- O Ferro heme está presente em alimentos de origem animal: carnes, frango, peixe e seus subprodutos.
- O Ferro não-heme é composto por alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, a soja, o inhame, a aveia e os vegetais verde-escuros (acelga, couve, brócolis, espinafre, bertalha, mostarda). A absorção é bem menor do que o ferro heme.
Transporte:
- Absorvido no trato gastrintestinal (gastroferritina).
- No interior da célula é em parte liberado para a transferrina no plasma e outra parte é transferida para a apoferritina (ptn), formando-se a ferritina.
Função:
- Formação da hemoglobina (0,33% da molécula é ferro).
- Faz parte de enzimas, portanto importante no metabolismo aeróbico (transporte de elétrons).
Origem:
- Exógeno = alimentos.
- Destruição das hemáceas.
Fonte:
- Melado, farinha de peixe, flocos de cereais, brócolis, folhas, fígado de boi e carnes em geral.
- Ovo = fosvitina que diminui a absorção do ferro.
- Agrião, espinafre, beterraba = oxalato de cálcio.
Ferro heme = animal. (absorção melhor)
Ferro não heme = vegetal. Precisa ser convertido de férrico à ferroso no trato gastrintestinal.
Normalmente o ferro é eliminado do organismo pelas secreções corpóreas, descamação das células intestinais e epidermais ou sangramento menstrual (DOUGLAS, 2002).
Deficiência:
- Afeta metabolismo do músculo (diminui atividade enzimática).
- Anemia hipocrômica, microcítica.
- Alteração da função cognitiva (raciocínio), parestesia, cefaléia, fadiga, diminui função eritrocitária, glossite, queimação na língua, cáries.
- Anemia por = hemorragia excessiva, puerpério, lactação, recém nascidos, crianças e adolescentes, ingestão inadequada, síndromes de má absorção, acloridria, fosfatos, fitatos, antiácidos, álcool.
O ácido ascórbico ou vitamina C tem interação positiva com o ferro heme, atuando como redutor, mantendo o ferro não-heme dos alimentos no estado ferroso, mais solúvel e biodisponível. Portanto, a presença de frutas (laranja, acerola, limão, morango, goiaba, tangerina, melancia) e vegetais ricos em vitamina C nas grandes refeições torna o ferro dietético mais biodisponível.
O cálcio tem interação negativa com o ferro, pois quando está presente nas refeições, tem efeito inibitório sobre a absorção de ferro heme e não-heme. Portanto, devemos evitar a ingestão de leite e derivados nas grandes refeições (almoço e jantar), onde há alimentos ricos em ferro. Também não devemos tomar suplemento medicamentoso de ferro no desjejum quando ingerimos leite e derivados. Recomenda-se tomar antes do almoço ou ao deitar.
A manifestação mais característica da deficiência de ferro é a Anemia ferropriva. Entretanto, as deficiências subclínicas de ferro podem determinar prejuízos à saúde na função muscular, prática da atividade física, produtividade no trabalho ou na escola, acuidade mental e capacidade de concentração. Além disso, pode haver alterações na termogênese, na pele, nas unhas e mucosas, bem como diminuição na resposta imunológica, aumentando a ocorrência de doenças infecciosas. Na fase mais avançada, a anemia está associada a sintomas clínicos, como fraqueza, falta de ar, diminuição da capacidade respiratória e tontura.
Estima-se que quase 40% da população mundial apresentam carência de ferro ou níveis baixos de hemoglobina, estabelecendo uma situação de risco que inclui indivíduos tanto de classes sociais mais privilegiados como dos mais carentes, especialmente o grupo materno-infantil: lactentes, pré-escolares, escolares, gestantes e nutrizes. Como pode existir deficiência de ferro sem a presença de anemia, a ocorrência de carência de ferro na população apresenta uma magnitude ainda maior do que a prevalência da anemia ferropriva. A carência desse nutriente prejudica a nutrição e a saúde, o desenvolvimento físico e o aprendizado.
Acho muito importante este seu post sobre o ferro nos alimentos! Quando o organismo não possui ferro é muito sério os sintomas que a pessoa sente. Eu tenho uma amiga que sentiu coisas muito ruins, e depois descobriu que esta com muita anemia. Desejo muito sucesso, pois o seu trabalho é primordial para a nossa saúde! Abraços :)
ResponderExcluirObrigada, fico feliz. Realmente precisamos estar atentos com nossa saúde qualquer alteração no organismo é sinal que tem alguma coisa errada conosco. Precisamos realizar exames periodicamente. Abraços
ResponderExcluir