sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Colágeno

 O termo colágeno deriva das palavras gregas Kolla (cola) e Genno (produção) a extração de colágeno e seus derivados são de grande interesse, pois o colágeno é derivado de subprodutos do abate dos animais, tais como peles, ossos, tendões, cartilagens e couro.




O colágeno é a proteína dominante no tecido conjuntivo sendo encontrado sob várias formas em tecidos de todas as espécies de organismos multicelulares, exercendo funções diversas dependendo de sua localização. Além disso, é o maior responsável pela textura da carne e dos produtos cárneos. A partir do colágeno podem ser obtidas a fibra de colágeno, a gelatina (colágeno parcialmente hidrolisado) e o colágeno hidrolisado.









O envelhecimento é acompanhado de uma diminuição nas concentrações de colágeno. Com a diminuição de colágeno os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as aticulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil, porosa com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar um mau funcionamento. A pele fica fraca, sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, o ganho de reserva lipídica é mais acentuado. Aos 60 anos o corpo humano só produz 40 % do colágeno que necessita. Supõe-se que esta é uma das principais causas do nosso envelhecimento

O colágeno por si só é de difícil absorção no tratogastrintestinal, resistindo algumas vezes
até ao ataque químico.
O colágeno para ser absorvido é necessário de algumas vitaminas como vit C e E.  Hoje já encontramos diversas formas de colágeno no mercado por exemplo, em balas, em pó, em cápsulas. Consuma Colágeno de boa marca e qualidade para usufruir de seu efeito no organismo.



COLÁGENO PÓ (hidrolisado) estaria fornecendo ao organismo, proteínas precursoras das fibras elásticas, com a absorção de aminoácidos adequados para a sua formação.
 
Indicação

Parecem ser inúmeros os benefícios observados com a administração constante de COLÁGENO PÓ, entre os quais:
  •  redução do processo desencadeado com a celulite, já que a recuperação de proteínas do tecido conjuntivo ajuda a diminuir a camada adiposa aí existente.
  •  Prevenção de estrias, uma vez que estas resultam da ausência ou deficiência de fibras elásticas na pele. 
  • atua como adjuvante no fortalecimento de vasos sanguíneos, evitando a formação de varizes, e também no rejuvenescimento da pele devido a restauração de sua elasticidade.
  • aumento da tonicidade muscular e melhor reestruturação dos tecidos flácidos.

Observação

A administração de COLÁGENO PÓ não é recomendada a pessoas portadoras de problema
srenais ou hepáticos, como níveis elevados de ácido úrico, gota, etc, pois o excesso ingerido é eliminado na forma de uréia.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo


2 comentários:

  1. Bom dia! Já conhece o Colágeno Hidrolisado Líquido da Qualinova? Já vem pronto para o consuma e o sabor é bem suave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, conheço o colágeno líquido de outra marca.. o importante é a qualidade e quantidade de colágeno que vem no produto, geralmente está especificado com valor de proteína. Obrigada Boa semana.

      Excluir