domingo, 13 de abril de 2014

Tipos de Chocolate

Chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.



Os Maias, Olmecas e Astecas muito antes da colonização espanhola já tomavam em seus rituais e banquetes um tipo de suco de cacau, chamado por alguns deles de “tchocolath”.
O cacau para esses povos tinha origem divina, sendo que os Maias chegavam a comemorar em
abril o dia de seu Deus do cacau: Ek Chuah. O fruto era tão nobre para esses povos que suas
sementes eram usadas como moeda e não por acaso seu batismo científico, Theobroma cacao, em grego significa alimento dos deuses.



O cacau

Logo após a colheita e o processo inicial da fermentação, secagem e limpeza, o grão de cacau é submetido a um processo de tostagem e retirada da casca durante o qual é tostado e moído, além de eliminar a casca, o gérmen e as demais impurezas.
Nesta apresentação, o produto é tratado como “cacau tostado e descascado”. Posteriormente, este cacau se desintegra de forma mecânica – sem tirar ou acrescentar nenhum componente para dar origem à “massa de cacau”. Que é utilizado na indústria.

Bolo de cacau: é o produto obtido pela prensagem da massa do cacau, com extração parcial da gordura e sem o acréscimo de aditivos. Este bolo de cacau não deve conter menos de 8% de gordura do cacau, nem mais de 6% de casca e gérmen.

Manteiga de cacau: A gordura extraída após prensar o cacau colhido ou a massa do cacau se

Chocolate:


 É o produto homogêneo elaborado a partir de um ou mais dos ingredientes:
  • grãos de cacau descascados, massa de cacau, bolo prensado de cacau, cacau em pó, cacau parcialmente sem gordura, manteiga de cacau, com edulcorantes: açúcar refinado, dextrose, açúcar invertido ou suas misturas.
  • Quando o chocolate contém entre 46 e 55% de edulcorantes, poderá ser chamado de chocolate “semi-amargo” ou “semi-doce”, enquanto que, quando o conteúdo de açúcares for inferior a 46% poderá ser chamado de chocolate “amargo”.


Chocolate ao leite:


É derivado do cacau mais popular. Surge acompanhado do leite, leite em pó ou leite condensado aos ingredientes próprios do chocolate. Deve conter um mínimo de 16% de manteiga de cacau, 12% de sólidos não gordurosos do leite e 3,5% de gorduras do leite. Trata-se, basicamente, de um doce, pelo qual a proporção da massa de cacau costuma estar abaixo dos 40%. Se não bastasse, boa parte das mais importantes marcas de chocolate produzem barras de chocolate ao leite com proporções de cacau acima dos 50%, dirigidas tanto ao mercado dos gourmets, quanto ao mercado da confeitaria.
Dica: é um dos preferidos pelos brasileiros, é bastante calórico e rico em leite, gordura e açúcar.

Chocolate branco:

Elaborado a partir da manteiga de cacau, leite em pó e açúcares. Deve conter, no mínimo, 25% de manteiga de cacau, 20% de sólidos não gordurosos do leite e, no máximo, 50% de açúcares, sem contar com a lactose. Não se trata de chocolate, pois precisa em sua composição massa de cacau. É um produto muito energético e doce. Muito atrativo, é um elemento decorativo muito usado na confeitaria.
 Dica: É um dos  mais calórico e saboroso, portanto, modere no consumo rico em gordura, leite e açúcar.


Chocolate amargo 

Produto preparado com cacau, pouco açúcar adicionado ou não de leite.
Dica: é o mais saudável das versões, têm vários tipos no mercado, quanto mais cacau mais antioxidante e melhor para a saúde cardiovascular.



Chocolate cobertura

Produto preparado com menor proporção de açúcar e maior proporção de manteiga de cacau, empregado no revestimento de bombons e outros produtos, de confeitaria.


Diet de leite

Composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, edulcorantes sorbitol e sacarina, usados em substituição ao açúcar e aromatizante vanilina.
Dica: cuidado não exagere no consumo rico em gordura.

 O paladar do brasileiro sempre foi mais acostumado a um produto adocicado, com alto teor de leite, açúcar e gordura hidrogenada. Na infância e mesmo entre adultos, a preferência brasileira é pelo chocolate ao leite, que contém em média, apenas 25% a 30% de cacau. Essa predileção, no entanto,
vem mudando aos poucos.


O chocolate, nas suas mais variadas formas, é popularmente conhecido como um alimento altamente energético, pois possui em sua composição grande quantidade de gorduras do tipo saturada e carboidratos provenientes dos açúcares adicionados durante a fabricação. Seu consumo costuma ser limitado entre pessoas obesas ou que necessitem restringir gorduras na alimentação e diabéticos.

No entanto, esse conceito tem sofrido modificações a partir de descobertas acerca da composição do chocolate e possíveis benefícios para a saúde. Um dos primeiros componentes estudados do cacau foi a teobromina e mais tarde a epicatequina.  São compostos químicos com propriedades antioxidantes. Os antioxidantes, de modo geral, promovem vários efeitos benéficos no sistema cardiovascular. Dentre os benefícios, está incluída a redução da oxidação do colesterol LDL, inibição da agregação de plaquetas e decréscimo da resposta inflamatória, diminuindo o risco de formação de placas de gordura no endotélio dos vasos sanguíneos.

O chocolate possui outras substâncias que podem estar associadas ao prazer, triptofano que é precursor do neurotransmissor serotonina e a anandamida que se liga aos mesmos receptores. O chocolate ainda faz com que a anandamida produzida pelo nosso próprio cérebro tenha efeito mais duradouro proporcionando sensação de bem estar.


 O chocalate amargo é o mais indicado para prevenção de doenças por conter essas substâncias antioxidantes,o ideal é o consumo de 40g/dia que equivale a 2 quadradinhos.

Att,Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário