segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Enxaqueca

Mas afinal, o que é enxaqueca?  Enxaqueca são crises de dor de cabeça que duram de horas a dias, podendo vir com enjoo, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e cheiros. Em alguns casos ocorre visão embaçada, visão de pontos luminosos, cegueira parcial, fala embaralhada, formigamentos na face e corpo.

A enxaqueca (também chamada de migrânea) pode acontecer em associação com determinados eventos, alguns alimentos, ou alterações em seu corpo. Esses eventos são conhecidos como fatores precipitantes (também chamados de desencadeantes ou gatilhos).


Em um estudo com 200 pacientes com enxaqueca, mais de 90% os pacientes pesquisados identificaram pelo menos um fator precipitante associado às suas enxaquecas,  entre os  os mais comuns foram:
  • estresse físico ou emocional (77%), menstruação (72%), exposição à luz brilhante ou intermitente (65%), e diferentes odores (61%).

 Saber o que é Enxaqueca é o primeiro passo para se livrar dela

A enxaqueca é causada por um desequilíbrio químico no cérebro. Esse desequilíbrio envolve hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Resulta, por sua vez, de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos (envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores) e hormonais. Esses desequilíbrios, por sua vez, são decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e se manifestam de acordo com a predisposição genética.

O resultado desse desequilíbrio químico cerebral é uma série de sintomas que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca com pouca dor de cabeça ou até mesmo sem dor de cabeça. Em outras palavras, por incrível que pareça, a dor de cabeça pode ser leve ou até estar ausente numa crise de enxaqueca.


O que é Enxaqueca? Mais que uma dor de cabeça.

A dor de cabeça, no entanto, é quase sempre o sintoma mais dramático da enxaqueca. É o sintoma que mais chama atenção e que leva a pessoa ao médico. Porém existem muitos outros sintomas além da dor de cabeça.

A intensidade da dor é variável, porém frequentemente é moderada a severa. Mas repetindo, a dor de cabeça da enxaqueca pode, sim, ser leve. Portanto, ao nos perguntarmos o que é enxaqueca na prática, é importante ter em mente que é uma doença crônica que costuma envolver uma dor de cabeça geralmente moderada a intensa, porém podendo ser leve ou até inexistente.

 É fundamental saber que essa doença pode se manifestar por vários outros sintomas. Geralmente esses sintomas acompanham a dor de cabeça. Veja, a seguir, uma lista de alguns dos principais sintomas da enxaqueca além da dor de cabeça.

 Principais sintomas:

  •     Enjoo, podendo chegar a vômitos;
  •     Aversão à claridade, que pode ocorrer até mesmo fora das crises da enxaqueca, embora seja mais intensa durante as crises;
  •     Hipersensibilidade ao barulho, qualquer barulho incomoda, preferindo o doente permanecer num ambiente o mais silencioso possível;
  •     Hipersensibilidade aos cheiros, onde não apenas qualquer cheiro incomoda durante a crise, mas cheiro podem também desencadear crises;
  •     Visão embaçada,
  •     Tonturas,
  •     Alterações do humor,
  •     Hipersensibilidade do couro cabeludo e face, dificultando e tornando dolorosos atos como o de se pentear ou deitar sobre o lado acometido;
  •     Inchaço ao redor dos olhos, na face e por vezes em todo o corpo;
  •     Coriza e obstrução nasal;
  •     Alterações do humor;
  •     Distúrbios de memória e concentração;
  •     Sensação de “cabeça pesada” ou “cabeça leve”;
  •     Sensação de que “algo está caminhando” ou “escorrendo” sobre a cabeça;
  •     Medo. Pânico. Sensação de estar enlouquecendo;
  •     Alterações da pressão – a crise de enxaqueca pode vir tanto com pressão baixa quanto com pressão alta;
  •     Diurese em excesso;
  •     Diarreia;
    *Aura visual, sensorial ou motora (aura de enxaqueca compreende sintomas como perda parcial da visão, formigamentos, entre outro).

Identificar os fatores precipitantes de suas crises de enxaqueca pode ajudar a prevenir futuros ataques

Alguns fatores precipitantes comuns de enxaqueca
 

Alimentos

Queijo envelhecido, especialmente do tipo Cheddar
Álcool, especialmente vinho tinto
Feijão vagem (verde)
Deixar de ingerir cafeína
Enlatados de figos
Fígado de frango
Comida chinesa (MSG)
Chocolate
Frutas
cítricas
Laticínios
Pescados, especialmente os defumados
Nitratos (por exemplo,salame, salsicha, bacon)
Amêndoas, amendoim e castanha
Arenques conservados
Período prolongado sem comer
Pular refeições
Tomates
Trigo

Hormônios

Menopausa
Menstruação ou ovulação

Físico/Emocional

Dobrar‐se ou inclinar‐se (jardinagem)
Mudanças no padrão do sono
Depressão
Fadiga
Pressão arterial alta
Atividade física intensa
Levantamento de peso e esforço
Estado de choque
Estresse
Dor de dente, outras dores na cabeça ou pescoço
Viagem

Ambiental

Luz do sol ou brilho de qualquer tipo
Alterações climáticas
Ventos fortes
Odores fortes ou químicos
Sons altos e agudos
Assistir TV por tempo prolongado

 Perguntas Frequentes sobre enxaqueca por especialista  Dr. Alexandre Feldman

É normal a cabeça ficar latejando?

Sim. A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil). Algumas pessoas se referem ao latejamento como se fosse um coração batendo numa certa área da cabeça. Essa área de latejamento corresponde geralmente, mas não necessariamente, à região temporal. Porém, está errado pensar que a dor precisa ser, necessariamente, em latejamento.

A dor de cabeça da enxaqueca também pode não ser pulsátil e ser em peso, ou uma sensação de “pressão para fora”, como se a cabeça fosse explodir. Ou para dentro, como se algo estivesse apertando a cabeça. É importante, quando falamos sobre o que é enxaqueca, desmistificar várias fontes de informação na internet que condicionam o diagnóstico da enxaqueca a uma dor latejante. Isso não é necessariamente assim.

Pode doer sempre um lugar diferente da cabeça?

Sim. A localização da dor de cabeça da enxaqueca pode variar de crise para crise; raramente dói sempre no mesmo lugar. A dor da enxaqueca pode ocorrer em qualquer lugar da cabeça. Algumas localizações possíveis incluem a região dos dentes, dos seios da face e da nuca. Isso frequentemente dá origem a confusões com problemas dentários, de ATM, de sinusite e de coluna. Está errado, ao falar sobre o que é enxaqueca,  restringir a localização da dor necessariamente a um só lado da cabeça. Pode doer a cabeça inteira.

Quantos sintomas é preciso apresentar para ter diagnóstico de enxaqueca?

Quando se fala no que é enxaqueca, pensa-se logo nos sintomas. Existem muitos possíveis sintomas da enxaqueca. Comumente estes sintomas compreendem: dor de cabeça, náuseas (enjoo), vômitos, aversão à claridade, hipersensibilidade ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, tontura, depressão (mesmo fora das crises), lacrimejamento etc.

Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.
Qual a duração de uma crise de enxaqueca?

A duração de uma crise de enxaqueca é, tipicamente, de 4 horas a 3 dias, seguida de um período variável sem nenhuma dor de cabeça. É claro que existem casos em que uma crise de enxaqueca dura menos de 4 horas ou mais de 3 dias. Por exemplo, crianças pequenas frequentemente apresentam crises de enxaqueca bem mais curtas, comumente de meia a uma hora.

Crianças podem ter enxaqueca?

Sim. crianças podem ter enxaqueca muito mais que se imagina.  Aliás, bebês também podem ter enxaqueca! E pode ter certeza que dor de cabeça não é manha ou frescura. Nem em crianças, nem em adultos.


O humor pode se alterar 1 a 2 dias antes de uma crise de enxaqueca?

Sim. A crise de enxaqueca pode ser precedida por uma alteração do humor (euforia em alguns casos, depressão e irritabilidade em outros) e do apetite (vontade de comer doces, ou então perda de apetite), visão embaçada, visão dupla, escurecimento da visão (cegueira parcial) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes, como se fossem vaga-lumes.

Diminuição da força muscular, tonturas e formigamentos podem ser enxaqueca?

Sim. Entre outros sintomas da enxaqueca, estão incluídos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas e até diarreia.
Quantas crises de enxaqueca podem ocorrer por semana ou por mês?

A frequência da dor de cabeça da enxaqueca é muito variável, podendo ser desde uma vez na vida, até todos os dias, e até várias vezes ao dia, no caso da cefaleia em salvas.

O que é enxaqueca e como afeta a qualidade de vida?

Não apenas a dor de cabeça da enxaqueca, mas todos os demais sintomas, podem ser muito intensos e incômodos. Tanto assim a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade. Literalmente, a crise de enxaqueca pode obrigar uma pessoa a ficar deitada, num quarto escuro, em silêncio, durante horas ou dias.

Durante uma crise de enxaqueca, o paciente torna-se muito irritável, preferindo ser deixado sozinho. A enxaqueca pode devastar e destruir a qualidade de vida não apenas do portador da doença, mas da família em torno. Você sabia que a qualidade de vida do paciente com enxaqueca se compara àquela do paciente com câncer em estágio avançado e AIDS em fase terminal? E mesmo assim, a enxaqueca continua sendo um problema de saúde pública menosprezado?
O Que Mais Você Precisa Saber Sobre O Que É Enxaqueca?

Uma das coisas para você, que busca informações sobre o que é enxaqueca, precisa saber, é que ao contrário do que muitos pensam, enxaqueca não vem do fígado. É verdade que muita gente que tem enxaqueca passa mal, com náuseas e vômitos depois de comer certos alimentos. Mas esse fato não deve ser confundido com o fígado estar causando a enxaqueca.

Boa parte das crises de enxaqueca terminam com o sono. Aliás, você sabia que sono é essencial para o tratamento da enxaqueca? Ou então, aliviam quando a pessoa vomita. Ao fim de uma crise de enxaqueca, o paciente sente-se como que de ressaca, podendo apresentar, por mais de um dia, tolerância limitada para atividade física e mental.

20 dicas a serem seguidas se você tem enxaqueca:


    Procure não fumar ou ficar perto de quem fuma;
    Evite o consumo diário de cafeína (café, refrigerantes, chás estimulantes, entre outros);
    Beba água;
    Não tome pílula anticoncepcional. Procure métodos sem hormônios;
    Não faça reposição hormonal convencional;
    Vá dormir mais cedo, e não pense que é o mesmo que acordar mais tarde;
    Procure acordar todos os dias no mesmo horário;
    Fuja do glutamato monossódico (ex: cubinhos de caldo de galinha e outros. Veja rótulos);
    Exclua o leite de sua dieta;
    Consuma derivados fermentados do leite, como iogurtes naturais, queijos e kefir;
    Evite comer doces;
    Evite o consumo de pães;
    Evite o consumo de massas;
    Coma comida de verdade, não processada industrialmente: carnes, ovos, peixes, arroz, feijão, salada, legumes, frutas frescas (mas não sucos), iogurte, queijos (sim, queijos! Você sempre ouviu falar que devem ser evitados, mas isso, quase sempre, não é verdade.), cogumelos, sal, pimenta, ervas, temperos naturais, raízes. Gengibre e chá de gengibre pode ser particularmente benéfico.
    Evite carne de frango e salmão, elas podem conter antibióticos entre outros aditivos;
    Evite o consumo de produtos industrializados. eles podem conter substâncias desencadeantes, como nitritos, sulfitos, etc;
    Procure consumir carnes de animais criados soltos, à base de alimentação natural e não de ração exclusivamente. O mesmo vale para peixes.
    Procure consumir ovos de galinhas criadas soltas, ciscando em pasto (galinhas caipiras) e não alimentadas exclusivamente de ração de milho/soja.
    Se possível, compre frutas, verduras, legumes, sementes e grãos que tenham sido cultivados de maneira sustentável, de preferência sem (ou com o mínimo possível de) agrotóxicos.
    Não falte às consultas com seu médico. Não deixe que seu remédio preventivo acabe sem antes consultá-lo. O monitoramento periódico é fundamental para a segurança e eficácia do seu tratamento. Jamais se automedique.

  Video sobre o assunto com o Dr. Alexandre Feldman

Nenhum comentário:

Postar um comentário