sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Gota

A gota é uma forma de artrite que causa episódios súbitos e graves de dor, sensibilidade, rubor, calor e tumefação das articulações. Afeta em geral uma articulação em cada vez, com frequência a articulação maior do dedo grande do pé, quando então se chama podagra. Pode afetar também outras articulações, como as do joelho, tornozelo, pé, mão, punho e cotovelo.

A gota em geral não "passa" de uma articulação para outra. Quem tem gota em uma articulação não vai necessariamente tê-la em outra.

 A dor e a tumefação da gota são causadas por cristais de ácido úrico depositados na articulação. O ácido úrico é uma substância que se forma normalmente quando o organismo decompõe produtos de excreção denominados purinas. O ácido úrico em geral dissolve-se no sangue e passa para a urina através dos rins. Na pessoa com gota, os níveis de ácido úrico no sangue ficam tão altos que se formam cristais de ácido úrico, que se depositam nas articulações e em outros tecidos, causando inflamação do revestimento da articulação (sinóvia).


A gota ocorre geralmente em três fases:


• Dor e tumefação súbitas na articulação, que em geral cessam ao cabo de 5 a 10 dias
• Um período sem sintoma algum, porém podendo ser seguido de outros episódios
agudos graves
•Após alguns anos, sem nenhum tratamento, podem ocorrer tumefação e rigidez persistentes, com dor leve a moderada, em uma ou mais articulações

A gota pode afetar as pessoas de diferentes formas. Algumas pessoas têm um episódio e podem
nunca mais vir a ter outros problemas articulares.

Outras têm episódios dolorosos frequentes, que podem evoluir para rigidez e lesão persistentes das articulações. A gota pode ser controlada e até prevenida com medicações. O tratamento apropriado pode ajudar a evitar inteiramente os episódios agudos e a lesão articular de longo prazo



Um episódio de gota pode ser desencadeado por:


traumatismos articulares
•ingestão excessiva de álcool
•cirurgias
•uso de determinados diuréticos
doenças graves e súbitas
•dietas de impacto
•quimioterapia
•ingestão excessiva de certos alimentos


Os cristais de ácido úrico podem formar pedras nos rins, nos ureteres (tubos que ligam os rins com a bexiga), ou na própria bexiga. Vários fatores podem permitir a formação desses depósitos.
Podem ocorrer depósitos quando você não bebe a quantidade de líquidos suficientes para que a urina possa dissolver todo o ácido úrico

A gota pode associar-se com a pressão arterial alta ou com as doenças renais. Como esses problemas podem levar os rins a funcionarem mal, seu médico pesquisará se há complicações e as tratará quando presentes

Quase todas as pessoas com gota têm níveis aumentados de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). Há muitas pessoas, porém, que têm hiperuricemia mas não têm gota.


TRATAMENTO

O tratamento consiste principalmente em tomar medicamento(s) e controlar a dieta. Os objetivos são aliviar a dor, abreviar a duração da inflamação durante um episódio agudo, prevenir episódios futuros e evitar lesões nas articulações.

Medicação
O tratamento deve ser adaptado para cada pessoa e pode necessitar de alterações de tempos em tempos. As pessoas que têm hiperuricemia, mas sem outros problemas, em geral, não neces-
sitam de medicação.

Utilizam-se as medicações para:

•aliviar a dor e a tumefação do episódio agudo
•prevenir episódios futuros
•prevenir ou tratar os tofos
•evitar cálculos de ácido úrico nos rins
Por serem todas elas potentes, é preciso entender o por quê do uso dessas drogas, quais efeitos colaterais podem ocorrer e o que fazer se surgirem problemas


Dieta

Há muitos mitos a respeito de dieta e gota.

1. A obesidade pode estar ligada a altos níveis de ácido úrico no sangue. Se você estiver
acima do peso, estabeleça com seu médico um programa de perda de peso. Não permaneça em jejum, nem tente fazer dieta muito restritiva, pois isso pode aumentar seus níveis de ácido úrico e piorar a gota. Se não estiver acima do peso, monitore cuidadosamente sua dieta a fim de evitar ganho de peso.

2. Em geral você pode comer o que quiser com moderação. Se tiver cálculos renais devido ao ácido  úrico, pode ser necessário evitar ou limitar alimentos que aumentem os níveis de ácido úrico, como os enumerados abaixo. Converse com seu médico ou com o nutricionista a respeito dos alimentos a serem evitados.

3. Você pode tomar café e chá, mas deve limitar a quantidade de álcool que ingere. O álcool em excesso, especialmente a cerveja, o vinho e outros podem aumentar seus níveis de ácido úrico e desencadear um episódio de gota, por isso, caso você beba, não deixe de comunicar ao seu médico.

4. Tome pelo menos 10 a 12 copos de 250 mililitros de líquido não-alcoólico por dia, especialmente se tiver cálculos renais. Isso vai ajudar a eliminar os cristais de ácido úrico do seu organismo.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS

Certos alimentos podem aumentar os níveis de ácido úrico. Para balancear sua dieta, consulte o nutricionista. Pode ser necessário reduzir as quantidades ingeridas dos seguintes alimentos:

•Sardinhas, anchovas e frutos do mar
•Aves domésticas e carnes
•Miúdos (rim, fígado)
•Legumes (feijão, soja, ervilha

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário