terça-feira, 13 de agosto de 2013

Método Pilates e Qualidade de Vida

 Criado em 1926 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, tornou-se sucesso entre os praticantes no Brasil e no mundo todo. Já naquela época, Pilates acreditava que o estilo de vida moderno levava ao estresse e, com isso, abria a possibilidade para doenças, o que hoje está totalmente comprovado.



Equilíbrio entre corpo e mente e espírito é o principal conceito do método revolucionário que une condicionamento físico e mental.
Há poucos anos, o Método Pilates começou a se tornar mais conhecido mundialmente e a ser praticado não só por aqueles que necessitavam manter a boa forma, mas também por pessoas que se preocupavam em viver de maneira saudável, independente da idade e das condições físicas.

A cada aula, o corpo todo é trabalhado, corrigindo a postura e realinhando a musculatura. Em cada exercício executado estão presentes seis princípios: a respiração (sempre coordenada com o movimento), o centro de força ativado (contração da região abdominal), concentração (para a execução de posturas corretas e seguras), controle (domínio sobre a musculatura desejada), precisão (exatidão, evitando gastos desnecessários de energia) e fluidez (execução ritmada e coordenada dos movimentos).

O Método Pilates se divide em exercícios no solo e aparelhos, onde o primeiro é utilizado diversos acessórios como bolas, faixas elásticas e pesos; já nos aparelhos são utilizadas molas para facilitar ou resistir os movimentos.


Entre os benefícios do Método Pilates estão:

* aumento da força física;

* controle muscular;

* correção da postura e maior consciência corporal;

* integração entre o corpo e a mente;

* melhora da capacidade respiratória;

* aumento da energia;

* maior flexibilidade e alongamento;

* tonificação e definição da musculatura;

*condicionamento físico e mental;

* aumento do equilíbrio e da coordenação;

*aumento da auto-estima;

*prevenção de lesões;

* alivia o estresse e as dores.

Como o próprio Pilates profeticamente disse: “Estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio” para se ter uma vida longa, saudável e com qualidade de vida!


Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

2 comentários:

  1. Oi!!!

    Eu faço Pilates a uma ano e adoro. Não sei como conseguir viver sem antes...rsrrsrs.

    Parabéns pelo post.

    http://belezacomnutricao.blogspot.com

    Renata Barros

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, é mto bom mesmo trabalha o corpo e a mente.
    Obrigada bem legal seu blog vou seguí-lo.

    ResponderExcluir