sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Riscos do excesso de açúcar na alimentação

 O açúcar, herói no passado, segundo atestam historiadores da alimentação, perdeu esse posto nas últimas décadas. A dieta alimentar parece estar à mercê dos modismos alimentados por pesquisas científicas ou, ainda, por produtos alimentícios inovadores turbinados com muito marketing para influenciar gosto e paladar.


Originário da Nova Guiné, desde o século XI até o século XVII, o açúcar era um produto caro, desejado, a ponto de ser dado como dote nos matrimônios. As moças da época guardavam entre as rendas dos seus enxovais uma caixinha mimosa com um pó branco, o açúcar.

Entretanto, com o crescimento da produção e da demanda, o açúcar deixa de ser produto caro e refinado para ser um gênero de primeira necessidade e, em 1900, o comércio de açúcar atingiu a cifra de 8,35 milhões de toneladas. 



 De uns tempos para cá o consumo de açúcar tornou-se excessivo, sendo considerado um grande vilão para saúde. A relação entre o consumo excessivo de açúcar e o aumento de doenças crônicas está sendo estudada por vários pesquisadores.

A ingestão de açúcar em excesso é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de álcool, afirmam três cientistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consumo, como as impostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco.

Para reduzir o consumo, os cientistas propuseram adotar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado, em particular a frutose, segundo artigo publicado na revista científica Nature.


A cárie dental e a obesidade são as duas condições mais frequentemente relacionadas ao consumo de açúcares, juntamente com outras doenças crônicas não transmissíveis. Podemos citar a diabetes, hipertensão, colesterol elevado, entre outras.

Rico em calorias e pobre em nutrientes, o açúcar refinado torna-se um alimento com calorias vazias. A falta de nutrientes faz com que o açúcar seja digerido facilmente, dessa forma rapidamente há um aumento nos níveis de glicose no sangue.

 A glicose é a principal fonte de energia para o corpo humano, mas para se transformar em energia é preciso do hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas. Com o aumento no consumo de açúcar ou alimentos processados torna-se necessário uma maior produção de insulina, sobrecarregando o pâncreas, e dessa maneira podem surgir doenças como a resistência à insulina e a diabetes.

Dicas para reduzir  açúcar

O açúcar deve ser consumido  com moderação e de forma equilibrada.


*Abolir o refrigerante da alimentação é uma medida eficiente para reduzir o consumo de açúcar, já que beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de mais de um quilo de açúcar no fim do mês.

• Na sobremesa, substituir por frutas.

• O gosto salgado dos alimentos processados, como a salsicha, esconde a quantidade exorbitante de açúcar que eles contêm. O açúcar é bastante usado como conservante de alimentos, por isso deve ter cuidado com os alimentos industrializados.

• Para adoçar chás, cafés e no preparo dos doces, dê preferência aos adoçantes à base de stévia, sucralose ou agave.

• Moderar nas compras de guloseimas (chocolates, doces, bolachas receheadas...), pois se você tiver doces disponíveis em casa fica mais difícil de evitar o consumo.

A obesidade infantil cresce assustadoramente no Brasil e no mundo, segundo pesquisas. A alimentação saudável é primordial para evitar o crescimento dessas estatísticas. 

Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:

1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.

3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.

5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.


Documentário sobre obesidade infantil


Nutricionista Giselle Barrinuevo

3 comentários:

  1. Olá,

    Muito interessante esse post. As pessoas não se dão conta do açúcar refinado nos alimentos e comem um doce com café com adoçante...rs
    Coloquei esse documentário também no meu blog, vale muito apana para refletir.

    www.belezacomnutricao.blogspot.com

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Olá. Os dados são alarmantes e a preocupação com a alimentação deve vir desde pequeno. Só assim teremos uma diminuição desses riscos para saúde. Esse documentário é mto bom eu recomendo para todos sem exceção. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é ótimo, excelentes informações :)

    ResponderExcluir