terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Nutrição na Terceira Idade

Dados da OMS apontam que em 2020 seremos o 6° país em população de idosos no mundo, contabilizando 40 milhões de idosos. Muitos pessoas não se importam ou não sabem lidar com as situações comuns dessa idade. Deixando o idoso de lado e muitas vezes fazendo com que piore o quadro de saúde. Na verdade, o que falta muitas vezes é o conhecimento da família de como lidar com esta fase e do próprio idoso a conhecer seus limites e necessidades.
Veja abaixo algumas perguntas a respeito do idoso

Foto de senhora se alimentando
 
O organismo do idoso é capaz de absorver os nutrientes dos alimentos da mesma forma que um organismo jovem?
 
Não. Com a idade as funções fisiológicas vão se tornando mais debilitadas. O organismo já não aproveita todos os benefícios que o alimento oferece. Portanto, é fundamental que a alimentação na terceira idade seja completa e balanceada.

Quais são as principais causas que levam o idoso a não se alimentar adequadamente?

■Problemas psicológicos como solidão, tristeza, angústia, depressão e isolamento.
■Falta de apetite, principalmente quando ele realiza suas refeições sozinho.
■Dificuldades financeiras.
■Dificuldades para mastigar.
■Dificuldade para cozinhar e comprar.

O que pode contribuir para que o idoso tenha uma ingestão alimentar mais adequada?
 


■Oferecer alimentos na sua maioria cozidos ou preparados de modo que a mastigação seja facilitada.
■Acompanhá-lo sempre que possível em suas compras, optando por preparações mais coloridas, que proporcionam mais estímulo visual.
■No caso de dificuldades para movimento das mãos, utilizar alimentos mais macios, fáceis de serem cortados.
■Deixar que o idoso sinta vontade de alimentar, sem força-lo a comer, pois ele tem direito de decidir se está ou não com apetite.
■As suas refeições devem contar com a presença de outras pessoas.

A composição da massa muscular e gordurosa sofre alterações com a idade?

Sim, ela muda com a idade. A partir dos 30 anos de idade a massa magra diminui de 1% a 2% anualmente. Esta alteração está relacionada com a diminuição do volume dos músculos esqueléticos, quando não exercitados.
Já a massa gorda aumenta de 0,5% a 1,5% a partir da mesma idade, sendo a distribuição de gordura maior em volta dos órgãos e região do tronco.

O idoso necessita de mais ou de menos energia que um indivíduo jovem?

As necessidades energéticas diminuem com a idade. Há redução de aproximadamente 7,5% entre 50 e 70 anos e mais 10% aos 80 anos. Esta necessidade só é elevada em casos de febre ou infecções.

A ingestão de algumas vitaminas deve ser observada no idoso. Quais são elas?

As vitaminas B6 e B12 têm sua absorção diminuída com a idade, o que é decorrente de fatores fisiológicos. Por esse motivo deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos nessas vitaminas ou então fazer reposição das mesmas na forma de medicamentos.
Devido à baixa ingestão de alguns alimentos como: frutas, vegetais e leite (por intolerância), os níveis de vitamina C e de cálcio devem também ser acompanhados.
A falta de exposição ao sol faz que a necessidade de vitamina D seja maior nesta faixa etária.

O que é osteoporose e o que fazer para preveni-la?

É uma doença que provoca o enfraquecimento dos ossos. Ocorre principalmente em mulheres após a menopausa, em função da queda do estrógeno (hormônio feminino), que auxilia na manutenção do cálcio nos ossos. Portanto, uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode evitar esse problema.

Por que há um grande risco de desidratação no idoso?

Com a idade há menor consumo de líquidos causado pela menor resposta à sede. Alguns medicamentos comumente usados pelos idosos podem aumentar a produção de urina. Portanto, a necessidade hídrica na terceira idade é maior.

A desidratação associada à aterosclerose (rigidez da parede dos vasos levando à diminuição do fluxo sanguíneo no mesmo), no idoso, pode predispor a situações graves como o derrame cerebral e o infarto do coração, uma vez que o sangue fica mais espesso quando a pessoa está desidratada.
Várias doenças são comuns nos idosos, tais como: hipertensão, diabetes, doença cardíaca e doença diverticular (formações saculiformes que ocorrem principalmente na parede intestinal). A má alimentação é tida como uma das causas dessas doenças.

Quais os cuidados que devemos ter com a dieta para evitá-las?

■Evitar o consumo de alimentos com alto teor de gordura, como manteiga, maionese, leite integral e frituras.
■Dar preferência a alimentos grelhados, cozidos ou assados.
■Ingerir quantidades moderadas de sal e alimentos condimentados.
■Consumir doces com moderação.
■Ingerir bastante verduras e frutas.
 
Recomendações dietéticas para o idoso:

Com o passar do tempo, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes; a osteoporose e outras doenças comuns em pessoas idosas também alteram as necessidades nutricionais. Consequentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes:
  •   Cálcio: previne a osteoporose e mantém os ossos saudáveis;
  •  Fibras: previne a constipação intestinal;
  •  Potássio: especialmente se tiver constipação ou utilizar diuréticos;
  •  Vitamina B12: participa da formação das células vermelhas do sangue e mantém os nervos saudáveis;
  • Vitamina D: participa da absorção do cálcio;
  •  Zinco: ajuda a compensar a diminuição da imunidade.
 
Dicas práticas para alimentação do idoso:
 
  •  Estabeleça horários regulares para as refeições; 
  •  Torne suas refeições agradáveis, mesmo comendo sozinho. Arrume a mesa ou utilize uma travessa bonita. Ponha a sua música preferida para levantar o humor. 
  •  Se não gosta de comer sozinho, organize almoços ou jantares com os amigos e vizinhos.
  •  Escolha pratos que proporcionem contrastes de cor, textura e sabor – use ervas e temperos. Uma pitada de noz-moscada ou canela pode compensar o paladar diminuído. 
  •  Beba de 6 a 8 copos de água por dia, assim como suco ou refresco. Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinária. Isso pode contribuir para a constipação intestinal e problemas renais, além de aumentar o risco de desidratação no verão.
  • Se você tem problemas de mastigação, não há necessidade de fazer dieta líquida. Em vez disso, prepare peixe ou carne cozida e purês de legumes, sopas e outros alimentos nutritivos.
  •  Faça caminhadas diárias ou outro exercício físico, não sem antes procurar orientação do seu médico. O exercício físico não apenas preserva a força muscular, mas também melhora o apetite e o humor.
 
É importante que se tenha uma alimentação saudável e balanceada, composta pelos nutrientes necessários para manter o organismo equilibrado durante toda a vida, chegando na terceira idade com bastante disposição, energia e felicidade. A família é essencial nessa fase da vida. Não deixa que o idoso se sinta um problema na vida de quem está próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário