terça-feira, 15 de abril de 2014

Os perigos de trocar o dia pela noite, pela internet.

Adotar hábitos noturnos pode prejudicar a saúde dos adolescentes e também interferir no rendimento escolar.

Os adolescentes adoram passar a noite em frente ao computador ou jogando vídeo game e não se importam com as consequências de adotar hábitos noturnos. Trocar o dia pela noite pode prejudicar a saúde desses jovens e os pais devem ficar alertas.





Segundo a neurofisiologista Stella Tavares, a inversão de horários pode ser muito prejudicial para a saúde desses jovens. “O corpo humano está programado para dormir à noite e acordar pela manhã, por uma média de oito horas. Para o sono acontecer existe uma combinação de fatores que contribuem para o descanso como: liberação de melatonina, a diminuição da temperatura corporal e a ausência de luz, diz a especialista.

Alterar o relógio biológico traz consequências imediatas para o organismo.
  •  Irritabilidade, cansaço, sonolência, falta de concentração e energia, dor de cabeça, fadiga e falta de memória são alguns dos efeitos desse hábito. 
  • Os adolescentes que trocam o dia pela noite também podem desenvolver predisposição à obesidade, uma vez que costumam priorizar as guloseimas durante a madrugada.

Além de prejudicar a saúde, essa privação do sono (dormir menos do que deve) também pode interferir no desempenho escolar do adolescente. “Como a maioria dos jovens precisa acordar cedo para ir à aula, eles acabam dormindo menos durante a noite, ficam mais irritados, com notas baixas, dormem na sala de aula ou então durante a tarde e acabam jogando novamente o sono noturno para mais tarde”, explica Stella.



Esses adolescentes também possuem maior risco de sofrerem da síndrome do atraso da fase de sono, quando seu relógio biológico é programado para dormir num horário que não é compatível com as exigências sociais (como exemplo, a pessoa só consegue dormir duas horas da manhã e acordar depois das 10h).

Para tentar reverter esse quadro, os pais devem estar atentos aos hábitos dos filhos e estimularem o sono regular pelo menos durante a semana. “Fazer atividade física durante o dia, não dormir com a televisão ligada, não se expor ao computador e ao celular após determinado horário e alimentação saudável são alguns fatores que podem ajudar os jovens a dormirem mais cedo”, conclui a médica.


Esse hábito se torna cada vez mais comum também entre os adultos.  A internet virou uma "epidemia mundial" entre todas as idades, acarretando os mesmos problemas que nos adolescentes. A privação de sono causa indisposição no dia seguinte para realizar as diversas tarefas do dia a dia. A pessoa mais indisposta (cansada) prejudica o rendimento no trabalho e no estudo. 

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário