terça-feira, 6 de agosto de 2013

Importância do Café da Manhã

 Perguntas e Respostas sobre o desjejum


O café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia? Se sim, por quê?


Todas as refeições são importantes, mas o desjejum merece atenção especial pois é a primeira refeição do dia após longo periodo de jejum. Nesse momento precisamos de vitaminas e minerais de boa qualidaede  e de energia vinda dos alimentos para não aumentar o cortisol, hormônio do stress.  O cortisol é um hormônio que em grande  quantiadade aumenta a gordura corporal. Ou seja, ficar sem café da manhã, engorda.

Quais os prejuízos à saúde quando a pessoa não tem o hábito de consumir o desjejum?

Segundo a European Food Information Concil, o consumo de café da manhã tem um efeito significante no apetite e na quantidade de energia ingerida, assim como nas respostas metabólicas e hormonais a alimentos consumidos ao longo do dia.
Os resultados mostraram que aqueles que consumiram desjejum consumiram cerca de 17% menos energia na hora do almoço comparado àqueles que não realizaram esta refeição. Os que não realizaram desjejum relataram sentir mais fome e menos satisfeitos mesmo tendo consumido o lanche da manhã.
Além disso, a omissão do desjejum provoca resistência a insulina, pois maiores níveis de glicose e insulina são liberados após o consume do lanche da manhã.
Isso tem efeito de aumento da gordura corporal, pois insulina é um hormônio que quando liberado em grandes quantidades, aumentam a gordura abdominal. O corpo libera a enzima Lipo Lipase (LPL), que favorece o armazenamento do excesso de energia como gordura corporal e bloqueia a utilização da gordura como fonte de energia.

- O que o café da manhã ideal deve ter?

O café da manhã não precisa necessariamente ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do momento.

1 porção de fruta
1 a 2 porções de carboidrato integral
1 porção de proteína
1 porção de gordura de boa qualidade

Dicas saudáveis

  • Um copo americano de suco de couve é ótimo para desintoxificar o organismo
  • Uma  tapioca ou cuscuz de milho ou um pedaço pequeno de raiz cozida, como substituto do pão (mandioca, batata-doce, cará, inhame, etc.) com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem primeira prensa a frio ou de oleo de coco; P
  •  A fonte de proteína: ovo mexido é sempre muito bem vindo, mas pode ser um patê de grão de bico para sua tapioca, uma sardinha no seu cuscus, uma fatia de rosbife, enfim, dependerá do paladar e hábitos familiares do paciente;
  • Uma bebida quente: chás claros (erva doce, camomila, capim cidreira, etc.) ou café preto. Mas sem açúcar claro! 
  • Dica: Ficando 14 dias tomando café sem açúcar seu paladar se habitua com o sabor amargo
 Quando você pula essa refeição, seu cérebro entende que seu dia vai ser de escassez de alimento e… POUPA GORDURA !

- Para um país tropical como o Brasil, o consumo de alimentos como ovos, salsicha e bacon, por exemplo, está indicado?

O ovo é um alimento ideal para o consumo no café da manhã, pois é rico em vários nurientes (cerca de 22, inclusive a colina que ajuda na concentrição e memória, que tanto precisamos no começo do dia) e rico em proteína. Estudos sugerem que o consumo de proteina no começo da manhã diminui a fome e aumenta a saciedade ao longo do dia.
Salsicha e bacon apesar se serem alimentos ricos em proteina, são alimentos ricos em gordura também. E não são gorduras de boa qualidade como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, etc), são gorduras que promovem auimento do colesterol e do peso.

- O que fazer quando a pessoa realmente não consegue comer de manhã, porque se sente enjoada, por exemplo? 

Quando a pessoa não consegue comer de manhã, deve ser avaliado como está o fígado desse pessoa. Pessoas muito intoxicadas geralmente sentem náuseas e desconfortos de manhã. O ideal nesse caso, é comer pouco, mas comer alimentos de boa qualidade nutricional como fruta  e cereais ou fruta e castanhas. E não comer nada com leite, trigo ou soja que são alimentos que podem intoxicar ainda mais.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo
Fonte: http://www.drafernandagranja.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário