terça-feira, 28 de abril de 2015

Colesterol

Muitos são os fatores que contribuem para o aumento do colesterol, dentre eles os fatores genéticos ou hereditários, a obesidade e atividade física reduzida. A dieta inadequada, rica em gorduras saturadas contidas, sobretudo, nos alimentos de origem animal como óleos, produtos industrializados,  fast food, constitui, provavelmente, a principal causa.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Importância do Ômega 3 para a saúde

O ômega 3 é uma família de ácidos graxos poli-insaturados (gorduras saudáveis), que parecem ter diversos efeitos benéficos no organismo, principalmente no sistema cardiovascular e no cérebro.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo é o nome da doença na qual a glândula tireoide produz quantidades insuficientes dos seus hormônios. Como o objetivo principal dos hormônios da tireoide é controlar o metabolismo do corpo, é compreensível que as pessoas com hipotireoidismo apresentem sintomas associados a um metabolismo lento.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Hipertiroidismo

A tireoide produz dois hormônios chamados triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4. Esses hormônios controlam nosso metabolismo e são responsáveis, entre outros, pelo nosso gasto calórico, pela temperatura corporal, pelo nosso ganho de peso, etc.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Alergia ou Intolerância ao leite

Alergia e intolerância são representadas por reações adversas à ingestão de  qualquer   alimento   ou   aditivo   alimentar.   Estas   reações   adversas  podem   ser classificadas em  tóxicas  e  não  tóxicas.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

A importância da Alimentação no Primeiro Ano de Vida

A alimentação saudável, especialmente no primeiro ano de vida, é de fundamental importância visto que nesta fase o crescimento e o desenvolvimento ocorrem de maneira pronunciada. Vale ressaltar que ao longo do primeiro ano de vida a criança via de regra, triplica o peso de nascimento e cresce cerca de 25 centímetros.

Outro aspecto de fundamental importância diz respeito à promoção da saúde e prevenção de doenças a curto e longo prazo e nesse sentido hábitos alimentares e estilo de vida adequado devem ser cultivados desde o nascimento.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Causas de barriga inchada ou abdômen distendido

O termo barriga inchada é muito usado pela população para designar uma sensação de aumento do volume abdominal associado a desconforto, geralmente por excesso de gases. Por não ser um termo médico, a “barriga inchada” não possui uma definição clara, podendo significar situações completamente distintas,  desde um simples e inocente  acúmulo de gases até a presença de um tumor abdominal, passando por gravidez e acúmulo gordura na barriga.

terça-feira, 7 de abril de 2015

"O açúcar é o maior veneno que damos às crianças", reportagem da Pediatra Júlia Galhardo

O açúcar é o maior veneno que damos às crianças", com a participação da pediatra Júlia Galhardo, responsável pela consulta de obesidade no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, e que usa palavras fortes para se referir ao abuso do açúcar em idades precoces: "maus tratos".


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fezes veja as alterações que podem ocorrer

Alterações nas características normais das fezes podem ser o primeiro sinal de uma doença do trato gastrointestinal. Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de verificar a aparência das fezes após cada evacuação, deixando passar sinais claros de problemas digestivos.