quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Veja os Alimentos que podem causar alergia

Alergia alimentar são manifestações orgânicas consequentes das reações que o organismo utiliza contra substâncias estranhas (alergênicos) ao seu funcionamento, sendo que as mesmas podem ser absorvidas pela pele, inaladas e/ou ingeridas como os alimentos ou ingestantes (toxinas, fungos, aditivos, restos de insetos etc, que vem com os alimentos).

A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos. Enquanto não há cura, algumas crianças superam sua alergia alimentar à medida que envelhecem. 



 A função de nosso sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. Quando isso acontece, ocorre uma reação indesejável no corpo que chamamos de alergia alimentar.


Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda. É comum que crianças deixem de apresentar algumas alergias alimentares quando envelhecem, mas elas podem retornar eventualmente quando forem mais velhas.




Tipos:

Alergias imediatas: são mais facilmente associadas com os seus alergenos, pois a reação é rápida.
Alergias tardias: esse tipo é mais difícil de associar os sintomas com os alergenos que a causaram, pois essa reação não é imediata

Nas alergias alimentares há intermediação imunológica, o sistema imune é ativado para combater o antígeno.

Conforme a quantidade das substâncias químicas liberadas, a ação das mesmas, a sensibilidade e o local os sintomas pode variar:
  • edema
  • vasoconstrição
  • pruridos (vermelhidão na pele)
  • formação de muco
  • choque anafilático


O Leite de vaca é um dos alimentos que o organismo tem dificuldade de digerir. A alergia ao leite é especialmente comum em crianças, o que pode ser bastante complicado entre os bebês menores de um ano que consomem somente este alimento", aponta o alergista Daniel Strozzi, professor da Unidade de Alergia e Imunologia da PUC de Goiás.

 O leite de vaca possui mais de 20 proteínas sensibilizantes. . Para suprir a deficiência de cálcio que não é biodisponível para o organismo, recomenda-se o consumo de produtos vegetais ricos em cálcio que é melhor absorvido pelos ossos. Fique atento a: biscoitos, bolachas, bolos, pães, chantilly, chocolate, coalhada, pudim, manjar, iogurtes, molho branco,, pão de queijo e sorvete.
Em receitas, substitua o leite de vaca por por: leites vegetais  como o de coco, amêndoas, arroz, quinoa e girassol, água e suco de frutas

 O Ovo é o segundo maior causador de alergias alimentares. Suas proteínas alergênicas se concentram na clara, a recomendação para bebê é a partir do primeiro ano de vida. Tirá-lo da alimentação pode levar à deficiência de ferro no organismo. Por isso, o nutrólogo Carlos Alberto Nogueira de Almeida, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), sugere investir na tradicional combinação de arroz com feijão. "O feijão é rico em ferro, enquanto o arroz fornece aminoácidos que o feijão não possui e, assim, eles se complementam, formando uma refeição de alto valor biológico", explica. Fique atento a: maionese, chantilly, marshmallow, merengue, molho holandês e molho bernaise . Em receitas, substitua por: linhaça, polvilho ou vinagre de maçã.



O Glúten, presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte é uma proteína de difícil digestão. "Ela é responsável pela elasticidade e plasticidade das massas, fazendo com que as mesmas cresçam macias" Diferente da intolerância ao glúten, o alérgico não pode ingerir qualquer quantia de alimentos com essa proteína. A principal dificuldade, portanto, não está relacionada a deficiências nutricionais, mas sim à difícil tarefa de manter uma dieta sem glúten, já que grande parte do que consumimos contém esse nutriente. Por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Fique atento a: macarrão, pão, tabule, bolos e chocolates. Em receitas, substitua por: produtos sem glúten, farinha de arroz, creme de arroz, polvilho e fécula de batata. Existe no mercado uma gama de produtos para os celíacos.


De acordo com o nutrólogo Carlos, não é porque você tem alergia a determinado peixe que terá alergia a todos os peixes. Por isso, sob orientação profissional, vale experimentar outros tipos. Mas, imaginando que eles seriam excluídos da dieta ou consumidos com menor frequência, o paciente deveria buscar outras fontes de ômega-3. "Exemplos são óleo de canola, óleo de soja, azeite de oliva, rúcula e espinafre".




A alergia a camarão, lagosta e outros crustáceos pode ser um problema em regiões do Brasil próximas ao litoral, em pessoas que se alimentam principalmente desse tipo de alimento. Entre os nutrientes mais relevantes desses alimentos está o zinco, o selênio e o iodo. Como nosso sal é iodado, é raro apresentar deficiência desse nutriente. Os demais podem ser obtidos em nozes, castanhas, milho, carne bovina, frango, arroz integral, feijão e leite. O consumo é indicado após o primeiro ano de vida. Proteínas de alto poder alergênicos.





O Amendoim tem uma proteína altamente alergênica e comumente associada com anafilaxia (reação alérgica aguda e rápida, minutos ou segundos após o consumo) ou com urticária (mais comum).
Presença comum de fungos e à formação de aflatoxina causando infecção aguda. O amendoim deve ser consumido com cautela, co rodízio de pelo menos 4 dias. Outras oleaginosas como (castanha de caju, castanha do Brasil, avelã, amêndoas, nozes, pistaches) são de difícil digestão podendo causar processos alérgicos


Soja na cultura asiática é consumida fermentada ou coagulada (essa é a melhor maneira para consumí-la) Se a soja não é fermentada a proteína é de difícil digestão o que pode acarretar processo aéergico. Geralmente a alergia é tardia.
Sintomas mais comuns são gases, diarreia, dor de cabeça, inchaço, dermatite, alteração na tireoide e obesidade.



Cítricos como frutas cítricas (variedades de laranjas, limões, limas, e cidras). Nem sempre os alimentos rico em vit C é cítrico como (abacaxi, morando, caju, acerola, goiaba). Os cítricos possuem uma amina vasoativa chamada Loctooamina ou Octopamina que pode favorecer dores de cabeça.




O emprego de aditivos químicos, como os corantes, é um dos mais polêmicos avanços da indústria de alimentos,  Em geral, a importância da aparência do produto para sua aceitabilidade é a maior justificativa para o seu emprego.Os corantes artificiais estão sempre na mira das investigações
científicas devido às reações adversas que alguns
consumidores podem apresentar.

Os aditivos são inofensivos à saúde desde que obedecendo aos percentuais máximos estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou pelo Codex Alimentarius. Estes estabelecem para cada aditivo a
quantidade diária aceitável de ingestão (IDA). Todos os corantes artificiais permitidos pela Legislação Brasileira já possuem valores definidos de IDA.

Os estudos sobre os efeitos nocivos causados pelos corantes artificiais à saúde são insuficientes e bastante contraditórios. Os corantes podem causar desde simples urticárias, passando por asmas e reações imunológicas, chegando até ao câncer em animais de laboratórios.


Procure sempre um  médico se perceber alguma reação após consumir algum alimento. Esses alimentos citados são os que mais causam alergias. Porém outros também podem causar alergia depende da sensibilidade de cada indivíduo. Lembrando que Alergia estimula o sistema imune podendo ser imediata ao consumo ou tardia.


104 comentários:

  1. Oi Giselle,
    Post muito interessante, o texto é muito informativo. gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vania fico feliz que estão gostando dos meus post,é com muito carinho que eu escolho o que colocar. Bjoss gosto mto do seu blog.

      Excluir
    2. Ola acho que sou alérgica a marshmallow porque toda vez que eu como um eu sinto dores de cabeça, sinto vontade de vomitar e fico com febre.

      Excluir
  2. todas vez que como goiaba passo mal me dar dor de cabeça diarreia e uma dor de estomago e me da nasseia queria saber se sou alergica

    ResponderExcluir
  3. Olá. Talvez seja pela goiaba ser uma fruta mais indigesta mesmo, não que seja uma alergia. Até porque ela não é considerada alergênica.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Curioso como todas as vezes em que como oleaginosas, sinto como se estivesse enjoada, com a garganta fechada e o peito apertado. pode ser um sintoma de alergia?

    ResponderExcluir
  5. Pode ser sim o amendoim é o maior causador de alergia desse grupo. O que causa alergia são os fungos que se multiplicam e produz substâncias tóxicas para o organismo .Consumir sempre oleaginosas de boa qualidade para evitar que esteja contaminado por fungos. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE GISELLE!!!

    Eu e meu marido descobrimos essa semana que a nossa filha tem Intolerância a Frutose, não tenho encontrado muita coisa a respeito, estamos precisando saber se existe alguma maneira de adoçar pelo menos o leite dela... Esta muito difícil principalmente no café da manha... Se puder nos ajudar de alguma forma, ou informar um achocolatado ou um adoçante para esse tipo de doença... Nós agradecemos muitoo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cisiane, vou te passar algumas informações e dicas a respeito dessa intolerância.

      A frutose é um açúcar encontrado principalmente nas frutas, vegetais e mel.
      A intolerância a frutose é hereditária e consiste em um erro inato do metabolismo.
      As principais consequências são o aumento dos níveis de frutose na corrente sanguínea, sua eliminação pela urina e aparecimento de hipoglicemia persistente. Os outros sintomas comuns são náuseas e vômitos.

      Vou passar algumas Dicas:

      *Ficar sempre atento ao rótulo dos alimentos;
      *A dieta deverá ser isenta de salsicha, batata em conserva, frutas, sucos de frutas, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico,), cebola, pepino, tomate, canela, molho de tomate, frutose, açúcar, mel, beterraba, chocolate e castanhas
      *Fornecer alimentação a cada 3 horas para que não fique longos períodos em jejum, evitando a hipoglicemia;
      *Não fornecer nenhuma alimento ou preparação contendo qualquer item que a criança não possa consumir.
      *As verduras (folhosos) podem ser consumidas sem restrição

      Veja uma tabela que eu encontrei

      Alimento Substituto

      Açúcar Adoçante dietético (que não contenha frutose na composição). Pode ser Stévia ou Sucralose, são os melhores.

      Achocolatado Achocolatado diet (Gold)

      Bananada e Goiabada Gelatina Diet
      Barra de Cereal Biscoito Salgado ou doce (sem açúcar,
      frutas, castanha e chocolate)
      Bebida Láctea UHT Leite Integral sem açúcar
      Biscoito Doce Biscoito doce (sem açúcar, frutas e chocolate)
      Biscoito Doce Integral Biscoito doce integral (sem açúcarfrutas,castanha e chocolate)
      Bolo Bolo sem açúcar (sem açúcar,frutas e chocolate)
      Bolo de aniversário Bolo de aniversário sem açúcar, frutas e chocolate)
      Cereal (flocos de milho) e Granola Cereal (flocos de milho) e granola sem açúcar
      Feijão Carioca, Feijão Preto e Lentilha Não permitido
      Frutas e sucos de frutas Não permitido
      Geléia Margarina ou Requeijão
      Iogurte Iogurte natural (sem açúcar e frutas)
      Legumes São permitidos somente vagem e abobrinha
      Leite batido com fruta Leite Integral sem açúcar
      Molho de Tomate Molho tipo “Alho e Óleo”
      Pão Bisnaguinha, Pão de Forma,
      Hot Dog (tradicional ou integral) Pão isento de açúcar em sua composição
      Pó para Pudim sabor Chocolate Pó para Pudim (sem açúcar, frutas e chocolate)
      Salsicha Carne, frango, ovo ou peixe

      Se não entendeu a tabela eu te passo por email, na forma correta de tabela.
      As indústrias alimentícias utilizam mto a frutose para adoçar seus alimentos, portanto, evitar os industrializados e sempre ter o costume de ler os rótulos, até se adaptar.
      Evitar enlatados, geleias, doces em pasta, bolos, pudins, pó para bebidas, refrigerantes etc.
      Espero ter ajudado, se ficou alguma dúvida pode me perguntar. Abraços.

      Excluir
  7. Quais alimentos tem reação alérgica cruzada com castanhas e amêndoas? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi Giselle, adorei o post...
    sabes me dizer se o frango tem alguma proteína alergênica?
    Meu bebê tem alergia a proteína do leite, e agora com 6 meses descobrimos a carne e ele reagiu ao frango tbm, mas a gastro disse que não existe alergia ao frango.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, não é alergênico mas cada organismo reage de uma maneira. Volta a dar o frango mais algumas vezes de maneira alternada longe de outros alimentos alergênicos e repare como ele vai reagir, nesta idade é normal a recusa de alimentos porque ele está aprendendo os sabores. É importante que dê várias vezes o mesmo alimento para que se acostume com o sabor, porém se for intolerante os sintomas serão bem característico e a retirada desse alimento é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Obrigada.

      Excluir
  9. Oi meu filho tem alergia a leite de vaca,a soja,a ovo,e a corante e cola escolar.gostaria de saber se tem uma cola que ele pode usar.

    ResponderExcluir
  10. OIá, não conheço mas deve ter no mercado colas antialérgicas. Melhoras para ele, com o tempo alguns tipo de alergia alimentar melhoram. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Pode ter alegria a feijão? Pq eu acho que tenho��☺��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse teste ainda é muito caro é uma ferramenta de diagnóstico recente não são todos os laboratórios q realizam.

      A função do teste IgG é proporcionar informações sobre o metabolismo de cada indivíduo com relação a suas intolerâncias alimentares, com o objetivo de personalizar cada dieta e obter o máximo resultado no tratamento. As informações obtidas com o teste são utilizadas com sucesso para abordar, do ponto de vista dietético, problemas como o sobrepeso, a fadiga crônica, a retenção de líquidos, as dores de cabeça, os transtornos gastrintestinais, alguns tipos de dermatite, atrite, etc.

      A consequência de tudo isso é uma notável variabilidade nos efeitos clínicos produzidos pela ingestão de alimentos intolerantes, com a dificuldade de poder discriminar a origem causadora de determinados quadros clínicos, que não respondem às práticas terapêuticas habituais.

      A pesquisa de IgG é realizada por meio de painéis que possuem alimentos pré-determinados e é feita através de uma amostra de sangue, sem necessidade de jejum. Os painéis podem ser compostos por 50, 90 ou 221 alimentos, sendo a lista a seguir a do painel mais completo.

      221 ALIMENTOS

      Alimentos investigados:

      Leite e ovos: alpha-lactoalbumina, beta-lactoalbumina, caseína, leite de cabra, de búfula, de ovelha, de vaca, clara de ovo, gema de ovo.
      Peixes, crústaceos e frutos do mar: alga espaguete, alga espirulina, alga wakame, ameijoa, achova, arenque, atum, bacalhau, berbigão, búzio, camarão, caranguejo, carpa, cavala, caviar, craca, enguia, hadoque, lagosta, linguado, lucio, lula, marisco navalha, merluza, mexilhão, monkefish, ostra, pargo, perca, peixe espada, polvo, robalo, rodovalho, salmão, sardinha, sépia, solha, truta, vieiras.
      Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, amora, azeitona, damasco, figo, framboesa, graperfruit, kiwi, laranja, lichia, limão, limão verde, maçã, manga, melancia, melão, morango, nectarina, oxicoco, papaia, passas, pêra, pêssego, romã, ruibarbo, tamara, tangerina, tomate, uva.
      Grãos: arroz, aveia, centeio, cevada, cuzcuz, gliadina, malte, milho, painço, polenta, quinua, transglutaminase, trigo e germe de trigo, trigo duro, trigo mourisco, trigo vermelho.
      Ervas e especiarias: alcaçuz, açafrão, alho, aloe vera, anis, baunilha, camomila, canela, coentro, cominho, carril, dill, estragão, gengibre, ginko biloba, ginseng, hortelã, louro, lúpulo, manjericão, menta, noz moscada, mostarda, orégano, pimenta do reino, pimenta vermelha, salsa, salvia, tomilho, urtiga.
      Carnes: carne de avestruz, boi, cabrito, cavalo, cervo, cordorna, coelho, cordeiro, frango, javali, pato, perdiz, peru, porco, vaca, vitela.
      Nozes e castanhas: amêndoa, amendoim, avelã, castanha de caju, castanha do pará, chufa, coco, boz, noz de macadâmia, pinhão, pistache.
      Vegetais: abrobrinha, acelga, açucar, agar-agar, agrião, aipo, alcachofra, alcaparra, alface, alfaroba, amaranto, aspargos, batata doce, beringela, beterraba, brócolis, cacau, café, cana de castanha, portuguesa, canola, cebola, cebola roxa, cenoura, chá preto, chá verde, cogumelos, couve, couve de bruxelas, couve-flor, endivia, espinafre, erva-doce, feijão branco, feijão fava, feijão vermelho, gergilim, girassol, lentilha, levedura (pão), levedura (cerveja), mandioca, mel, nabo, noz de cola, pepino, pimentões, rabanete, repolho, repolho roxo, rúcula, soja tapioca.

      Resultado:
      Positivo alto: Deve ser eliminado
      Positivo fraco: Limítrofe
      Positivo médio: Deve ser evitado
      Negativo: Aceitável

      O teste por IgG pode ser muito eficaz para atuar no desenvolvimento de melhores estratégias de antienvelhecimento e anti-aging assim como na identificação de problemas específicos que podem acompanhar sintomas de enxaqueca, alterações dermatológicas, sobrepeso, transtornos gastrintestinais e alterações respiratórias.

      http://www.todavidanutricao.com.br/site/archives/1060

      Excluir
  12. Ola boa tarde,

    Meu filho de 1 ano e 3 meses deu alergia á arroz, batata, cebola, couve, alho, cacau, carne de porco e de aves, exame realizado cutâneo sabe me informar se este exame é confiável ou melhor de sangue para tirar duvidas?
    O que mais me preocupo é com arroz isso é temporário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena, alergia alimentares em crianças na maioria das vezes é passageira. O que vc pode fazer é reintroduzir esses alimentos 1 por vez e verificar a reação do organismo, os mais alergênicos são a carne de porco, cacau e alho. O teste é confiável. Seu filho é pequeno o organismo está se adaptando aos novos alimentos. Sempre repare na reação do organismo em relação ao alimento.

      Muitas crianças se livram das alergias conforme vão crescendo, mas algumas alergias podem durar a vida toda. É comum que crianças deixem de apresentar algumas alergias alimentares quando crescem, mas elas podem retornar eventualmente quando forem mais velhas. O único tratamento comprovadamente eficaz para uma alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador da reação.

      Obrigada.

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno Giselle!!

      Excluir
    3. Bom dia, Gisele
      Meu bebê tem 7,5meses e apareceu com bastante bolinhas vermelhas na pele de um dia pra cá. Ele está com otite e virose (tosse). Achei que pudesse ser reação ao antibiótico (amoxicilina 250mg/5ml), mas ontem me alertaram sobre reação alérgica à carne de porco. Ele comeu carne de porco 2x (jantar de antes de ontem e almoço de ontem). Você acha que pode ser devido à carne de porco? As erupções sonem naturalmente, ou precisa,tomar remédio?

      Excluir
    4. Bom dia, Gisele
      Meu bebê tem 7,5meses e apareceu com bastante bolinhas vermelhas na pele de um dia pra cá. Ele está com otite e virose (tosse). Achei que pudesse ser reação ao antibiótico (amoxicilina 250mg/5ml), mas ontem me alertaram sobre reação alérgica à carne de porco. Ele comeu carne de porco 2x (jantar de antes de ontem e almoço de ontem). Você acha que pode ser devido à carne de porco? As erupções sonem naturalmente, ou precisa,tomar remédio?

      Excluir
    5. Oi Ana Paula, pode sim essa idade não tem o sistema imunológico ainda bem formado e a carne de porco é fonte de proteína. A proteína do leite de vaca também pode causar alergia nesta idade, é bastante comum. Evite dar carne porco e perceba se depois de acabar todo o antibiótico se vai continuar as reações. Nunca automedique o seu bebe somente medicação quem prescreve é o médico. E perceba em relação ao leite de vaca é bastante alergênico para algumas crianças. Muito cuidado com a alimentação nesta idade, sempre procure alimentos feito na hora, bastante líquidos e evite industrializados quanto mais natural melhor. Obrigada

      Excluir
  13. Olá Dra Gisele! Eu fui comer quatro amêndoas e 5 minutos depois que comi senti o céu da boca adormecer e a dormência se estendeu um pouco pra garganta. Isso é alergia?? É o possível choque anafilatico?

    Se for alergia, é possível continuar consumindo, mas menos? Eu vi que tem propriedades muito boas na amêndoa, não queria deixar de consumir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, provavelmente seja uma reação alérgica as oleaginosas costumam causar alergias, principalmente amendoim se for de mal procedência pode estar contaminado com fungos . Se vc quiser testar mais algumas vezes pra verificar se ocorre o mesmo sintoma. Recomendo que não consuma se repetir os sintomas.
      Do mesmo grupo (castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju, amêndoas e amendoim). Faça teste com as outras também em dias alternados para verificar a reação do organismo. Obrigada.

      Excluir
  14. oi sou glaucia tenho coseira em algumas partes do corpo a um ano fui ao medico e so passam cremes mas agora recente fiz um exame e deu que tinha alergia a caju, ovo , acaros ,formiga, e baratas entao entao fiz um controle sobre tudo isso ,aliviou mas a coceira continua sera que tenho alergia a mias alguma coisa

    ResponderExcluir
  15. Pode ser que sim, preste atenção se vc consumir algum alimento diferente do habitual e tiver algum sintoma diferente. Tem que deixar o ambiente bem arejado, limpo longe de objetos que acumulam ácaros como tapetes, bichos de pelúcia, etc. Ventiladores e ar condicionado acostumam acumular mto pó e ácaros mantenham sempre limpos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Ola Giselle! adorei o texto, bem explicativo. tenho um bebe de 2 anos e 2 meses, tem alergia alimentar multipla(leite,ovo,soja,banana,cacau,milho,etc.) e é intolerante a lactose , gluten e frutose. estou tendo muita dificuldade na dieta dele, principalmente apos descobrirmos a intolerância a frutose. as reções são gastricas tem dificuldade e ganhar peso, porem perde rápido quando contamina com algum nutriente. toma formula de aminoacidos. gostaria de dicas e ou alimentos que possa acrescentar a dieta dele.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tertius, nossa que complicado o caso dele bem restritivo. O melhor é evitar os industrializados sempre vai conter alguns desses ingredientes embutido na composição. Procure oferecer o mais natural possível arroz feijão verduras e legumes, carnes. Tem alguns produtos da linha Sem Glúten que não contém ovos (encontra-se em casas de produtos naturais) mas sempre ler rótulos para verificar se contem alguns dos ingredientes que ele não pode consumir.. Frutose é o açúcar das frutas e é produzido pela indústria para adoçar diversos produtos.
      O leite tem as opções vegetais de arroz, amêndoa, castanha...
      As fórmulas infantis hidrolisadas são bastante caras: Alfaré – Alergomed – Pregomin Aminomed – Neocate (não contem soja nem proteína e açúcar do leite)

      O que vc pode fazer é entrar com recurso para conseguir receber esse tipo de fórmula pelo SUS, porque realmente é mto caro uma lata de leite hidrolisado.

      Site conhecer o produto
      http://www.nutriservice.com.br/leite-infantil/pregomin-pepti-400gr-leites-especiais

      Obrigada qualquer duvida é só perguntar.

      Excluir
  17. ola´Dr Gisele.Tenho uma certa sensibilidade com gluten. Um gastro me recomendou excluir ja faz uns 4 anos e me sinto super bem. Mas de um ano pra cá estou sentido os mesmos sintomas que sentia antes.Garganta incha rinite sempre atacada ,constipação,formigamento nos lábios e cabeça.Venho ingerindo antilérgicos direto , mas a sensação do inchaço não passa.O nutricionista me passou uma dieta recente para ganhar massa muscular, e tenho consumido muito arroz com feijão , castanhas e amendoim . E venho piorando.Sinto um bola de ar dentro do peito , super estranho.Alergia a camarão já foi comprovado, pois minha face transforma de tão inchada . Será que estou com alergia a amendoim e castanhas.Dizem que se tem a esses tem a feijão e arroz.Minha mãe tinha a arroz
    Queria saber como faço pra saber a fundo sobre a alergia alimentar no meu organismo.Quem poderia ajudar? Um nutrolágo ou alergista .
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. Olá Rock, provavelmente vc tenha alergia a outros alimento pelos sintomas relatados, hj tem um exame chamado IgG 221 alimentos esse exame detecta ate 221 alimentos ele é bem completo, porém não são todos os laboratórios q realizam. Vou te passar u um link do site explicando todo o processo. Médico Alergista é mais específico. Obrigada desculpe a demora.

    http://www.todavidanutricao.com.br/site/archives/1060

    ResponderExcluir
  19. oi, minha filha é intolerante a lactose e ao feijao, gostaria de saber se posso fazer reposiçao de ferro com algum remedio, tipo noripurum? ela tem 3 anos. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Não é necessário, pois a principal fonte de Ferro biodisponível para nosso organismo estão presentes na carne vermelha e vegetais verdes escuros. Nesta idade não é recomendável trocar refeições principais por leite (mamadeira) o leite não supre os nutrientes que o organismo da criança necessita podendo adquirir anemias. O leite após as refeições diminui a absorção do ferro consumido na refeição. Algumas mudanças são importantes nesta idade para que a criança possa se alimentar melhor. Obrigada

    O ferro pode ser encontrado em diversas folhas verde-escuro (como agrião, dente-de-leão, folhas de beterraba, de batata-doce, de mandioca, espinafre, agrião, salsa), grãos integrais (especialmente o trigo), amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas (como damascos, passas, ameixas), brócolos, ervilhas, feijões, certas sementes (como gergelim e girassol), melaço, algas marinhas, figo, tofu, ananás, alcachofra, aveia, banana, beterraba, cenoura, aipo, couve, limão, tâmara, morango, cereja, uvas, amora, vagens, avelã, kiwi, lentilha, levedura, pêssego, pinhão, pêra, pólen, maçã, ameixa, rabanete, etc.

    ResponderExcluir
  21. ola, minha filha sempre teve muitos gases, e a barriga distendida, levei em varios medicos, ate que agora em maio uma medica disse para cortar a lactose da dieta dela, ela melhorou muito mas as vezes a barriga ainda incha muito e ela sente dores, quanto tempo depois de cortar a lactose que esses sintomas somem de vez? ou sera que ela tem alguma outra intolerancia? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, assim que corta a lactose já consegue perceber a melhora dos sintomas, tem que verificar se ela não está consumindo os derivados de leite que tb tem lactose, provavelmente seja intolerância mesmo. Existe no mercado enzimas digestivas que pode ser consumida mesmo em crianças em casos de intolerância a lactose. Obrigada.

      ENZYFOR - VITAFOR
      Enzyfor é um alimento composto por cinco enzimas digestivas essenciais para a digestão de proteínas, carboidratos e lactose (açúcar do leite).

      Excluir
    2. vou procurar esse enzifor pra dar a ela, muito obrigada pela sua atençao!

      Excluir
  22. Boa noite,descobri que meu filho tem alergia a todos alimentos infantis. Nao sei o que fazr,nao que posso da para ele :((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito vaga a informação para poder ajudá-la. A qual tipo de alimento mais específico e como ficou sabendo foi através de exames. E qual a idade dele?

      Excluir
  23. Ola boa noite. Tenho alergia a extrato de tomate catchup a alergia so ataca depois de 2 horas algo assim tens alguma ideia o que posso fazer ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe dois tipos de alergias: A alergia alimentar imediata é mais conhecida e de fácil diagnóstico, pois na maioria das vezes os sintomas são imediatos após consumo do alimento. Alergia alimentar tardia, os sintomas podem surgir somente dias depois de consumir o alimento.
      A sua deve ser a imediata pelo q relatou o melhor a fazer é retirar o alimento que causou a alergia e depois de algum tempo reintroduzi-lo e se voltar a sentir o incomodo retirar de vez o alimento. Tem casos mais leve e outros bem mais grave depende do organismo de cada pessoa. Obrigada.

      Excluir
  24. Olá.Meu filho de 1 ano e 8 meses tem reação cruzada ao látex, a proteína do leite, ovo, soja.Reagiu as frutas e legumes. Como alimentar um bebê com tantas restrições? Me sinto frustrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hadassa, é bem difícil mesmo no começo qualquer tipo de restrição alimentar ainda mais em bebês. Existe no mercado leite em fórmula hidrolisado que é isento de proteína da soja e leite de vaca, ele é hipoalergênico específico para crianças com alergias. São bem mais caros que os outros, porém tem casos que se vc entrar com recurso o governo banca. Procure ir em casas de Produtos Naturais vc encontrará algumas linhas sem ovos, sem soja e leite de vaca, como exemplo, biscoitos, macarrão, etc.
      Ele pode vir a melhorar com o tempo em relação a alergia. Não fica frustrada é normal crianças terem alergias e até adultos o jeito é se adaptar e tirar o q causa a alergia. Hj o mercado alimentício está bem amplo para intolerantes ou alergênicos. Obrigada.
      *Leite Althera Nestle Nutrition Fórmula Infantil Hipoalergênica - 450g
      *Alfaré Fórmula Infantil Nestlé Health Science Lata 400g
      *Pregomin Pepti- Danone

      Excluir
  25. Obrigada pela atenção e pelas informações.

    ResponderExcluir
  26. Olá Quando me alimento com a fruta ou o suco de caju me ataca uma toce é falta de ar me sinto sufocada... Pode ser alergia

    ResponderExcluir
  27. Olá Quando me alimento com a fruta ou o suco de caju me ataca uma toce é falta de ar me sinto sufocada... Pode ser alergia

    ResponderExcluir
  28. Olá Quando me alimento com a fruta ou o suco de caju me ataca uma toce é falta de ar me sinto sufocada... Pode ser alergia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, sim pode ser o melhor neste caso é evitar o consumo. Obrigada

      Excluir
    2. oi Barbara, sim. Tenho outro tipo de alergia á caju, se for só a castanha, mesmo que misturada com outros itens, tipo em barrinhas de cereal, chocolates etc, me ataca uma dor de cabeça terrível, que só melhora com anti alérgico. Já o suco ou a fruta, nossa, já cheguei a desmaiar no mercado so com o cheiro. Quando comi caju a primeira vez, perdi os sentidos e tive que ficar no hospital até identificarem a causa.
      É bom evitar. atente que os chocolates da Garoto, em sua totalidade, contém castanha de caju. mesmo os brancos.

      Excluir
  29. Tenho gastrite e alergia, mais ainda Não descobrir de que é a alergia meu LGe deu 1 mil e pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Túlio, com essas informações não dá pra saber. Para alergia de alimentos tem um exame específico. A gastrite tem diversos alimentos q irritam a mucosa gástrica q devem ser evitados, abaixo o link sobre gastrite. Obrigada.
      http://nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br/2013/12/cuidados-nutricionais-na-gastrite.html
      http://nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br/2013/12/cuidados-nutricionais-na-gastrite.html

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Menina, minha vida ta um caso serio kkkkk. Tenho H-pylori e urticaria cronica a alguns alimentos. Varias restrições, não sei direito o que devo e o que não devo comer.

    ResponderExcluir
  32. Laís vc já tomou o medicamento para eliminar o bactéria por prescrição de um gastro, é mto importante somente ele elimina essa bactéria q é bastante resistente? Na gastrite deve evitar alimentos q irritam a mucosa gástrica abaixo deixo um link. Na urticária vc tem q fazer o exame para detectar quais os tipos de alimentos que causam alergia, se vc percebe q algum alimento te causa coceira (urticária) vermelhidão, retire imediatamente. Obrigada
    http://nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com.br/2013/10/nutricao-na-gastrite.html

    ResponderExcluir
  33. Giselle, fiz o exame (endoscopia) essa semana, já marquei a consulta com o gastro. Quanto a urticaria, a medica disse que os testes não são muito esclarecedores. tipo: queijo eu só posso comer ricota, qualquer outro tipo de queijo ( ricotta, coalho, queijo de manteiga, etc.) me dá urticaria, posso tomar leite, mas se for de caixinha ou em pó, me dá urticaria, tomate e cebola também fico com urticaria. E por ai vai, já faz 1 e meio que tenho urticaria cronica. Por isso é complicado, ai se eu tiver crises tomo os anti-histamínicos e passa. Obrigada pelo link, vai me ajudar e obrigada por responder. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Dra tenho dores abdominais quando bebo suco de abacaxi. Não a fruta. Hoje me apareceram pontinhos vermelhos e falta de ar. O que fazer? Tomei polaramine mas estou com medo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando algum alimento causa desconforto ou sintoma é sinal que o alimento reage ao sistema imunológico liberando substâncias que causam a alergia. O melhor é evitar esses alimentos, pois cada organismo reage diferente, o que é saudável para alguns pode não ser para vc. A automedicação nunca é indicada pode até levar à morte, procure sempre ajuda médica imediatamente quando algum alimento causar sintoma de alergia. Pode fechar a glote e a pessoa morrer por sufocamento. Obrigada

      Excluir
  35. Oi boa noite meu filho tem 5 meses e comeu chantilly tem algum problema?

    ResponderExcluir
  36. Oi boa noite meu filho tem 5 meses e comeu chantilly tem algum problema?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia....desde junho estou com meus olhos inchados e avermelhados. Vai e volta. Fiz teste de alimentos para amendoim, carnes em geral, leite, milho, soja e trigo e não deu positivo em nenhuma delas. Farei outros agora, por contato. Parei de pintar as unhas da mão, mas continuo nos pés...algum problema? Estou desesperada, pois sempre estou feia e usando raybans mesmo na chuva. Poderia ser cerveja? ou vinho? Gostaria de anexar uma foto dos meus olhos, mas não consegui...Agradeço muitíssimo se puder me ajudar....Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Olá Giselle. Estou procurando uma resposta para o que passei há pouco. Sou alérgica a vários alimentos a começar pelo leite (intolerância à lactose), ao glúten, a queijo parmesão, etc. Nunca havia passado por uma situação como esta que relato a seguir: Fiz um feijão preto e coloquei numa cuia pequena com coêntro fresco picado e algumas pimentas biquinhos. Esse tipo de comida gosto muito, embora tenha desagradáveis efeitos com o feijão (com casca). Ao colocar uma pequena quantidade de caldo de feijão com apenas uma pimenta biquinho e um pouco da do caldinho da conserva na colher, imediatamente o ar não passava mais pela minha garganta e o ar que estava preso não saía. Eu comecei a entrar em aflição e automaticamente, a puxar insessantemente a inspiração, fazendo assim, ruídos como se estivesse numa crise asmática (apitando). Com muita dificuldade, andei até o escritório do meu marido e ele correu para me ajudar, pensando que eu tinha engasgado com um pedaço de carne. A reação dele foi a de bater nas minhas costas com muita força no intuito de eu colocar o "tal pedaço de carne" para fora. E eu, sem condição de dizer que não era engasgo, mas sim uma reação alérgica com a pimenta e seu caldo, continuava a apitar, buscando a respiração. Posso dizer, que foram minutos de extremo desespero por não conseguir respirar. Aos poucos, houve um relaxamento da garganta e, não sei como, voltei a ter a passagem desobstruída, podendo respirar novamente. Após o ocorrido, minha voz ficou rouca por um tempo, mas agora posso dizer que estou bem. Graças a Deus. Tenho notado que, quando o prato pede a pimenta branca (a que usamos na nossa culinária) moída na hora, começo a tossir sem parar, como se estivesse engasgada, isso perdura até o final do alimento. Só que desta vez, a reação foi infinitamente, mais séria e grave, pois parei de respirar. Sempre comi a pimenta biquinho, mas compramos um vidro grande no Mercado Municipal o qual veio com uma acidêz excessiva na conserva. As minhas perguntas são: a reação que tive, foi um fechamento da glote? É possível que eu tenha desenvolvido mais essa alergia, mesmo aos 50 anos? Há um exame que confirme essa minha desconfiança? Caso haja, qual é o nome e qual profissional devo procurar para solicitar o exame? Muito obrigada e aguardo o seu retorno. Bom domingo e parabéns pelo seu blog !!!

    ResponderExcluir
  39. Olá Gisele meu acho a meu filho é alérgico a carne de porco.mas algumas pessoas dizem a é mito. Poderia me explicar se está alegria é possível? Porq percebi q toda vez q ele come carne de porco sem urticária na pele.grata

    ResponderExcluir
  40. Olá Gisele meu acho a meu filho é alérgico a carne de porco.mas algumas pessoas dizem a é mito. Poderia me explicar se está alegria é possível? Porq percebi q toda vez q ele come carne de porco sem urticária na pele.grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda pode sim causar alergia, retira por um tempo depois volta a consumir em um dia e percebe os sintomas se voltar a urticária é sinal de alergia mesmo, até porque é fonte proteica e os alimentos proteicos podem causar alergia. E cada individuo é único o que faz bem pra uns pode ser veneno pra outros rs. Obrigada

      Excluir
  41. Boa tarde Gisele. Tenho uma.filha com 13 anos, diabética e essa semana ao comermos uma fatia de bolo de leite ninho ela instantaneamente começou a ficar vermelha nas pernas e braços. O médico passou polaramine e pediu para evitar chantilly. Ela sempre come em festas de aniversário e nunca teve problema. Seria possível ser do chantilly mesmo, visto que já dou a ela leite sem lactose. ...Pensei que pudesse ser do leite também. Obrigada. Vou procurar um alergologista para exames futuros.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Gisele. Tenho uma.filha com 13 anos, diabética e essa semana ao comermos uma fatia de bolo de leite ninho ela instantaneamente começou a ficar vermelha nas pernas e braços. O médico passou polaramine e pediu para evitar chantilly. Ela sempre come em festas de aniversário e nunca teve problema. Seria possível ser do chantilly mesmo, visto que já dou a ela leite sem lactose. ...Pensei que pudesse ser do leite também. Obrigada. Vou procurar um alergologista para exames futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, pode ser sim alergia à proteína do leite que é diferente da intolerância que é do açúcar do leite.

      Sintomas da alergia aparecem de segundos até 2 horas após a ingestão do leite ou derivados. São denominadas desta forma, pois o organismo produz anticorpos específicos do tipo IgE (Imunoglubulinas E) para as proteínas do leite de vaca as quais a criança é alérgica (caseína, alfa-lactoalbumina e/ou beta-lactoglobulina são as principais). São reações tipicamente mais persistentes com o passar dos anos e geralmente mais graves.

      Sintomas
      Urticária (placas vermelhas disseminadas, geralmente com coceira associada),
      Angioedema (inchaço dos lábios e dos olhos);
      Vômitos em jato e/ou diarreia após a ingestão do leite;
      Anafilaxia
      Choque anafilático
      Chiado no peito e respiração difícil.
      Resumindo: o organismo reage como se a proteína do leite fosse um corpo estranho liberando IG E causadora dos sintomas. A retirada do leite e derivados é o principal tratamento. Porém, procure sim um médico especialista para confirmar o diagnóstico. Obrigada espero ter ajudado.

      Excluir
  43. Boa noite, sempre comia polenta, certa vez comi e passei muito mal. Olhos inchados, boca inchada, sufocamento. Tenho tolerância a que? Porque como milho e não sinto nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil falar exatamente, às vezes vc consumiu uma pimenta ou algum outro alimento junto. Mas faça o teste de consumir somente a polenta e verifique a se a reação irá voltar. Obrigada

      Excluir
  44. Meu filho de 11 meses tem alergia A fruta da acerola mas o suco não.

    ResponderExcluir
  45. Meu filho de 11 meses tem alergia A fruta da acerola mas o suco não.

    ResponderExcluir
  46. boa tarde... minha filha de 2 anos e 4 meses come todas as frutas e vegetais... mas ultimamente tem coçado a boquinha e os lábios quando come frutas cítricas, como morango, acerola, laranja.... comecou com o abacaxi e ficou com a boca toda inchada. fica vermelho e ela se irrta de tanto coçar... o que fazer? ela adora todas as frutas..

    obrigado.

    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As frutas cítricas citadas acima pode sim provocar quadros de alergia é melhor evitar, a laranja pode dar a lima que é menos ácida.

      Excluir
  47. Giselle, nunca tive problemas com tomate e derivados, porem de um tempo pra cá, sinto a garganta apertar, o coração acelera e tenho tosse quando como macarrão, acredito que seja o molho.. Porem, quando como fora de casa, essa sensação não aparece.. Cheguei ate pensar que poderia ser o bicarbonato que minha avó coloca no molho para tirar a acidez, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  48. Olá Kivia, pode ser do tempero do molho da sua avó neste caso, tenta verificar o que ela coloca no molho além do bicarbonato, o tomate ele é alergênico para algumas pessoas pode ser que seja também. É interessante vc fazer um teste quando comer macarrão ou tomate e derivadas pra verificar os sintomas se vão retornar. Para certificar da alergia somente com testes laboratoriais, os sintomas ajudam mas não dá a certeza. Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde Dr. Giselle, minha sobrinha tem alergia a arroz batata e farinha de trigo nunca havia ouvido falar nisso, será que voce saberia me indicar uma lista de substituição para ajuada-la? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse diagnostico se deu através de exames? se sim indico procurar um especialista para ajuda-la, pelo blog fica difícil. Obrigada.

      Excluir
  50. Gostaria de saber se estou alergico a azeite de oliva sempre que consumo meu batimentos se alteram e fica dando fisgadas pelo corpo e ate no peito essa alergia causa isso mesmo?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite gostaria de saber se tenho mesmo alergia a azeite de oliva tenho 22 anos i estou confuso porque sempre botei azeite na salada i depois agora de grande agora isso sinto batimentos irregulares e fisgadas pelo corpo essa alergia se for causa isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alergias alimentares são sempre mto individuais, o que é bom pra uns pode ser veneno pra outros, no seu caso pode ser alergia a azeitona. Vc pode fazer um teste retirando por um tempo umas 2 semanas o azeite e azeitona e logo após acrescentar novamente e perceba se a reação voltará. Se voltar provavelmente vc é alérgico a azeitona e derivados. Se vc tiver esses sintomas com outros alimentos também tem q retirar e acrescentar aos poucos. Sempre um alimento por vez. Obrigada.

      Excluir
  52. O Citrus Aurantium, também conhecido como laranja amarga ou de Sevilha é uma fruta cítrica importante em dietas para perda de peso por sua capacidade de aumentar o metabolismo e suprimir o apetite, e seus benefícios vêm conquistando cada dia mais a indústria da nutrição.

    Clique abaixo para conhecer mais sobre este produto:
    http://www.anaterrashop.com/fitoterapicos/citrus-aurantium-400mg.html

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Olá! Tenho 50 anos e constatei que ao ingerir leite de vaca fico com rinite. Através de pesquisas concluí que a caseína pode causar a alergia. Eu parei com o leite de vaca e a rinite desapareceu. Gostaria, porém, de continuar a usar o leite. Existe algum leite da Nestlé, do tipo Althera Nestle Health Science Fórmula Infantil, para uso adulto?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Olá Gisele, muito bom o texto e bem informativo. Meu filho foi diagnosticado com alergia a proteína do leite de vaca e intolerância a lactose com 2 meses de vida. Ele nunca tomou o leite, mas eu tomava e ele só mamava no peito, hoje ele tá com 1 aninho e 4 meses e se tocar em algum alimento com leite ele fica com o corpinho cheios de manchas vermelhas, bolhas, coçando e fica com os olhos inchado e quando ele come começa a babar muito e chega a ter vômitos. E meu esposo é intolerante a lactose e alérgico a glúten. A gente tem fé que ele fique curado, porque é muito difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso não pode consumir nada com leite e derivados, importante sempre ler os rótulos e ingerir leite de formula especial.

      Excluir
  56. Olá
    Meu filho tem 7 meses e ja começou a complementação alimentar com 6 meses de la para cá tentei da feijão caroca a ele 3 vezes e as 3 vezes ele ficou com várias bolinhas vermelhas arredor da boca, no meio dos peitos e a redor do pescoço. Então resolvi ontem experimentar o feijão preto e com + ou - 4 horas depois ele começou a intoxicar. Assim penso que ele deve ser alérgico ao feijão sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pode ser, retira por uns dias e depois volta e repara nos sintomas, se continuar provavelmente seja alérgico. Em crianças algumas alergias podem ser passageiras.

      Excluir
  57. tive uma reação alérgica imediata após comer um bolo de chocolate com um chantili em cima...desconfiei da soja contida no chantili...mas eu já havia comido soja antes, mas foi imediato...sentir os labios coçando, inchando com a a lingua e garganta meio que dormente...pode ter sido a soja?!

    ResponderExcluir
  58. Olá! Tenho 50 anos e constatei que ao ingerir leite de vaca fico com rinite. Através de pesquisas concluí que a caseína pode causar a alergia. Eu parei com o leite de vaca e a rinite desapareceu. Gostaria, porém, de continuar a usar o leite. Existe algum leite da Nestlé, do tipo Althera Nestle Health Science Fórmula Infantil, para uso adulto?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá João desculpa a demora, o leite é um alimento bastante alergênico principalmente na idade infantil, o leite possui algumas proteínas que podem desencadear em algumas pessoas alergias e inflamações no organismo. Sim é bastante comum retirar o leite de vaca e melhorar o quadro de rinite, sinusite e outras inflamações por conta dessas proteínas como: Caseína, Lactoalbumina e Lactoglobulina. Existe leite vegetais (soja, arroz, amêndoas, coco, etc) que não possuem tais proteínas e podem substituir o leite de vaca e algumas formulas hidrolisadas como: Pregomin e Aptamil (danone) Althera entre outros, que também podem substituir, porém com valores bem elevados de mercado. Não tem fórmulas específica para adultos, geralmente é a mesma das cças alérgicas ao leite de vaca. Obrigada.

      Excluir
  59. Boa noite doutora
    Estou desesperada a procura de ajuda
    Minha neta de três anos foi diagnósticada com varias alergias. Como ovo (clara gema) cacau leite milho tomate carne de porco cola corante amarelo
    Imunoglobulina deu 700,00 tartrazina foi inferior a 0,35 a lactoalbumina(f76) deu 0,10 não estou encontrando um especialista no momento na minha cidade
    Por isso emploro ajuda oque posso dar a ela? Me mande uma solução nomes de alimentos por tudo q e mais sagrado já agradeço
    Meu whatsaap e 18991435657

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida, que triste neste caso não pode comer quase nada industrializado, quase todos tem corantes e derivados de leite. Procure dar a ela uma alimentação mais natural possível (arroz, feijão carne carne de frango e de boi, frutas, verduras e legumes. Procure em casas de produtos naturais linhas que são isentas de ovos e leite (biscoitos, bolachas, bolos, massas, etc). Leite e derivados tem algumas formulas que é especial para quem tem alergia a proteína do leite como, Aptamil Pregomim, neoforte. Procure um pediatra ou nutricionista pois ela não deve perder peso. Obrigada.

      Excluir
  60. Olá! Poderia verificar minha mensagem de 29 de outubro de 2016? Grato.

    ResponderExcluir
  61. Gisele, seja minha salvação, por favor!
    Desde o final do ano tenho percebido umas bolinhas que surgem e somem, geralmente na ponta dá lingua. Fui no clínico, no dentista, ebateh no gastro... O gastro disse que tô com esofagite e gastrite leves e me passou esomeprazol... Tomo há uma semana, mas vez ou outra surge a tal bolinha , que eh quase imperceptível... Parei de ingerir bebida alcoólica e restrições a quase tudo, conforme ele me mandou, mesmo assim surge. Chegando em casa agora dá academia, tomei um shake com banana... Fruta que eu incluí nesse shake há um mês mais ou menos e percebi que uma carocinhos que surgiu ontem irritou... Me diz, serah que a irritação pode ser causada também pela banana???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano, geralmente a banana não é alergênica. A esofagite é uma inflamação do esôfago quando em crise pode sim irritar outras partes do aparelho digestivo como boca e estômago (essas bolhas na boca dever ser por conta da inflamação do esôfago). Se o médico te passou a medicação tome corretamente, a restrição alimentar é fundamental para o alívio dos sintomas da esofagite. Evitar alimentos irritantes de mucosa como:

      Alimentos que devem ser evitados:

      Condimentos (pimenta-do-reino e a vermelha);
      Álcool;
      Alimentos estimulantes, como café, chá mate, chá preto, chocolate;
      Temperos industrializados como: caldo de carne, maionese, molho tártaro, Extrato ou molho de tomate, molho de soja (shoyo), molho inglês, molho de salada;
      Refrigerantes em geral;
      Frutas ácidas e tomate;
      Carne processadas: presunto, mortadela, copa, lombo, salsicha, linguiça, salame;
      Alimentos gordurosos em geral;
      Goma de mascar.
      temperos fortes
      café e chá preto (somente chas claros)


      Alimentos que contribuem para controlar os sintomas da gastrite:

      Água, água de coco, chá de frutas e ervas, suco de frutas diluído;
      Frutas, gelatina, mingaus;
      Leite (combinado a outro alimento) e iogurte desnatado ou light;
      Queijos brancos;
      Carnes brancas e magras (peixe, frango);
      Purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos;
      Geleias, mel, margarina light em quantidade moderada;
      Sopas de vegetais e carne.
      O chá de espinheira-santa (é cicatrizante de mucosa gástrica muito indicado)
      Quanto mais natural a refeição melhor e mais rápido o tratamento, evitas industrializados

      Excluir
  62. Ola toda vez q como tomate ou derivados dele me sinto sufoxada na hora e outras frutas como coco abacaxi uva limao laranja e derivados de leite seria alergia sindo sufocar na hora e comeca da pontas nos pulmoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente os exames vão comprovar ao certo o que é, pode ser também uma gastrite, refluxo ou outra doença intestinal. Obrigada

      Excluir
  63. Ola Doutora
    Comecei com reações como bolinhas brancas pequenas nos braços, conforme coçava elas espalhavam ( notei dps de um tempo) no próximo dia tive pela manha uma bolota enorme bem no pulso de um braço, ela sumiu e a tarde veio outra no outro pulso e também sumiu, nos dias sequentes comecei a sentir um ardor nas pernas e surgiram bolotas por todo corpo quase, joelhos, coxas ,nádegas, começo das costas e braços, um dia tive o beiço inferior inchado pela manha que desinchou sozinho e depois a tarde inchou o superior,nesse meio tempo antes de ter os inchaços na boca eu fui em clinico geral ele me deu fenergran me disse para tomar 5 dias, tomei por uns 2 dias entao parei, e voltou as alergias, eu fui numa alergista, ela me disse que é uma alergia seria, ela nao sabe me dizer o que pode ocorrer, ela me deu "zina" e "Hixizine" 1 comprimido de cada por dia, ela me disse para tomar por 7 dias e depois parar por 7 dias para poder fazer 2 exames sem a influencia dos remedios e descobrir o que esta acontecendo, bom estou no 2 dia pós medicações, porem estou com receio que elas voltem antes do prazo, ela me disse que se voltar era pra ir para uma emergência, não sei se posso comer de tudo variado, ou devo restringir só a alimentações com menos chances de ter reação alérgica, minha alergia é realmente muito perigosa ? devo ficar em observação em um hospital ou algo assim ?
    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de mencionar, sou do sexo masculino, 27 anos, 73kg , nunca tive alergia na vida ao nao ser alergia respiratória a pó e pelos nada que uma loratadina não resolva, e uso sorinan todos os dias tambem , ja fui diagnosticado por um medico clinico geral com bronquite asmática, realmente com a mudança de temperatura chega a acontecer chiados esporádicos mas rapidamente resolvidos com aerolim ou clenil, antes dos meus 23 anos jamais tive nada bronquite ou asma, foi coisa tardia que me aconteceu.
      a medica alergista me disse que minha alergia pode estar causando inclusive esses problemas.
      estou muito preocupado com minha situação.
      obrigado novamente

      Excluir
    2. Olá , difícil saber sem exames específicos que somente um especialista pode indicar. Indico que procure um alergista ou imunologista novamente se continuar e achar a causa disso tudo, pode ser alimentar, pode ser respiratória (pó, pelos de animais, produtos limpeza, etc). Tem que retirar o q causa o problema (alergênico), os remédios ajudam nos sintomas, mas pode voltar em contato com o causador disso tudo. Obrigada

      Excluir
  64. Boa tarde Gisele, eu sempre fui muito alergica a poeira, mofo e ácaros...com direito a todas as ites...bronquite, rinite, etc...mas de uns tempos para cá minha alergia tem sido respiratória...qualquer produto com perfume, desinfetante, sabão e agora alguns alimentos. Se sinto cheiro de ovo fico super enjoada(parei até de comer) e principalmente queijo ralado, será possível? Só abrir o saquinho que começo a tossir e ficar com mal estar. As pessoas acham q é frescura...será q existe algum exame pra Isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá patrícia, vc tem que averiguar mais a fundo pode ser sim que seja mais sensível a certos produtos e alimentos. Procure um especialista alergista ou imunologista para fazer os testes específicos para alergias. Se for comprovado retirar o q causa esses sintomas. Obrigada

      Excluir
  65. Bom Dia Gisele, como emcriança tive asma brônquica, após meus 10 anos, talvez por ter mudado de residência,fiquei livre da asma, poré, ficara, os resquícios dela, as ÍTES, hoje já estou com meus 74 anos,logicamente já aposentada, procuro ter cuidado nesse sentido e tomo a vacina contra gripe anualmente, porém em outubro de 2011 aos 67 anos,sofri uma queda e tive o fêmur fraturado e, por ter anemia crônica( penso ter adquirido isso, por ter recebido muitos remédios fortes,por causa da asma brônquica, terrível, não gosto nem de lembrar),por isso me vide cama durante 6 meses, de repente me surge uns comichões no corpo, chamei a médica Dermatologista que me tira os sinais que surgem em mim, ela me passou comprimidos de Celestamine e creme de Diprosone, melhorei com isso, cheguei a pensar que seria pela transfusão de sangue que recebi.Agora,nestes74 anos,surgiu uma coceira em minha dága esquerda, pensei ser ferroada de algum inseto, mas como toda vestida, será que foi nacento sanitário, com vergonha de ir até a Dermatologista, comprei os remédios que ela havia me passado, deu em nada,lembrei que tinha um restiho da pomada ONCILON A M, e passe ausar e ia criando uma crosta e secando, mas, ao lado já abria outra pensei Meu Pai Eterno, isso é o tal cobreiro?Fui à INTERNET e descobri que a mulher pode ser afetada na idade por um vírus, o da Catapora, quem a teve ou cuidou de alguém com ela, e que já criaram uma vacina contra esse mal, estou esperando, melhorar mais parair atrás dela, aqui em Belém do Pará, custa o alorzinho de 693 reais!Bem Dra, ando com receio de comer certas coisa que possam fazer isso voltar,pergunto pela Internet se existe algum peixe que transformam(salgam) em bacalhau que possa causa alergia,até agora não obtive resposta, pois muitos pensam que bacalhau é um só, no entanto, são os que salgam,aqui no nosso Pará temos o Pirarucu, que é salgado e gtratado tal com o bacalhau da Europa.

    ResponderExcluir
  66. Desculpe as palavras entrecortadas como: porém,ficaram, me vi de cama, nádega esquerda,Toda vestida?
    no acento sanitário?,passei um restinho, passei a usar,na idade avançada,para ir,o valorzinho.Costumo fazer em casa salada de bacalhau, gostaria de saber se algum tipo de peixe transformado em bacalhau pode provcar alergia, ou algum vírus como esse tal Herpes Zóster?Desde já meu muito obrigada.Deus lhe abençôe muito!Feliz 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhora. tem que averiguar com exames de alergia, fica difícil falar de alimentos específicos por aqui sem exames para confirmar, pois cada corpo reage de maneira diferente aos alimentos. Peixes não costumam ser mto alergênicos, frutos do mar esse sim. Com essa idade da senhora não recomendo q tome medicamento sem orientação médica, pode prejudicar outras doenças. Procure atendimento médico da sua cidade e refaça os exames. Obrigada pelo atenção

      Excluir
  67. Boa tarde. Minha filha de 8 anos estava fazendo uma pesquisa escolar sobre noz moscada e quis experimentar o gosto. Coloquei uma pitada na mão dela para ela lamber e uns 15 minutos depois ficou com várias partes do corpo vermelho e com coceira, além de sentir que os locais da vermelhidão estavam quentes. Dei a ela um antialérgico e logo passou. Será que ela pode ser alérgica à noz moscada? Há problemas se ela consumir alguma comida que tenha noz moscada no preparo? Obrigada. Sandra.

    ResponderExcluir