segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cuidados com a pele do rosto

A Pele

O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. É uma estrutura elástica, ao mesmo tempo flexível e muito resistente, que envolve toda a superfície do corpo. Mais do que um simples invólucro, a pele é um órgão extremamente complexo e responsável por várias funções vitais.



Além de proteger o organismo contra infecções, doenças e outras agressões do ambiente, ela desempenha um papel fundamental no controle da umidade e temperatura do corpo, o que, entre outras coisas, permite que o ser humano se adapte aos mais diversos climas, inclusive os mais inóspitos.

A pele é também um termômetro preciso do estado geral de saúde do organismo, ela reage a fatores internos e externos, tais como:
  •  alimentação, alterações hormonais, ação do tempo, estresse, variações climáticas, poluição, radiação solar, entre outros.
A combinação desses agentes interfere diretamente no funcionamento e também na aparência da pele. Por isso, para mantê-la sempre saudável e bonita é necessário corrigir e prevenir eventuais desequilíbrios, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos.

Para saber como cuidar da sua pele, primeiro é preciso entender um pouco mais sobre suas funções e constituição. Para cumprir todas as suas funções, a pele conta com três camadas: epiderme, derme e hipoderme.


Epiderme

Trata-se da camada mais superficial, que fica exposta à ação dos agentes externos:
  •  sol, poluição, chuva e vento. 
O equilíbrio de suas funções é o que dá o "aspecto" da pele, por isso precisamos ajudá-la em seus mecanismos de renovação. A epiderme também dá origem aos anexos cutâneos, que são unhas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.


Derme

Trata-se da camada de sustentação da pele. 

É feita de um tecido conjuntivo, composto de fibras elásticas e colágenas, vasos sanguíneos e linfáticos, além de nervos e terminações nervosas. Da integridade e disposição dessas fibras depende a sustentação, resistência, firmeza, flexibilidade e elasticidade da pele. Os anexos cutâneos também estão situados na derme, assim como os complexos vasculares e nervosos, além de corpúsculos sensitivos.

A junção dermoepidérmica é uma estrutura complexa e sede de diversas reações imunológicas, características de várias doenças, especialmente dermatoses bolhosas.

Hipoderme

É a camada mais profunda da pele. 

Por isso, também recebe o nome de tecido subcutâneo. Compõe-se de células gordurosas, de fibras elásticas e de uma substância gelatinosa, chamada de gordura subcutânea. Tem como principais funções: reservar energia, dar forma aos contornos corporais (padrão feminino ou masculino) e proteger contra traumas físicos, como batidas e cortes.

Funções da Pele

O tecido epitelial exerce diversas funções no organismo, entre elas:

Proteção e defesa

A pele atua como uma barreira que nos separa do ambiente, impedindo a invasão e a ação prejudicial de poluentes, radiação solar, substâncias tóxicas, bactérias e vírus, entre muitos outros agentes. O tecido epitelial é rico em queratina, uma proteína que impermeabiliza a pele, regulando assim a perda de água do organismo para que ele não desidrate.

Aderência

As dobras existentes nas articulações facilitam a movimentação, enquanto as linhas que formam as impressões digitais, nos pés e mãos, permitem maior aderência aos objetos e às superfícies.

Percepção sensorial

A função sensorial é a atividade da pele mais lembrada. 

As diferentes sensações, como o tato, a pressão, o calor, o frio e a dor são possíveis devido às inúmeras terminações nervosas que reconhecem os estímulos externos. É a pele quem recebe as informações do meio e envia para o cérebro, que nos diz como devemos reagir, por exemplo, afastar-se do fogo, agasalhar-se no frio, etc.

Regulação térmica e controle da circulação sanguínea:

A pele é um poderoso isolante térmico. 


 Independentemente do clima ambiente, ela mantém a temperatura do corpo estável a 36º C. 
  • Nos dias quentes, para diminuir a temperatura do corpo, o organismo elimina líquido (suor) para resfriar a pele. 
  • No frio, o processo é inverso. Para manter o calor e a temperatura interna, ocorre uma vasoconstrição, ou seja, a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, o que reduz o volume de sangue que passa pela pele, evitando uma maior perda de calor do corpo.

Eliminação de substâncias

Para equilibrar seu funcionamento, a pele elimina algumas substâncias, como o sebo, que é produzido pelas glândulas sebáceas da derme. Além de formar uma camada protetora na superfície da pele, o sebo ajuda a eliminar substâncias indesejáveis, e também atua ainda como um lubrificante natural do pelo e dos cabelos, evitando que fiquem quebradiços.

Síntese e reservatório de nutrientes

A pele é responsável pela metabolização de alguns hormônios e da vitamina D, chegando mesmo a ser um reservatório desta vitamina, assim como é também reservatório de gordura.

Tipos de Pele

                           Quanto ao grau de oleosidade, a pele pode ser normal, seca ou oleosa

Mas, apesar dessa divisão, todas as peles têm uma concentração maior de glândulas sebáceas na zona T do que nas regiões laterais da face. Assim, todas as peles secas são menos secas na região médio facial, o que também ocorre com as peles normais e oleosas. 

 A pele acneica não corresponde a um tipo especial de pele, e sim uma doença - ou predisposição a ela - própria das pessoas de pele oleosa: a acne.

Cada pessoa tem seu próprio metabolismo, que varia de acordo com a herança genética, os hábitos alimentares, os ambientes em que vive, entre outros fatores. A pele reage a essas condições biológicas e climáticas e se constitui de formas distintas: podendo ser seca, oleosa, normal, acneica, ou sensível.


 
Pele Acneica

A pele acneica é muito oleosa e brilhante

Costuma apresentar áreas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrência da presença de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser as áreas mais afetadas - devido ao número maior de glândulas sebáceas que possuem.

Mais do que um problema estético, os cravos e espinhas normalmente sinalizam um desequilíbrio orgânico e, portanto, exigem cuidados específicos.


Pele Normal

É a pele que todos sonham ter!

Não é para menos, sua aparência é saudável, pois produz gordura na quantidade certa, e apresenta um tônus adequado de elasticidade.
O resultado é uma pele lisa, aveludada e viçosa, com elasticidade e brilho natural, o que torna os poros imperceptíveis. Por estar equilibrada e naturalmente hidratada, ela possui a quantidade ideal de oleosidade. Raramente apresenta espinhas e cravos, nem qualquer sensação de incômodo.


Pele Oleosa
 
É a pele que produz maior quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas e, por isso, tem aparência espessa, brilhante e úmida. Além disso, os seus poros são visíveis, pois estão sempre dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos, principalmente no rosto e cistos em algumas regiões do corpo.
 
Devido à super atividade das glândulas, esse tipo de pele suporta melhor as ações de agentes externos e resiste mais à ação do tempo.
É importante saber que é comum pessoas com pele oleosa ou normal, terem algumas partes do corpo ressecadas, como os pés, joelhos e cotovelos.

Alimentação Saudável  reflete na pele do corpo todo

Não abdique destes nutrientes:



Vitaminas: 

vit A (papel essencial na renovação da pele), grupo vit B (intervém em todos os processos  celulares), vit C  (antioxidante  que  favorece  a  produção  de  colágeno  e  previne infecções), vit E (combate os radicais livres e estimula a formação de colágeno novo).

Minerais:
   
Zinco  (estimula  a  formação  de  novas  proteínas,  renovando  a  camada epidérmica   e   conferindo
-lhe   tonicidade),   
Selênio   (a   sua   acção   antioxidante   está relacionada   com   um   menor   risco   de   formação   de   tumores   cutâneos,   como   o melanoma), 
Enxofre (indispensável na síntese de queratina e ação antiseborreica).

Ácidos gordos

os insaturados como o oléico e os presentes nas sementes e no peixe  fortalecem a barreira lipídica, impedindo a secura.

Proteínas: as principais constituintes da pele (carnes, laticínios, alguns vegetais, etc)

Fibras: favorece a digestão e, portanto, depura o organismo e a pele.

E  não  se  esqueça  da  água:  a  hidratação  através  de  uma  ingestão suficiente  de  água  e  de  líquidos,  sendo  que  a  quantidade  recomendada  é  de  1,5  a  2 litros diários

Fonte: Neutrogena

Nenhum comentário:

Postar um comentário