terça-feira, 26 de junho de 2012

Linhaça é fonte de saúde

Sementes ajudam a prevenir doenças e melhoram a qualidade de vida. Disponível na forma de semente, farinha, óleo e cápsulas, a linhaça vem sendo utilizada para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida.
Benefícios da linhaça 

Rica em fibras; ácidos graxos, ômegas 3 e 6; vitaminas A, E, B1 e B6; e minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e cálcio, o produto proporciona uma série de benefícios. o alimento é fonte de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno,
contribuindo para o equilíbrio hormonal.


"Essa substância é excelente para as mulheres, pois combate os sintomas da TPM e menopausa, além de prevenir o aparecimento de câncer de mama. Nos homens, ela auxilia no combate dos tumores de próstata. A lignana ainda é uma boa opção para promover a manutenção da saúde óssea do organismo".
Por conter ômegas 3 e 6 em sua composição, a linhaça é uma grande aliada para a saúde do coração. Esses ácidos graxos reduzem as taxas de colesterol sanguíneo e a pressão arterial, além
de prevenirem trombose e aliviarem os sintomas de artrite. As fibras presentes na semente de linhaça
contribuem para o controle da glicemia e, portanto, auxiliam na prevenção de diabetes. Estudos demonstram que o ômega 3, presente na linhaça, atua na prevenção do mal de Alzheimer

A linhaça também é indicada para melhorar o aspecto de peles secas, com manchas, acne, espinhas
e eczema. "Quem deseja perder peso, também pode contar com a linhaça para promover uma melhor digestão e ajudar no bom funcionamento do intestino".

Tipos de linhaça: 
 
Linhaça Marrom

A primeira já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido, tem a casca mais dura e
resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade (capacidade de
absorção do organismo) de seus nutrientes.

Linhaça Dourada

Já a linhaça dourada tem um sabor mais suave e uma casca mais fina. Porém, não há diferença
significativa no valor nutricional dos dois tipos de linhaça.

Como consumir a linhaça: 

Em geral, a ingestão recomendada é de três colheres de sobremesa ao dia. Independente do tipo de linhaça usada as sementes devem ser trituradas, antes de serem consumidas. "A casca da semente é resistente à ação do suco gástrico e, quando ingerida inteira passa intacta pelo trato gastrointestinal.
O ideal é bater as sementes no liquidificador, e consumi-las logo em seguida ou guardar em pote de vidro opaco, na geladeira, por até três dias. Também pode ser adicionada no cozimento final do feijão ou de sopas e caldos.



A farinha pode ser usada em receitas de massas, bolos e pães, ou adicionada a sucos, sopas, vitaminas, saladas e iogurtes. Existem ainda, opções de biscoitos, barras de cereais e granolas que contém linhaça em sua composição. O importante é incluir a semente no consumo diário  no seu dia a dia para ter todos benefícios que ela proporciona para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário