segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do reino animal, sendo o principal constituinte dos ossos, peles e tecidos conectivos de todos os mamíferos.


A partir da terceira década de vida, começam a acontecer alguns eventos fisiológicos que incluem a diminuição da fabricação de colágeno pelo organismo, acompanhada de alterações em sua estrutura, o que causa modificações nos tecidos.

Possuímos cerca de 20 tipos de cadeias combinadas para produzir diferentes tipos de colágenos. A vitamina C tem um papel importante na sua formação.

Uma alimentação equilibrada pode evitar perdas excessivas de colágeno. Alimentos como as carnes vermelhas e a gelatina são fontes de colágeno. Entretanto, não é possível repor todo o estoque de colágeno perdido com a idade somente por meio da alimentação. 

Além de proteínas para a formação do colágeno são necessários nutrientes como vitamina C, zinco, cobre, manganês e silício. Inclua no cardápio os cereais integrais, as leguminosas, oleaginosas além de frutas, verduras e legumes.

  



Com o avanço da idade, perde-se um pouco da flexibilidade (a “elasticidade” dos tendões e cápsulas articulares), observa-se o surgimento de rugas na pele, diminuição da densidade mineral óssea e alterações das propriedades articulares, que podem vir associadas a algumas doenças como, por exemplo, osteoporose e osteoartrose.


O colágeno contribui bastante para o tratamento da osteoartrose, doença crônica e de lenta evolução, responsável por deixar 15% da população adulta do mundo incapacitada. Isso acontece porque há um desgaste da cartilagem articular e, consequentemente, alterações ósseas e rigidez e dor nas articulações.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.


A falta de colágeno é chamada de colagenase e acarreta vários tipos de problemas em nosso organismo como: o enfraquecimento dos ossos, dificuldade de crescimento, inflamações nas juntas, rigidez muscular e anomalias cutâneas.

Benefícios do Colágeno

•   Combate à flacidez, rugas e fragilidade óssea;
•   Enrijece os tecidos da pele;
•   Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;
•   Previne o surgimento das estrias e celulite
•   Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos;
•   Auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário