sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Isoflavona

A isoflavona é um composto da soja,também chamado de fitoestrógeno (efeito semelhante ao estrógeno feminino), que atua na prevenção de doenças crônicas-degenerativas como o câncer de mama,de colo de útero e de próstata.

Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir um outro problema causado pela deficiência hormonal: a osteoporose.

Evidência de que as isoflavonas protegem contra várias doenças crônicas é baseada em estudos
experimentais e epidemiológicos. Em humanos, estudos epidemiológicos mostram claramente uma menor incidência de alguns tipos comuns de câncer (mama, próstata e cólon) e doenças cardiovasculares nas populações ocidentais expostas a limitadas quantidades de isoflavonas de soja  na dieta.

Estudos mostram que o consumo frequente de soja contribui para aliviar sintomas de menopausa como “ondas de calor”,insônia,cefaléia e irritabilidade.
As referências disponíveis sobre isoflavonas, em especial a gensiteína ,mostram que ela possui ação hormonal estrogênica direta, sendo uma alternativa terapêutica para o início da menopausa. Outros estudos com isoflavonas mostram que elas possuem também ação redutora de níveis de colesterol.

A isoflavona pode ser uma alternativa terapêutica no período da vida da mulher durante a menopausa, sendo encontrada na soja e em vários outros tipos de frutas, vegetais, grãos, alimentos e legumes. O consumo diário de 45 a 100 mgde isoflavona, que equivale a 60-100 g de soja, pode ser suficiente para se obter benefícios, em especial abolir os sintomas vasomotores.


Estudos comprovam que a isoflavona da soja

  • melhoram os efeitos da menopausa
  •  não criam peitos em meninos
  • não dão câncer de próstata ou outro tipo de câncer
  • diminue osteoporose




Dra. Ana Maria de Ulhôa Escobar fala sobre o assunto no link abaixo:
Clique abaixo e assista ao video:



Nenhum comentário:

Postar um comentário