quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Lanche das crianças

Os hábitos saudáveis devem começar desde a primeira infância para promover a saúde e a consciência dos pequenos. Dados alarmantes divulgados em um estudo do Ministério da Saúde revelam que 60,8% das crianças menores de 2 anos têm o hábito de comer bolachas, bolos e biscoitos e que 32,3% consomem refrigerante ou suco de frutas artificial.


Os fatos são preocupantes, já que a pesquisa aponta que 56,9% dos brasileiros maiores de 18 anos estão acima do peso. O montante soma 82 milhões de pessoas no país. O excesso de peso, maus hábitos alimentares e a falta de atividades físicas são porta de entrada para doenças crônicas como o diabetes e problemas cardiovasculares.
O que fazer (e o que não fazer) para o lanche escolar

O lanche escolar deve, além de nutrir, incentivar hábitos saudáveis nas crianças. Com o tempo, as boas escolhas passam a fazer parte da rotina em qualquer refeição. É importante incluir três principais grupos alimentares (carboidrato, lipídios, e proteínas) variando as fontes desses nutrientes. O lanche escolar deve conter uma porção de laticínios (leite, iogurtes, bebida láctea, kefir, queijo, ricota, creme de ricota ), uma fruta e um carboidrato (pães integrais, biscoitos e cereais integrais).

 Tudo isso precisa ser conservado em uma lancheira apropriada, com isolamento térmico, ou em geladeira, na própria escola. Isso evita a deterioração da comida e mantém as propriedades nutricionais de cada alimento.

 Escolher frutas da estação é garantir menos agrotóxicos ingeridos. “O ideal é dar preferência para as que podem ser consumidas com casca ou fáceis de descascar, já que a maioria delas perde vitaminas e oxida após serem cortadas”.

 Os sucos devem ser preparados em horário mais próximo possível do momento de sair de casa e também precisam ser guardados em embalagens térmicas.

Observação

 Não devem fazer parte do lanche escolar alimentos muito gordurosos, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais. Esses alimentos possuem poucas ou nenhuma propriedade nutricional, além de ingredientes prejudiciais para a saúde. 

Uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente. Cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. “Sempre coloque uma fruta na lancheira e se possível permita que a criança escolha qual ela deseja levar. O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais.” Coloque uma garrafinha de água na mochila e incentive a criança a beber ao longo do dia.  

Dicas 


1 - Cada lanche deve ter uma fruta. As da estação são excelentes opções, pois são frescas e têm preço menor.

2 - Carboidratos como pão, bolo, biscoito, polvilho e cookies devem ser na versões integrais ricos em fibras e nutrientes.

3 - Os recheios devem ser simples e em pouca quantidade, só para “sujar” o pão. A sugestão é usar manteiga de tablete, geleia sem açúcar, iogurte ou coalhada, ganache de chocolate caseiro etc.

4 - Água é sempre a melhor opção. Quando não for possível, prefira sempre os sucos naturais. Os de caixinha contêm açúcar, ódio e conservantes.

5 - Se for preciso adoçar o suco, faça com açúcar demerara ou mascavo.

6 - Evite produtos industrializados. Quando tiver que optar por esses produtos, fique de olho nos rótulos e escolha aquele com menor quantidade de aditivos químicos (como corantes, conservantes, aromatizantes e glutamato monossódico).

7 - Faça doces com frutas. Eles imitam os petit suisses e são naturais e nutritivos. Mousse de banana ou abacate com manga, pera e uva são ótimas opções.

8 - Quando a criança quiser um doce, faça um caseiro. Algumas boas opções são gelatina incolor com suco de fruta, ganache de chocolate, bolo molhado com leite de coco ou suco de fruta e chocolate amargo.

9 - Os embutidos (mortadela, salame, salsicha, presunto, peito de peru) não fazem parte de uma alimentação saudável e não devem estar na lancheira das crianças.

10 - Não deixe que personagens de desenhos animados “comandem” a alimentação da criança. Normalmente, esses produtos são os mais carregados de aditivos.



Rede de fast food foi parabenizada por organizações que lutam pela alimentação mais saudável de crianças  
O Burger King retirou os refrigerantes de suas sugestões de cardápio infantil nos Estados Unidos na tentativa de oferecer opções mais saudáveis. A rede de fast food anunciou a decisão (10/03/2015) seguindo o exemplo do concorrente McDonald's. "Retiramos os refrigerantes de nosso menu infantil", afirmou a rede em um comunicado. A partir de agora as crianças poderão substituir a bebida por leite desnatado, suco de maçã e leite com chocolate semidesnatado.

A CSPI (Center for Science in the Public Interest), uma das organizações que luta para que a indústria de alimentos dos EUA proponha uma alimentação mais saudável, parabenizou a iniciativa e pediu que os proprietários das franquias sigam o exemplo da matriz.
"Os refrigerantes e outras bebidas açucaradas provocam diabetes, cáries, obesidade e até problemas cardíacos e não devem estar presentes no cardápio das crianças", afirmou a CSPI em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário