quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Falta de café da manhã atrapalha rendimento escolar

Pesquisa em São Paulo mostra que maioria dos alunos chega mal alimentada ao colégio, o que causa            desatenção, desânimo e compromete o aprendizado



Tomar café da manhã parece não fazer parte da rotina de alguns estudantes, que até passam mal durante as aulas por falta de alimentação. É o que revela uma recente pesquisa, feita com professores do ensino fundamental em colégios particulares de São Paulo. De acordo com o estudo, 64% dos professores percebem que os alunos não se alimentam de manhã e 80% já presenciaram algum tipo de mal estar físico. Entre os tipos de males sentidos, estão tontura, dor de cabeça, náuseas, fraqueza, desmaio ou sensação de desmaio.



Dentro da sala de aula, 69% dos professores apontaram a desatenção como principal impacto deste hábito. Especialistas alertam que a falta de café da manhã compromete o aprendizado.









Educação para alimentação tem que começar em casa. Estamos deixando para mais tarde esse papel. O café da manhã antes era a "refeição rei". Hoje, a criança tem que sair do sono para o estado de vigília em poucos minutos porque a van já está chegando e o café da manhã é feito rápido, com cardápio monótono  afirma o pediatra e nutrólogo da Unifesp Mauro Fisberg.

 A partir da revisão de artigos científicos publicados sobre o tema, observou-se o estabelecimento de uma relação positiva entre o consumo frequente e adequado do café da manhã com baixo risco de sobrepeso e obesidade, bem como com a melhoria no rendimento escolar. Relaciona-se, assim, o habito de consumir café da manhã com um estilo de vida saudável.


O café é uma refeição importante para ingerir cálcio, ferro e vitaminas. Na Inglaterra, 20% das crianças que não tomam café da manhã têm rendimento escolar menor aponta a nutricionista da USP Sílvia Cozzolino. As deficiências de cálcio, vitaminas e ferro são as principais causas de doenças como raquitismo e anemia.

Entre os alimentos mais consumidos de manhã no Brasil estão o café (80%), pão francês (70%) e leite integral (68%). Tem crianças que ficam 16 horas de jejum. Com certeza, isso causará algum prejuízo ao organismo.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ideafix Estudos Educacionais, em junho de 2012, encomendada pela Nestlé, com professores do 1º ao 9º ano, na capital paulista. Para 55% dos professores, a falta de refeição matinal é mais frequente entre os alunos com idades entre 11 e 14 anos. Segundo Mauro Fisberg, essa faixa etária tende a ser mais independente do controle dos pais em relação à alimentação. No ano passado, um outro estudo feito pelo instituto havia revelado que 90% dos pais não estavam satisfeitos com o café da manhã dos seus filhos e 91% gostariam que eles comessem mais frutas no desjejum.



O lanche levado na escola deve ter alimentos atrativos e nutricionalmente adequados para a saúde dos escolares. Desta forma, é muito importante acostumar às crianças a comerem frutas na hora do lanche. Para completar o valor nutricional, vale um sanduíche natural recheado com hortaliças (cenoura ralada, por exemplo), queijo, e frango ralado, por exemplo, é uma boa opção. Evitar alimentos industrializados, refrigerantes, guloseimas. 

Os lanches podem ter uma composição parecida, independente se o aluno estuda de manhã ou no período da tarde.

Os pais devem evitar colocar alimentos que tenham grande quantidade de energia e poucos nutrientes (bolachas recheadas, bolos industrializados,salgadinhos, frituras, etc).
Uma boa dica é estar sempre atento aos rótulos dos alimentos e evitar aqueles que apresentam gordura trans, gordura saturada em excesso, açúcar e sódio em excesso. Os doces não são proibidos, mas também não devem estar presente com frequência.

Existem evidências científicas da diminuição do  consumo do café da manha entre a população em geral, o que caracteriza uma modificação importante do comportamento alimentar atual. Entre as razões para o declínio no consumo de café da manhã, destacam-se: 
  • mudanças no estilo de vida contemporâneo da população, tais como, aumento do número de indivíduos que moram sozinhos, falta de tempo para realizar as refeições e particularidades no consumo de pratos diferentes pelos membros da família. Os pais são os que passam os hábitos alimentares para seus filhos, se tem hábitos inadequados seus filhos também o terão.


Cabe destacar que a omissão do café da manhã não é vista como uma atitude saudável, sendo possível relacioná-la com consequências prejudiciais à saúde. O não consumo de café da manhã apresenta relação com aumento do consumo de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras), inviabilização da elevação da glicemia aos níveis necessários às atividades matinais e favorecimento de uma possível deficiência de cálcio. 

"Não fique sem tomar o café da manhã passamos um período em jejum durante o sono, e gastamos energia mesmo em repouso. O que faz com que as reservas energéticas estejam em baixa quando acordamos. Precisamos repor essa energia gasta durante o sono. Quem não sente fome logo de manhã pode ser porque se alimenta muito próximo de dormir. Procure realizar o jantar umas 2-3 horas antes de deitar, o que você pode fazer é uma ceia antes de dormir se realizou o jantar muito cedo (chá claro, 3-4 biscoitinhos)." 


As pesquisas analisadas identificaram que o consumo do café da manhã aumenta com a idade quando se trata de adultos, entre 18 e 60 anos e diminui em crianças e adolescentes, entre 4 e 18 anos. Constatam ainda que, na idade adulta, em geral, o consumo de café da manhã é predominantemente maior que em outras fases da vida. 
Já na omissão desta refeição cabe destaque as adolescentes do sexo feminino, que se preocupam com a imagem corporal levando a dietas restritivas sem orientação, situação em que a prática de omitir refeições é muito comum e pode levar a sérios problemas de saúde.


Procure um nutricionista para realizar uma programa alimentar que seja adequado para seu dia a dia. Não faça dietas restritivas e não pulem refeições.

2 comentários:

  1. boa tarde, tenho 15 anos e não tenho o hábito de tomar café da manhã, não gosto , me enjoa, raramente tomo um iogurte só pra dizer que não estou sem comer. Sou dançarino e busco uma forma de emagrecer de forma saudável, você teria alguma dica como por exemplo substituir o jantar por uma fruta ou algo do tipo? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, teria que analisar seu recordatório alimentar para verificar possíveis falhas na alimentação. Se vc faz o jantar mto tarde, por exemplo, dificilmente terá fome pela manhã. O jantar não deve ser pulado. Minha dica é que vc procure um profissional nutricionista para reeducar sua alimentação e melhorar seu rendimento na dança. Agradeço o carinho.

    ResponderExcluir