domingo, 22 de maio de 2016

Fitoterápicos para Ansiedade

Todos nós sentimos ansiedade em alguns momentos de nossas vidas, isto é normal. Mas para algumas pessoas este sentimento é mais frequente e intenso, afetando seu dia a dia.


O distúrbio de ansiedade é uma doença psíquica caracterizada por um sentimento de insegurança, medo, e nervosismo. Embora comum em todo ser humano, a ansiedade torna-se um distúrbio quando esta presente na maioria dos dia por 6 meses ou mais, prejudicando a vida e os afazeres diários do paciente.


A ansiedade pode se originar de traumas intensos, conflitos, fracassos ou estar acompanhada de outras doenças psiquiátricas, como depressão, psicoses, neuroses, etc. Pode também estar associada a doenças cardiovasculares ou respiratórias. O uso de alguns medicamentos também pode desencadear distúrbios de ansiedade, como no caso das anfetaminas.

O uso de plantas medicinais e fitoterápicos deve se dar de maneira orientada, de modo que o uso inadequado não ocasione problemas à saúde que vão desde a ineficácia terapêutica a reações adversas severas, dependendo da forma de uso. Por isso, é importante que seja realizado o controle sanitário destes produtos e a conscientização da população sobre seus riscos, visto que a ideia de que produto de origem natural não faz mal à saúde ainda encontra-se amplamente disseminada.



O tratamento da ansiedade inclui:
  •  o uso de medicamentos e associado a estes estão à psicoterapia, práticas de atividades físicas e consumo de alimentos calmantes. 
  • Os fitoterápicos são usados como alternativa ao uso de ansiolíticos e antidepressivos, uma vez que estes podem causar efeitos colaterais e dependência

Apesar de ser um tratamento com ervas, existem contra indicações e o tratamento precisa ser acompanhado por um profissional. “Mesmo existindo grandes e excelentes propriedades terapêuticas e de cura em muitas plantas, diferentemente de outros remédios não naturais, a dose terapêutica e a tóxica são muito próximas. 
Para fazer o uso seguro de uma planta, mesmo sendo em forma de chá, recomenda-se que a orientação seja feita por um profissional da área e que realmente conheça bem o assunto”, observa o especialista.


Confira alguns fitoterápicos que auxiliam na Ansiedade



Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Receita: Use um punhado de folhas de alecrim, secas ou verdes para uma xícara de água e use mel para adoçar. Ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de alecrim. Tampe e deixe em infusão por alguns minutos. Posologia: tome uma xícara do chá de Alecrim de uma a duas vezes por dia.

Avenca (Adiantum capillus)

Receita: Duas colheres de sopa de folhas secas de Avenca para um litro de água. Use mel para adoçar. Leve a água ao fogo com as folhas da avenca e deixe levantar fervura. Então, desligue o fogo e deixe-o abafado por uns três minutos. Coe e adoce com o mel. Posologia: Beba o chá de Avenca de 12 em 12 horas. Cuidados: Não utilize avencas ornamentais.

Borragem (Borago officinalis L.)

Receita: Uma colher de café de folhas e flores secas de borragem para cada xícara de água. Primeiramente, retire bem os “pelos” da erva. Em seguida, ferva a água e desligue o fogo. Então, despeje a água quente sobre a borragem e deixe tampado por cerca de dez minutos. Coe e espere ficar morna. Posologia: Beba o chá quando achar necessário, sem exageros. Cuidados: Pode causar reações alérgicas, sobretudo se os pelos da planta estiverem presentes.

Capim santo (Andropogon citratus)

O capim santo pode ser usado no tratamento da Insônia, da ansiedade e problemas digestivos. Recomenda-se o consumo do chá de duas a três vezes ao dia. A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação. Também pode ser utilizado nas dietas de emagrecimento, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta.

Funcho (Foeniculum vulgare)

Também conhecido como anis doce ou erva doce, rico em cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, potássio, ódio, zinco, vitamina A, C e do complexo B. Por ser tão rico em nutrientes, o funcho atua em diferentes partes do organismo, sendo também eficiente no tratamento de doenças. Receita: três colheres de sopa de sementes secas de Funcho para um um litro de água. Deixe ferver a água e depois acrescente as sementes. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Posologia: Tomar uma xícara do chá três vezes ao dia. Cuidados: O chá de funcho não deve ser tomado em excesso, pois pode causar problemas no trato digestivo. Além disso, a erva em grande quantidade pode causar aborto.

Kawa Kawa (Macropiper methysticum)

Receita: Use três gramas da raiz de kawa kawa por xícara de água. Ferva os ingredientes por cinco minutos. Posologia: Tome três xícaras ao dia. Cuidados: A Kawa Kawa só pode ser utilizada sob prescrição médica. O seu uso pode causar alucinações e sintomas de intoxicação similares aos de remédios calmantes.

Maracujá ou passiflora ( Passiflora incarnata L.)

Receita: Uma folha fresca de maracujá com uma xícara de chá de água e mel. Leve a xícara de água para ferver enquanto você pica a folha de maracujá. Quando a água estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas, tampe o recipiente em seguida por cerca de cinco minutos. Adoce com mel. Posologia: Beba duas xícaras do chá por dia. Cuidados: Gestantes e pessoas com problemas de pressão baixa devem evitar o maracujá.

Valeriana (Valeriana officinalis)

A Valeriana é bastante usada para insônia, mas também é excelente para ansiedade. Não deve ser usada por mais de três meses, uma vez que ela pode viciar. A cada três meses, o uso dela deve ser interrompido pelo menos por um mês. Pode ser usada como medicamento, mas somente sob prescrição médica. Cuidados e Precauções: Não é indicada para gestantes. Em excesso, pode gerar comportamentos agitados, cefaléias, vertigens, alterações sensoriais, delírio, reações alérgicas, convulsões e parada respiratória. A urina pode adquirir cheiro característico da planta.

 Melissa, ou Melissa officinalis

Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Formas de consumo: seu chá é a mais popular.

Camomila, ou Matricaria recutita - Esse tipo de camomila tem efeito calmante. Formas de consumo: suas folhas e flores são empregadas em infusões.

Erva-de-são-joão, ou Hypericum perforatum - É a mais eficiente para combater a depressão. Formas de consumo: usada na produção de medicamentos, ela só pode ser comprada com receita médica.

Dicas para Ansiedade

Uma pessoa ansiosa não irá se curar sozinha. O apoio do seu entorno é essencial. O fato de falar, de se confiar é uma boa prevenção do estado ansioso. Não se deve guardar em si o seu mal.
 
Se a ansiedade leve pode ser tratada através de remédios naturais, sem a necessidade de uma prescrição médica, é importante que o paciente tenha noção das limitações desses medicamentos e se houver a necessidade, ele deve se dirigir a pessoas competentes: médico, psiquiatra, psicólogo.
Pratique algum tipo de exercício. O exercício físico ajuda muitas pessoas a sentirem menos ansiedade.

Diminua ou pare de consumir café e outras fontes de cafeína, como o chá preto. Pois esta substancia pode aumentar o estado de ansiedade.

Não sinta constrangido em procurar tratamento para ansiedade, este é um problema comum, que pode afetar todos os tipos de pessoas.


                                                    TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
 Boas opções, mais imediatas, em casos de ataque de ansiedade são as técnicas de relaxamento, tais como as respirações profundas, que você mesmo pode realizar:
  • Inspire profundamente e mantenha o processo de respiração durante cinco segundos; solte o ar devagar e descansa cinco segundos. Repete o exercício de respiração várias vezes até que se sinta relaxado.
Video sobre o Assunto

2 comentários:

  1. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site hoje mesmo; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site hoje mesmo; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir