segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Saiba por que as gorduras demoram mais para serem digeridas

Alimentação rica em alimentos gordurosos pode causar problemas de saúde. Isso acontece porque os alimentos que abrigam muita gordura levam mais tempo para serem quebrados e absorvidos pelo organismo.

"As gorduras apresentam uma digestão mais lenta, principalmente em função de sua composição química. São moléculas orgânicas constituídas basicamente de carbono, oxigênio e hidrogênio, com estrutura grande e que não são solúveis em água. Essa característica faz com que todo o processo de digestão seja mais vagaroso, pois a gordura precisa ser transformada em moléculas menores e se ligar a substâncias que permitem sua absorção".

O ideal é que a gordura seja consumida durante todo o dia, distribuída entre as refeições. "O recomendado é que ela ocupe cerca de 30% das calorias totais".  

Gorduras demoram mais para serem digeridas

Carnes, leites e derivados, e inúmeros alimentos industrializados, são exemplos de onde se pode encontrar gordura. É necessária bastante atenção na observação dos rótulos dos alimentos, assim como na composição da gordura consumida. Existem ácidos graxos polinsaturados, monoinsaturados, saturados e trans.

"A gordura trans, muito difundida na indústria alimentícia, deve ser evitada em função de sua ação na elevação do LDL (colesterol ruim) e na redução do HDL (colesterol bom). Já o consumo de gorduras saturadas, encontradas principalmente em produtos de origem animal como na carne vermelha, leite e derivados, deve ser reduzido a aproximadamente 7% das calorias totais por aumentar o LDL. 


 
Devemos privilegiar as gorduras provenientes de peixes e produtos vegetais como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, azeitonas, etc) monoinsaturadas e polinsaturadas, pois estas agem na redução do LDL e favorecem o aumento do HDL. São as gorduras do bem.


 A ingestão elevada de gorduras, principalmente das saturadas e trans, são determinantes no aparecimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC e aumento da obesidade.

Apesar do cuidado no consumo, não se deve cortar completamente as gorduras da dieta. "O organismo necessita delas para várias funções; são utilizadas na formação de hormônios, compõem as membranas celulares, representam uma fonte concentrada de energia e carregam consigo vitaminas lipossolúveis".  O importante é consumir na quantidade ideal e evitar a gordura modificada pela  indústria (Gordura Trans e gordura hidrogenada).

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário