terça-feira, 18 de dezembro de 2018

RETENÇÃO DE LÍQUIDO NO VERÃO, bastante comum

 Além de ser difícil de aguentar todo esse calor, ele pode afetar o funcionamento do corpo humano. Quando há um aumento da temperatura em um ambiente, ocorre um aumento da temperatura corporal. Para que a temperatura do organismo fique regulada, os vasos sanguíneos se dilatam, provocando a retenção de líquidos.
Devido a esse acúmulo de líquidos, vários membros do corpo – especialmente os inferiores – incham. Esse inchaço é mais comum entre grávidas,  mulheres em fase pré-menstrual, pessoas obesas, alcoólicos.

“Não importa se é homem ou mulher. Depende muito mais de como é a alimentação da pessoa”, explica Gisele Venturoso, nutricionista da Apetit. São duas as principais causas de retenção de líquido: o excesso na ingestão de sal e o pouco consumo de água.

O sal é o maior vilão em qualquer dieta, devido ao sódio que carrega em sua composição. “O problema é que ele não é usado apenas para temperar. Ele também está em vários produtos industrializados como, refrigerantes, embutidos e fast food. “Outro produto que deve ser pouco consumido são os temperos prontos. Eles são um veneno para a saúde.


Bebidas hidrolisadas, como o Gatorade, também devem ser usadas com parcimônia. “Essas bebidas contém uma grande quantidade de sódio e de carboidratos e, por isso, são recomendadas apenas para pessoas que perdem muita energia, como os atletas,  bebidas hidrolisadas podem sobrecarregar a função renal se tomadas em excesso.Bebidas alcoólicas também ajudam reter líquido, elas desidratam o corpo sempre tomar junto com a água.

O que é benéfico

Enquanto o sal é um dos grandes vilões que contribuem com o inchaço, algumas frutas têm ação diurética.


A melancia, por exemplo, ajuda a combater a retenção. O mamão e o kiwi auxiliam no funcionamento do intestino, já o abacaxi melhora a digestão de proteínas no corpo. Beber uma quantidade adequada de água, cerca de 2 litros por dia, pois garante o funcionamento adequado dos rins.

Alimentos diuréticos como alface, melancia, melão, abacaxi, pepino, salsinha, chás claros podem ser consumidos à vontade, pois favorecem a eliminação de líquidos pela urina.

O uso de chás claros diuréticos, como o chá de cavalinha, hibisco, oliveira, chá verde também ajuda a combater o acúmulo de líquidos no corpo.


Além das frutas, as verduras e legumes verdes de tons escuros também auxiliam na retirada do sódio. Alguns exemplos são a chicória e o brócolis. “A cenoura e a beterraba são ótimos antioxidantes e também diminuem a retenção dos líquidos.

O sal, por exemplo, pode ser suprido por temperos naturais de sua preferência salsa, cebolinha, sálvia, alecrim, limão, etc para o tempero de alimentos.

Já o arroz branco pode ser substituído pelo arroz integral. “O integral é 70% composto de água e ele ainda tem bastante fibra, o que auxilia na digestão. Vale lembrar que, além de aderir a uma alimentação mais leve e balanceada, é importante praticar atividades físicas regulares para ativar a circulação sanguínea.

                                                                                                                               

O principal sinal de que o corpo está fazendo retenção de líquidos é o inchaço nas pernas, principalmente na região dos tornozelos, o que pode ser facilmente observado nas marcas deixadas pelo elástico ao tirar as meias.


Para saber se a sua retenção de líquidos merece atenção, faça o seguinte teste:
  • Pressione a região do tornozelo com a ponta do dedo. Se a pressão deixar uma marca mais funda, precisa de um cuidado especial.

Se o inchaço ocorrer no corpo todo, pode ser sintoma de problemas no coração, rins ou fígado, por isso precisa ser investigado. Procure um clínico geral, médico de família ou um nefrologista na presença desses sintomas.

Nos casos em que a retenção de líquidos não está associada a nenhuma doença, o tratamento consiste principalmente em mudanças na alimentação e drenagem linfática.

  • A primeira coisa a fazer é diminuir o consumo de sal, que em excesso pode sobrecarregar os rins e provocar retenção de líquidos.
  •  Pessoas saudáveis devem consumir no máximo uma colher de chá por dia OU 6g (equivale tampinha de caneta BIC), sendo que essa quantidade de sal deve ser distribuída ao longo do dia em todas as refeições e lanches.
  • Açúcar branco, massas, pães e arroz que não são integrais também favorecem a retenção de líquidos e devem ser evitados.

Os medicamentos diuréticos devem ser evitados, a não ser que tenham indicação médica, pois podem desidratar as células e até prejudicar o funcionamento dos rins.

Já a drenagem linfática produz excelentes resultados no tratamento da retenção de líquidos. Trata-se de uma técnica de massagem específica para drenar o líquido acumulado nos tecidos do corpo e mandá-lo de volta para a corrente sanguínea, para ser eliminado pela urina.

                                                          Pernas elevadas para circulação

Se você incluir na sua dieta alimentos diuréticos é importante ingerir líquidos em quantidade suficiente, de modo a não chegar à desidratação.


1. Melancia: esta deliciosa e refrescante fruta, que contém uma percentagem muito elevada de água em sua composição, ajuda na eliminação de líquidos. Se você não gosta do sabor, substitua pelo melão.

2. Chá verde: este é um dos melhores chás para perda de peso, sendo um alimento diurético, ajuda a queimar gordura porque contém cafeína e efeito termogênico.

3. Vinagre de maçã: quando nos submetemos a dietas rigorosas e prolongadas, consumindo muitos alimentos diuréticos, podemos contribuir para a perda de potássio; para compensar esta perda inclua na sua dieta o vinagre de maçã.

4. Tomates: estes são carregados com minerais e vitaminas, incluindo a C, por isso são muito benéficos, pois ajudam a prevenir o envelhecimento celular. Eles também promovem uma boa função renal, e eliminam mais rapidamente as toxinas dos fluidos corporais.

5. Salsa: é um dos melhores alimentos diuréticos. Tome infusões ou picado em pratos com legumes e batata, assim você vai aproveitar todos os seus benefícios.

6. Alcachofra: desde os tempos romanos suas propriedades diuréticas são conhecidas. Hoje, eles descobriram mais benefícios de alcachofra, tal como o seu grande efeito como protetor do fígado e rim.

7. Aspargos: branco ou verde são perfeitos para a remoção de líquidos e para proteger os rins de doenças. Monte um prato com saladas, ovos mexidos ou um grelhado e vegetais, fica saudável e delicioso.

8. Mirtilo: se você está propenso a infecções do trato urinário, tomando mirtilos/blueberries você cuida dessas doenças, protege a sua área íntima e elimina as toxinas que impedem a criação de um ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Eles também contêm vitamina C.

9. Aveia: este cereal contém sílica que impede a acumulação dos líquidos, o que reduz o edema causado pela retenção. Ela também reduz o colesterol no sangue e funciona como um relaxante.

10. Chá de cavalinha: é uma planta de propriedades diuréticas que ajuda a perder peso, eliminando líquido, é por isso que normalmente é um complemento para as dietas de baixa caloria. Você pode encontrar em diversos formatos: chá, comprimidos, cápsulas, extratos líquidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário