terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Colágeno

O colágeno é uma importante proteína do corpo dos animais, representando entre 25% e 30% de toda proteína corporal. Essa proteína fibrosa é constituída por cadeias peptídicas formadas por aminoácidos como glicina, prolina e a hidroxiprolina. A sequência de aminoácidos dos colágenos, independentemente do tipo, contém um aminoácido glicina repetido a cada terceira posição dessa sequência. O colágeno não traz benefícios apenas à pele, mas também a outras estruturas do nosso corpo.


 

O colágeno possui uma estrutura molecular relativamente simples e não é solúvel em água. Essa insolubilidade é resultado da grande quantidade de aminoácidos hidrofóbicos da proteína. Geralmente, o colágeno apresenta-se, in vivo, em coloração branca e opaca. 

Os peptídeos de colágeno, após a ingestão, são capazes de atravessar a mucosa intestinal e seguir para a pele, em que estimulam o metabolismo das células da derme, elevam a quantidade de compostos que fazem parte da matriz, e melhoram as propriedades funcionais e biomecânicas da pele. As moléculas de colágeno são constituídas por três cadeias, arranjadas de tal forma que 95% correspondem a uma tripla hélice.


 
Função do colágeno

O colágeno destaca-se por ser um componente essencial de vários tecidos conjuntivos, sendo encontrado na pele, nas cartilagens, nos ossos e nos tendões. Apresenta a função de contribuir com a resistência, coesão e elasticidade dos tecidos em que está presente. Essa proteína é responsável por garantir a integridade da matriz extracelular ou ainda atuar na fixação de células nessa matriz. Também apresenta papel importante na cicatrização e regeneração.

Sabemos que o nosso organismo precisa de colágeno para garantir, por exemplo, uma pele firme e o tônus muscular adequado. À medida que envelhecemos, nossa produção de colágeno cai, desse modo, é comum a recomendação da suplementação, de modo a garantir a reposição dos níveis dessa proteína. Além do envelhecimento, uma má alimentação pode ser responsável pelas reduções nos níveis de colágeno.

O colágeno é obtido para fins comerciais baseado em diversas espécies de animais. Com base no colágeno tipo I, que é o mais comum, pode-se obter o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) e o colágeno hidrolisado.

De acordo com o trabalho de Porfírio e Fanaro, intitulado “Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática”, o colágeno hidrolisado apresenta uma função terapêutica positiva no que diz respeito à osteoporose e à osteoartrite.

Esse trabalho concluiu que a administração do colágeno hidrolisado aumenta a densidade mineral óssea, exerce um efeito protetor na cartilagem articular, e promove alívio da dor causada por esses problemas.
 

O que são os tipos de colágeno hidrolisado?

Os tipos de colágeno hidrolisado podem ser resumidos em 3

  •  o colágeno hidrolisado tipo 1, 
  • o colágeno hidrolisado tipo 2 
  • e o colágeno hidrolisado tipo 3. 
 De forma geral, todos são importantes para o nosso organismo, mas eles se diferem especialmente na indicação - por exemplo, alguns são mais indicados para benefícios estéticos, enquanto outros são mais indicados para benefícios de saúde, como no tratamento de doenças crônicas.

Por causa dessas diferenças, é importante saber qual o tipo de colágeno hidrolisado você irá comprar e, dependendo do seu objetivo principal, pode ser mais interessante focar em um, em outro ou mesmo fazer um combo com vários.

Antes de listar os tipos de colágeno hidrolisado, é interessante saber o que eles são exatamente. O colágeno hidrolisado é um suplemento feito com o colágeno, que nada mais é do que uma proteína encontrada em nosso corpo e que tem inúmeras funções, como prevenir envelhecimento precoce, trazer ganho de massa muscular, etc.

Porém, o colágeno hidrolisado traz a proteína de maneira fragmentada, despedaçada em vários micro pedaços, o que a torna mais fácil de ser absorvida pelo corpo de maneira geral. Por isso, essa variação de colágeno é uma das mais indicadas para quem quer os benefícios da suplementação - embora haja também a opção de ingerir o colágeno in natura.

Com tantas informações sobre o colágeno, muitas pessoas se confundem e não sabem bem quais tipos de colágeno hidrolisado escolher, e até mesmo se devem optar pelo hidrolisado ou pelo natural.

Agora que você já tem uma ideia do que é o colágeno hidrolisado e in natura, vamos falar dos tipos que encontramos no mercado. Primeiro, começaremos explicando as diferenças entre o tipo 1, o tipo 2 e o tipo 3. 


1- Colágeno Hidrolisado Tipo 1:

O Colágeno hidrolisado tipo 1 é o mais comum no nosso corpo. Para entendermos bem esse conceito, basta pensarmos que o colágeno é produzido dentro do organismo humano e o tipo 1 é aquele que está em mais abundância em nós.

O tipo 1 do colágeno é encontrado nos tendões, nas cartilagens e no tecido conjuntivo frouxo comum ou denso. Basicamente, sua função é dar resistência aos nossos tendões e elasticidade para a nossa pele. Por esse motivo, é o mais indicado para quem quer ter uma pele mais saudável e jovem. No colágeno hidrolisado tipo 1 que encontramos para venda, existe essa indicação bastante clara.


2- Colágeno hidrolisado tipo 2

Já o colágeno hidrolisado tipo 2 é produzido através da proteína que aparece na cartilagem hialina e na elástica. Parece complicado de compreender, mas esse tipo de colágeno é bem semelhante ao primeiro, porém, ele tem mais relação com as cartilagens em si do que com a pele.

Por esse motivo, ele é bastante indicado para o tratamento de doenças como artrite, onde o colágeno irá atuar diminuindo as dores e trazendo força para o organismo.

Nesse caso, vale a pena consultar um médico especialista para que ele indique o colágeno que faz sentido para o seu tratamento. Pode ser que ele faça um mix de colágeno hidrolisado com o colágeno in natura.


3- Colágeno Hidrolisado tipo 3

O colágeno tipo 3 é também bastante encontrado na pele, mais especificamente nos órgãos internos, como o útero da mulher e os intestinos. Esse é um tipo que pode ser consumido tanto em seu formato hidrolisado quanto in natura. É indicado para a saúde de maneira geral e também para os benefícios estéticos.


Como escolher entre os tipos de colágeno hidrolisado?

Pode parecer complicado fazer a escolha entre os tipos de colágeno hidrolisado, porém, as embalagens costumam fornecer todas as indicações que o cliente possa precisar. Mas, se você quer ir direto ao assunto na hora de pesquisar o suplemento, vale ressaltar:

O colágeno hidrolisado tipo 1 e tipo 3 são indicados para quem quer ganhos estéticos, como melhora da aparência dos cabelos, das unhas e, claro, um aspecto mais jovem da pele. Além de trazerem excelentes resultados nesses sentidos, os colágenos tipo 1 e 3 ajudam no ganho de massa muscular e de massa magra. Para suplementação, costumam ser os mais indicados.

Já o colágeno hidrolisado tipo 2 é indicado basicamente para quem quer benefícios voltados à saúde, como no tratamento de artrites e outras doenças semelhantes. Vale a pena procurar o médico para que ele faça uma indicação mais completa.

Em alguns casos, pode-se usar também os colágenos hidrolisados com vitamina C. Esses são suplementos bem completos e que permitem melhor absorção da proteína. Também é possível encontrar suplementos com todos os tipos de colágeno reunidos em uma única cápsula. Dependendo do seu objetivo, pode fazer sentido optar por eles.

Seja como for, o colágeno sempre fará bem para o seu organismo, não importa o tipo. Porém, é válido escolher aqueles que têm mais eficácia para o que você procura como objetivo final, para que a suplementação tenha um efeito mais rápido e positivo. Em caso de dúvidas, procure um médico ou um nutricionista. 

 

Colágeno e Organismo Humano

Um organismo saudável  necessita de colágeno para a manutenção do tônus  muscular e de uma pele firme. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular. 

O colágeno é a principal proteína do corpo que garante a coesão, elasticidade e regeneração da pele, cartilagem e ossos. Há diferentes tipos de colágeno encontrados em locais específicos do corpo.

Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja  uma  das  principais  causas  do  envelhecimento.  Com  a  diminuição  do  colágeno,  os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário