terça-feira, 6 de maio de 2014

Da fase infantil para a adolescência veja as mudanças entre meninos e meninas

Todos se desenvolvem de maneira semelhante durante toda a infância. Aos 8 anos ocorre a grande virada e elas passam a crescer mais que eles.



Fase infantil
O crescimento é um processo que começa logo que o bebê é concebido e continua até o final da adolescência. Na infância, é semelhante entre meninas e meninos, como comprovam as curvas estatísticas, e muito rápido, principalmente nos primeiros 2 anos de vida.

Do primeiro para o segundo aniversário, o ritmo ainda é intenso, mas a velocidade das alterações diminui um pouco. É como se o organismo tirasse o pé do acelerador em relação aos ganhos de peso e altura, por exemplo, para, a partir dos 3 anos de idade, alcançar um crescimento moderado porém constante.


Se do ponto de vista físico e motor meninos e meninas têm desenvolvimento semelhante na infância, o mesmo não se pode dizer do comportamento. Ana Merzel explica que as diferenças entre os sexos são influenciadas tanto pelo aspecto genético quanto pelo meio cultural em que vivem.

“As meninas são mais estimuladas a ser mais delicadas. Desde pequenas suas brincadeiras envolvem menos ação e é dada maior ênfase a emoções e sentimentos”, diz a especialista. Elas gostam de brincar de boneca e casinha, enquanto os meninos são estimulados a brincadeiras que envolvem mais energia, agressão e competitividade, como luta, espada ou apostar corrida.

“O importante é aceitar o filho do jeito que ele é e não estimular que brinque disso ou daquilo porque é “de menino” ou “de menina”. Estimule-o a experimentar todas as brincadeiras sem rotular, afinal certa dose de cooperação e de competitividade faz parte de nosso comportamento”, orienta Ana.

A diferença no crescimento entre ambos os sexos só aparece a partir dos 8 anos, quando se inicia a puberdade. “Nesse momento ocorre uma dicotomia, e as meninas crescem antes dos meninos, mas também param de crescer mais cedo do que eles”.


 Nas meninas, a puberdade começa antes que nos meninos, por volta dos 8 anos, mas pode se iniciar mais tardiamente (a idade de início da puberdade vai de 8 a 12 anos e 11 meses). “O marco do início desse período é o aparecimento do broto mamário (telarca) em algum momento a partir dos 8 anos de idade”, diz a pediatra Teresa Cristina Alfinito Vieira.

Após o aparecimento dos brotos mamários, começam a surgir pelos pubianos, chamados de pubarca. Inicialmente são escassos e lisos, mas engrossam ao longo dos anos. Os pelos nas axilas aparecem por último, geralmente um ano depois dos pubianos.

No início da puberdade pode também surgir o cheiro de suor, tanto na menina quanto no menino. “Quando as glândulas sudoríparas estão se desenvolvendo, começam a produzir suor, que sofre a ação de bactérias da flora da pele e passam a apresentar odor característico.” Banhos caprichados são indicados para eliminar o cheirinho desagradável. Se o suor for intenso ou de odor forte, o médico deve ser consultado.

Início da adolescência

Menina

A fase final do desenvolvimento puberal na menina é a menarca- a primeira menstruação. Ocorre quando o útero está crescido e maduro. Esse processo se dá cerca de 2 anos após a telarca. Nos primeiros dois anos pós-menarca, tanto o intervalo quanto o fluxo e a duração da menstruação são irregulares. Se a telarca ocorreu entre 8 e 13 anos, mas a menina não teve a menarca até os 16 anos, recomenda-se uma avaliação médica.


Menino


A puberdade do menino começa um pouco mais tarde que a da menina, entre 9 anos e 12 anos e 11 meses. O marco inicial é um discreto aumento do volume testicular, de 3 para 4 mililitros. Nem os pais nem os adolescentes conseguem perceber esse ganho, algo que ocorre só mais adiante, pois é gradativo. “Em 3 anos eles vão notar a diferença, pois os testículos atingem o volume de 20 a 25 mililitros no final da puberdade”, explica a médica endocrinologista Teresa Alfinito Vieira.

O crescimento do pênis é mais tardio, a partir da metade da puberdade, período no qual costuma aparecer a polução noturna, ejaculação involuntária durante o sono. “É algo fisiológico. Não é anormal nem indica problema e tende a diminuir com o avanço da puberdade. Mas nem todos os meninos a apresentam”, explica a médica. Portanto, os pais não precisam se preocupar nem fazer drama, apenas pedir ao filho que faça uma higiene nos genitais.  Alguns meses depois do início do crescimento testicular, começa a pubarca masculina, que é o crescimento dos pelos pubianos. 

Fase do estirão

Na puberdade ocorre o estirão, crescimento físico quase tão intenso e acelerado quanto o do primeiro ano de vida. O da menina acontece no início da puberdade. O dos meninos, na segunda metade dela. É por isso que dos 10 aos 14 anos elas tendem a ser mais altas que garotos da mesma idade. Essa situação muda posteriormente.

No estirão, é muito comum as crianças parecerem desajeitadas e estabanadas porque o crescimento ocorre das extremidades para o centro do corpo. Crescem primeiro pés e mãos, depois membros (pernas e braços) e, por fim, o tronco. Eles ganham mais massa muscular do que elas por causa dos hormônios sexuais. 

Neles, é a testosterona, que estimula o aumento da massa magra e a força muscular. O delas é o estrógeno. As meninas produzem quantidades mínimas de testosterona e muito estrógeno. Por essa razão, a estrutura muscular feminina é tão diferente da masculina.

Uma alteração rápida e importante do corpo durante a puberdade e adolescência é o ganho de peso. Os pais precisam ficar atentos, pois as estatísticas têm mostrado que o número de adolescentes brasileiros gordos e obesos está aumentando rápido demais.

Uma montanha-russa de emoções

Entre a puberdade e a adolescência apresentam mudanças importantes também no comportamento do dia a dia. Os mais notados pelos pais são:
  •  Mudança no sono – eles ficam mais dorminhocos durante o dia. Isso ocorre porque durante o desenvolvimento sexual acontecem picos de secreção de hormônio de crescimento e de gonadotrofinas hipotalâmicas (hormônios que estimulam os ovários e testículos a produzir hormônios sexuais), fazendo o adolescente passar da vigília (acordado) ao sono mais rapidamente.
  •  Humor – vão da euforia ao mau humor em poucos minutos. Essa variação é normal porque o crescimento traz ansiedade e insegurança, afinal estão no meio do caminho entre um mundo conhecido (infância) e o desconhecido (adulto). Não se reconhecem no novo corpo, desejam brincar como antes, mas surgem as paixões e não querem se passar por crianças.
  • Primeiras paixões – toda a mudança física e sexual desse período ativa a transformação emocional, provocando o amadurecimento psicossocial e, com ele, o aparecimento de novos sentimentos, como um “gostar do outro” diferente da infância. No início é algo platônico. Amam o ídolo, o(a) professor(a), a(o) garota(o) mais cobiçada(o) ou alguém mais velho. São as primeiras paixões, um ensaio para o comprometimento na vida adulta.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo







Nenhum comentário:

Postar um comentário