sábado, 20 de fevereiro de 2021

Vitaminas e suas funções no organismo

 As vitaminas, assim como os minerais, fazem parte do grupo de micronutrientes essenciais para garantir o bom funcionamento do corpo humano e a prevenção de doenças.

Necessárias para a produção de energia, para o funcionamento do sistema imune, coagulação sanguínea a outras funções, as vitaminas são compostos orgânicos que o organismo não é capaz de produzir e, por isso, devem ser ingeridas por meio da alimentação e, em casos específicos, por meio de suplementos, quando indicado por um profissional da saúde.

Existem dois tipos de vitaminas: as hidrossolúveis- complexo B e que devem ser consumidas diariamente, e as lipossolúveis (A, D, K, E), que podem ser armazenadas pelo corpo dependem da gordura.
Vitamina A:

 
A vitamina A está relacionada ao crescimento e à reprodução, sendo um material indispensável para as células epiteliais. 

A falta de vitamina A causa queratose do córtex, pele áspera, cegueira noturna, ressecamento dos olhos.


Vitamina B1:

 
A vitamina B1 é responsável pelo metabolismo dos carboidratos. 

A falta de vitamina B1 fará com que a substância não metabolizada acumule nos tecidos, resultando em envenenamento, pé de atleta, dormência nos pés, edema e enfraquecimento das funções musculares, da pele e do coração.
 

Vitamina B2:

 
A vitamina B2 é responsável pelo metabolismo da gordura e de proteínas, bem como pela desintoxicação do fígado. 

A falta de vitamina B2 causa perda de crescimento e distúrbios de pele e digestão.
 

Vitamina B3:

 
A vitamina B3 também é conhecida como ácido nicotínico e nicotinamida. Pode ser dissolvida em água, fazendo uso de triptofano para a sua síntese no corpo humano, sendo uma substância essencial nos hormônios sintéticos. 

A vitamina B3 pode promover a circulação sanguínea, pressão arterial, diminuir o colesterol e triglicérides, reduzir a desordem gastrointestinal e aliviar os sintomas da síndrome de Ménière e assim por diante. 

A Vitamina B3 é eficaz contra a dermatite seborréica e a eczema, além de ter funções de clareamento e ativação das células da pele.

 A Vitamina B3 existe em fígados de animais, rins, carne magra, ovos, germe de trigo, produtos de trigo integral, amendoim, figo etc.
 

Vitamina B6:

 
A vitamina B6 está relacionada com o metabolismo de aminoácidos. Pode conduzir ao desaparecimento da irritabilidade neurológica e têm um certo papel para a formação de substâncias imunes e para a prevenção da aterosclerose. 

A falta de Vitamina B6 irá causar anemia, congelamento, doenças de pele. Além disso, pode inibir o triptofano de converter-se em ácido xanturênico, que danificaria o pâncreas, protegendo assim o mesmo.


Vitamina B12:

 
A vitamina B12 possui a função de estimular a função hematopoiética da medula óssea.
 

Vitamina C(ácido ascórbico):

 
A vitamina C é um cristal incolor, podendo ser dissolvido em água e álcool, além de poder ser facilmente destruído. 

As suas funções principais: pode melhorar a imunidade do corpo e proteger os capilares, prevenir escorbuto e promover a cicatrização de feridas. 

A vitamina C pode aumentar a utilização de ferro, neste processo químico e biológico, o ferro férrico da dieta é convertido para ferro ferroso, promovendo a absorção de ferro, que é armazenado no fígado e nos ossos sob a forma de ferritina. 

A prática mostra que a suplementação de ferro acompanhada da adição de VC pode aumentar a taxa de absorção de ferro em 22%, atinge-se assim basicamente a taxa de absorção normal de hemoglobina.
 

Vitamina D3:

 
Há muito tempo que se conhece a implicação da vitamina D na saúde dos ossos. 

Um dos seus principais papéis biológicos consiste em manter níveis sanguíneos adequados de cálcio e de fósforo. Ao propiciar a absorção do cálcio, ajuda a formar e a manter ossos robustos.


Nos últimos dez anos as investigações mostraram que a vitamina D poderia ter inúmeros outros efeitos benéficos, quando administrada em doses adequadas.


A vitamina D3 exerce um efeito imuno-modulador. Um artigo científico avança a hipótese de as infecções sazonais, como a gripe, se poderem dever a uma diminuição das concentrações de vitamina D durante o período de Inverno e não ao aumento da actividade viral.


Vitamina E:

 
Sua função básica é proteger a integridade da estrutura interna das células, podendo inibir a oxidação de lipídeos nas células e nas membranas celulares, além de proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Também possui função anti-oxidante, anti-envelhecimento e estética.


Vitamina K:

 
A vitamina K é uma importante vitamina na promoção da coagulação do sangue normal e do crescimento ósseo. A vitamina K é a substância essencial na síntese de quatro tipos de proteínas de coagulação do sangue (protrombina, fator VII, fator anti-hemofilia e fator de Stuart) no fígado. 

O corpo humano tem pouca vitamina K, mas pode manter a função normal de coagulação do sangue, reduzir a hemorragia pesada no período fisiológico, e prevenir a hemorragia interna e hemorróidas. A pessoa com sangramento frequente deve absorver mais vitamina K dos alimentos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário