Se consumidos com cautela, os alimentos típicos dessa época do ano podem trazer alguns benefícios ao organismo.
Pipoca, pinhão, milho, gengibre e amendoim! Quem resiste a essas delícias em pleno mês de festas juninas, consideradas por muitos como um pecado para a dieta?
Engana-se quem pensa que esses alimentos só fazem mal à saúde. Sabendo escolher corretamente, as comidas típicas do mês de junho não significarão quilinhos a mais, e ainda trarão benefícios para o organismo. Os alimentos são permitidos, desde que haja moderação. “É difícil resistir às tentações, principalmente com o clima mais frio desta época, e por isso, devemos ficar alertas com a quantidade ingerida”.
Aproveite os benefícios dos alimentos típicos das festas juninas como o milho verde, pipoca, pinhão, gengibre, mandioca, caldos verdes e, se não for resistir aos doces, escolha apenas um durante a festa. Também vale a dica de não ir para a comemoração com o estômago vazio!
Confira abaixo os benefícios de alguns alimentos típicos das festas juninas.
Amendoim: o amendoim traz diversos benefícios à saúde, pois contém vitamina E, é um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante. É através dessa gordura que as vitaminas A, D, E, K são absorvidas. A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL). Pode ser consumido na paçoca e no pé-de-moleque, em pequenas porções.
Milho: usado na preparação do bolo de milho, pamonha e milho cozido. É fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas em equilíbrio), vitamina A e C, potássio, ferro e fibras.
Vinho quente: o vinho é proveniente da fermentação da uva fresca. Esta bebida, apesar de conter teor alcoólico, possui propriedades funcionais para o nosso organismo. Se consumido com moderação, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide, que tem ação antioxidante, combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que provoca o aumento das taxas de HDL (colesterol bom) no sangue.
Canela: especiaria utilizada no arroz doce. A canela possui algumas substâncias antioxidantes em concentração bem elevada, que faz com que, mesmo em pequenas porções, contribua para o aporte total desses compostos. Entre os antioxidantes mais importantes da canela estão as proantocianidinas, que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. A canela também é rica em cinamaldeído, um composto fenólico que tem propriedades antimicrobianas que diminui a atividade de uma enzima associada a reações inflamatórias e alérgicas.
Abóbora: é o ingrediente principal do doce (que é bem calórico, com 406 kcal por 100 gramas). A abóbora cozida deve fazer parte do cardápio diário, pois possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Estudos mostram que seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame.
Batata doce: a batata doce é servida assada nessa época de Festa Junina. Ela tem um índice glicêmico baixo, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina (hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal). A batata doce ainda é rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer.
Pinhão: é servido cozido. Apesar de ser fonte de amido - que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B - cálcio, fósforo e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo.
Doces típicos da festa junina são ricos em açúcares e bastante calóricos, tomar cuidado com o excesso, diabéticos devem consumir doces diet. Aproveitem as festas juninas e julinas!!!
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo
Nenhum comentário:
Postar um comentário