quinta-feira, 21 de junho de 2012

Intolerância à lactose

É a incapacidade de digerir a LACTOSE (açúcar do leite), resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada LACTASE (produzida no organismo)
Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples para sua melhor absorção.

Segundo dados brasileiros, 70% dos adultos têm algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados. Em países como Japão e alguns do continente africano, praticamente todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância. Isso porque com o com o avanço da idade existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase (enzima).

Há três classificações da doença que são decorrentes de diferentes processos

Ø  Deficiência congênita da doença: é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase (enzima), a criança é acometida logo após o nascimento.
Ø  Diminuição enzimática  por doenças intestinais: bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarreia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase).
Ø  Deficiência primária ou ontogenética: é o mais comum na população, com o avanço da idade existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase (enzima). Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (80% dos adultos têm a deficiência).



Causas

A LACTOSE não digerida continua dentro do intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido lático e gases. A presença de lactose e destes compostos nas fezes no intestino grosso aumenta a pressão osmótica (retenção de água no intestino ) causando diarreia ácida e gasosa  e flatulência excessiva, cólicas e aumento do volume abdominal.

Sintomas da intolerância à lactose

  • ·         Náuseas, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto.
  • ·        A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.
  • ·         Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.
  • ·         Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer
  • ·         Apesar dos problemas não serem perigosos, eles podem ser bastante desconfortáveis.




Como diagnosticar a doença

·         Teste de Tolerância
Consiste em fornecer lactose pura ao paciente em jejum e durante as horas seguintes, amostras de sangue indicam os níveis de glicose no sangue.
Se a pessoa for intolerante à lactose, não haverá alteração da glicose no sangue
Este teste não é usado em crianças muito novas, pois a grande carga de lactose pode causar diarréia e desidratação, acarretando sérios problemas.

·         Monitorização da quantidade de hidrogênio nos gases exalados pela respiração, após a ingestão da lactose.

O hidrogênio é produzido na fermentação da lactose pelas bactérias quando ela chega no intestino grosso, onde não deveria chegar.
O hidrogênio é absorvido pelo intestino, transportado pela corrente sanguínea até os pulmões e, então, expirado pelo ar expirado.
Se o paciente consumir leite por exemplo, e a concentração de hidrogênio do ar exalado aumentar. Isso indica que a lactose não foi propriamente digerida.
Este teste também não é usado em crianças muito novas.

·         Teste de acidez das fezes

Detecta os ácidos produzidos pela má digestão da lactose
Este teste é indicado para todas as crianças e é indicador de intolerância à lactose.

Tratamento 

Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados pela dieta.
Nos recém-nascidos a opção é o uso do leite de soja, que não tem lactose.
Mas a maioria dos jovens e adultos não precisa evitar a lactose completamente. As pessoas possuem diferentes níveis de intolerância à lactose.
No mercado existe o leite UHT hidrolisado, ou com baixo teor de lactose, sendo produzidas por diversas empresas no ramo. Este tipo de leite tem sabor normal, contendo todos os nutrientes do leite, é um pouco mais doce do que o normal. Existe também o leite hidrolisado em pó.
Se os sintomas forem devido só a não digestão da lactose: substituição do leite por iogurtes e/ou ingestão de cápsulas de lactase.

Alimentos Proibidos

Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados do leite
Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, mingau entre outros...)
Bolachas, biscoitos que possuem leite na composição.





Alimentos Permitidos

Carnes em geral
Margarina, geleias
Todos as leguminosas (feijão, vagem, lentilha...)
Arroz e cereais em geral
Todas as verduras e legumes
Frutas todas
Leite de soja ou de arroz ou outros cereais, existem bastante opção no mercado
Queijo tipo tofu, brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental (são mais gordurosos e calóricos que os brancos)
Pães e bolachas que não contenham leite em sua composição (pão francês)
Iogurte costumam ser mais toleráveis que o leite, as bactérias encontradas em suas fórmulas produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.

É importante consultar sempre um especialista na área para não confundir a intolerância à lactose com outras doenças ou disfunções que podem causar quadro similar. Após descoberto o diagnóstico da doença procure um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário