segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Insônia e Nutrição

A insônia é um grande mal que atormenta a vida de muitas pessoas. Algumas, não conseguem desligar a mente das atividades e dos problemas cotidianos, tendo dificuldade de pegar no sono ou acordam varias vezes ao longo da noite.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A insônia pode surgir por diversas causas como ansiedade, estresse ou ainda estar ligada a algum distúrbio como hipertensão, febre e indigestão. O mau hábito de comer antes de deitar também pode transtornar o sono.

Quando temos um sono adequado produzimos menos Grelina, um hormônio responsável por aumentar nosso apetite, e aumentamos o nível de  Leptina, um hormõnio que nos dá a sensação de saciedade.
 
O contrário se dormimos mal, a grelina AUMENTA, aumentando a fome e diminuindo o hormônio do crescimento chamado GH, que ajuda na quebra do tecido adiposo (lipólise)
 
Café, chá preto, guaranás, bebidas alcóolicas etc., podem produzir insônia quando não utilizados nos horários certos. A alimentação desregulada pobre em nutrientes pode favorecer a insônia. Produtos refinados, carregados de aditivos químicos, composta em grande parte de carnes, açúcar, café, lanches, frituras, é a dieta das pessoas mais frequentemente acometidas por sensação constante de cansaço e insônia.

 
A Melatonina é um hormônio produzido no cérebro a partir da serotonina e tem a função de regular o sono. O triptofano é precursor de seratonina, é encontrado em  alimentos de origem animal como carnes, leite e derivados etc.
 

Existe dois tipos de insônia:
  • Insônia Pontual: todo mundo já teve um dia, por causa de uma prova, de uma palestra, entrevista de emprego, de um casamento ou de um probela específico.
  • Insônia Crônica: para um diagnóstico da insônia crônica é utilizado o seguinte critério. TEMPO X FREQUENCIA X PERÍODO. Nesses casos, a pessoa demora pelo menos 30min para iniciar o sono ou para a voltar a dormir, quando acorda de madrugada. Isso deve ocorrer pelo menos 3 vezes na semana e por período de 6 meses consecutivo.



A reeducação alimentar é fundamental para amenizar o problema da insônia. Quem se alimenta mal tem mais chances de sofrer desse mal. A alimentação balanceada, fracionada entre 5-6 vezes ao dia com alimentos integrais, frutas e verduras e também alimentos ricos em triptofano, podem melhor e muito esse quadro. 
 
 
 
A curto prazo a pessoa que sofre de insônia apresentará cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda de memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução de planejamento e excução de tarefas, lentidão de raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
 
 
A longo prazo terá falta de vigor físico, envelhecimento precoce (pelo aumento de radicais livres), diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendencia a desenvolver obesidade, diabetes, alteração da função sexual, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.
 
 
 O hábito de ficar no computador durante à noite e madrugada adentro, provoca uma excitação cerebral que dificulta o sono. E no outro dia, a pessoa fica sonolenta por não dormir a quantidade correta, atrapalhando na concentração e na alimentação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja algumas dicas para dormir melhor
 
 
Banana é rica em triftofano
 
-É bom evitar carne vermelha, gordura, coisas com creme ou muito queijo. Senão, o corpo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono”, explica. Portanto, a pizza cheia de queijo no jantar deve se restringir a poucas ocasiões se o objetivo for dormir melhor.
 
- Pratique atividade física pelo menos 2 horas antes de dormir. O ideal seria pela manhã. 
 
-Dormir em local calmo e longe de luz, a claridade  impede que a Melatonina seja estimulada e o sono seja comprometido.
 
-Recomendo um lanchinho de banana com canela e um pouco de semente de girassol.
 
-Evite ingestão de cafeína e bebidas alcóolicas durante a noite.
 
-O jantar deve ser servido bem antes da hora de dormir. A digestão aumenta a temperatura do corpo e dificulta o sono.
 
-Evita atividade mental excessiva após as seis da tarde.


- O chá das folhas de maracujá com mel, é, para muitas pessoas, um ótimo sonífero. Há medicamentos naturais a base de passiflora, principio ativo do maracujá.
 
-Tomar 70ml de suco puro de talo de alface (bater no liquidificador com água e coar). A alface contem um principio amargo, o lactucarium, rico em lactucina, sedativo natural. Se não for tolerado esse suco, utilizar uma ou duas colheres de sopa de mel antes de deitar, e toda vez que acordar durante a noite.









Alguns fitoterápicos:
 
Camomila, erva-cidreira, água de melissa, folha de laranjeira, alfazema, folha de maracujá, valeriana, mil-em-rama. Misturar duas ou três destas plantas e tomar uma xícara de chá à tarde e outra antes de deitar.
 
Procure um médico em caso de insônia crõnica, ele indicará o melhor tratamento par seu caso. Eiga as dicas para uma bo anoite de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário