A atividade física é de fundamental importância e deve estar integrada na vida do paciente diabético devido aos benefícios do exercício à ação da insulina.
Ela contribui para a redução da glicemia e da necessidade de insulina no diabético tipo 1, e medicamentos no tipo 2, pois melhora a captação de glicose pelas células. Além desses benefícios, a atividade física ainda contribui com a melhora da circulação sanguínea, o que no paciente diabético é por vezes prejudicado, isso sem falar nos efeitos benéficos do controle da pressão arterial e das dislipidemias, redução do risco de doença cardiovascular asterosclerótica, redução e controle do estresse, melhora da auto-estima e da qualidade de vida.
Todos esses benefícios se dão através da prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, dança, ciclismo, corrida, etc). Já pacientes com diabetes tipo 2, além dos benefícios citados acima, com a prática regular de atividade física, conseguem um maior controle das glicemias, devido ao maior transporte da glicose para dentro do músculo, que aprimora e prolonga o controle glicêmico.
1. O risco de hipoglicemias (diminuição da glicose sanguínea) aumenta durante a atividade física?
Sim. A atividade física melhora a sensibilidade à insulina, e se não tiver cuidados básicos, a hipoglicemia pode mesmo ocorrer até 24 horas após a prática.
2. Como evitá-las?
Primeiramente é necessário rever seu esquema insulínico. Não são raras as vezes que a diminuição da dose de insulina do dia, ou hipoglicemiantes orais será necessária. Dependendo do horário da atividade física, o ajuste da dose de medicamento/insulina da refeição anterior já é suficiente, apenas ajustando a relação insulina:carboidrato daquela refeição.
Para os usuários de bombas de infusão de insulina pode ser necessário utilizar o basal temporário e em algumas situações retirar a bomba.
A alimentação antes, durante e após a atividade física também é determinante para evitar a hipoglicemia.
3. O que comer antes, durante e após a atividade física?
O carboidrato tem um papel fundamental na prática de atividade física. É ele que mantém sua energia e glicemias estáveis. Mas não é por isso que pode abusar, pensando apenas em reduzir os episódios de hipoglicemia. A estabilidade das glicemias durante seu treino, fará com que a sua performance seja preservada. Claro que as quantidades de cada alimento devem ser estipuladas de maneira individual, por isso uma consultar um nutricionista especializado em Diabetes é de extrema importância.
01 fruta com aveia OU Pão integral com queijo OU Iogurte desnatado light com cereal.
Nada muito pesado para não atrapalhar sua atividade.
Durante a atividade física:
Se seu treino durar mais que uma hora, será necessária a ingestão de 15-20 gramas de carboidrato a cada 45 minutos.
Como exemplos temos os géis de carboidrato, as bebidas isotônicas que além de hidratar fornecem energia, água de coco.
Após a atividade física:
Esta refeição é de suma importância, não apenas para evitar os episódios de hipoglicemia como também para que você não perca massa muscular.
Aqui será importante a inclusão do carboidrato e a proteína. A quantidade necessária será calculada pelo seu nutricionista, que levará em consideração seu peso corporal.
4. Posso ingerir suplementos alimentares?
Antes de pensar sobre ingerir suplementos terá que fazer um check list nutricional para avaliar sua alimentação atual. Alguns ajustes na alimentação já são o suficiente para que sua performance seja preservada.
O tema preferido nas academias são os suplementos, especialmente os whey protein. No nosso dia todo, a necessidade de proteína varia de 12-15%, equivale a dois bifes e 02 copos de leite. Então não adianta comer 08 claras de ovo, vários scoops de whey protein para ganhar massa muscular.
O que faz ganhar massa muscular é justamente a combinação dos carboidratos e proteínas nas quantidades e horário correto. Tratando-se de Diabetes especialmente, o consumo exagerado de proteína pode sobrecarregar os rins.
No caso de atletas profissionais ou que participam de competições, os suplementos podem ser utilizados com cautela, sempre orientados pelo nutricionista.
5. Devo medir a glicemia durante o treino?
Não apenas durante, mas antes e depois também. Este será o guia de seu tratamento, é uma pratica de cuidado básico.
Luciana Bruno Nutricionista Especialista em Diabetes
É muito importante procurar um nutricionista especialista em diabetes para iniciar uma prática de atividade física regular. Os diabéticos necessitam de cuidados alimentares mais rígidos na prática da atividade física por conta de hipo e hiperglicemia.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo
Nenhum comentário:
Postar um comentário