quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

6 Alimentos Funcionais

Alimentos Funcionais e seus benefícios para a saúde. Para que os alimentos funcionais tenham sua eficácia é fundamental que o seu consumo seja diário, em uma alimentação equilibrada e harmoniosa. Os funcionais agem no equilíbrio bioquímico e fisiológico de cada orgão e tecido do corpo.

“(…) um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado de maneira
satisfatória que possa agir de forma benéfica em uma ou mais funções do corpo, além de
se adequar à Nutrição, de certo modo melhorando a saúde e o bem estar, ou reduzindo 
o risco de doenças”.


O consumo regular de brócolis poderá manter a sua pele livre dos radicais livres, que se formam no nosso organismo através da exposição ao sol ou toxinas. Os radicais livres, que são moléculas instáveis, podem causar rugas, ressecamento, manchas, inflamação quando atingem a pele. O brócolis contém duas substâncias antioxidantes que bloqueiam este processo: vitamina C e A.
O consumo de 150g de brócolis no vapor tem mais vitamina C que um laranja e 45% da necessidade diária de vitamina A.

O espinafre contém grandes quantidades de antioxidantes: luteína e a zeaxantina que atuam na prevenção de danos oculares. A dupla faz parte da família dos carotenóides, que protegem as células da retina e afastam o mal da degeneração macular que pode levar à perda da visão. No centro da retina, região de elevada acuidade visual, é possível a visualização de uma mancha amarela chamada mácula. Sua cor amarela explica-se justamente pela presença de luteína e zeaxantina, os dois únicos carotenóides presentes no olho, em quantidades inclusive muito maiores que em qualquer outro tecido humano.
O consumo de 1 xícara de chá 3x na semana, é uma boa ingestão e vai garantir uma boa quantidade de antioxidantes.


A linhaça possui uma grande quantidade de fibras que auxiliam no controle da glicose. Essas fibras fazem com que a glicose não atinja picos no sangue e leve a quadros de hiperglicemia, típicos da diabetes. Além disso, é uma fonte de ômega 3, que traz benefícios adicionais a saúde cardiovascular.
Deve ser utilizada de 1 a 2 colheres de sopa de linhaça, de preferência sob a forma de farinha, onde tanto os benefícios das fibras quanto do ômega 3 estarão disponíveis.
Prefira a linhaça marron que é tipica do solo brasileiro, além de ser mais barata que a dourada que é originária do Canadá. 




Possui compostos bioativos, com destaque para os antioxidantes antocianinas, protoantocianinas e resveratrol, mais concentrados na casca das uvas tintas. O resveratrol atua na prevenção do câncer, possui efeitos antiinflamatórios e previne doenças cardiovasculares. Estudos comprovaram ainda que o maior consumo de vinho, tanto em homens como em mulheres, está relacionado à menor incidência de morte por doença cardíaca isquêmica. O único porém: deve ser consumido com moderação por se tratar de bebida alcóolica!
Caso o paciente tenha restrição pela bebida alcóolica recomendo tomar o suco integral de uva como substituto tem o mesmo benefício do vinho tinto.





A couve-flor pertence à família das brássicas, que são fontes de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, com propriedades anticarcinogênicas, ajudando a prevenir principalmente o câncer de mama. Suas fibras também formam um escudo contra o câncer do intestino. Ajuda a regular o sistema imunológico e auxilia na eliminação de produtos tóxicos (detoxificação). Recomenda-se uma xícara de brássicas por dia.





Adoçante natural, rico em glicídios, vitaminas, sais mineirais e oligoelementos, é fonte de energia e conta com propriedades antibacteriana, antifungicida, cicatrizante, expectorante e antiinflmatória. O néctar das abelhas também combate os sintomas da hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), que pode causar insônia, e melhor o sistema imunológico. Se aplicado diretamente em feridas e queimaduras, também exerce poder cicatrizante. Mas o consumo deve ser moderado: cada colher de sopa de mel tem 62 calorias.


Otima semana que o alimento seja seu remédio. 

Fonte: http://patriciadavidson.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário