quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como lidar com as birras do seu filho

Conter os ataques de birra dos pequenos, principalmente em locais públicos, é um desafio para os pais; saiba como manter o controle da situação


Se em casa as birras, chiliques e acessos de raiva dos pequenos são um desafio para os pais, imagine então quando isso acontece em lugares públicos, como o supermercado por exemplo! Os motivos – quase sempre infundados – vão desde querer o brinquedo de outra criança até chorar, espernear e gritar porque o canudo do suco não é da cor que ele queria. Crianças entre 2 e 3 anos são especialmente propensas a ter esses "ataques", mas eles podem persistir por mais tempo se os pais não tiverem uma postura firme e adequada para lidar com o problema.



Seja qual for a situação não se desespere! Não há por que achar que você está criando um pequeno tirano - nessa idade, é pouco provável que seu filho esteja tentando ser manipulador. Provavelmente ele está tendo um "surto" por causa de uma frustração, que ele não consegue expressar com palavras.

Antes de sair previna-se de possíveis contratempos. Combine com seu filho – mesmo que ele seja pequeno - algumas regras que ele deverá seguir. Explique que vai levá-lo porque sabe que pode contar com ele, que terá um bom comportamento e que será uma grande ajuda.

Se mesmo assim ele não se comportar, é importante que você mantenha a calma. Respire fundo e aja. Não fique alheia a situação! Claro que os ataques de birra dos pequenos não são uma coisa bonita de se ver, principalmente em locais públicos, mas se você estiver no controle saberá como conduzir o episódio. Além de chutar, gritar ou socar o chão, seu filho pode jogar coisas, bater ou prender a respiração até ficar roxo. Nessa hora, ele não escutará nenhuma "voz da razão". Por isso, leve-o para um canto do local onde vocês estão e lembre-o do que combinaram antes de sair de casa.

Se a birra continuar, leve-o para fora do local e diga que só voltarão se ele se comportar. Você pode levá-lo para o carro e sentá-lo no banco de trás. Explique por que ele está lá e conscientize-o de que está perdendo a parte divertida do passeio por conta do mal comportamento.


Independente da postura que você adotar, mantenha-se segura. Não deixe que seu filho perceba que a desobediência é motivo de vergonha. Transmita a ideia de que o principal prejudicado pelo "escândalo" é ele mesmo. Outra atitude importante é sempre cumprir sua palavra. Se você prometer que vai colocá-lo de castigo quando chegar em casa, coloque! Caso contrário, na próxima saída, ele fará uma nova birra porque sabe que você não cumpre suas promessas de punição.









Dez passos para dar fim às birras


1. Por pior que seja o "espetáculo" nunca bata no seu filho.

2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Relembre-o de todas as regras que deverá seguir e faça-o repeti-las. Explique que vai levá-lo porque sabe que pode contar com ele, que terá um bom comportamento e que será uma grande ajuda. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo.

3. Por mais que o chilique dure, não ceda a demandas pouco razoáveis. Bem que dá vontade de fazer isso, para acabar logo com o escândalo, ainda mais quando se está em público. Tente não se preocupar com o que os outros pensam: todo pai e mãe já passaram por isso. Se você ceder, só vai ensinar ao seu filho que espernear é um bom jeito de conseguir o que quer.

4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).

5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranquila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.

6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.

7. Se a birra aumentar a ponto de ele bater nas pessoas (normalmente os pais), jogar coisas ou gritar sem parar, saia da loja ou supermercado e explique que só voltarão se ele se comportar.

8. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!

9. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.

10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento. (Com informações da Revistas Crescer / BabyCenter Brasil / Mind Kiddo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário