terça-feira, 18 de julho de 2017

CACAU: qual tipo de chocolate tem mais cacau?

O cacau é considerado um superalimento, pois possui propriedades que vão além da nutrição tradicional, fornecendo diversos benefícios para a saúde, como proteção cardiovascular e cerebral.
Sabemos que é difícil de acreditar, mas você sabia que o cacau já foi um produto considerado mais valioso do que a prata ou o ouro? Quando os primeiros navios espanhóis aportaram na América do Sul, os exploradores descobriram que os índios não se importavam tanto com a prata ou o ouro da mesma maneira que valorizavam o cacau. O motivo de tudo isso? O cacau sempre foi considerado pelos índios uma das oferendas mais importantes para os deuses Maias.


Cacau e chocolate são duas coisas bem diferentes



  • Enquanto o primeiro é o nome do fruto que é bastante comum na América do Sul, 
  • o chocolate é apenas uma das receitas derivadas dele. 
Inclusive, o próprio chocolate já sofreu várias alterações em sua receita até alcançar a formulação que tanto conhecemos e amamos.

Quem desenvolveu as primeiras receitas de chocolate foram os Astecas, por volta de 1400, quando dominaram os Maias. Eles preparavam uma bebida à base de cacau, pimenta, água, mel e especiarias que atendia pelo nome de xocoatl (que significava água amarga) ou cacauhalt (água do cacau). Ao longo dos anos, a receita passou por um número significativo de alterações, chegando na formulação sólida e saborosa que conhecemos e amamos.

TIPOS DE CHOCOLATE

Chocolate ao leite

De acordo com a definição publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), só pode ser classificado como chocolate o produto preparado com cacau e açúcar, com adição ou não de outros componentes alimentares.

O chocolate ao leite, portanto, é uma preparação que leva massa de cacau – em proporções menores a 50% da composição da receita – manteiga, leite (em pó ou natural) e açúcar. Essa mistura garante a esse tipo de chocolate uma coloração marrom mais clara, textura cremosa e um sabor mais adocicado, que agrada boa parte dos paladares.

No aspecto nutricional, o chocolate ao leite é uma receita com maior teor de gordura e açúcar, ingredientes necessários para produzir seu sabor e características visuais. O menor teor de cacau pode influenciar na também menor concentração de nutrientes e fitoquímicos – compostos antioxidantes que combatem os radicais livres – que são benéficos para a nossa saúde.
Chocolate branco

Esse é um dos tipos de chocolate que, apesar de não ter a coloração característica do cacau, também pode ser classificado nesse grupo alimentar pela ANVISA, por levar em sua receita a manteiga de cacau, ao invés da massa da fruta. O chocolate branco é preparado também com leite e açúcar, características que elevam sua concentração de gordura e valor calórico.

Apesar disso, é o tipo de chocolate com sabor mais suave e agradável, se tornando um dos favoritos de quem valoriza o paladar mais adocicado. Sua textura também costuma ser mais cremosa do que a encontrada nos chocolates ao leite.

Chocolate amargo

O chocolate amargo pode variar bastante de sabor, cor e aroma de acordo com a concentração de cacau em sua receita.

Por definição, todo chocolate que utiliza um volume acima de 50% de massa de cacau em sua receita pode ser classificado como amargo. Entretanto, é possível encontrar diferentes variações dessa concentração em chocolates no mercado, com características únicas e que agradam vários tipos de paladares. Além disso, os amargos geralmente levam pouca – ou nenhuma – adição de leite e tem baixos teores de açúcar.
  • Os chocolates com 50% a 75% de massa de cacau são classificados pela indústria como amargos, 
  • enquanto aqueles que trabalham com 76 a 85% de cacau em sua composição são chamados de extra amargos. 
  • É possível encontrar também receitas com teores que chegam a 99% de cacau em sua composição, com a adição mínima de outros ingredientes. 
  • Todos têm como sua principal característica a coloração escura e o amargor no paladar – que aumenta de acordo com a concentração do cacau.

*Exatamente por utilizarem um volume alto da fruta em suas receitas, os chocolates amargos são considerados mais nutritivos do que os outros tipos de chocolate, por apresentarem maior teor de fitoquímicos e outros nutrientes em sua composição – além de menor teor de gordura e açúcar.



Benefícios do cacau para saúde

PRAZER: O cacau proporciona sensação de bem-estar pois tem a propriedade de estimular a produção de endorfina, o hormônio do prazer, proporcionando essa sensação, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade. Além disso, atua nos receptores cerebrais responsáveis pela vontade de comer doce, bloqueando-os e auxiliando no controle desse desejo.

 AÇÃO ANTIOXIDANTE: os antioxidantes combatem os radicais livres, beneficiando a saúde de forma geral. Mas pensando em beleza, os antioxidantes são muito importantes para prevenir o envelhecimento celular precoce, sendo possível verificar seus benefícios na pele, cabelos e unhas, entre outros.

ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA: reduz a produção de compostos pró-inflamatórios. Um organismo inflamado não consegue desempenhar suas funções de forma otimizada e isso acaba refletindo na saúde da pele, na disposição, no ganho de massa magra, através de inchaços, celulite, entre outros.

ATIVIDADE FOTOPROTETORA: ajuda na hidratação cutânea e na prevenção de vermelhidão causada pela exposição ao sol. Desta forma o consumo diário de cacau pode ajudar na prevenção de câncer de pele e auxiliar no reparo das lesões causadas pela radiação solar.

Um organismo com presença e ação regular de antioxidantes tem sua função otimizada. Como os antioxidantes tem atuação na limpeza e otimização da performance celular, todo o corpo é beneficiado com isso. Células limpas, funcionam melhor e previnem diversas doenças crônicas não transmissíveis.

 Curiosidades do Cacau

O cacau é um antioxidante tão poderoso quanto o vinho


Você provavelmente já ouviu falar que tomar uma taça de vinho tinto por dia faz muito bem para a saúde, certo? Mas sabia que o cacau pode ser um alimento tão poderoso quanto o vinho para a sua saúde?

Essa pequena fruta é responsável por conter um volume relativamente alto de antioxidantes em sua concentração (em alguns casos, podendo apresentar até 12 vezes mais compostos do que o vinho). Os antioxidantes são compostos responsáveis por controlar o efeito dos radicais livres em nosso organismo, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer.

Vale a pena reforçar que, para se beneficiar da ingestão dos antioxidantes do cacau, é interessante valorizar o consumo de chocolates feitos com maior concentração desse ingrediente (como os mais amargos) ou então o uso da fruta nas receitas

Bom para o humor e coração

O cacau é o principal responsável pelo aumento da produção de serotonina no nosso organismo, quando consumimos chocolate ou receitas que tem esse ingrediente em suas preparações. A serotonina é o hormônio responsável pela nossa sensação de prazer e, por isso, logo após a ingestão de cacau, você se sente mais bem disposto e bem humorado – e é exatamente por isso que indicamos o consumo de chocolate para tratar sintomas da TPM ou até mesmo para auxiliar no controle da depressão.

Essa fruta ainda faz muito bem para o funcionamento do coração, visto que tem ação vasodilatadora e facilita a circulação e distribuição do sangue por todo o corpo.

O nordeste sempre foi a terra do cacau no Brasil

Apesar do cacau ser cultivado inicialmente na Amazônia, onde já existia naturalmente em abundância, foi na Bahia que esse alimento encontrou um alto índice de produtividade e sucesso.

Ilhéus era a cidade responsável por abastecer o país com essa mercadoria, tanto que em 1820 ela era considerada a capital do cacau por causa de seu alto número de fazendeiros e produtores desse alimento. Mesmo após a praga que atingiu a região em 1989 e devastou praticamente todas as plantações da região, a Bahia se reergueu e ainda é responsável por produzir cerca de 95% do cacau originário no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário