terça-feira, 20 de maio de 2014

Alimentos coloridos, quanto mais cor mais nutrientes

Colorir os alimentos a fim de atrair os consumidores é uma das tarefas mais importantes na indústria. Enquanto os corantes artificiais não agregam valor nutritivo aos alimentos e são suspeitos de diversos malefícios à saúde, os naturais podem ter valor nutricional e apresentam um amplo espectro de propriedades farmacológicas, como antioxidante e antipirético. Além de serem capazes de prevenir o risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, cataratas, entre outras.


 As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças. Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. Os vegetais, legumes e frutas são ricos em pigmentos que protegem o fruto contro ataques externos na natureza, essas mesmas substâncias são as que nos protegem contra as doenças.


     
Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos:

Alimentos de cor amarela/alaranjados: 

 Ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A. Essa vitamina é fundamental para o crescimento e manutenção dos tecidos, e desempenha papel essencial na visão.
Exemplos de alimentos: cenoura, manga, mamão, pêssego, manga, milho e caqui.



Alimentos de cor vermelha: 

 O pigmento responsável pela cor vermelha é o licopeno,um carotenóide que funciona como antioxidante, protegendo contra o envelhecimento precoce das células, além de estimular o sistema imunológico. Existe também relação do consumo de licopeno e a redução de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Exemplos de alimentos: tomate, cereja, caqui, melancia ,goiaba e pimentão vermelho.

Alimentos de cor arroxeada/azulada: 


 Os alimentos adquirem tonalidade arroxeada e azulada em função da antocianina, que atua como antioxidante. Este pigmento tem papel importante na saúde, já que contribui no sistema circulatório, favorecendo o sistema cardiovascular.
Alguns exemplos desses alimentos são: uva roxa, beterraba, repolho roxo, figo, jabuticaba, berinjela e ameixa.






Alimentos de cor marrom: 

Os alimentos de coloração marrom são ricos em vitamina E, vitamina antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce das células do organismo e de doenças cardíacas e câncer. Alguns exemplos desses alimentos: gérmen de trigo, arroz integral, castanhas, nozes e cereais integrais.




Alimentos de cor verde: 

 Alimentos dessa coloração são ricos em clorofila, que tem uma ação depurativa, capaz de desintoxicar as células do organismo combatendo os radicais livres e contribuindo com a prevenção de fadiga, anemia, insônia e doenças do coração.
Exemplos são: abacate, kiwi, alface, pimentão verde, couve, vagem, ervilha, rúcula, brócolis, hortelã, escarola e espinafre.


De acordo com a legislação brasileira (Resolução - CNNPA no 44, de 1977), os corantes empregados na produção de alimentos e bebidas são classificados como:

  •     Corante orgânico natural – é o obtido a partir de vegetal, ou eventualmente, de animal, cujo princípio corante tenha sido isolado com o emprego de processo tecnológico adequado;
  •     Corante orgânico sintético – é o obtido por síntese orgânica mediante o emprego de processo tecnológico adequado;
  •     Corante artificial - é o corante orgânico sintético não encontrado em produtos naturais;
  •     Corante orgânico sintético idêntico ao natural - é o corante orgânico sintético cuja estrutura química é a mesma do princípio ativo isolado de corante orgânico natural;
  •     Corante inorgânico – é o obtido a partir de substâncias minerais e submetido a processos de elaboração e purificação adequados ao seu emprego em alimento.
Os flavonoides, curcuminoides, carotenoides, o carmim de cochonilha e as betalaínas são os principais corantes naturais utilizados na indústria alimentícia para colorir diversos doces, salgados e bebidas. O uso isolado ou combinado entre si permite a obtenção de cores variadas.
 

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário