quarta-feira, 30 de abril de 2014

O que comer antes de dormir?

Faz mal jantar e dormir logo em seguida? E trocar a última refeição por um lanchinho? Tomar café à noite tira o sono? Essas dúvidas acompanham o cotidiano de quem leva uma vida corrida e, às vezes, tem pouco tempo para a alimentação.


O que comer antes de dormir?

Durante o sono vários órgãos têm seu funcionamento alterado, ficando mais lentos. O sistema digestivo praticamente para de funcionar. Portanto, é necessário tomar cuidado com o que se come antes de dormir.

No período noturno nosso metabolismo é mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir, como bebidas estimulantes, podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, resultando em sonolência, cansaço e até irritação.

Leite e chás claros antes de dormir

Um copo de leite quentinho, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: o leite é rico em triptofano, substância que naturalmente induz ao sono, além de aumentar a quantidade de serotonina - neurotransmissor que, entre outras atribuições, funciona como sedativo no cérebro e, portanto, também colabora para uma noite de sono tranquila e relaxante. Outra opção são os chás claros que ajudam a relaxar e ter um sono tranquilo.

Para potencializar o efeito do leite morno basta acrescentar uma colher de mel. O mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita a absorção do triptofano.

No período noturno nosso metabolismo é mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura

Cardápio noturno

Quando se trata de fazer uma refeição antes de dormir, o mais indicado é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. Após esse período, o processo digestivo estará completo e serão evitadas complicações como sono agitado e pesadelos.


 Para compor um prato saudável, com os nutrientes necessários para repor energias  não só no jantar, mas em todas as refeições , é preciso dividir bem as porções e conter os macro e micronutrientes:

  •  metade do prato composto de verduras e legumes, que são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras; 
  • a outra metade com uma porção de carboidrato (arroz, batata ou massa),
  •  uma porção de feijão ou lentilha ou grão de bico (proteína de origem vegetal) 
  • e uma de carne branca ou vermelha ou ovo(proteína de origem animal), 
  • além de uma fruta de sobremesa.

No jantar também é possível adotar opções mais leves, ao substituir uma refeição completa por sopas, saladas e omelete até lanches. Veja abaixo as opções:

Sopa

Os cremes como o de mandioquinha e o de palmito são os preferidos para os dias mais frios. Também vale enriquecer as sopas com legumes, verduras e carne magra.

Lanche

O melhor é prepará-lo com pão integral ou sírio e incluir verduras, legumes e proteína de baixa calorias- como atum, peito de frango ou blanquete de peru light. Para completar, suco de fruta ou mesmo a própria fruta de sobremesa.

Salada

Mescle verduras de folhas verde-escuras, como rúcula e agrião, às de folhas verde-claras, como alface, acrescente legumes cozidos no vapor e uma porção de carne magra grelhada (frango). Para acompanhar, suco de fruta natural.



Pelo menos quatro horas antes de dormir evite tomar chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná e refrigerantes à base de coca. Essas bebidas são fontes de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso central.

Alimentos gordurosos


Ingerir alimentos ricos em gordura como carnes gordas (churrasco), comida muito pesada tipo feijoada, molhos condimentados, atrapalha a digestão e, consequentemente, o sono.

Bebidas alcoólicas

Ao contrário do que se pensa, as bebidas alcoólicas não propiciam o sono. Altas doses podem ser prejudiciais porque estimulam o sistema nervoso. O que espanta o sono também são as bebidas estimulantes (energéticos).

A alimentação desregrada, rica em gorduras, sal e açúcares, pobre em verduras, legumes e frutas, pode causar muitos problemas de saúde, entre eles a obesidade, anemia, diabetes,  hipertensão, entre outros.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário