sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Intestino nosso 2º cérebro

Sabe-se que o intestino é um órgão de fundamental importância para estabilização da saúde do organismo como um todo. Nele ocorre diversas reações bioquímicas: 


80% da nossa imunidade se concentra na mucosa intestinal;
Alta produção de hormônios;
Secreção de neurotransmissores (acetilcolina, serotonina);
                                                Maior glândula endócrina do corpo humano.
A mucosa intestinal serve de "barreira" entre o interior do nosso corpo contra perigosos agentes provenientes do meio ambiente através da alimentação, como bactérias e até alimentos mal digeridos. 
Quando esta barreira não está em ordem, permite a passagem de grandes moléculas que passam para a corrente sanguínea desencadeando problemas na saúde como por exemplo as chamadas hipersensibilidade alimentar, que muitas pessoas tem mais não sabem.






Intestino Delgado Digestão e Absorção



O complexo processo de digestão e eventual absorção de nutrientes, água, eletrólitos e minerais é o principal papel do intestino delgado. Sete Litros de água e centenas de gramas de alimentos são liberados ao intestino delgado diariamente; e, com notável eficiência, quase todo o alimento é absorvido, exceto pela celulose indigerível. 
O estômago inicia o processo de digestão com a degradação dos sólidos até partículas de 1 mm, ou menos, que então são liberados para o duodeno, onde as enzimas pancreáticas, a bile e as enzimas da borda em escova continuam o processo de digestão e eventual absorção através da parede do intestino delgado.

O intestino delgado é primariamente responsável pela absorção dos componentes dietéticos (carboidratos, proteínas e gorduras), assim como de íons, vitaminas e água.

Intestino Grosso Formação e Eliminação das fezes


No intestino grosso ficam armazenados os alimentos não digeríveis pelo organismo e as fezes (detritos inúteis) a serem evacuadas, além de absorver a água deste conteúdo. 
A absorção da água é responsável pela consistência das fezes, quando há falhas neste processo, que podem ser desencadeadas por viroses, ingestão de alimentos estragados, etc., ocorre a falta de consistência fecal que é conhecida como diarréia. 
Em casos como este é necessário que o indivíduo beba bastante água para manter o organismo hidratado, uma vez que a absorção não estará sendo realizada com eficiência e busque orientação médica.

O intestino grosso possui uma rica flora bacteriana que auxilia na dissolução de restos alimentícios que não podem ser digeridos pelo organismo.

DISBIOSE 

É um estado em que microorganismos de baixa virulência se tornam patogênicos em virtude do desequilíbrio quantitativo e qualitativo que está instalado no ID, afetando negativamente a saúde do ser humano”.




Essa é uma imagem de como é a camada que reveste o  intestino delgado que é chamado de Microvilosidades, quando temos alergias alimentares ou má alimentação essa parede ém agredida se torna "careca" e não há boa absorção dos nutrientes.



“Temos mais bactérias no nosso intestino (TGI) do que células em nosso corpo.”  Jeffrey Bland



Fatores que podem alterar a integridade da mucosa intestinal e promover disbiose intestinal:

Baixa ingestão de legumes, verduras, frutas e cereais integrais;
Consumo regular de carboidratos refinados e substâncias químicas;
Consumo regular de fatores anti-nutricionais (por ex.: cafeína, álcool);
Deficiência de enzimas digestivas (por exemplo, lactase);
Alergênicos alimentares (individualidade bioquímica);
Infestações e Infecções (por parasitas, bactérias, vírus e fungos);
Jejum prolongado
Alta quantidade de espécies reativas de oxigênio (ERTOS);
Carências nutricionais (folato, Zn, vit. A, vit. B12, vit. B5, L-glutamina);
Drogas como anti-inflamatórios não esteroidais, corticosteróides,
anticoncepcionais, antibióticos, laxantes, antiácidos e quimioterápicos;
Estresse; Presença de xenobióticos;
Sensibilidade ao glúten ou à qualquer outra proteína alergênica;
Decréscimo da função imune(IgA) e da motilidade intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário