sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Osteoporose

Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços. Fraturas e suas complicações são as
sequelas clinicamente relevantes da osteoporose.

A Osteoporose é um distúrbio osteometabólico caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea (DMO), com deterioração da microarquitetura óssea, levando a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fraturas.




As principais manifestações clínicas da osteoporose são as fraturas, sendo as mais frequentes as de vértebras, fêmur e antebraço. Estas têm grande importância na sociedade brasileira considerando o seu envelhecimento progressivo com graves consequências físicas, financeiras e psicossociais, afetando o indivíduo, a família e a comunidade. Atinge homens e mulheres com predominância no sexo feminino com deficiência estrogênica e indivíduos idoso.



A osteoporose é uma doença silenciosa até ser complicada por fraturas, que podem ocorrer após um trauma mínimo. Essa doença pode ser prevenida, diagnosticada e tratada antes que ocorra qualquer fratura e, mesmo após a ocorrência da primeira, existem tratamentos efetivos para diminuir o risco de novas.


A partir dos 50 anos, 30% das mulheres e 13% dos homens poderão sofrer algum tipo de fratura por osteoporose ao longo da vida.

  A osteoporose, a exemplo de outras doenças crônicas, tem etiologia multifatorial. Fatores genéticos  contribuem com cerca de 46% a 62% de densidade mineral óssea (DMO) e, portanto, 38% a 54% podem ser afetados por fatores relacionados ao estilo de vida, tais como a nutrição.



Os principais tipos de Osteoporose são:

  • Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode
ocorrer. 
  • Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer. 
  • Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.


O exame mais adequado para o diagnóstico da Osteoporose é a densitometria óssea, que permite avaliar o estágio da doença e serve como método de acompanhamento do tratamento. É um exame indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur.


 A prevenção engloba uma série de medidas:



Exercícios suaves: desde caminhadas até a realização de um programa de exercícios estabelecido pelo médico ou pelo fisioterapeuta.
Ex: alongamento, exercícios para melhorar o equilíbrio e para fortalecimento dos músculos. 
Nutrição adequada: dieta rica em cálcio. Ex:leite e derivados.
Evitar quedas
Parar de fumar
Evitar excesso de álcool
Também não se deve abusar do café e da dieta com muito sal.
Tomar pelo menos 20 min de sol ao dia em horários adequados para absorção da vitamina D.


Tratamento medicamentoso (deve ser indicado e prescrito somente pelo seu médico):

Vitamina D
Bisfosfonatos: Alendronato, Risedronato,
Ibandronato, ácido Zoledrônico
Ranelato de Estrôncio
Raloxifeno
Calcitonina
Teriparatida (PTH 1-34)


Alimentação rica em vitaminas e minerais aliado com atividade física previne a osteoporose.

 Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário