestacional permanecem, meses após o parto, com cerca de 8 a 10 kg acima do peso que tinham antes de engravidar.
  6. – O excesso de ganho de peso gestacional também tem sido associado a um risco aumentado de hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional
  7. – O excesso de ganho de peso gestacional aumenta o risco de obesidade infantil, diabetes e hipertensão nas crianças.
 A gravidez é um período de muitas mudanças e intensidade para mulher, é preciso de um cuidado maior com a saúde para que o bebê cresça saudável e sem riscos.  É fundamental a mudança de alguns hábitos não saudáveis como fumar, consumo de bebidas alcoolicas, consumo de doces,  refrigerantes e frituras em excesso. Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário